Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Pra quem tá começando no mundo dos TRIOS automotivos!

Recommended Posts

Segunda parte do duduca:

Optei por 1 woofer, 1 drive, 1 médio por questão espaço mesmo, um lugarzim para umas caixas de latinhas deve ter :vts , não pretendo fazer upgrade, pois acho que ficarei bem feliz com este set, comparando com o som que tinha era um Spider nitro de 700 rms (teoricos) e um powerakoustic de 2200, vai ser da agua para o vinho rsrs

Ainda acho que tu deveria investir num médio mais parrudo. Ele vai deixar a desejar com o tempo! Pelo menos 10mg300, sendo que uma eros 510h seria interessante também!

mandei o projeto para o ***** e os caras falaram que ia fica massa ( fiquei na duvida quanto ao médio se iria acompanhar ), quero um som para curtir em churras, musicas do tipo house, eletronicas e psy, nestes meses lendo aqui no forum cheguei a conclusão de que o over é o meu woofer...

gostaria da avaliação final dos senhores ( o meu receio é realmente em relação ao médio, se conseguirá acompanhar )

Só fica a ressalva que citei acima! Se curte tocar em lugares onde não dá pra ir com o carro, monta os amps em Rack e faz as caixas de modo que possam tocar fora do carro! Uma fonte USINA é bem vinda, 120a pra dar segurança!

pretendo comprar tambem o AUDIOCONTROL da SD, acho que para mim ja vai ser de grande valor, além do mais o drive pede corte de 12db...ja está de bom tamanho

Sei não, viu? Ali é cross + eq.. realmente você vai precisar disso? Corte de 12db todo crossover tem!

a minha dúvida seria quanto a ligação deste crosseq, já pesquisei bastante mas não consegui sanar minha dúvida, como farei a ligação para controlar as 3 vias, sendo que só tenho 2 módulos? tipo, o TA1.600 coloco na via LOW, mas e no TS400?Como fica o MID e HIGH, lembrando que 1 bridge vai o médio e a outra vai o drive ( com o dobro da impedancia... ), tambem estou aberto a outros modelos de cross, citei este pois os cortes são bem maleaveis ( não entendo muito mais foi o que me pareceu [^] )

Sinceramente? Pq não pega um Bbuster 3600gl? Mais potência (tocaria com folga), e ainda dava pra tocar o interno, se for instalar fixo!

Enfim, qualquer coisa, só dar um grito! =D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para tocar dois woofers ddpw1515 1500 rms um hd5000 ta bom? Pois ja vi tocaram ate com ,sd8000??

Isso é relativo!

Um SD3000 já tocaria. Mas pra tocar com folga, 5~6kw de amp é uma boa!

Só que headroom é igual a uma arma: tem que saber usar! Se não souber, é um perigo!

Cabe uma bateria de 100 de gel em baixo do banco do uno.

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

Só medindo! mas uma de ~80ah gel, cabe!

Compartilhar este post

Link para o post

1) Estava analisando os amplificadores e vi que os taramps possuem o HPF até 50Hz. Logo eu não posso usar ele pra woofer que tem frequencia acimade 50hz? (65Hz, não tenho crossover). Ou posso usar normalmente deixando nos 50hz?

Os soundigital o HPF vai até 1Khz...

2) Pensei em usar uma sd400.1d, e com o HPF em 200 Hz, tocando dois medio-grave 150rms cada, e mais 4 drivers (sei que é muito só pra eu ter uma referência) com capacitores (crossover passivo) e 2 st com capacitores. Isso é recomendado ou forçará demais o amplificador? Nesse caso seria melhor usar o sd800.4d para separar os drivers e tweeters do medio grave, ou mesmo assim não fica legal?

Compartilhar este post

Link para o post

1) Woofer que tem frequencia acima de 50hz?

Cara, 50hz em HPF (High Pass FIlter, ou Filtro passa alta), significa que ele vai "cortar" tudo que tem abaixo de 50hz, deixando passar apenas o que tem acima de 50hz.

Se tu for usar pra pancadão ou médios, pode usar em conjunto com um crossover ativo! Mas 50hz em HPF é suficiente pra 80% dos trios equilibrados!

2) O ideal seriam 2 SD250 ao invés do SD400! No mais, tudo certinho!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado blOom!

Eu sei que ele cortará tudo abaixo de 50hz, mas a minha dúvida era se tinha que cortar mais alto (65hz) para não prejudicar o woofer (pra ele não chegar nos 50hz...)

Mas seria pra usar num corte de 65 Hz mesmo (aproximadamente). Não haverá problema então usar o HPF (50hz) e o woofer ter a frequencia de corte à 65hz?

Mas usando a sd.250 eu teria que usar apenas 2 drivers e 1 tweeter, e a outra sd250 ficaria pros médios. Usar só a sd400.1 força demais pra tocar tudo neh...

Atualmente quanto de potência um capacitor pode chegar a suportar?

Obrigado! Abraço

Editado por Fernandov

Compartilhar este post

Link para o post

Achei uma caixa trio já com o módulo com o preço bom... Eros LC 15 Pol. 2 Selenium D250x 1 ST200 + TS800x4 Taramps

O preço está muito bom pra mim, mas queria saber se esse módulo irá tocar bem o woofer.

Como ele tem cortes H.P.F (Filtro Passa Alta) - fixo: 100hz (-12db/8ª) e L.P.F (Filtro Passa Baixa) - fixo: 100hz (-12db/8ª) penso eu que pra tocar o woofer devo deixar full-range. Irá ficar bom tocando full-range? E depois de algum tempo eu adicionando outro 315 lc esse módulo ficará bom só pra tocar os woofers?

Obrigado. Boa noite!

Compartilhar este post

Link para o post

High Pass tem que ser regulado de acordo com a excursão do falante, e não por regra!

Quanto à caixa trio, a proporção devia ser diferente! 2 x 15" pra 1 driver e 1 tw! =P

Compartilhar este post

Link para o post

Se grana der verei se pego 2 então só com um driver...

Mas e quanto ao módulo.. Poderei tocar full range ou não é recomendado?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Pode sim! Só tem que ver cmo vão ficar as potências!

Compartilhar este post

Link para o post

Ok!

Quanto as potências irei usar uma saída em bridge (400rms) para o woofer, e a outra tocar driver e tweeter com ganho baixo. Mais pra frente ligarei outro woofer ou subwoofer nessa outra saída em bridge do ts800.

Obs: Não tenho crossover.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem tudo pra ficar bom!

O ideal é amp digital puramente (SD1000, DAD 1500, etc) pra o grave, pra melhorar o rendimento e com menor consumo! Mas com o que já tens, já consegue tocar praticamente o dobro do que tens!

Em cada 2 canais vc pode ligar 1 woofer no bridge, 1 driver em um canal (com o devido capacitor) e o tweeter no outro (com o capacitor), famoso trimode!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, estou montando um som com 2 oversound sub800 18 polegadas. Entrei em contato com a Oversound e me falaram para fazer uma caixa dutada com sintonia em 65hz. Essa sintonia não é muito alta? Não vai ficar seco demais? Se sim, 55hz estaria bom? Gostaria que o grave não sumisse longe do carro. As músicas tocadas serão variadas: de forró à eletrônica. Ou seja, queria sub graves com atack também. Agradeço a quem puder tirar minha dúvida.

Editado por andre13al

Compartilhar este post

Link para o post

Troca uma ideia com o matheus da vovozinha do asfalto e o solanosom vai montar 8 sub800 eles poderão lhe explicar... o fabricante indica caixas enormes mais com umas menores poderá lhe agradar também... sub800 é voltado mais para subgrave mesmo e não subira muito, use um bom médio... não sei se o blOom já montou algum sistema com sub800 vê com ele... eu não posso te ajudar pois não possuo conhecimento pata tal [^] , mais a galera ai sitada pode :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ae amigos tudo beleza? Sou novo aq no forum depois de ums tres anos lendo e aprendendo muito aq com vcs resolvi monta meu primeiro som ja tenho aq dois khromus alpha 18 pol. 600 rms e duas df375 da oversound e modulo b buster 2400.

Como eo primeiro som quero um cxb com uma boa qualidade na medida do possivel paguei 550 nos falantes com frete e to atras dum modulo tava praticamente certo o b buster ss1 3600 ate que vi na net o sumishi a130d sera que vale a pena a troca ? Promete 3500 a 1 ohms 2300 a 2 ohms. O medio grave sera 3 10 ou de 8 se nao couber vai ser na mala do c4 hatch que irei comprar ano que vem no mais ja agradeso e abraso a todo

Esqueci de falar que ja pesquisei sobre ele aq no forum falaram que e um otimo modulo soq so vi falando a galera do spl entao nao sei se toca bem woofer ele vai sair pra mim 380 dinheros o b buater ums 340 ai a questao se der pelo menos ums 1500 rms a 2 ohms seria melhor pra mim por ser digital e teoricamente consumir menos valeu !!!!

Enviado de meu GT-S6102B usando o Tapatalk 2

Editado por wagner77

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, estou montando um som com 2 oversound sub800 18 polegadas. Entrei em contato com a Oversound e me falaram para fazer uma caixa dutada com sintonia em 65hz. Essa sintonia não é muito alta? Não vai ficar seco demais? Se sim, 55hz estaria bom? Gostaria que o grave não sumisse longe do carro. As músicas tocadas serão variadas: de forró à eletrônica. Ou seja, queria sub graves com atack também. Agradeço a quem puder tirar minha dúvida.

Pode ir nela sem medo! É o ideal pro teu estilo!

Mas se quer algo mais flat, porém, com menos SPL.. sintoniza em 55hz!

Ae amigos tudo beleza? Sou novo aq no forum depois de ums tres anos lendo e aprendendo muito aq com vcs resolvi monta meu primeiro som ja tenho aq dois khromus alpha 18 pol. 600 rms e duas df375 da oversound e modulo b buster 2400.

Como eo primeiro som quero um cxb com uma boa qualidade na medida do possivel paguei 550 nos falantes com frete e to atras dum modulo tava praticamente certo o b buster ss1 3600 ate que vi na net o sumishi a130d sera que vale a pena a troca ? Promete 3500 a 1 ohms 2300 a 2 ohms. O medio grave sera 3 10 ou de 8 se nao couber vai ser na mala do c4 hatch que irei comprar ano que vem no mais ja agradeso e abraso a todo

Esqueci de falar que ja pesquisei sobre ele aq no forum falaram que e um otimo modulo soq so vi falando a galera do spl entao nao sei se toca bem woofer ele vai sair pra mim 380 dinheros o b buater ums 340 ai a questao se der pelo menos ums 1500 rms a 2 ohms seria melhor pra mim por ser digital e teoricamente consumir menos valeu !!!!

Bagunça da zorra, sem pontuação nem parágrafos! Quando tiver mais tempo, leio com calma! rsrs o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mal, primeiro vez rsrs, mais resumindo a duvida ea seguinte, quero um modulo cxb pra dois khromus alpha 18 600 rms, tava certo pra pega o b buster 3600, soq vi uns comenteros bons do sumishi a130d.

Ja ouviu falar ? Toca bem os dois ?

Paguei 550 nos dois af com frete, ai queria o modulo mais em contra pros dois !!!! No mais valeu e foi mal ai rsrs quando o som tive pronto posto aq pra vcs

:lol::D:D:lol:

Edit: bloom resolvi pega a sd 3000 mesmo, vai da 300,00 dinhero a mais, mas vale a pena.

Valeu abraso a todos.

Editado por wagner77

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca ouvi falar nesse sumishi! Se fosse bom MESMO, certamente teria!

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca ouvi falar nesse sumishi! Se fosse bom MESMO, certamente teria!

Só pegando uma carona. Uma dica que vale para todo tipo de som, o que vc disse é importante, só que tem um porem que muita gente não sabe, talvez vc que é mais experiente ja saiba.

...vale ressaltar que, esses falantes reforçados suportam 2, 3 ou 4x mais potência que os profissionais, mas não rendem 2, 3 ou 4x mais! Infelizmente, por questões de física (nada se perde, tudo se transforma), boa parte da potência aplicada acaba virando CALOR! Ou seja, você compra um falante com 3x mais potência pra render 50% mais. Vai do gosto de cada um!

Todas perdas do falante é maior realmente, mas o que mais conta é que nossa audição não funciona de maneira linear. Em relação a potencia, tem que vir em função exponencial para ouvirmos mais. Podemos dizer que o que ouvimos realmente é medido em decibeis. E para almentar os decibeis se precisa de potencia exponencial. Para facilitar, vou fazer uma tabelinha para ficar mais facil de entender. Só exemplo, os calculos não são certos.

Se fosse linear seria

100w - 100db

200w - 200db

300w - 300db

400w - 400db

500w - 500db e por ai vai. lembrando que não é assim que funciona nossa audição.

Ouvimos exponencial, assim como db é exponencial. O db pode representar o que ouvimos.

100w - 100db

200w - 130db

300w - 135db

400w - 137db

500w - 137,5db

é mais ou menos assim que funciona. As vezes para conseguirmos uns db's a mais, a potencia tem que ir la para casa dos 3000w - 5000w -15000w e assim vai.

Espero que esta curiosidade ajude o pessoal a entender mais do som que ouvimos.

Compartilhar este post

Link para o post

Só pegando uma carona. Uma dica que vale para todo tipo de som, o que vc disse é importante, só que tem um porem que muita gente não sabe, talvez vc que é mais experiente ja saiba.

...vale ressaltar que, esses falantes reforçados suportam 2, 3 ou 4x mais potência que os profissionais, mas não rendem 2, 3 ou 4x mais! Infelizmente, por questões de física (nada se perde, tudo se transforma), boa parte da potência aplicada acaba virando CALOR! Ou seja, você compra um falante com 3x mais potência pra render 50% mais. Vai do gosto de cada um!

Todas perdas do falante é maior realmente, mas o que mais conta é que nossa audição não funciona de maneira linear. Em relação a potencia, tem que vir em função exponencial para ouvirmos mais. Podemos dizer que o que ouvimos realmente é medido em decibeis. E para almentar os decibeis se precisa de potencia exponencial. Para facilitar, vou fazer uma tabelinha para ficar mais facil de entender. Só exemplo, os calculos não são certos.

Se fosse linear seria

100w - 100db

200w - 200db

300w - 300db

400w - 400db

500w - 500db e por ai vai. lembrando que não é assim que funciona nossa audição.

Ouvimos exponencial, assim como db é exponencial. O db pode representar o que ouvimos.

100w - 100db

200w - 130db

300w - 135db

400w - 137db

500w - 137,5db

é mais ou menos assim que funciona. As vezes para conseguirmos uns db's a mais, a potencia tem que ir la para casa dos 3000w - 5000w -15000w e assim vai.

Espero que esta curiosidade ajude o pessoal a entender mais do som que ouvimos.

Muito equívoco amigo.

Cada dobro de potência vc só tem aumento de +3dbs, e não 30dbs, como disse!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Muito equívoco amigo.

Cada dobro de potência vc só tem aumento de +3dbs, e não 30dbs, como disse!

hand26

Como eu disse, foi só um exemplo, os valores não foram calculados.

Então é sempre a regra dos 3db serve? Estou meio enferrujado nestas contas. Estava confundindo com esta tabela.

SPL.jpg

Mas legal, valeu a dica, então sempre segue a regra o dobro de potencia mais 3db. E a parte da audição esta correta? 100db e 103db estariamos ouvindo 3% mais alto o som?

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu disse, foi só um exemplo, os valores não foram calculados.

Então é sempre a regra dos 3db serve? Estou meio enferrujado nestas contas. Estava confundindo com esta tabela.

SPL.jpg

Mas legal, valeu a dica, então sempre segue a regra o dobro de potencia mais 3db. E a parte da audição esta correta? 100db e 103db estariamos ouvindo 3% mais alto o som?

Não é bem assim, +3dbs (dobro da pot. aplicada) vai sem em média 30% em som aos nossos ouvidos.

Para vc ter uma sensação de dobro do volume acústico, é +9dbs( ou seja: 2x2x2=8x mais potência)!

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim, +3dbs (dobro da pot. aplicada) vai sem em média 30% em som aos nossos ouvidos.

Para vc ter uma sensação de dobro do volume acústico, é +9dbs( ou seja: 2x2x2=8x mais potência)!

Legal show. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ir nela sem medo! É o ideal pro teu estilo!

Mas se quer algo mais flat, porém, com menos SPL.. sintoniza em 55hz!

Bagunça da zorra, sem pontuação nem parágrafos! Quando tiver mais tempo, leio com calma! rsrs o-o-

Muito obrigado, blOom. Fiz uma caixa com os 65hz e ficou show de bola. Exatamente como eu esperava. Um grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado, blOom. Fiz uma caixa com os 65hz e ficou show de bola. Exatamente como eu esperava. Um grande abraço.

Já montou e já tá tocando? Se possível, depois posta umas fotos e vídeos pra gente! =D A galera curte, pra servir de inspiração!

Compartilhar este post

Link para o post

Já montou e já tá tocando? Se possível, depois posta umas fotos e vídeos pra gente! =D A galera curte, pra servir de inspiração!

Ops,blOom, posto sim. Na verdade a caixa está com mais ou menos 61hz. Assim como eu precisei de ajuda e pesquisei bastante aqui no AutoFórum, vou colocar aqui fotos e qualquer coisa posto as medidas também para ajudar a quem precisar. Quem quiser as medidas das caixas, me peça por MP.

Foto:

q8fh.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Ainda está em fase de acabamento, é que não consegui esperar fazer tudo pra ligar, por isso tem partes em madeira sem acabamento.

Set: 2 Oversound Sub800 18 polegadas 4 ohms;

2 Driver Selenium D200;

2 Tweeter Selenium ST200;

2 Selenium 12 polegadas 12pw7 250 rms 8 ohms.

1 Stetsom 2k5

1 Soundigital SD400.4D (Trocarei depois, mas quebra um galho muito grande)

O som está com muita qualidade. Os drivers e os tweeters, apesar de serem os mais simples e mais baratos da Selenium, tocam com muita qualidade. Quem escuta não acredita. Os Oversound Sub800 dão um show no grave bonito... Nada de poc poc.

Abraços.

Editado por andre13al

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...