Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
diegog174

Bomber UPgrade e subgrave

Recommended Posts

vais ganhar pressão / perder subgrave..

Mas o subgrave eu consigo arruma no comprimento do duto, ou seja, eu vou compensar a perda de volume no comprimento do duto e tentar manter a mesma sintonia!

Se não me engano a minha caixa de 118L está sintonizada em 32~35hz +ou-.... Mas eu quero mais pressão sim!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o subgrave eu consigo arruma no comprimento do duto, ou seja, eu vou compensar a perda de volume no comprimento do duto e tentar manter a mesma sintonia!

Se não me engano a minha caixa de 118L está sintonizada em 32~35hz +ou-.... Mas eu quero mais pressão sim!

entao vais precisar reduzir o tamanho da caixa.. nao tem jeito..

e vai sintonizando ela conforme seu gosto com o duto.. ate o que vc considere ideal..

mas tome cuidado pra nao deixar o cone descontrolado..

Compartilhar este post

Link para o post

entao vais precisar reduzir o tamanho da caixa.. nao tem jeito..

e vai sintonizando ela conforme seu gosto com o duto.. ate o que vc considere ideal..

mas tome cuidado pra nao deixar o cone descontrolado..

Essa do cone eu ja estou ciente! Foi assim que eu fudi com o meu Street Bass hahaha...

Eu gostaria de deixar a sintonia perto do subgrave. Pq se eu colocar a sintonia perto do Fs do sub, que se não me engano é 25hz, vix o cone vai ser cuspido da carcaça rapidinho....

Compartilhar este post

Link para o post

Vc tinha uma caixa de 118 L pra um upgrade de 15'' ?

E estava bom ou o sub estava descontrolado ?

Editado por Iaan Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, hoje pude ouvir um set com 2 upgrade de 15, a pressão me agradou mas o timbre me decepcionou um pouquinho, como meu forte é trio, prefiro perguntar antes de fazer bobagem, quantos upgrades de 10 seriam necessários para equivaler em pressão a 2 de 15?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, hoje pude ouvir um set com 2 upgrade de 15, a pressão me agradou mas o timbre me decepcionou um pouquinho, como meu forte é trio, prefiro perguntar antes de fazer bobagem, quantos upgrades de 10 seriam necessários para equivaler em pressão a 2 de 15?

Valeu!

Em teoria (área de cone e sensibilidade) seria 4 de 10" !

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz é complicado você conseguir calcular uma caixa para os upgrades viu ! Atoa fui calcular uma caixa para o upgrade de 15 pediu 1.162 litros :vts

Vou comprar um ônibus pra tocar só um upgrade que tal ? hehehe :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz é complicado você conseguir calcular uma caixa para os upgrades viu ! Atoa fui calcular uma caixa para o upgrade de 15 pediu 1162 litros :vts

:blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Em teoria (área de cone e sensibilidade) seria 4 de 10" !

Muito obrigado! Em espaço de caixa 2x15 e 4x10 se equivalem, acha que compensa o investimento em 4 upgrades?

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado! Em espaço de caixa 2x15 e 4x10 se equivalem, acha que compensa o investimento em 4 upgrades?

4 x 10 vc tem mais area, melhor dissipação termica e mais conjuntos trabalhando paralelamente..

tudo indica que tocaria bem em baixas e nas frequencias mistas de grave.

resumindo, sou mais 4 x 10 do que 2 x 15..

Compartilhar este post

Link para o post

4 x 10 vc tem mais area, melhor dissipação termica e mais conjuntos trabalhando paralelamente..

Era bem isso que eu queria saber! Esclareceu minhas dúvidas, obrigado!

Inicialmente 4x10 e numa futura mudança, 8 upgrades!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz é complicado você conseguir calcular uma caixa para os upgrades viu ! Atoa fui calcular uma caixa para o upgrade de 15 pediu 1.162 litros :vts

É que os calculadores automáticos de caixa de simuladores, dão uma caixa mais plana possível e que desça o máximo possível, por isso esse volume exagerado, além de que com 1000L o sub com pouquíssima potência já taria no limite do xmax ! E também o ganho né ? Uma caixa dessa teria uma ganho absurdamente baixo !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é eu sei disso, fui sarcástico no meu outro post porque fica complicado você calcular a caixa assim ! exemplo disso é o upgrade de 10'' que o pessoal tava falando que o máximo que ele pode render e com à caixa de 35 litros brutos mais você vai calcular a caixa da 60 litros é meio difícil você sair do padrão das caixas que a bomber recomenda pois os cálculos como o Viepper falou já passa e muito do xmax do sub ai fica complicado ! pasmafaute

OBS: sem falar da litragem super inviável

Compartilhar este post

Link para o post

Vc tinha uma caixa de 118 L pra um upgrade de 15'' ?

E estava bom ou o sub estava descontrolado ?

Vou ser bem sincero! Até que me agradou bastante, o que faltou foi um pouco de SPL, mas de subgrave não tenho oq reclamar!!

Mas eu não sei se foi pq o cone estava muito descontrolado ou foi querer ouvir música que desce muito lá no TÁLO ai deu zica no meu upgrade, mas como ta na garantia, eu vou trocar por outro upgrade de 15"...

Em geral, o timbre, musicalidade, subgrave me agradou bastante!

Compartilhar este post

Link para o post

a diferença entre o 308 e o 309 é enorme..

308 tem FS mais baixa, caixa maior (media de 45L a 50L), cone mais leve e bobina mais "parruda". Resumindo, toca mais "macio".

309 tem FS mais alta, caixa menor (38L a 42L), cone pesado, centragem mais rigida e bobina mais simples. Resumindo, toca mais "seco".

tem diferença sim cara..

Bom o termo seco que esta se referindo ai está errado, sub não toca seco....

O correto seria desce menos que o outro....

Sim o 308 da pouco mais de subgrave que o 309

Sempre preferi o 308 por isso....

Quanto ao upgrade o de 15'' não deve ter a mesma musicalidade do de 10''

Compartilhar este post

Link para o post

falante de 15'' tem mais areá de cone que 2 de 10''....

Compartilhar este post

Link para o post

Bom o termo seco que esta se referindo ai está errado, sub não toca seco....

O correto seria desce menos que o outro....

Sim o 308 da pouco mais de subgrave que o 309

Sempre preferi o 308 por isso....

Quanto ao upgrade o de 15'' não deve ter a mesma musicalidade do de 10''

por isso usei aspas.. como o pessoal usa o termo "litragem".. não é correto mas é perfeitamente compreendido.

Compartilhar este post

Link para o post

por isso usei aspas.. como o pessoal usa o termo "litragem".. não é correto mas é perfeitamente compreendido.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ser bem sincero! Até que me agradou bastante, o que faltou foi um pouco de SPL, mas de subgrave não tenho oq reclamar!!

Mas eu não sei se foi pq o cone estava muito descontrolado ou foi querer ouvir música que desce muito lá no TÁLO ai deu zica no meu upgrade, mas como ta na garantia, eu vou trocar por outro upgrade de 15"...

Em geral, o timbre, musicalidade, subgrave me agradou bastante!

Ah sim nessa litragem realmente deve ter ocorrido um descontrole do cone ! eu queria conseguir calcular uma caixa pro upgrade de 15'' ou ter pelo menos uma "receita" como o upgrade de 10'' tem, eu gostei muito do sub logico que video nao quer dizer nada mais mesmo assim eu achei bem interessante pensei até em uma caixa com 85 litros brutos, mais fazer no escuro não da não ! pasmafaute boa sorte com o seu projeto ai ! abraço

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Se vocês fizerem o cálculo da área de uma circunferência, será comprovado...

Falante de 15":

Área da Circunf:

A= π x R²

A= π x (19,05)² = 1140,09 cm² ------- Antes que alguém pergunte porque o Raio é 19,05. 1" tem 2,54 cm, logo, 15" tem 38,1 cm...Porém, esse é o valor do Diâmetro, para achar o valor do Raio bastar pegar a metade, ou seja, 38,1 cm / 2 = 19,05cm.

Falante de 10"

A= π x R²

A = π x (12,7)² = 506,70 cm², PORÉM, esse valor é de apenas 1 falante de 10"...Se quiser saber de 2, basta multiplicar por 2!

506,70 cm² x 2 = 1013,4 cm²

Portanto, foi compravado que a área de cone de um falante de 15" é mais do que a área de 2 falantes de 10".

Se eu estiver errado, por favor, me corrijam!

Editado por Luis Felipe LFO

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Se vocês fizerem o cálculo da área de uma circunferência, será comprovado...

Falante de 15":

Área da Circunf:

A= π x R²

A= π x (19,05)² = 1140,09 cm² ------- Antes que alguém pergunte porque o Raio é 19,05. 1" tem 2,54 cm, logo, 15" tem 38,1 cm...Porém, esse é o valor do Diâmetro, para achar o valor do Raio bastar pegar a metade, ou seja, 38,1 cm / 2 = 19,05cm.

Falante de 10"

A= π x R²

A = π x (12,7)² = 506,70 cm², PORÉM, esse valor é de apenas 1 falante de 10"...Se quiser saber de 2, basta multiplicar por 2!

506,70 cm² x 2 = 1013,4 cm²

Portanto, foi compravado que a área de cone de um falante de 15" é mais do que a área de 2 falantes de 10".

:+1:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença é bem pouca ! Quase mesma área !

Compartilhar este post

Link para o post

mas eu ainda vou continuar preferindo 4x10" por N fatores..

Mas você não quer comparar 2x10" com 4x10" néé?!?! :banghead

Editado por Luis Felipe LFO

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...