Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sbrobos

Caixa picuda para UXP

Recommended Posts

Bom galera, tenho um UXP power ligado em um SSL 4000 e uma bateria auxiliar moura.(sei que não é muito bom, mas é o que tenho no momento) e esses dias resolvi competir em um campeonato só pra ver quanto DB ele ta dando. Me empolguei pelo fato de ter dado 139,3(pra primeiro competidor com um modulo fraco e uma caixa talvez um pouco errada achei bom) mas logo depois achei ruim pelo fato de um cara dar 139.4 e tirar o primeiro lugar, queria levar o primeiro lugar da proxima vez, por isso resolvi fazer uma caixa só pra campeonato.

Primeiramente queria dizer que o modulo talvez eu pegue um emprestado no dia do campeonato, um taramps 3.5 ou 2.7.

Andei pesquisando aqui, e vi que a galera recomenda caixa "picuda" para campeonato, não entendo muito bem disso, mas não vi ninguem dizendo quais as dimençoes ou como fazer uma caixa picuda, não sei mexer nos programas e não entendo muito bem dessas coisas. Meu carro é um Honda Fit. Alguem ai tem alguma deminção de caixa picuda pra UXP ? Se ninguem tiver, alguem poderia me ajudar a fazer ? Queria fazer bem feito da proxima vez.

E aproveitando, queria saber aqui a marca da galera com 1 sub de 12" na categoria DB1, DB2 ou DB3.

Editado por sbrobos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente é caixas menores que fazem + spl

Teu modulo da uns 1500rms...

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente é caixas menores que fazem + spl

Teu modulo da uns 1500rms...

Compartilhar este post

Link para o post

amigo veja qual é a fs do seu carro e depois faça a caixa baseada nisso :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem aqui sera que tem o Fs do Honda Fit ? Não sei como fazer pra calcular isso.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo da uma pesquisada no fórum esses dias fiz um poste sobre a fs dos carro mas não lembro se tinha a do fit.d

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa, usando o programa de calculo de caixas do artigo Autosom e o calculo de caixa trapeziodal, o volume da caixa atual deu 42 litros. Uma caixa com tao pouca litragem prejudica muito o som ? Devo mudar urgentemente ?

Calculo que utilizei.(Expessura da madeira 15mm)

Altura: 34cm - 3cm (vol. da madeira) = 31cm

Largura: 48cm - 3cm (vol. da madeira) = 45cm

Profundidade = (38 + 29) /2 = 33,5 - 3cm (vol. da madeira) = 30,5cm

Vol = 31 x 45 x 30,5 = 42,548

Compartilhar este post

Link para o post

amigo da uma pesquisada no fórum esses dias fiz um poste sobre a fs dos carro mas não lembro se tinha a do fit.d

Evinho, não achei a Fs do Fit no seu topico. Mas achei o topico bem explicativo, mais tarde vou dar uma parada pra ler com calma.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, antes de mais acho q vc jah deve saber q usando esse UXP com taramps de 3K numa caixa picuda tocando senóide, ele não vai durar muito tempo!

Se fosse eu continua com o SSL, bateria suficiente pra ele e acertava a FS da caixa na do FIT e pronto, se na gambiarra jah deu 139,3, acertando apenas esses detalhes vc jah deve passar disso! Se não liga pra vida util do Sub e qr entrar de vez em competição, daí faz tudo Mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fs da caixa na Fs de ressonância do carro não !

Vai acertar caixa que o PICO de resposta de mesma , seja igual da Fs de ressonância do carro :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fs da caixa na Fs de ressonância do carro não !

Vai acertar caixa que o PICO de resposta de mesma , seja igual da Fs de ressonância do carro :legal:

Ops, verdade, perdão me enganei!

Vlw por corrigir Rick :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera, pois é, eu sei que o sub não duraria, mas o 2.7 e a caixa seriam só pro campeonato, ou seja, apenas 5 segundos. Hoje tentei fazer o teste da moeda. Com recomendação de um amigo, coloquei o modulo em 25% do ganho e no volume 15, testei as faixar de 40 a 60Hz e não vi a moela pular. Alguma dica da melhor manera de fazer esse teste ?

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o topico alguem sabe a litragem ideal pra caixa dutada de um uxp 10 d2, no site diz 25,7, mais creio que ficaria melhor com uma litragem maior, aos que entendem ou os que tem, me ajudar ai, to pra fazer minha caixa. Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

eu colocaria 30l LIVRES

sintoniza a 35hz

e o que me recomenda de litragem pra 2 8pw3

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui já fez bandpass 4 ou 6 ordem para uxp power de 12? Será que ficaria bom?

Compartilhar este post

Link para o post

band pass é boa porem tem que ser um trampo muito bem feitoe bem acabado não é qualquer"fazedor de moveis"que faz aquela caixinha não

Compartilhar este post

Link para o post

Galera surgiu uma duvida. Se eu fizer uma caixa e medir ela por fora, e der 55L, quando eu botar o sub a litragem vai diminuir certo? Entao pro uxp tocar bem, eu teria que fazer uma caixa com mais de 55l pra quando botar o sub, cair pra 55l?

Compartilhar este post

Link para o post

Deverá ser feito a caixa para o dia-a-dia com o volume bruto em +ou- 59 Litros descontando o volume do sub e duto cai para uns 55L livres, isso no chutômetro se alguém que tiver mais acordado que puder fazer o calculo vai te ajudar, pois está muito tarde e estou com muito sono pra calcular isto agora, então fui...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, quando o pessoal fala em caixa picuda, eles querem dizer, de certa forma, que ela possui um pico(mais força, resposta mais acentuada) em uma determinada faixa de frequência, vide imagem em anexo...

curvaw.png

No caso se a fs do carro for perto de 66~70 hz, ele terá um ganho bem significativo...

Editado por Kabessa

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw galera pela ajuda, esse forum sempre me ajudando. Mas agora vem outra duvida. Alguem tem tutorial do Bassbox ? To querendo projetar minha caixa por ele, mas não entendo nada sobre isso, a fs do meu carro (Honda Fit) deve ser em torno de 45hz. Queria uma caixa com mais ou menos 62 litros livres sem o subwoofer. Alguem com tempo livre poderia me arranjar um tutorial, ou tentar projetar uma caixa pra mim ? Vlw mais uma vez galera.

OBS:Procurei tutorial mas não achei nenhum interessante e bem explicativo.

Editado por sbrobos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...