Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Magnata_90

Falta de conhecimento técnico dos vendedores

Recommended Posts

Postado em

Bom dia pessoal, sou novo aqui no forum, mas o pouco tempo que tenho, já fez com que eu aprendesse alguma coisa, tornou meu vocabulario muito mais técnico, e me fez ter opiniões mais bem formadas do que antigamente.

Esse final de semana fui a Rua Santa Ifigenia comprar um Pioneer 309 com meu primo, pois me parecia ser um bom CxB para um som para o dia-a-dia, nos padrões de som dele.

Pois bem, chegando lá não encontramos nenhum 309 que casasse a impêdancia com o SD250.2, então encontei na mesma faixa de preço o Bravox Bravo, dei uma olhada nos parametros e não me pareceu um Sub ruim, entretanto meu primo queria adquirir a caixa ali mesmo para não ter tanto trabalho depois, e já colocar o Sub para tocar, eu sugeri uma dutada de 50 litros, com duto redondo pois assim seria mais facil de arrumar a sintonia depois.

O unico problema foi que ao perguntar a sintonia da caixa para os vendedoress, e não foi em apenas um lugar, ninguem sabia me responder, ninguem sabia o que era qts, qms, vas, xmax, nada e ficavam com cara de ovelha quando eu fazia qualquer pergunta um pouco mais "técnica" sobre qualquer coisa.

Eu mesmo não sou nenhum expert no assunto, e acho que tenho muito a aprender ainda, mas esse pessoal que se diz vendedor, e trabalha todos os dias com o mesmo produto, não devia saber pelo menos o basico, para poder orientar os clientes que não possuem pelo menos um conhecimento minimo, para os produtos que mais lhe sarisfazem ?

Eu sei que muitas vezes, o vendedor só quer vender, mas saber um pouco mais que outros vendedores, não lhe faria ser um vendedor melhor e se destacar no meio dos outros ao invés de ficar só empurrando qualquer coisa para os clientes ?

Postado em

Acho meio difícil eles saberem decorado os parametros de um falantes ainda + saber oq significa cada um deles...

Se fosse comprar em uma de loja de som automotivo quem sabe eles iriam de falar algo.....

Postado em

dificilmente um vendedor vai ter dados "tecnicos" ou "conhecimento aprofundado".

ele esta la pra vender.. e ponto final. infelizmente é a nossa realidade.. cara nao entende de banana mas mesmo assim quer vender.. e vende.. pq sabe convencer as pessoas a comprar.. simples assim..

PS: tempos atras conversei um tempao com um representante de alto falantes muito renomada no Brasil.. e ele nao sabia a diferença de ima de bario x neodimium..

apenas sabia que era mais leve e mais caro.. pra vc ver, ein?

Postado em

A ultima vez que fui numa loja de som automotivo, pedi pra fazer a caixa do meu pioneer 309, o cara disse que meu pioneer era falsificado e que não toca nada, alguns dias depois peguei a caixa e botei o sub, de primeira disparou um alarme, subgrave legal, e o cara não acreditou...

No lojas, yes autosom! Hauhauhauhauhau

Postado em

Se o comprador JÁ SABE O que precisa , por qual razão o vendedor deveria saber uma coisa que 99% dos compradores não sabem e não vão entender pourra nenhuma se um BALCONISTA tentar explicar ????????????????

Os caras ganhando salário de comércio e tendo conhecimento técnico amplo ?

Nem em sonho !
  • Upvote 1
Postado em

Quem vende tem que ser bom com pessoas, negocio, simpatia, saber vender, quem instala que tem que manjar parâmetros etc...

Se vai no posto abastecer o carro e pergunta como se obtém a gasolina pro frentista, todas etapas. Male e male ele sabe que vem do petróleo, e olheee lá.

Postado em

Pois é, eu fico impressionado com isto mesmo, infelizmente é a dura realidade, eu por exemplo sempre fui admirador de som automotivo, mas nunca soube muita coisa, estou aprendendo mais agora, e quanto mais aprendo mais vejo o quanto pessoas 'não sabem nada a respeito, quando comprei meu Protech 3k 18'' meu cunhado insistiu para que eu montasse o som com o ''estalador'' dele, quando cheguei lá ele me disse que iria ser besteira usar médio grave que se eu quizesse que o som ficasse bom era melhor usar 2Ti + 2D405, e que ele não sabia calcular litragem direito, nem a sintonia que só sabia fazer ficar bom, dessisti na hora, depois meu primo foi intalar o alarme e aproveitou para pedir para o ''estalador'' já puxar a fiação do SD250.2 para gente, e eu cheguei a comentar que teria que trocar a caixa para fazer o AF tocar melhor, pois o mesmo estava com uma caixa genérica que nem mesmo era em MDF, e ele disse que era besteira, que isso de sintonia, e caixa apropriada era pra Woofer de grande potencia, que eu não iria conseguir fazer o Bravo tocar melhor só mudando a caixa.

Eu acho que quando alguem se propoem a trabalhar com uma coisa ela deveria pelo menos conhecer o basico, ou tentar conhecer, mas enquanto a maioria dos clientes aceitarem qualquer coisa, vamos ter "estaladores'' que só sabem fazer o Sub tocar direito, mas não sabem como nem o porque.

Postado em

Se o comprador JÁ SABE O que precisa , por qual razão o vendedor deveria saber uma coisa que 99% dos compradores não sabem e não vão entender pourra nenhuma se um BALCONISTA tentar explicar ????????????????

Os caras ganhando salário de comércio e tendo conhecimento técnico amplo ?

Nem em sonho !

Não tem como...Vá comprar ciente do que precisa, pague e pronto.

Postado em

Se quer uma coisa bem feita, faça voce mesmo, se for levar para um instalador faça suas simulações de caixa, e leva só a receita pra ele, faça isso e sem pio. Por que mesmo que o instalador manje muito, mas se tiver gosto musical diferente do seu não vai te agradar o resultado.

Postado em

Se quer uma coisa bem feita, faça voce mesmo, se for levar para um instalador faça suas simulações de caixa, e leva só a receita pra ele, faça isso e sem pio. Por que mesmo que o instalador manje muito, mas se tiver gosto musical diferente do seu não vai te agradar o resultado.

:+1

ou se ele não te agrada, simplesmente procure outro. vc não é obrigado a fazer o serviço com fulano X só pq alguem indicou. Eu sempre faço assim, levo todas as medidas prontas, compro a madeira, revestimento e pago pro cara só fazer a parte pesada : Cortar, juntar, montar as chapas e colocar o revestimento + fazer as ligações

Postado em

Ele apenas vende e ainda nem é loja de som...

Quem tem q saber é o propio consumidor que esta comprando pra não encontrar surpresas depois !

Eu concordo, eu tive que ler aproximadamente umas 4 horas por dia durante uns 2 meses, todos os dias, e mesmo assim não sei muita coisa ainda, foi o suficiente para eu entender o que eu queria, pois nem isso eu sabia no começo, mas muitas pessoas ainda precisam mudar seus conceitos, pois querem tudo na mão, e acabam aceitando tudo que falam, com preguiça de correr atrás do que realmente querem.

Postado em

tem loja de som por ai que se vc entrar e perguntar pro "estalador" ele não sabe nem o que é impedância...

acha que ele vai saber o que é sintonia... kkkkk....

mas o bom é qe vc está aqui e está aprendendo, faça como o pessoal, veja o que quer fazer e mande fazer do seu jeito...

até mais.

Postado em

É uma das diferenças em se comprar em uma loja que só vende equipamentos para áudio de uma instaladora com uma equipe treinada e capacitada, se fizer uma pequena pesquisa de campo vai ver que pelo menos 60% dos proprietários e ex proprietários de som automotivo não ficaram satisfeitos com o que compraram, pois compraram por impulso, moda, achometros, ou indicações de quem se dizia entender de som, o passo inicial correto é o que você fez, procurar aprender sobre aquilo, más faltou voce aprender a parte de que um sistema bom, formado por equipamentos bons, só terá bom rendimento se instalado por mão de obra CAPACITADA.

Isso vemos todo dia, como instalação de subwoofer bobina dupla utilizando apenas uma bobina, acabamentos internos dos carros danificados por falta de conhecimento na desmontagem e montagem, kit duas vias furados por chaves de fenda e etc.

Mão de obra é fundamental e indispensável, posso ser sincero...Por um minuto apenas? Vejo constantemente sistemas montados pelo próprio dono que em um geral esta precário, tocando mal, mal instalado e o cara tem coragem de falar "ta vendo o que uma loja faz qualquer um faz" me desculpe mais se um instalador da minha equipe fizer aquilo é justa causa na hora. Claro que não generalizando mais desculpem amigos, se você não esta todo dia aprendendo novas técnicas, testando novos produtos, químicos, equipamentos e diversas outras coisas, você não esta apto a desenvolver um sistema com nível de excelência. Pode sim trabalhar em parceria com seu instalador de confiança como acontece constantemente na loja, o cliente conhece de áudio e trabalhamos em consenso isso é muito legal.

O ideal é que o consumidor não busque apenas preço, pois isso não é tudo, um produto custa um pouco mais caro na minha loja do que em algumas na santa efigenia? Sim claro, não vendo por atacado, prefiro ter uma demanda menor e trabalhar encima de cada projeto dando atenção ao cliente e entender realmente seu objetivo, e trabalhando dessa forma posso dizer, NUNCA pelo menos até hoje tive um cliente insatisfeito ou que ficou com a sensação de decepção com o sistema.

E se custa um pouco mais caro é por que você esta também pagando de certa forma a assessoria de profissionais altamente qualificados, aptos a auxilia-lo na escolha de equipamentos que realmente atenderam sua expectativa.

Pensem sempre, preço não é tudo...

Postado em

Vc intende dos parametros e vai achar um ou outro instalador que sabe o que é isso... Eu entendo os parametros e devo ter encontrado uns 2 clientes que realmente sabem do que eu estava falando.

Entendeu ??

Postado em

Vc intende dos parametros e vai achar um ou outro instalador que sabe o que é isso... Eu entendo os parametros e devo ter encontrado uns 2 clientes que realmente sabem do que eu estava falando.

Entendeu ??

Entendi sim, o que me surpreende é que eu não sei de muita coisa msm, e o pouco que sei aprendi aqui no forum nesse pouco tempo que tenho de registro e quando falava qualquer coisa de parametros T&S parecia que eu era um genio ou um louco

Postado em

isso que o moica falou resume tudo. Preço não é tudo. Você paga tambem pelo conhecimento!

Eu trabalho com vendas em outro ramo (suplementos) e estudei durante anos (e ainda estudo) sobre o que cada um faz. De vez em quando explico tudo certinho para algumas pessoas, como faz, como tomar, com o que tomar cuidado e etc. Mas sempre tem aquele que diz: "Ah, mas na loja X eu achei 10,00 mais barato""Mas afinal, ele seca ou incha?".

Então OK amigo, compre lá com ele.. só não espere muitas informações além de "Esse cresce","Esse seca".

Até entendo o lado do vendedor. Estou com o meu som antigo anunciado no mercadolivre. especifiquei tudo bonitinho, Woofer snake esv650 450rms, medio grave, sintonia da caixa etc etc etc, e veio um cara perguntando "Cara não entendi.. esses termos técnicos me confudem um pouco. Esse seu som é um falante de 15 e um de 12?".

O brasileiro em geral tem preguiça de pesquisar as coisas, quer que alguém dê para ele de mão beijada e ainda DE GRAÇA! Se você não tem saco para pesquisar, debater, etc., pelo menos pague para alguem fazer isso! Não espere que alguem fará isso por você de graça, pois é por pura e simples comodidade/preguiça.

Postado em

isso que o moica falou resume tudo. Preço não é tudo. Você paga tambem pelo conhecimento!

Eu trabalho com vendas em outro ramo (suplementos) e estudei durante anos (e ainda estudo) sobre o que cada um faz. De vez em quando explico tudo certinho para algumas pessoas, como faz, como tomar, com o que tomar cuidado e etc. Mas sempre tem aquele que diz: "Ah, mas na loja X eu achei 10,00 mais barato""Mas afinal, ele seca ou incha?".

Então OK amigo, compre lá com ele.. só não espere muitas informações além de "Esse cresce","Esse seca".

Até entendo o lado do vendedor. Estou com o meu som antigo anunciado no mercadolivre. especifiquei tudo bonitinho, Woofer snake esv650 450rms, medio grave, sintonia da caixa etc etc etc, e veio um cara perguntando "Cara não entendi.. esses termos técnicos me confudem um pouco. Esse seu som é um falante de 15 e um de 12?".

O brasileiro em geral tem preguiça de pesquisar as coisas, quer que alguém dê para ele de mão beijada e ainda DE GRAÇA! Se você não tem saco para pesquisar, debater, etc., pelo menos pague para alguem fazer isso! Não espere que alguem fará isso por você de graça, pois é por pura e simples comodidade/preguiça.

É vdd msm 307, eu concordo, quando cheguei aqui perguntava cada coisa, hoje em dia estou um pouco melhor, mas de vez em quando ainda levo alguma patadas, mas nno começo queria tudo de mão beijada mesmo, hoje pesquiso bastante, mas em geral, todos tem preguiça de tentar aprender as coisas por si só, precisam de uma ''tetinha para mamarem'', e isto é verdade mesmo, hoje em dia se paga pelo conhecimento, que não quer pagar tem que adquirir o seu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...