Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

TBorges

Caixa pequena para 01 Selenium Tornado???

Recommended Posts

Postado em

Olá galera, eu coloquei um Sub Selenium Tornado numa caixa com 60 lts interno com 2 dutos de 3' por 22 cm de comprimento, sendo tocado por um SSL EV3000D, só que estou achando q o som não está batendo forte, em alguns graves mais forte parece até q o sub ronca, como se já estivesse excursionando ao máximo, será q é a litragem da caixa ou o módulo não toca bem o sub???

Caracteristicas do módulo:

3000W Class D Mono-Block one Ohm Stable Amplifier, High/Low Crossover, Remote Subwoofer Level Control

One Ohm Stable Mono-Block

Strapping capability: Strap two amps together for twice the power (2 Ohm stable)

Variable low pass filter: 50 -150Hz

Variable subsonic filter: 15 - 40Hz

Variable 0 to +18dB Bass Boost

Phase shift selector: 0 or 180º

Variable input gain control

Input sensitivity selector

Power and protection LED indicators

Thermal, overload and speaker short protection

RCA Line Level inputs

RCA Line Outputs for system building

Chrome plated RCA connectors and screw terminals

Remote subwoofer level control

Frequency response: 20Hz - 250Hz (+/- 3dB)

Max power 1 ohm 3000W X 1

Max power 2 ohm 2200W X 1

RMS power 2 ohm 1700W X 1

MAX power 4 ohm 1500W X 1

RMS power 4 ohm 1200W X 1

Signal-to-noise ratio 105db

THD at RMS output 0.01%

Damping factor 125+

Dimensions (13” L x 10” W x 2-1/4” H)

Postado em

Esses módulo mono do Py pra trio é fria bicho, pois trabalham a 01 ohm, pra tocar woofers a 01 ohms vc precisa de 4 woofers de 04 ohms. Um amigo meu que tem um powertwo contou que um amigo dele comprou um roadstar agressive spl 3300rms por 900 e poucos reais pra tocar dois alpha khromus 18" 1000rms, e o 1 emprestou a caixa do 2 pra ligar no powertwo (2x800rms em bridge), e tocou igual.

Quer dizer, não adianta o cara comprar um módulo muito mais forte se não bater a impendancia, pois o módulo vai mandar menos potencia do que pode mandar.

Esse módulo seu deve estar mandando uns 300rms pro sub somente, pois ele é 04 ohms (o sub) e esse módulo vai manda uns 1000rms a 1 ohm.

Postado em

01 Tornado numa caixa com 80lts e 01 Taramps TA1600D 4ohm, será q eu consigo ter um som forte com apenas 01 Tornado???

Alguém poderia me da uma dica se vale a pena eu pegar logo um Taramps TA2700D, por enquanto eu colocaria ele pra tocar apenas 01 Tornado, pois em junho pegarei mais um Tornado e uma bateria mais forte, dai eu não iria precisar correr atras pra vender o TA1600D, e será q o TA2700D toca mais ou menos com uma bateria de 70amp até junho quando eu pegar outra bateria mais forte???

Postado em

Pode pegar o Ta-2700 sim, mas ja pega 2 ohms pra dpois casar a impedancia dos dois tornados... mas isso vc ja sabe neh.. Ah eu tenho um Ta1600 4 ohms em 1 HPX2150 e 70A de bateria comum, passa uma fome tocando o mesmo que meu SD1000.1d 4 ohms, e dura umas 3 hrs naum aumente o vol muito pq pode terminar com a vida do modulo. :legal:

Postado em

Pode pegar o Ta-2700 sim, mas ja pega 2 ohms pra dpois casar a impedancia dos dois tornados... mas isso vc ja sabe neh.. Ah eu tenho um Ta1600 4 ohms em 1 HPX2150 e 70A de bateria comum, passa uma fome tocando o mesmo que meu SD1000.1d 4 ohms, e dura umas 3 hrs naum aumente o vol muito pq pode terminar com a vida do modulo. :legal:

Blz miquim, eu vou pegar logo o TA2700 2ohm mesmo, e até eu colocar uma bateria maior pro módulo eu deixaria o ganho dele sempre na metade ou abaixo, até mesmo pq até lá ele só ira tocar 01 Tornado. Mas vc disse que qual módulo seu toca 3hs com uma bateria de 70A???

Postado em

o Ta-1600 ja tocou 3 hrs, monitorando a queda da voltagem pra naum cair mais que 10.8v,(antes estava em 12.4V) pelo pioneer golfinho 7880.. e o stx62 tava cortando em 60hz, se deixar passar subgrave pelos 45hz acho que nem dura 1h30 :rolleyes:.

Postado em (editado)

Tborges, eu tive um tempo e simulei a Cx de 60L livres pra voce, eh o Tornado 15`` 1100RMS certo? Deu sintonia de caixa muuito baixa 40,25Hz isso eh abaixo da FS do tornado que eh de 41Hz onde o cone ja tem dificuldade de tocar, o certo seria uma sintonia entre 50 e 55Hz pra ficar mais audivel pra fora, tambem notei que passou do deslocamento do cone o max ta 7,75mm no manual e na simulacao de caixa deu 7.91mm, tambem passou do limite na velocidade do ar no duto que seria de 35m/s no maaaximo e o teu simulado deu 42,1m/s (duto soprando muito). Coloque ai as medidas da caixa e a espessura da madeira pra ver se realmente tem 60L LIVRES! :rolleyes:

A esqueci! A F3 esta em 50,83Hz (onde a caixa comeca a parar de responder) ou seja tem bastante coisinhas errdas ai hehe

Editado por Miquim
Postado em (editado)

Tborges, eu tive um tempo e simulei a Cx de 60L livres pra voce, eh o Tornado 15`` 1100RMS certo? Deu sintonia de caixa muuito baixa 40,25Hz isso eh abaixo da FS do tornado que eh de 41Hz onde o cone ja tem dificuldade de tocar, o certo seria uma sintonia entre 50 e 55Hz pra ficar mais audivel pra fora, tambem notei que passou do deslocamento do cone o max ta 7,75mm no manual e na simulacao de caixa deu 7.91mm, tambem passou do limite na velocidade do ar no duto que seria de 35m/s no maaaximo e o teu simulado deu 42,1m/s (duto soprando muito). Coloque ai as medidas da caixa e a espessura da madeira pra ver se realmente tem 60L LIVRES! :rolleyes:

A esqueci! A F3 esta em 50,83Hz (onde a caixa comeca a parar de responder) ou seja tem bastante coisinhas errdas ai hehe

Miquim, este final de semana eu troquei a caixa por uma de 80lts, com duto retangular de 4cm x 39cm e 18 cm de comprimento, eu acho q o som deu até uma melhorada, se vc puder simula pra mim quando tiver um tempinho, eu agradeceria, e me diz como ficou, vlw. Meu unico problema por enquanto eu acho q é o modulo mesmo, pois eu só vou pegar o Taramps no inicio do mes.

Editado por TBorges
Postado em (editado)

Bom se forem 80L Livres.. ficou boa a resposta da caixa, FB= sintonia da caixa esta em 50Hz praticamente, a velocidade do ar no duto esta dentro do limite se cortar o subsonico em 50Hz pelo Ta-2700 ficaria 35m/s isso ja eh considerdo sopro mas ainda aceitavel e o deslocamento do cone ficou em 7.88mm pouca coisa acima do permitido q eh de(7.75mm).

Agora se forem 80L Brutos (sem descontar falante e dutos)

a FB = ficaria em 53.39Hz, velocidad do ar no duto continua em 35m/s e deslocamento do cone em 7,57mm (dentro do limite) axo que esta 2a opcao eh a melhor.

O problema que seu SSL naum deve ter Subsonic 50hz. Isso ajuda o falante a roncar deve ta matando ele nos 40hz O.O

Resposta em Decibeis deu:

Antiga Cx 60L......Atual cx de 80L

50HZ - 121dB........50HZ - 124dB

60HZ - 123dB........60HZ - 126dB

80HZ - 127dB........80HZ - 128dB

100HZ- 129dB........100HZ- 130dB

Lembrando que 3dB eh o dobro da potencia

Editado por Miquim
Postado em

Bom se forem 80L Livres.. ficou boa a resposta da caixa, FB= sintonia da caixa esta em 50Hz praticamente, a velocidade do ar no duto esta dentro do limite se cortar o subsonico em 50Hz pelo Ta-2700 ficaria 35m/s isso ja eh considerdo sopro mas ainda aceitavel e o deslocamento do cone ficou em 7.88mm pouca coisa acima do permitido q eh de(7.75mm).

a FB = ficaria em 53.39Hz, velocidad do ar no duto continua em 35m/s e deslocamento do cone em 7,57mm (dentro do limite) axo que esta 2a opcao eh a melhor.

O problema que seu SSL naum deve ter Subsonic 50hz. Isso ajuda o falante a roncar deve ta matando ele nos 40hz O.O

Eh Miquim, te agradeço mais uma vez pela ajuda cara, minha caixa realmente tá batendo 80lts sem descontar duto e sem descontar o volume ocupado pelo falante, que ai ela deve cair mais ou menos pra uns 70lts brutos, mas vou aproveitar que agora no inicio desse mes vou pegar o outro modulo e mando fazer uma caixa um pouquinho maior, quero tirar o maximo de proveito do alto falante, vc acha que devo fazer com 90lts ou 100lts??? esses volumes sem descontar duto e volume q o falante ocupa. vlw.

Postado em

Eh Miquim, te agradeço mais uma vez pela ajuda cara, minha caixa realmente tá batendo 80lts sem descontar duto e sem descontar o volume ocupado pelo falante, que ai ela deve cair mais ou menos pra uns 70lts brutos, mas vou aproveitar que agora no inicio desse mes vou pegar o outro modulo e mando fazer uma caixa um pouquinho maior, quero tirar o maximo de proveito do alto falante, vc acha que devo fazer com 90lts ou 100lts??? esses volumes sem descontar duto e volume q o falante ocupa. vlw.

Postado em

Teu duto esta ocupando 3,30L e o falante 7,04L, quanto a litragem, se aumentar para 90L brutos ira ganhar na simulacao 1dB nos 50Hz e perdera 1 dB nos 100Hz a velocidade do ar no duto ira para 34m/s e deslocamento do cone ja passando do limite 8,12mm...Com 100L brutos ira ganhar tambem 1dB nos 50Hz e perdera 1dB nos 100Hz velocidade do ar para 33m/s e passar do deslocamento do cone 8,13mm.

Ou seja o duto iria parar de soprar mas o sub iria excursionar um pouco mais passando do manual, tambem iria perder grave de ataque tocando mais subgrave ao redor do carro mas naum mandando tao longe. Isso eh um simulado vc poderia pegar a opiniao de quem ja possui tornado que tem aos montes no forum, eu mesmo acho que um so fica mais pra som ao redor do carro e pra dentro.

Postado em

Teu duto esta ocupando 3,30L e o falante 7,04L, quanto a litragem, se aumentar para 90L brutos ira ganhar na simulacao 1dB nos 50Hz e perdera 1 dB nos 100Hz a velocidade do ar no duto ira para 34m/s e deslocamento do cone ja passando do limite 8,12mm...Com 100L brutos ira ganhar tambem 1dB nos 50Hz e perdera 1dB nos 100Hz velocidade do ar para 33m/s e passar do deslocamento do cone 8,13mm.

Ou seja o duto iria parar de soprar mas o sub iria excursionar um pouco mais passando do manual, tambem iria perder grave de ataque tocando mais subgrave ao redor do carro mas naum mandando tao longe. Isso eh um simulado vc poderia pegar a opiniao de quem ja possui tornado que tem aos montes no forum, eu mesmo acho que um so fica mais pra som ao redor do carro e pra dentro.

Então resumindo tudo Miquim pra agente encerrar, pela sua simulação minha caixa está com uma boa resposta pra 01 Tornado 15', oq falta mesmo agora é eu resolver se vou pegar o Taramps 1600 4ohm, ou o 2700 2ohm caso depois eu venha colocar outro Tornado, Certo??? Eu particularmente estou até gostando do som que ele tá dando com o SSL EV3000D, e acredito que deva melhorar também depois q trocar pelo Taramps, vc acha que melhora???

Postado em

É relativo amigo, pois quem usa dutada ela já é limitada para toca aberto e voltado para subgrave eu mesmo fiz agora uma hb1505c1 com 1,15cm total como original eles (tornado de 15) e digo está dando mais de 120 metros o grave, enquanto uma dutada uns 15 metros e com eros sds uns 30 metros então vai do projeto. Já tive o mesmo numa manifold e tocava uns 45 metros com eros 75 metros.

Sim esta caixa deve ser sensasional, se o amigo tiver uma pickup pq sao 115 x 45cm para apenas um alto falante, embora os 83,20cm da ``corneta`` da caixa amplifique la pelos 415Hz de acordo com o calculo de comprimento de onda.

Postado em

Sim TBorges melhora pq da mais potencia pro tornado, mais ainda se utilizar um crossover, eu corto meu HPX2150 em 50Hz 24db/8a e aumento o grave +6db de 50 a 110hz isso quando to com bateria extra...da mais pegada mas naum faz milagre pois estamos falando de apenas 1 de 15``.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...