Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
antnbarao

P.O.W.E.R-X / Marcello...Saiba Como Escolher Falante Perfeito Para Hi

Recommended Posts

Discussão EXTREMAMENTE sadia. Parabéns a todos.

Certa vez começamos a discuir sobre um parâmetro isolado, a Fs de subwoofers.

Nesta discussão, postei os parâmetros de um subwoofer que gostei muito, inclusive tenho um, o Hertz ML3000. (Já tive muitos relatos, dentre reviews internacionais e opiniões de colegas, que este subwoofer é MUITO bom sendo utilizado para qualidade.)

Foi "constatado" que este subwoofer (ML3000) "destina-se", de acordo com seus parâmetros, ao SPL (com as devidas considerações).

Indaguei então, sem resposta, o por quê de alguns outros subwoofers tão aclamados pelo "público Hi-fi" possuirem estrutura e parâmetros tão semelhantes.

Bom, o tópico está parado a alguns dias, então vou apimentá-lo um pouquinho.. hehehehehe

Estive dando umas pesquisadas e olhadas em alguns manuais, algumas specs de subs conceituados e encontrei algumas coisas interessantes, que seguem:

Specs - Hertz ML3000 (apenas a título comparatório)

Size mm 300 (12")

Power peak 1500

Handling cont. program 750(Watt)

Impedance Ω 4

Frequency Hz 25 ÷ 900

response

Sensitivity dB/SPL 89

Outer mm 318

diameter Mounting mm 284

hole diameter Total depth mm 207

Mounting mm 179

depth Total driver l 3,1

displacement Weight of one kg 12,8

component Voice mm 65

coil diameter Magnet Double magnet high density flux ferrite

Cone Polypropylene with Talco injection

Xmech* mm 28

D mm 253

Xmax mm 19

Re Ω 2,6

Fs Hz 32

Le mH@1kHz 1,67

Le mH@10kHz 0,83

Vas l 39

Mms gr 197

Cms mm/N 0,12

BL T-m 14

Qts 0,51

Qes 0,53

Qms 10,40

Spl (1m/2,83V) 89,1

Specs - TH 10 basso:

Component Single Coil Subwoofer

Size mm 250 (10")

Power W peak 1000

Handling W continuous 500

Impedance Ω 4

Frequency Hz 30 - 500

response

Sensitivity dB/SPL 92

Outer Ø mm 261

Mounting Ø mm 235

Magnet size mm 170

Total depth mm 138

Mount. depth mm 124

Total driver l 2,6

displacemet

Weight of one kg 7,96

component

Voice coil Ø mm 65

Magnet High density flux ferrite

Cone X-pulp® + Polycrystal®

X-mech* mm 18

D mm 215

Xmax mm 10

Re Ω 3,5

Fs Hz 34

Le mH@1kHz 1,57

Le mH@10kHz 0,61

Vas l 49,00

Mms g 84,0

Cms mm/N 0,26

BL T-m 15,10

Qts 0,27

Qes 0,28

Qms 4,80

Spl (1m/2,83V) dB 92

Specs - Brax Matrix 10.1:

Gleichstromwiderstand R dc 3.6 Ω

DC resistance

Nennimpedanz Z N 4.0 Ω

Nominal impedance

Resonanzfrequenz f s 35.75 Hz

Resonance frequency

Spulendurchmesser 65 mm

Voice coil diameter

Spulenbreite 33 mm

Voice coil height

Mechanische Güte Q ms 10.32

Mechanical Q factor

Elektrische Güte Q es 10.56

Electrical Q factor

Gesamtgüte Q ts 10.53

Total Q factor

Dynamisch bewegte Masse m d 93.76 g

Moving mass

Effektive Membranfläche S m 346 cm2

Effective piston area

Mechanischer Widerstand R ms 2.04 Kg/s

Mechanical resistance

Nachgiebigkeit C ms 0.21 mm/N

Compliance

Antriebsfaktor BL 11.64 Tm

Force factor

Äquivalentvolumen V as 35.35 dm3

Equivalent air volume

Wirkungsgrad η 0,28 %

Efficiency

SPL 1W/1m 86.46 dB

SPL 2,83V/1m 89.93 dB

Xmax 12.5 mm

Bom, pelo que EU entendi é que Brax Matrix 10.1 e Audison Thesis Basso, são dois subwoofers muito cobiçados entre aqueles que curtem hi-fi automotivo, sendo que suas especificações não são exatamente as mais procuradas, digamos assim, como por exemplo suas Fs's de valores 35.75 Hz e 34, respectivamente.

Não faz muito sentido para mais alguém??

Se alguém puder me dar uma explicação de o por que estes subs tocam tanto com especificações assim, agradeço. A não ser que EU é quem não esteja sabendo assimilar/identificar algumas coisas que justifiquem entre outras coisas, os valores cobrados pelos mesmos, se é que isso pode ser um sinal de qualidade!!

Abraços.

Alguns outros exemplos são os Focal Utopia (http://www.focal-america.com/wp-content/uploads/2010/09/33wx_spec.pdf) e os JL Audio W7, que segundo meus conhecimentos, é um sub fabricado com o intuito Hi-fi.

Alguém poderia me explicar, então, porquê alguns dos subs mais "tops" do "mercado Hi-fi" possuem parâmetros voltados ao SPL?

Me desculpem o post longo e por favor, me corrijam se estiver errado em meu entendimento.

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Bruno. Vamos lá: O Hertz não sei quem foi que constatou... mas ele NÃO SE DESTINA a SPL bruto... mas sim a algo como "alta-fidelidade c/ bom SPL. O "alemão" aí tem Qts de 0,53 e não 10,53 e para quem que algo Hi-End Puro, tem que fazer caixa selada mesmo. Só o TH10 Basso que tem um valor muito baixo de Qts (0,27) e achei um pouco difícil conseguir resposta de baixa frequência com ele... No mais, o HERTZ é para ALTA FIDELIDADE e não para SPL (embora qualquer falante possa ser utilizado para campeonato de SPL - mesmo que não seja apropriado para isto).

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, só mais uma coisinha: JL Audio W7 é para quem quer fidelidade com alto SPL. Ele não tem parâmetros que indiquem que foi feito para campeonatos de SPL. Idem para Focal. Acabei de finalizar minha página na Internet... www.rta30.com.br Consulte TODOS os JL Audio e TODOS os Focal e veja que se não servem para HI-END - Purista vão servir para ALTA FIDELIDADE C/ SPL. Por favor acesse e poste seus comentários.

Esta parte é para você (YAMANE): Dê uma olhada na página www.rta30.com.br e veja como estão os comentários para seus falantes. Note, também que segui seu conselho e deixei algumas mensagens menos "duras" - hehehe. Então, Renato ? Agora preciso saber o que você achou da coisa. Por favor faça com vários subs (evite falantes abaixo de 6" por motivos óbvios). Então ? Ficou confiável ou não ? Necessito de sua apreciação.

E para todos os demais participantes deste fórum, peço, por favor, que dêem sua opinião e em caso de dúvidas entrem em contato comigo. Os comentários feitos a respeito dos falantes que vocês escolherem foram baseados em parâmetros dos subs (não em avaliação subjetiva). Só um detalhe: Algumas marcas (pena que não posso citar os nomes) colocam parâmetros INCORRETOS para seus falantes... Vou dar dois exemplos: XMAX tem muito fabricante que coloca o dobro do valor para impressionar... e VAS é complicado de levantar direitinho... tem fabricante faz errado e deixa pra lá.

Aguardo opiniões de todos.

Lacerda

Compartilhar este post

Link para o post

maldade...

Relaxa, não é isto que vc está pensando... acho que aqui do fórum só o Lacerda e o Noslimda vão entender. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, é melhor explicar senão o povo vai pensar que esta foto tem a ver com meus comentários atuais... Aí, galera... NADA A VER !!! A foto do FOREST é porque em um outro fórum eu deixei escapar que tinha umas 5 mulheres... e o povo não acreditou. Daí alguém resolveu me chamar de Forrest... e o Kleber não esqueceu - rrrsssss. Olha, Kleber, semana passada eu tava com 3... mas agora resolvi que o certo para mim é ficar só com uma (até quando não sei - hehehe). Mas voltando ao assunto da página www.rta30.com.br , Kleber, eu mexi muito nela ontem... gostaria que você pudesse visitá-la novamente e me passar suas impressões. Testei bem e acho que estou no caminho certo... mas é a opinião de vocês que vai me ajudar.

Boccotte: Você não disse nada a respeito da página (a não ser sobre as fontes). Tem como visitar a página depois dessas alterações que fiz e dar sua opinião. Cara, você me parece muito sincero.... por favor continue assim e, se possível me diga o que achou (mas por favor não venha com aquela história de ter que fazer caixa e ouvir primeiro, viu... kkk).

Compartilhar este post

Link para o post

acho q seria útil uma janela, um link, ou mesmo uma tabela na própria pg, com os parâmetros do alto falante.

alem dos comentários sobre o comportamento, seria uma ótima fonte de consulta de parâmetros e provavelmente vc já tenha todos eles num banco de dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Humm...Agora na pagina tu Separou os falantes com paramentos hi end (purista) que no meu ver estava causando uma certa confusão com os falantes de alta fidelidade mas com um toque de spl .Como tu mesmo falou falante Purista tem a tendência isso apenas analisando seu paramentos uma curva bem plana o tal (o subwoofer escandinavo que só fizeram 10 peças em todo o mundo)...hehhehehe...

Agora lacerda pra teu software ficar show tem que cadastrar a marca Rainbow ......heheheh sempre vai tar faltando algo .... E também os subwoofer escandinavo que só fizeram 10 peças em todo o mundo... senão a a página não presta!!!!Brincadeira lacerda ......

E outra ...quem tiver algum falante raríssimo, da Escandinávia que seja para HI-END pode mandar que o Lacerda o cadastra ....né ..Lacerda ...

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

Cjainf, todos os falantes estão mesmo cadastrados com os TS... só que isso é que "vale ouro" pois é um trabalho meu de pesquisa para juntar TS de falantes desde 1995 !!! São 17 anos juntando parâmetros... infelizmente não posso simplesmente dar isso de bandeja, sem ganhar nada. Então, os parâmetros ficam somente no software do powerx. Na página eles não podem aparecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Feitosa ! Sim, acho que antes estava confundindo o povo. Resolvi separar o "Alta-Fidelidade" em "Hi-End - Purista" e "Alta Fidelidade c/ SPL". Isto não alterou a forma do software trabalhar, mas vai alterar a percepção do pessoal. Quanto a marca Rainbow... até sexta-feira agora já estará cadastrada (toda a linha). Se alguém aí tiver um falante raríssimo que não apareça na lista... é só entrar em contato e indicar o site do fabricante. Vou providenciar o cadastro de tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cjainf, todos os falantes estão mesmo cadastrados com os TS... só que isso é que "vale ouro" pois é um trabalho meu de pesquisa para juntar TS de falantes desde 1995 !!! São 17 anos juntando parâmetros... infelizmente não posso simplesmente dar isso de bandeja, sem ganhar nada. Então, os parâmetros ficam somente no software do powerx. Na página eles não podem aparecer.

vendo pelo lado comercial, concordo com vc. afinal 17 anos de dedicação é algo realmente valioso.

mas como muitas vezes nem o site dos fabricantes tem essa informação, pra um leigo, amador, praticamente um doente por som automotivo como eu seria uma ótima fonte de consulta.

um exemplo disso é o jl w6v1, a alguns dias procurei e não encontrei nada.

o powerx é pago certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se mudaram o site, mas era só procurar em "discontinued" na parte de subwoofers.

De qualquer forma, tem na base de dados do Bassbox.

Compartilhar este post

Link para o post

tentei Klb, mas lá só tem w0, w1, w3, w7 e wx. w6 nem na pesquisa do site não encontra.

vou tentar no bassbox vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, é melhor explicar senão o povo vai pensar que esta foto tem a ver com meus comentários atuais... Aí, galera... NADA A VER !!! A foto do FOREST é porque em um outro fórum eu deixei escapar que tinha umas 5 mulheres...

Bons tempos... hauhauhauhauhauhauhauhau.

Kleber, eu mexi muito nela ontem... gostaria que você pudesse visitá-la novamente e me passar suas impressões. Testei bem e acho que estou no caminho certo... mas é a opinião de vocês que vai me ajudar.

Dei uma olhada. Testei alguns subs que eu já conhecia bem, e a resposta da página estava dentro do que eu esperava.

Só acho que cabe uma ressalva: o sistema é muito TACHATIVO, acho que tem que relativizar mais. Digo porquê a forma como quase todo falante é medido, na realidade, não leva em conta o deslocamento do cone. É com cone quase parado, e nenhum dos componentes de um falante é linear. Nem o motor é linear (inclusive, nem sendo não-linear ele é linear, pois as excursões positivas apresentam maior perda do que as negativas, pois nas negativas a bobina ainda está dentro de um campo orientado, e nas positivas ele sai), a centragem não é linear, aumentando a carga com o deslocamento, e a própria suspensão (borda) também não é, apresentando cargas diferentes para excursões negativas e positivas.

Aliás, entra aí uma coisa que diferencia bem os falantes da Hybrid... suspensão invertida, contrabalanceando a variação do sistema motor.

Sendo assim, a variação dos parâmetros com o deslocamento é inimaginável. Poucos são os fabricantes que fazem as medidas pelo método adotado pela Questo, onde o trabalho da suspensão é avaliado. O que, inclusive, modifica BEM os parâmetros em relação aos medidos pelo método convencional.

Modificando um pouco os termos tachativos, acho que fica menos polêmico.

Compartilhar este post

Link para o post

RETIFICANDO:

Simulei aqui um Ultrapocotó pancadão... de fato, a "amenização" já foi feita. Não tinha reparado.

Ficou BEM melhor agora!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Bruno. Vamos lá: O Hertz não sei quem foi que constatou... mas ele NÃO SE DESTINA a SPL bruto... mas sim a algo como "alta-fidelidade c/ bom SPL. O "alemão" aí tem Qts de 0,53 e não 10,53 e para quem que algo Hi-End Puro, tem que fazer caixa selada mesmo. Só o TH10 Basso que tem um valor muito baixo de Qts (0,27) e achei um pouco difícil conseguir resposta de baixa frequência com ele... No mais, o HERTZ é para ALTA FIDELIDADE e não para SPL (embora qualquer falante possa ser utilizado para campeonato de SPL - mesmo que não seja apropriado para isto).

É a primeira pessoa que não me "desmente" aqui no forum (com relação ao ML3000). Digo isso e o pessoal, talvez por enxergar um equipamento com tantos quilos, que exige tanta potência, etc, sempre diz que "aquilo não pode ser para fidelidade".

Bom, eu digo, pois já testei, que se cortar ele um pouco baixo, entrega um subgrave LINDO. Só acho que para tocá-lo como tem que ser, exige uma potência MUITO grande.

Testei ele com dois amplificadores distintos, 5.1k e Steg. O Steg entrega muito mais do que os 750 do sub, claro que com ganho regulado e tudo, mas é nítido que, em relação à 5.1k, toca o subwoofer com mais "folga", mais tranquilamente.

Gosto MUITO deste subwoofer e espero a melhor oportunidade para usá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Dentro do que conheço, está bem legal, só uma dica.

Para se tornar mais fácil a procura, deveria dividir as abas, por exemplo:

Marca: Apenas o nome da marca mesmo, como apenas "Kicker", "Eros", "Bravox", "Dayton". Não Kicker solobaric L5 >..... Deveria deixar esta nomenclatura para o "Modelo".

Já o "S10L5" em outra especificação, como "Bobina" ou algo do tipo.

Apenas uma ideia, ok?!

Obrigado Lacerda. Espero te conhecer um dia, o Barão fala MUITO bem de você. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

tentei Klb, mas lá só tem w0, w1, w3, w7 e wx. w6 nem na pesquisa do site não encontra.

vou tentar no bassbox vlw.

Tem sim, peguei eles lá hj mesmo.

é meio chatinho,mas tá lá:

http://www.jlaudio.com/header/Support/Discontinued+Product+Manual+Archive/Discontinued+Subwoofer+Driver+Manuals/Discontinued+Subwoofer+Driver+Manuals/656153

Compartilhar este post

Link para o post

Peloq eu diz o site o NAR sw3 não serve pra um bom sq... estranho!!!!! Pois já ouvi muitos tocarem bem demais, descer bem mesmo em volumes baixo(do som)

Compartilhar este post

Link para o post

vendo pelo lado comercial, concordo com vc. afinal 17 anos de dedicação é algo realmente valioso.

mas como muitas vezes nem o site dos fabricantes tem essa informação, pra um leigo, amador, praticamente um doente por som automotivo como eu seria uma ótima fonte de consulta.

o powerx é pago certo?

CJAINF, então... o powerx é pago sim (é o meu trabalho e é o que paga minhas contas). Não vou usar este espaço para fazer propaganda dele... havendo interesse me procure no 0xx31 - 3324-3223 ou acesse: http://www.autosom.net/x_powerx2.asp

Quanto aos dados do JL - W6V1: Qual é o modelo que você quer os parâmetros ? 10" 12" ?

Compartilhar este post

Link para o post

Kléber, você notou que já suavizei os comentários ? Infelizmente não posso colocar mais genérico sob o risco de qualquer sub servir para qualquer coisa... rrsssss Sei que isso agradaria a todos os fabricantes... mas não posso, né ? hehehehe; Testei em quase todos os falantes que conheço bem e realmente todos os comentários foram em cima do que os falantes são capazes de fazer.

Sobre as NÃO-LINEARIDADES... é o que conversei com o Yamane outro dia por telefone; disse que TODOS OS SOFTWARES do mundo estão CORRETÍSSIMOS. O problema não são os softwares que simulam erradamente... o problema é que os parâmetros informados são "não lineares" e os fabricantes não se preocupam em fazer como ele (Yamane) está fazendo na Questo. Usei os parâmetros fornecidos por ele e os resultados de 2 softwares (o meu e um outro gratuito) foram idênticos aos testes, ou seja: com dados corretos os softwares fazem um grande trabalho. Vou dar um exemplo de como a coisa é bagunçada (mesmo com os gringos). www.soundsolutionsaudio.com Acesse e veja que os parâmetros da linha DCON 10"; 12" e 15" são IGUAIS no VAS; QMS; XMAX... E são também os mesmos para bobina SIMPLES e DUPLA... Caramba ! Eu sou obrigado a cadastrar essa @#$@#¨ do jeito que está. São 6 falantes ao todo com o mesmo valor de VAS !!! Isso não acontece somente lá fora (não cito os casos aqui no Brasil porque sou pequenininho e não vou caçar confusão com gente GRANDE... ). Esses falantes SSA parecem até MUITO BONS no material e construção. Não são ruins não.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...