Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Henrique A3

Falta de grave no KIT MB Quart PVF

Recommended Posts

Boa tarde!

Tenho um Kit MB Quart PVF 213, dizem que é um dos melhores kit para grave em porta, porem ele esta com muito pouco grave, quase nenhum.

O que voces acham que deve ser?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

caro Henrique, e o que mais além deste kit tu tens?

especifica todo teu set, e forma como está feita a instalação

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde!

Tenho um Kit MB Quart PVF 213, dizem que é um dos melhores kit para grave em porta, porem ele esta com muito pouco grave, quase nenhum.

O que voces acham que deve ser?

Obrigado

O que vc considera como "pouco grave"?

Ele nunca foi um kit que desse "graaaaaave".

Compartilhar este post

Link para o post

:+1 , aproveita e fala como estão so cortes tanto na Hu qto no ampli, se sua porta é tratada ou não, etc...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Também fiquei curioso com a definição de o que seria a falta de graves...

Só de olhar para as especificações, sendo um kit com mid de 5" e freq. response de 52Hz, não deve ser um primor de baixas frequencias mesmo.

Resta saber, como os colegas falaram, se já está extraindo o potencial dele ou não: como está instalado na porta, se em bafles, se com manta... se está com algum corte, e por aí vai.

PS: Posta aqui pedindo ajuda para resolver o porque da falta de graves, e ao mesmo tempo já anuncia que está vendendo o bixinho? hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vai ver seu instalador colocou um capacitor de corte no kit. E eles geralmente escolhe o capacitor a culhão, não fazem corte adequado e o som fica uma mer**!

Sugiro que você coloque o amplificador em Flat e faça os cortes de frequência no próprio player, caso seja possível.

Se não puder assim, corta os kits em uns 80hz HP. E o sub em 80 LP, lembrando que se tiver algum capacitor no kit, retirar. Aí o cruzamento fica nos 80 Hz e o som fica uniforme.

Caso não seja possível, aí sim você vai fazer os cortes com capacitores para o kit e indutor no sub, mas aí tem que ver como é seu sistema pra saber quais componentes adequados e o corte que você vai querer.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vai ver seu instalador colocou um capacitor de corte no kit. E eles geralmente escolhe o capacitor a culhão, não fazem corte adequado e o som fica uma mer**!

Sugiro que você coloque o amplificador em Flat e faça os cortes de frequência no próprio player, caso seja possível.

Se não puder assim, corta os kits em uns 80hz HP. E o sub em 80 LP, lembrando que se tiver algum capacitor no kit, retirar. Aí o cruzamento fica nos 80 Hz e o som fica uniforme.

Caso não seja possível, aí sim você vai fazer os cortes com capacitores para o kit e indutor no sub, mas aí tem que ver como é seu sistema pra saber quais componentes adequados e o corte que você vai querer.

Sub em 80??? Jesus cortar esse sub assim, vc só vai ouvir vindo de traz, pra mim, no máximo se corta sub em 60, isso pra SQ claro...

acho que se cortar ambos em 60 ja fica bom, se puder cortar em menos ainda fica melhor...

abs

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post

Link para o post

Só faltou falar que cortar até corta fácil, qualquer um. O negócio é fazer o mid do kit descer nesses 50~60Hz para não ficar um buraco entre ele e o sub...

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o carro?

Lembre-se q vc tá falando do 213 e ñ do 216.

Compartilhar este post

Link para o post

Só faltou falar que cortar até corta fácil, qualquer um. O negócio é fazer o mid do kit descer nesses 50~60Hz para não ficar um buraco entre ele e o sub...

Man, é preferivel ficar um buraco doque sentir o sub vindo de tras, vc perde todo o palco... e esse kit mb desce sim ate uns 60...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Blafe de mandeira nas portas (doorpod) e tratamento acustico, pode por que desce sim, MB Quart é um dos kits que + descem (pelo menos que eu vi ateh hj)

Compartilhar este post

Link para o post

Sub em 80??? Jesus cortar esse sub assim, vc só vai ouvir vindo de traz, pra mim, no máximo se corta sub em 60, isso pra SQ claro...

acho que se cortar ambos em 60 ja fica bom, se puder cortar em menos ainda fica melhor...

abs

Pra porta não tratada não seria melhor deixar o corte mais alto não?

E também tem vários players que dão 80hz como opção mínima de cruzamento. (o meu jvc permite 80, 120 e 150 hz).

Não me incomoda perceber o sub vindo do fundo, até porque ele vibra o carro inteiro rs

Ainda não tive a oportunidade de ver um set com portas tratadas ou pezinhos e sub cortado abaixo de 80hz.

Compartilhar este post

Link para o post

E também tem vários players que dão 80hz como opção mínima de cruzamento. (o meu jvc permite 80, 120 e 150 hz).

Não me incomoda perceber o sub vindo do fundo, até porque ele vibra o carro inteiro rs

Ainda não tive a oportunidade de ver um set com portas tratadas ou pezinhos e sub cortado abaixo de 80hz.

Isso... porta tratada = corte mais baixo (se o mid conseguir/permitir)

Quando vc ouvir um set com pezinhos acomodando mids cavalinhos e sub cortando em 40hz-24db, ai vc entenderá. :vts

Nos pezinhos o mais indicado são mids de 5", pois exigem menor volume (como dizem por ai, litragem). Em portas, dá p/usar mids de 6", q rendem maior SPL, porém, ñ têm o direcionamento conseguido com pezinhos. Então, usando mids nas portas, acrescentar midrange ou fullrange na brincadeira ajuda bastante. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Man, se vc quer sub que treme o carro todo, vc já saiu do conceito de SQ... ai vc ja quer outra coisa...

sub em sq não é pra tremer carro e sim pra tocar as frequencias mais baixas da musica...

Meu carro fica tudo cortado em flat, tanto no ampli como no player e meu kit não abre o bico... ta de boa, claro que é pq eu ouço música sem muito volume e o ganho do ampli ta bemmm regulado, mas sub cortado em 80 pra sq acho que não vira...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

... pois exigem menor volume (como dizem por ai, litragem)...

Achei que só eu achava estranho esse termo "litragem", mas além de ser totalmente novato, também não quis ser pedante ao querer corrigir todo mundo...

Vamos lançar uma campanha para usar um substantivo que exista na língua portuguesa ao invés de tentar criar um partindo da unidade de medida? hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Achei que só eu achava estranho esse termo "litragem", mas além de ser totalmente novato, também não quis ser pedante ao querer corrigir todo mundo...

Vamos lançar uma campanha para usar um substantivo que exista na língua portuguesa ao invés de tentar criar um partindo da unidade de medida? hehehe

man, na real é litragm mesmo, pois vc mede com litros mesmo, uma das melhores maneiras de ver qtos litros tem sua caixa é encher de areia ou bolinhas de isopor uma garrafa de dois litros e depois ir enchendo e ver qtos litros cabem na sau caixa... esse é a litragem da sua caixa!! entende????

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Litragem não existe. O certo é volume. Aí independe se for em litros ou qual unidade seja. Senão um volume em pés cúbicos (1ft³=~28L) seria algo como pécubagem.

Assim como amperagem (corrente), voltagem (Tensão - embora voltagem seja um neologismo muito utilizado já, especialmente em produtos dirigidos ao público em geral)...

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

PS: Em portas, os kits da MBQuart costumam não suportar muito abuso sem distorcer não. São muito resistentes, mas se abusar do grave eles mostram que não dão conta. A suspensão é bem mole. Em pezinhos (já tive resultados ANIMADORES em pezinhos pequenos) eles são o cão chupando manga. Aguentam muita "porrada"!

Usei muito já, sem HP, sem sub, tocando no pé e segurando todos os kicks dos bumbos em altos volumes.

Compartilhar este post

Link para o post

Litragem não existe. O certo é volume. Aí independe se for em litros ou qual unidade seja. Senão um volume em pés cúbicos (1ft³=~28L) seria algo como pécubagem.

Assim como amperagem (corrente), voltagem (Tensão - embora voltagem seja um neologismo muito utilizado já, especialmente em produtos dirigidos ao público em geral)...

ia falar exatamnte isso. ME IRRITA ver nego falando "Wattagem".

Compartilhar este post

Link para o post

Man, se vc quer sub que treme o carro todo, vc já saiu do conceito de SQ... ai vc ja quer outra coisa...

sub em sq não é pra tremer carro e sim pra tocar as frequencias mais baixas da musica...

Meu carro fica tudo cortado em flat, tanto no ampli como no player e meu kit não abre o bico... ta de boa, claro que é pq eu ouço música sem muito volume e o ganho do ampli ta bemmm regulado, mas sub cortado em 80 pra sq acho que não vira...

abs

Acho que é bem por aí mesmo. Pelo que eu percebi o SQ = kit 2 vias em pezinhos ou portas tratadas, sub cortado em frequência bem baixa e amplificador bem flat. Palco sonoro, etc...

Na verdade o que eu foco é na qualidade do áudio. Por ter um dvd player no carro, as vezes rola uns filmes. E nos filmes eles utilizam muito o som vindo dos fundo, etc...Por isso faço questão de colocar um coaxial no fundo. Quanto ao subwoofer tremendo o carro todo. hehehe....Tenho um certo gosto por graves. Deixo o equalizador em flat, mas o volume do sub fica mais alto que o resto do set, por isso o som fica assim. Ele sobressai, mas não tanto. Muita gente gosta quando escuta, mas...Percebi que não é o chamado SQ que muitos pregam aqui. Tenho um som da marca Edifier aqui no computador. Ele tem volume principal, bass e treble. Normalmente deixo o bass e o treble no máximo. Quando aumento o volume principal...PQP! O sub treme tudo, mas com muita qualidade. E esta marca é bem conhecida pela alta qualidade que tem, inclusive achei bem superior ao JBL creature que eu ouvi. Tenho o ouvido muito sensível a distorção! Isso sim eu não quero de maneira nenhuma!

Quanto ao SQ. Eu ainda vou tratar minhas portas e fazer os cortes como vocês recomendam para SQ e verei a diferença. :)

Editado por Smilodon

Compartilhar este post

Link para o post

man, na real é litragm mesmo, pois vc mede com litros mesmo, uma das melhores maneiras de ver qtos litros tem sua caixa é encher de areia ou bolinhas de isopor uma garrafa de dois litros e depois ir enchendo e ver qtos litros cabem na sau caixa... esse é a litragem da sua caixa!! entende????

abs

Foi o que tentei dizer no post anterior: não quis (e nem quero) ser pedante, corrigir cada coisa não relacionada às dúvidas do pessoal, e especialmente por estar começando agora, aprendendo e tentando ajudar alguém que saiba ainda menos que eu.

A questão é que uma coisa é a unidade (geralmente no SI, ou na que for difundida regionalmente), outra é a grandeza propriamente dita. Assim temos, no SI, metros cúbicos para o volume, mas nada impede que usemos litros (que seriam decímetros cúbicos). Da mesma forma que metro é a unidade padrão para distância, mas comunmente usamos o famoso "km". E por aí vai... O que foi dito aqui é que é meio feia essa invenção de termos partindo da unidade. Algumas já são quase incorporadas a língua, como nosso colega bem lembro no caso da voltagem, derivada do Volt, quando o correto seria tensão. Agora outras ainda soam muito mal, como wattagem, metragem, litragem... se continuarmos nesse ritmo, logo estaremos usando minutagem para o tempo, kilogramagem para massa, ou uma mais legal para a discução de som, OHMAGEM para resistência/impedância.

Acho que é bem por aí mesmo. Pelo que eu percebi o SQ = kit 2 vias em pezinhos ou portas tratadas, sub cortado em frequência bem baixa e amplificador bem flat. Palco sonoro, etc...

Na verdade o que eu foco é na qualidade do áudio. Por ter um dvd player no carro, as vezes rola uns filmes. E nos filmes eles utilizam muito o som vindo dos fundo, etc...Por isso faço questão de colocar um coaxial no fundo. Quanto ao subwoofer tremendo o carro todo. hehehe....Tenho um certo gosto por graves. Deixo o equalizador em flat, mas o volume do sub fica mais alto que o resto do set, por isso o som fica assim. Ele sobressai, mas não tanto. Muita gente gosta quando escuta, mas...Percebi que não é o chamado SQ que muitos pregam aqui. Tenho um som da marca Edifier aqui no computador. Ele tem volume principal, bass e treble. Normalmente deixo o bass e o treble no máximo. Quando aumento o volume principal...PQP! O sub treme tudo, mas com muita qualidade. E esta marca é bem conhecida pela alta qualidade que tem, inclusive achei bem superior ao JBL creature que eu ouvi. Tenho o ouvido muito sensível a distorção! Isso sim eu não quero de maneira nenhuma!

Quanto ao SQ. Eu ainda vou tratar minhas portas e fazer os cortes como vocês recomendam para SQ e verei a diferença. :)

Nos filmes você ouve o som vindo do fundo apenas se o audio original for gravado de tal forma e tiver reprodução com um processamento em mais canais, como o famoso Doubly 5.1, entre outros. Não vai ser qualquer DVD no seu carro, sem algum processador 5.1 que vai te dar a mesma sensação, só porque você instalou os falantes a mais... Até pode fazer isso, mas não é simplismente por ter mais ou menos falantes.

De qualquer forma, muito se discute essa questão do que é SQ e do que é um som gostoso aos ouvidos do dono. Na minha opinião (e na de mais boa parte do forum, pelo que ano lendo), SQ é uma série de parâmetros e indicações para que você alcance um som que reproduza com certa fidelidade o audio como ele foi gravado, dando a sensação de um palco sonoro, com detalhamento, dinâmica, profundidade e por aí vai. E aí, evidentemente que nenhuma música foi gravada com um microfone no pé do bumbo da bateria ligado a um canal com ganho ressaltado na mesa de som, para você querer ouvir ele acima do resto. Entende? Porém, nada impede que, se esse é o seu gosto, você direcione o SEU set para que lhe agrade mais. Você terá um som de qualidade, com equipamentos de qualidade, e com uma característica que você gosta mais do que os dogmas do SQ.

Compartilhar este post

Link para o post

Nos filmes você ouve o som vindo do fundo apenas se o audio original for gravado de tal forma e tiver reprodução com um processamento em mais canais, como o famoso Doubly 5.1, entre outros. Não vai ser qualquer DVD no seu carro, sem algum processador 5.1 que vai te dar a mesma sensação, só porque você instalou os falantes a mais... Até pode fazer isso, mas não é simplismente por ter mais ou menos falantes.

Entendi, agora me diz uma coisa. Meu aparelho me dá opção de balanço e fader, mostra até um gráfico do carro e os falantes ao redor. 2 na frente e 2 no fundo, esquerda e direita, além do subwoofer. Quando coloco um dvd que foi gravado com áudio 5.1 ele já reproduz como 5.1 ou eu preciso de mais alguma coisa para isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, agora me diz uma coisa. Meu aparelho me dá opção de balanço e fader, mostra até um gráfico do carro e os falantes ao redor. 2 na frente e 2 no fundo, esquerda e direita, além do subwoofer. Quando coloco um dvd que foi gravado com áudio 5.1 ele já reproduz como 5.1 ou eu preciso de mais alguma coisa para isso?

man, Não reproduz como 5.1, oq seu player tem a maioria tbm tem ( ele vai só reproduzir estéreo e no sub só vai deixar passar as baixas frequencias, mas não vai processar em 5.1... vc precisaria de um processador de audio de 5.1 canais para incorporar ao seu dvd e isso custa pra mais de 2000,00 reais no mínimo... sem contar que só os dvds que foram gravados em 5.1 canais é que terãoe ssa resposta, mesmo usando o processador de 5.1, pois ele não consegue transformar um dvd que foi gravado normal em 5.1...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

ola

o restante do set é:

HU kenwood excelon x994

ampl. soundstream HRU 4 x 140 rms a 4onhs

sub 10w1

fiação knukonceptz

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente. Essa posição geográfica no carro pode ser controlada pelos controles de fader (front+rear) ou balance (right+left), além de um canal próprio para o sub, quando tiver 3 pares de saída RCA, por exemplo.

Agora, como foi dito, essa sensação dos filmes de o helicóptero vindo de trás e da direita, passando para o outro lado e chegando a sua frente, só será sentida se o arquivo original tiver sido compilado com esse formato "sorround" e se você conseguir reproduzir esse som com a quantidade de canais e processamento necessários.

Se essa era sua idéia, pode rever o projeto, pois como o guto disse, os processadores 5x1 geralmente não são baratos.

Agora se quiser apenas um som de qualidade, para reproduzir tanto as músicas quanto os seus filmes favoritos (tirando esse efeito srround), pode apostar apenas num kit duas vias, num subwoofer e num amp 4 canais para os dois. Simples assim. O resto é uma boa fonte (player), cabeamento e instalação...

E por fim, pelo visto o nosso amigo autor do tópico desistiu da idéia de melhorar os graves do kit dele! hehehe

EDIT: Foi só eu postar que ele apareceu!

Henrique, como está a instalação dos mids do seu kit? Jogou direto na porta? Como está a equalização do som? Flat? O que exatamente você considera falta de graves? Mediu isso com algum equipamento ou é só uma sensação? Já tentou cortar o sub nums 50Hz pra ver se sente algum vazio de frequencias? Enfim, tente detalhar melhor seu problema...

Editado por greatwalker

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...