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Agora, imagina o novo comercial da Hyundai?!

 

Chegou o belísssssiiimoooooo Novo I30, mais magnífico! mais belo, mais FLEX, mais pica, mais tudo!

 

somente R$89.900...

 

 

daqui a 6 meses, 59,990! :vts :vts :vts :vts

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Xan, acho que existe um pouco de preconceito com os carros Flex. Existe sim alguns projetos ruins. Existem limitações, mas daí para achar que isso seja ruim ao ponto de tirar méritos do carro não é um pouco de exagero? Eu gosto de carro flex e não compraria hoje um carro comum monocombustível. Nunca tive NENHUM problema com a "tecnologia".

Não é preconceito, Danilo. Diga-me UM carro que ficou melhor com motor flex. Não existe, o Corolla, que é um dos exemplos de motor no Brasil hoje em dia (com bom ratio de economia/desempenho), fazia MUITO mais em sua versão monocombustível. Carros populares então, nem se fala, como os colegas falaram, o Uno antigo bebia de conta-gotas!

 

Eu não vejo nenhuma vantagem em carro flex, não gosto do funcionamento do carro no álcool (meio arisco), o álcool é mal gerenciado pelo governo, que dá muita liberdade pros usineiros e taxa excessivamente, enfim... Eu não vejo uma única vantagem de ter um carro flex, a menos que entremos em guerra com a Arábia Saudita e olhe lá :vts

Qual a diferença do cadenza para o optima?

A mesma diferença do Azera para o Sonata ;) Um é "médio-grande" e o outro é grande. Seria algo como uma Série 4 e Série 5, Classe D e Classe E :vts

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Agora, imagina o novo comercial da Hyundai?!

 

Chegou o belísssssiiimoooooo Novo I30, mais magnífico! mais belo, mais FLEX, mais pica, mais tudo!

 

somente R$89.900...

 

 

daqui a 6 meses, 59,990! :vts :vts :vts :vts

 

Acabei de ver o comercial do IX35 flex, é quase isso uhauhauhauha

 

"Novo IX35 Flex, aperfeiçoamos a perfeição"

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Não acho, perdemos muito em eficiência por causa dessa história de flex.

Nao tem nem o que achar, perdeu eficiencia. E mesmo motores depois de atualizados, ainda nao fazem nem o mesmo que os Monocombustiveis anteriores (depois de atualizados!). Nao gosto nem de imaginar o quanto se desperdiçou desde entao...

 

 

 

A mesma diferença do Azera para o Sonata ;) Um é "médio-grande" e o outro é grande. Seria algo como uma Série 4 e Série 5, Classe D e Classe E :vts

Isso. Alem de Sonata/Optima serem traçao dianteira, e os outros dois traseira.

 

Cadenza tem motor mais potente tmb, 3.5 V6 de 290cv, contra 3.0 V6 de 250cv no Azera.

 

Edit

Editado por Felipe Algumacoisa

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Isso. Alem de Sonata/Optima serem traçao dianteira, e os outros dois traseira.

 

Cadenza tem motor mais potente tmb, 3.5 V6 de 290cv, contra 3.0 V6 de 250cv no Azera.

Não entendi de quais outros dois você tava falando Felipe, se era da BMW/Mercedes ou Azera e Cadenza.

 

Azera e Cadenza tem tração dianteira também ;)

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Não entendi de quais outros dois você tava falando Felipe, se era da BMW/Mercedes ou Azera e Cadenza.

 

Azera e Cadenza tem tração dianteira também ;)

Putz... Verifiquei aqui, realmente sao dianteira... Tava falando dos Coreanos mesmo. Jurava de pe junto que eram traseira, igual ao antigo Azera... :huh: Que bostaaaaa AHUahuHAU Classe C forever! hahaha

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O i30 realmente ficou muito bonito, e até entendo mudarem para flex, é praticamente uma exigência do mercado. Não significa que me agrada.

O Optima achei bonito a primeira vista, depois olhando com mais calma, ele parece inferior ao cerato. Não gostei.

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Putz... Verifiquei aqui, realmente sao dianteira... Tava falando dos Coreanos mesmo. Jurava de pe junto que eram traseira, igual ao antigo Azera... :huh: Que bostaaaaa AHUahuHAU Classe C forever! hahaha

Hhuasuhashuashuasuhas Antigo Azera era dianteira também Felipe! usauhasuhasuhasuhashuashuas

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Não é preconceito, Danilo. Diga-me UM carro que ficou melhor com motor flex. Não existe, o Corolla, que é um dos exemplos de motor no Brasil hoje em dia (com bom ratio de economia/desempenho), fazia MUITO mais em sua versão monocombustível. Carros populares então, nem se fala, como os colegas falaram, o Uno antigo bebia de conta-gotas!

 

Eu não vejo nenhuma vantagem em carro flex, não gosto do funcionamento do carro no álcool (meio arisco), o álcool é mal gerenciado pelo governo, que dá muita liberdade pros usineiros e taxa excessivamente, enfim... Eu não vejo uma única vantagem de ter um carro flex, a menos que entremos em guerra com a Arábia Saudita e olhe lá :vts

Eu NUNCA tive nenhum problema com a tecnlogia no sentido de ficar revoltado com os rumos que o mercado está seguindo. Acho que existe uma modinha por trás dessa reclamação sobre os carros flex. Eu uso combustíveis variados sim, vezes álcool, vezes gasolina, e gosto dessa comodidade. Sei que o funcionamento do carro altera e sei que no momento atual talvez a tecnologia não seja tão necessaária. Mas com a instabilidade do mercado, não creio que seja de tudo inútil. Sobre consumo, vi relatos sim de perdas significativas nas médias em alguns casos - ex.: Civic. Mas já andei no Fiesta 1.6 mono (a gente tinha um) e no Flex (com gasolina) e obtive médias bem parecidas - lembro que na época ficaram bem próximas, não sei quanto.

Com toda certeza a tecnologia não é 100%, perdemos sim em eficácia. Mas ganhamos em outros aspectos. É o balanço geral que não acho tão negativo quanto alguns dizem, como se tornar o carro flex fosse algo realmente ruim. Não posso opinar do ponto de vista técnico e das formas de reduzir as perdas em eficiência, mas o mercado está aí para provar que se a tecnologia fosse tão ruim quanto dizem ela provavelmente não estaria presente nos lançamentos. E argumentos do tipo "o mercado é burro", "o consumidor é ignorante" soam mais como crítica às massas populacionais do que análise técnica dos parâmetros positivos e negativos da tecnologia.

É o que penso. Claro, posso estar errado, mas ninguém garante também que não possa...

Abs Xan! :legal:

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Hhuasuhashuashuasuhas Antigo Azera era dianteira também Felipe! usauhasuhasuhasuhashuashuas

 

O principal motivo que me fez vendê-lo

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O principal motivo que me fez vendê-lo

Achei que fosse suspensão, pelos seus relatos.

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Achei o i30 lindo!

 

esse optima aí, nao sei pq, quando vi essa foto da frente dele me lembrou os capacetes dos power rangers.... kkkkkk

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Eu NUNCA tive nenhum problema com a tecnlogia no sentido de ficar revoltado com os rumos que o mercado está seguindo. Acho que existe uma modinha por trás dessa reclamação sobre os carros flex. Eu uso combustíveis variados sim, vezes álcool, vezes gasolina, e gosto dessa comodidade. Sei que o funcionamento do carro altera e sei que no momento atual talvez a tecnologia não seja tão necessaária. Mas com a instabilidade do mercado, não creio que seja de tudo inútil. Sobre consumo, vi relatos sim de perdas significativas nas médias em alguns casos - ex.: Civic. Mas já andei no Fiesta 1.6 mono (a gente tinha um) e no Flex (com gasolina) e obtive médias bem parecidas - lembro que na época ficaram bem próximas, não sei quanto.

Com toda certeza a tecnologia não é 100%, perdemos sim em eficácia. Mas ganhamos em outros aspectos. É o balanço geral que não acho tão negativo quanto alguns dizem, como se tornar o carro flex fosse algo realmente ruim. Não posso opinar do ponto de vista técnico e das formas de reduzir as perdas em eficiência, mas o mercado está aí para provar que se a tecnologia fosse tão ruim quanto dizem ela provavelmente não estaria presente nos lançamentos. E argumentos do tipo "o mercado é burro", "o consumidor é ignorante" soam mais como crítica às massas populacionais do que análise técnica dos parâmetros positivos e negativos da tecnologia.

É o que penso. Claro, posso estar errado, mas ninguém garante também que não possa...

Abs Xan! :legal:

Danilo, por termos uma imensa quantidade de modelos flex, nossa gasolina também é misturada com álcool, o que ainda dificulta um tanto o aferimento das diferenças. Comparando com gasolinas estrangeiras, como a européia, americana e sul-americana em geral, percebemos o quanto a tecnologia é atrasada. Em um momento em que deveríamos estar apostando nos motores com turbocompressor, ainda usamos aspirados com taxa de compressão "meio-termo" pra podermos usar dois tipos de combustíveis, não sendo otimizado pra nenhum no entanto. São MUITAS variáveis envolvidas, algumas são culpa direta do predomínio do motor flex, outras nem tanto. Na verdade, eu acho que um grande problema do motor flex é que a tecnologia é usada apenas no Brasil, então não há pesquisa REAL. Como o mercado é conservador, as marcas não sentem necessidade de inovar para conquistar o consumidor, porque qualquer movimento em falso pode acabar quebrando o cartel, e as mais poderosas perdem muito com isso, bem como o governo.

 

E infelizmente terei que soar como crítica às massas populacionais, pois eu mantenho minha opinião de que o consumidor é ignorante e não sabe regular o mercado corretamente. Gasta uma imensidão de dinheiro em um carro e não tem o interesse (porque na grande maioria, as ferramentas estão aí, mais do que acessíveis) de pesquisar, conhecer. Um consumidor que não dá o valor devido a equipamentos de segurança como ESP, airbags adicionais e encostos de cabeça ativos não pode ser taxado de inteligente nem informado. O consumidor compra pelo "ouvi falar", considera mais a marca do que a qualidade do carro em si, é cheio de preconceitos e extremamente conservador. O consumidor não regula nada, as marcas que já se encontram gravadas a cinzel na cabeça do consumidor médio o faz. Corolla pode continuar por mais cinco, dez anos vendendo um sedan médio de 75mil sem ESP, que vai continuar sendo líder, desde que o design não incomode demais. Civic pode lançar uma releitura (bonita, por sinal), bem equipada é verdade, mas bem cara, é ainda mais verdade, por 85mil e vai continuar brigando pelas primeiras posições!

 

Então sinto muito, mas eu não consigo pensar no consumidor médio brasileiro de outra maneira e a bem da verdade, não o culpo totalmente por isso, esse processo vem de muito tempo. Culpo, sim, aqueles que tem acesso a conhecimento, tiveram acesso a educação, e continuam irremediavelmente ignorantes por opção!

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Então sinto muito, mas eu não consigo pensar no consumidor médio brasileiro de outra maneira e a bem da verdade, não o culpo totalmente por isso, esse processo vem de muito tempo. Culpo, sim, aqueles que tem acesso a conhecimento, tiveram acesso a educação, e continuam irremediavelmente ignorantes por opção!

Tipo voce quando tinha palio? Huahuahua

 

A compra de um carro para brasileiro eh a realizacao de um sonho e, como todo sonho, nao precisa ser racional.

 

A compra eh racional para quem te um objetivo, para quem encherga o carro como ferramenta ou instrumento, esses sim costumam ser mais racionais.

Editado por João Guilherme

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Tipo voce quando tinha palio? Huahuahua

 

A compra de um carro para brasileiro eh a realizacao de um sonho e, como todo sonho, nao precisa ser racional.

 

A compra eh racional para quem te um objetivo, para quem encherga o carro como ferramenta ou instrumento, esses sim costumam ser mais racionais.

Tipo isso Jão! Eu não tinha conhecimento, não sabia da importância de airbag e ABS, além do que esses itens praticamente não existiam no mercado de entrada, principalmente no de usados como foi o caso do Palio! Mas, pelo preço que paguei, o Palio ainda foi uma excelente opção, não existiam carros muito melhores na época.

 

Por isso falei que o brasileiro nem sempre tem toda a culpa, porque é um processo que vem de muito tempo. Os preços aqui são absurdos, tornando o carro um item de luxo. Muita gente sonha com seu primeiro 0km!

 

Mas e a faixa de poder aquisitivo maior, que está acostumado a comprar carros 0km, não está realizando nenhum sonho de fato ao comprar Corolla atrás de Corolla, sem nem olhar a concorrência? Conheço MUITA gente assim.

Por isso digo que o mercado, por aqui, não é regulado pelo consumidor. É regulado pelas montadoras mais fortes e, ultimamente, pelo governo.

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Felipe Algumacoisa: todos Azera, antigo e novo, são tração dianteira.

Pode ser que você confundiu com esses lançamentos aqui: http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2012/02/06/hyundai-genesis-e-equus-ja-estao-a-venda-no-brasil

 

João Guilherme: o Xan_ deve ter se arrependido de ter comprado um carro com o motor GM flex beberrão da po***. heauehwauhewau

 

Xan_: Mas segundo os brasileiros o carro fréxis é bão. Eu não gosto dessa imposição das fábricas, eu preferia ter a opção de escolha por carro a etanol, gasolina, ou flex.

Sobre eficiência tem um texto interessante que li há muito tempo na coluna do Bob Sharp: http://bestcars.uol.com.br/colunas3/b291b.htm

Com a tecnologia atual poderiamos ter carros 1.6 a etanol com potência e torque próximos a motores 2.0 sendo muito mais econômicos. Isso sem falar nos sobrealimentados que atingiriam níveis ainda mauiores de eficiência usando etanol.

 

Edit: Sobre o Corolla eu acho uma compra bem racional, pior seria ver alguém comprando Citroen atrás de Citroen. Ou pior ainda, chinês atrás de chinês.

Editado por avukte

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Achei que fosse suspensão, pelos seus relatos.

 

vamos dizer que foi o conjunto suspensão + tração

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vamos dizer que foi o conjunto suspensão + tração

Desculpe a total ignorância, pois os traseiras que dirigi foram apenas os chevettes e opalas da vida.

O que realmente muda na direção entre dianteira e traseira?

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Tipo voce quando tinha palio? Huahuahua

 

A compra de um carro para brasileiro eh a realizacao de um sonho e, como todo sonho, nao precisa ser racional.

 

A compra eh racional para quem te um objetivo, para quem encherga o carro como ferramenta ou instrumento, esses sim costumam ser mais racionais.

É bem isso.

Não usar sempre a racionalidade na compra nem sempre é um atestado de ignorância em sentido amplo. Muitas vezes o cara quer um carro, sonha com um carro, compra esse carro. Realizar um sonho muitas vezes envolve fatores obscuros.

Enquanto existir essa espécie de "amor" por carros, vai ser assim. O que só mudará com uma visão mais instrumentalista do veículo, como meio para atingir outros fins - não como um fim em si mesmo.

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Felipe Algumacoisa: todos Azera, antigo e novo, são tração dianteira.

Pode ser que você confundiu com esses lançamentos aqui: http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2012/02/06/hyundai-genesis-e-equus-ja-estao-a-venda-no-brasil

 

João Guilherme: o Xan_ deve ter se arrependido de ter comprado um carro com o motor GM flex beberrão da po***. heauehwauhewau

 

Xan_: Mas segundo os brasileiros o carro fréxis é bão. Eu não gosto dessa imposição das fábricas, eu preferia ter a opção de escolha por carro a etanol, gasolina, ou flex.

Sobre eficiência tem um texto interessante que li há muito tempo na coluna do Bob Sharp: http://bestcars.uol.com.br/colunas3/b291b.htm

Com a tecnologia atual poderiamos ter carros 1.6 a etanol com potência e torque próximos a motores 2.0 sendo muito mais econômicos. Isso sem falar nos sobrealimentados que atingiriam níveis ainda mauiores de eficiência usando etanol.

 

Edit: Sobre o Corolla eu acho uma compra bem racional, pior seria ver alguém comprando Citroen atrás de Citroen. Ou pior ainda, chinês atrás de chinês.

Hhuasahuuhashuashuas Meus dois outros carros eram GM flex beberrões da po***! ashuashuashusahuahu

 

Avukte, eu não sou contra o etanol, sou contra a maneira como é usado atualmente. Se existisse a opção de carros mono e flex, pra mim já estaria de ótimo tamanho! Pra exemplificar, é fato que aspirados se dão melhor na Europa, enquanto os turbos rendem mais por aqui! Porque? A adição de álcool, motores sobrealimentados se beneficiam e muito com a adição de álcool na gasolina brasileira (Gasolina premium, claro, pra não ter problemas com gasolina de baixa qualidade).

É bem isso.

Não usar sempre a racionalidade na compra nem sempre é um atestado de ignorância em sentido amplo. Muitas vezes o cara quer um carro, sonha com um carro, compra esse carro. Realizar um sonho muitas vezes envolve fatores obscuros.

Enquanto existir essa espécie de "amor" por carros, vai ser assim. O que só mudará com uma visão mais instrumentalista do veículo, como meio para atingir outros fins - não como um fim em si mesmo.

Danilo, minha opinião é que se a pessoa não dá o devido valor a conteúdo, é sim ignorante. Não tô falando pra todo mundo sair comprando o carro mais feio do mercado, eu mesmo dou muita importância pro design. Mas abrir mão totalmente de conteúdo em virtude do design, como acontece com o Veloster, pra mim é coisa pra ignorante.

É exatamente o fato da pessoa só pensar em seu sonho que faz dela ignorante. fo**-se o mercado, fo**-se que se eu tomasse uma atitude diferente, em conjunto com meus iguais, eu poderia mudar a situação e forçar a queda dos preços. O importante é realizar meu sonho e mostrar meu Veloster brilhante (ou de preferência fosco, como é a moda) pra todo mundo ficar embasbacado.

 

O que eu tô falando é em relação ao exagero. Como eu disse, não quero que todo mundo compre o modelo feioso, só que coloquem as coisas em sua devida ordem, e priorizem certo conteúdo, antes de comprar bosta a preço de ouro.

 

Idealista? Pode ser, mas se países desenvolvidos conseguem regular seu mercado, porque não podemos? Basta lutarmos por educação e informação, discutir, ensinar, aprender...

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Danilo, minha opinião é que se a pessoa não dá o devido valor a conteúdo, é sim ignorante. Não tô falando pra todo mundo sair comprando o carro mais feio do mercado, eu mesmo dou muita importância pro design. Mas abrir mão totalmente de conteúdo em virtude do design, como acontece com o Veloster, pra mim é coisa pra ignorante.

É exatamente o fato da pessoa só pensar em seu sonho que faz dela ignorante. fo**-se o mercado, fo**-se que se eu tomasse uma atitude diferente, em conjunto com meus iguais, eu poderia mudar a situação e forçar a queda dos preços. O importante é realizar meu sonho e mostrar meu Veloster brilhante (ou de preferência fosco, como é a moda) pra todo mundo ficar embasbacado.

 

O que eu tô falando é em relação ao exagero. Como eu disse, não quero que todo mundo compre o modelo feioso, só que coloquem as coisas em sua devida ordem, e priorizem certo conteúdo, antes de comprar bosta a preço de ouro.

 

Idealista? Pode ser, mas se países desenvolvidos conseguem regular seu mercado, porque não podemos? Basta lutarmos por educação e informação, discutir, ensinar, aprender...

Eu entendo seu ponto de vista Xan, só que analiso por outro ângulo.

Sintetizando:

a) o fato dos nossos motores serem atrasados não é culpa da tecnologia flex;

b) mesmo antes de tal tecnologia o Brasil estava desconectados dos lançamentos mundiais;

c) esse quadro tem até se revertido nos últimos tempos - nossos carros estão mais atuais;

d) o mercado consumidor ainda é "estranho" não só pela ignorância, mas também pelo excessivo "aquecimento";

e) quando o mercado "esfriar" as empresas vão ter de fazer mágica para conquistar o consumidor;

 

Por isso, conjecturando, a Europa não é tão esclarecida como pensamos. Talvez porque o mercado esteja "saturado", somente com um diferencial pode-se obter sucessos nas vendas. Vendendo arroz com feijão não dá. Daí a maior demanda por investimentos tecnológicos. No Brasil ainda há um grande mercado para ser explorado, uma linha de crédito muito grande e um mercado aquecido. Difícil não promover a venda de merd* à preços altos. E isso só é uma faceta do problema do ponto de vista do mercado. Se levarmos em conta outros fatores, veremos os outros motivos que fazem com que nossos produtos sejam caros e inferiores. Mas eu ACREDITO que a tendência é mudar - mesmo que lentamente. Mas isso é convicção minha.

O que não acho justo é culpar o atraso como obra da tecnologia flex. Isso não acho, porque tal tecnologia pode até ser fruto do atraso, mas nunca a vi como CAUSA dele.

No mais, conhecer tudo sobre tudo sempre será impossível. Portanto IGNORÂNCIA existe em todos mercados do mundo e em todos os setores - embora em patamares distintos. É aí que entra a publicidade (em sentido amplo) como fator aliado ao desejo de consumo.

Abração!

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Desculpe a total ignorância, pois os traseiras que dirigi foram apenas os chevettes e opalas da vida.

O que realmente muda na direção entre dianteira e traseira?

 

Muda tudo. Pode ver, não existe carro de alta performance com tração dianteira. Ou é traseira ou AWD. O carro fica muito mais equilibrado, as rodas dianteiras fazem o trabalho apenas de orientar a direção enquanto as traseiras fazem a tração. No carro de tração dianteira, quando mais potente, o carro tende a espalhar em uma acelerada mais forte. Isso acontecia com o Azera... por exemplo, quando eu saia de um posto de gasolina numa estrada, pisando forte, o carro puxava pra todo lado qdo passava naquelas imperfeições entre o acostamento e a pista. E não adianta falar que isso é culpa do Azera, pq ocorre em outros carros mais "refinados". Acabei de alugar um A4 TFSI na Alemanha e senti a mesma coisa.

É um pouco complicado de explicar. Como tem gente que acha q carro AWD é besteira... mas depois q pega uma serra com um... as coisas mudam!

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Acabei de alugar um A4 TFSI na Alemanha e senti a mesma coisa.

 

Fala mal mas paga pau !

 

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Eu entendo seu ponto de vista Xan, só que analiso por outro ângulo.

Sintetizando:

a) o fato dos nossos motores serem atrasados não é culpa da tecnologia flex;

b) mesmo antes de tal tecnologia o Brasil estava desconectados dos lançamentos mundiais;

c) esse quadro tem até se revertido nos últimos tempos - nossos carros estão mais atuais;

d) o mercado consumidor ainda é "estranho" não só pela ignorância, mas também pelo excessivo "aquecimento";

e) quando o mercado "esfriar" as empresas vão ter de fazer mágica para conquistar o consumidor;

 

Por isso, conjecturando, a Europa não é tão esclarecida como pensamos. Talvez porque o mercado esteja "saturado", somente com um diferencial pode-se obter sucessos nas vendas. Vendendo arroz com feijão não dá. Daí a maior demanda por investimentos tecnológicos. No Brasil ainda há um grande mercado para ser explorado, uma linha de crédito muito grande e um mercado aquecido. Difícil não promover a venda de merd* à preços altos. E isso só é uma faceta do problema do ponto de vista do mercado. Se levarmos em conta outros fatores, veremos os outros motivos que fazem com que nossos produtos sejam caros e inferiores. Mas eu ACREDITO que a tendência é mudar - mesmo que lentamente. Mas isso é convicção minha.

O que não acho justo é culpar o atraso como obra da tecnologia flex. Isso não acho, porque tal tecnologia pode até ser fruto do atraso, mas nunca a vi como CAUSA dele.

No mais, conhecer tudo sobre tudo sempre será impossível. Portanto IGNORÂNCIA existe em todos mercados do mundo e em todos os setores - embora em patamares distintos. É aí que entra a publicidade (em sentido amplo) como fator aliado ao desejo de consumo.

Abração!

Danilo, eu concordo com você em tudo o que foi exposto!

 

Acho que ficou um pouco confuso, minha menção ao atraso dos nossos carros e quanto a ignorância de nosso mercado e comprador foi porque você disse que falar que o mercado não é regulado seria cair na crítica das massas populacionais, no entanto ele não é! Eu só quis dizer que o motor flex não é sucesso por sua qualidade, e a aprovação do povo não atesta qualidade nenhuma, pois ele (ainda) é incapaz de julgar qualidade, falta informação.

 

Quando disse que não era totalmente culpa do consumidor, foi isso o que quis dizer. Existem MUITOS fatores por trás disso, carros são bens CAROS, o mercado está aquecido pela facilidade de crédito, o brasileiro nunca foi exemplo de povo contido nesse ponto (somos muito mais imediatistas do que nossos irmãos estrangeiros), a ignorância não é a única causa do que acontece.

 

Quanto ao motor flex, ele é mais consequência da período pelo que passamos do que uma causa. O mercado está tão inundado por compradores que, como você apontou acertadamente, as montadoras não precisam criar um diferencial para vender. Caso fosse de outra maneira, hoje a tecnologia flex estaria extinta ou já teria sido muito melhorada.

 

Por fim, entendo que não seja possível conhecer tudo de tudo, mas o básico deve ser conhecido a desembolsar uma quantia acima de 30mil em um bem de consumo, não concorda? Eu penso assim, não acho meu dinheiro no lixo (no momento, nem meu dinheiro é, mas enfim sauhashuas), pesquiso antes de comprar qualquer coisa!

 

Abração Danilo!

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