Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

Pessoal, comprei um Questo 10" bob dupla 2 ohms. A ideia é tambem amplificar cercade 700W de um AudioArt 400.2.

Minha caixa é modelada tambem, e tem 32 litros internos. A abertura do duto é de 3" e hoje tem 45cm. Qual comprimento de duto eu deveria deixar para que eu tenha uma boa velocidade em rock, com pedais duplos e uma boa pegada tambem em hip hop das antigas?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabricando na China, um W7 não deve custar mais que $40.

São modelos de negócio completamente diferentes, JL é uma marca conceituada... e por isto tudo a margem de lucro é BEM maior.

Não entra matemática aí. Entra produto A e B.

Não tem mágica também. Existe um produto bem projetado e um mal projetado. JL prima pelo bom projeto, mas não existe SEGREDO, alquimia, nem nada. Existe projeto.

Portanto, não há a mínima razão pra dizer que "não dá".

mesmo assim KBL!!!! eu estou com um 8w3v3!!! e posso falar e um absurdo!!!! com apenas 140 rms!!! se o questo for melhor em tudo! ele vai dominar o mundo!!! e os numeros nao falam isso!!! um f3 em mais de 40hz!!!!!!!!!!!!!! e um absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! nao vai descer!!!! se comparar numeros ! ( que e o que temos para comparar sem os subs!) ele toma muito pau do JL!!!! mais e como eu falei!!! o JL custa 3 ou ate 5 vezes o valor do questo!!!!!!!!! nao queria comparar por isso!!!! porem a comparaçao partiu de voce! ( com todo respeito) e tentei ficar quieto! mais quando vi os numeros nao deu pra aguentar!!!!

a questo poderia mandar um de 10 bobina dupla de 4ohms que eu monto uma caixa no padrao que me passarem , ai testo com o audiophonic hta1 com cabos bons bem alimentado ( voce sabe meu set!) ai agente compara com meu JL 8w3!! e ve!!! seria bom se tivesse mais alguem do rio para dividir opnioes!! e depois do teste eu devolvo o questo!!! pago a caixa que pra mim nao sai cara do meu bolso! !!!! que ai o pessoal do rio podera falar!!! aqui tem o rick ( mais ele fica meio longe) o pad e o rapha , sei que tem mais !! mais eu nao tenho contato!!!

que ai podemos ter uma real comparação deles!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo assim KBL!!!! eu estou com um 8w3v3!!! e posso falar e um absurdo!!!! com apenas 140 rms!!! se o questo for melhor em tudo! ele vai dominar o mundo!!! e os numeros nao falam isso!!! um f3 em mais de 40hz!!!!!!!!!!!!!! e um absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! nao vai descer!!!! se comparar numeros ! ( que e o que temos para comparar sem os subs!) ele toma muito pau do JL!!!! mais e como eu falei!!! o JL custa 3 ou ate 5 vezes o valor do questo!!!!!!!!! nao queria comparar por isso!!!! porem a comparaçao partiu de voce! ( com todo respeito) e tentei ficar quieto! mais quando vi os numeros nao deu pra aguentar!!!!

a questo poderia mandar um de 10 bobina dupla de 4ohms que eu monto uma caixa no padrao que me passarem , ai testo com o audiophonic hta1 com cabos bons bem alimentado ( voce sabe meu set!) ai agente compara com meu JL 8w3!! e ve!!! seria bom se tivesse mais alguem do rio para dividir opnioes!! e depois do teste eu devolvo o questo!!! pago a caixa que pra mim nao sai cara do meu bolso! !!!! que ai o pessoal do rio podera falar!!! aqui tem o rick ( mais ele fica meio longe) o pad e o rapha , sei que tem mais !! mais eu nao tenho contato!!!

que ai podemos ter uma real comparação deles!!!!!

Assim o klb comparou e achou os 2 subs similares, o que tem demais nisso? Um sub brasileiro que custa R$ 300,00 não pode estar no mesmo patamar que um JL? Man, eu acho o seguinte, você conhece os 2 subs testados? Se sim a tua opinião é válida, caso contrário é apenas preconceito.

Se a Questo vendesse seus subs pelo triplo do preço você acreditaria que eles são do mesmo patamar do JL?

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, cheiro de desafio...

Bom, acredito que as coisas não são assim, comparar um com outro. Mas usar o top como referencia.

Para mim o que vale realmente é a relação custo/beneficio. E nisso com certeza os Questo não deixam a desejar!

Compartilhar este post

Link para o post

kbl voce e um cara com um bom criterio aqui!!! porem na minha visao ( nunca escutei um questo!) nao acho que teria como um sub de 300 reais VENDA! ser melhor que um sub top de linha!!! os nar que sao hj os melhores do brasil para spl , nao chagam perto dos JL!!!!!! e isso que estou falando!!! para ser vendido por 300 reais ele custa no maximo uns 100 reais ate uns 150 reais!!! por ser lançamento e trabalhar com uma margem de lucro reduzida para atrair clientes!! entao posso nao ter base por nao ter ouvido o questo mais a matematica nao bate!!!!! pode ser que o questo esta melhor no seu set porem nao acho que e melhor que o \JL

tenho o JL 8w3v3 novo! e falo. ele e magico!!!! nao acreditei que uma coisinha da quele tamanho era capaz de fazer aquilo tudo!!! e o pior!!! recebendo apenas 140rms!!! esta o video no meu topico !! pode ver!!!!! estou ma baseando nisso!!! em mera matematica!!!!

Não não, o custo que gera projetar um falante, fabricar as peças, montar, enviar, dar garantia, nota fiscal tudo nos trinques...não é qualquer 100,00 passa longe longe disso.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Só para explicar meu comparativo, eu tenho um questo e tenho um 10w1v2 (ambos meus, não são emprestados para testes). O questo com 350wrms custou R$ 369,00 o JL com 300wrms custou R$ 550,00 ambos novos com garantia e NF, o JL comprei em uma loja, o questo direto do fabricante.

O Questo demora para subir, o F3 é alto, em resultado tem picos ou chega no "0" em 60hz. Não quero pico em 50 e 60hz, quero flat de 40 ou antes. Eu corto em 50hz LPF e não desejo uma caixa de 90 litros.

É prática, não é achismo, ou vou ter que selar a caixa e meter headroom com forca para descer, e ainda dar um tapa no EQ em 20 ou 30hz.

Quando pedi um gráfico do simulador do fabricante, não recebi grafico de transferência de magnitude, recebi de SPL em geral. Agora aplica um cross 12db/8 em 50hz. Mata o Sub, nem chegou a subir e já cai.

Se eu abrir o LPF para 60hz ele embola.

Amigos, minhas analises acima são construtivas, principalmente porque o Fabricante está acompanhando aqui, e acho que este é o proposito da existência do forum, debater as coisas.

Editado por Felzero

Compartilhar este post

Link para o post

eu vou ser sincero, eu não curto a f3 alta dos questo, tendencia a formar um pico acima da Fb em simulações etc. (sim, sim, eu sei que as simulações de softwares simples não são super precisas, mas dão um norte)

Compraria um para colocar em LT pq ele tem parâmetros pra isso e é um sub focado em timbre natural, na LT eu sei que consigo tirar resposta de subgraves dele, ele tem parâmetro pra descer na LT...

pra selada com corte baixo (igual o Kleber ta fazendo) ele pode ser uma boa, mas sabendo que o SPL não vai ser compatível com a potência aplicada, pq vai-se escutar o sub na faixa ja bastante atenuada pela caixa!

Agora, pra ter um sub FORTE mesmo e que desça bem nos subgraves, EU não apostaria antes de ouvir pessoalmente! Posso me surpreender, mas POR ENQUANTO não tenho informações que me levem a crer que ele seja a melhor opção para subgrave forte!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Só para explicar meu comparativo, eu tenho um questo e tenho um 10w1v2 (ambos meus, não são emprestados para testes). O questo com 350wrms custou R$ 369,00 o JL com 300wrms custou R$ 550,00 ambos novos com garantia e NF, o JL comprei em uma loja, o questo direto do fabricante.

O Questo demora para subir, o F3 é alto, em resultado tem picos ou chega no "0" em 60hz. Não quero pico em 50 e 60hz, quero flat de 40 ou antes. Eu corto em 50hz LPF e não desejo uma caixa de 90 litros.

É prática, não é achismo, ou vou ter que selar a caixa e meter headroom com forca para descer, e ainda dar um tapa no EQ em 20 ou 30hz.

Quando pedi um gráfico do simulador do fabricante, não recebi grafico de transferência de magnitude, recebi de SPL em geral. Agora aplica um cross 12db/8 em 50hz. Mata o Sub, nem chegou a subir e já cai.

Se eu abrir o LPF para 60hz ele embola.

Amigos, minhas analises acima são construtivas, principalmente porque o Fabricante está acompanhando aqui, e acho que este é o proposito da existência do forum, debater as coisas.

É o que eu esperava a partir das simulações, pico acima dos 50Hz, decaimento rapido pra trás disso na dutada... mas elas são erradas, os softwares de simulação não dão uma resposta realista... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

É o que eu esperava a partir das simulações, pico acima dos 50Hz, decaimento rapido pra trás disso na dutada... mas elas são erradas, os softwares de simulação não dão uma resposta realista... :unsure:

Mas dão um "norte"...

Compartilhar este post

Link para o post

gente acho que ideia inicial nao eh comparar o questo com um JL..

no meu ponto de vista o JL tem um dos timbres mais bonitos que ouvi.. e a proposta do questo era um meio termo, nao?

vi o Yamane usando como norte um modelo da RE.. acho que seria mais prudente "comparar" com o mesmo e nao com os JL da vida..

Compartilhar este post

Link para o post

Essa questão da F3 "alta" eu acho que tem total relação com o método de extração dos parâmetros.

Pra quem não entendeu, o método tradicional de extração dos parâmetros se faz com o cone praticamente PARADO. Ou seja, o cone não se move nem meio milímetro. É feito com 0,1 volt sobre a bobina, às vezes um pouco mais se o falante for muito pesado. Ou seja, falamos em tirar parâmetros de funcionamento com APENAS 0,002 watts. É uma situação onde a aranha sequer está em uma zona de carga linear, é a área mais "solta" dela, e por isto os números são completamente diferentes dos parâmetros verdadeiros, onde o cone se move.

O que a Questo está fazendo é medir com 10 volts RMS (se não me engano, li em algum lugar) , ou seja, falamos em parâmetros REAIS de uso, cone se movendo. Nesta situação, todos os parâmetros mudam para PIOR.

Vou dar uma sugestão à fábrica, que acho que ajudará mais... tirar os parâmetros pelo método tradicional, e deixar os parâmetros pelo método de tensão constante disponíveis para quem deseja fazer uma simulação mais completa. Assim fica mais fácil pra quem quiser comparar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, comprei um Questo 10" bob dupla 2 ohms. A ideia é tambem amplificar cercade 700W de um AudioArt 400.2.

Minha caixa é modelada tambem, e tem 32 litros internos. A abertura do duto é de 3" e hoje tem 45cm. Qual comprimento de duto eu deveria deixar para que eu tenha uma boa velocidade em rock, com pedais duplos e uma boa pegada tambem em hip hop das antigas?

Marcus, te recomendo um duto com 30cm. :legal:

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já tá amaciado? O meu deu uma grande diferença depois de amaciado. Mudou muito mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa questão da F3 "alta" eu acho que tem total relação com o método de extração dos parâmetros.

Pra quem não entendeu, o método tradicional de extração dos parâmetros se faz com o cone praticamente PARADO. Ou seja, o cone não se move nem meio milímetro. É feito com 0,1 volt sobre a bobina, às vezes um pouco mais se o falante for muito pesado. Ou seja, falamos em tirar parâmetros de funcionamento com APENAS 0,002 watts. É uma situação onde a aranha sequer está em uma zona de carga linear, é a área mais "solta" dela, e por isto os números são completamente diferentes dos parâmetros verdadeiros, onde o cone se move.

O que a Questo está fazendo é medir com 10 volts RMS (se não me engano, li em algum lugar) , ou seja, falamos em parâmetros REAIS de uso, cone se movendo. Nesta situação, todos os parâmetros mudam para PIOR.

Vou dar uma sugestão à fábrica, que acho que ajudará mais... tirar os parâmetros pelo método tradicional, e deixar os parâmetros pelo método de tensão constante disponíveis para quem deseja fazer uma simulação mais completa. Assim fica mais fácil pra quem quiser comparar.

Kleber, mas o qts, qms, qes, Fs e Vas divulgados não tem diferença, ou tem? Tem os parâmetros não lineares, mas ele são "extra" pelo que eu entendi, os parâmetros padrão, simples, continuam sendo os mesmos, correto?

Pelo menos é isso que eu entendi! quando lança só os parâmetros divulgados o sub tem a F3 alta independente do método de simulação! Agora, se mesmo os parametros basicos mudam na medição da Questo, ai retiro tudo que eu disse, seria comparar laranjas com maçãs e realmente só mesmo com o equipamento (ou as informações pelo mesmo método) em mãos pra falar alguma coisa!

o amaciamento influencia MUITO na resposta, com certeza!

Compartilhar este post

Link para o post

Achava que obteria uma resposta do fabricante, indicando outro tipo de caixa, uma simulação...

Mas não, recomendaram a caixa do manual, nem sei pq vim perguntar..

Vou me virar sozinho e depois posto as impressões.

EDIT: Se eu fosse fazer a caixa do manual, eu não iria vir aqui né? ;)

Editado por Lucas Rossi

Compartilhar este post

Link para o post

Sub, todos os parâmetros mudam, especialmente o Q. Q mecânico muda (já que a elasticidade da aranha nunca é constante, e isto é desejável em certo ponto), Q elétrico muda (já que a bobina agora se desloca no campo!). Até a Fs muda.

Basta ver que qualquer manual sério sobre levantamento de parâmetros recomenda expressamente NÃO deixar o cone se mover, pois vai alterar a leitura. O que a LMS fez foi padronizar a medição com cone em movimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao todo são 16 curvas por falante, variando potência, massa e temperatura. Medindo curvas de tensão e corrente. As potências variam entre 1W e 50W. Totalizando 48 parâmetros lineares e não lineares. ;)

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a questões poderia inovar e colocar no manual os parâmetro estilo o americano!!! Para poderemos comparar c coisas boas!

Compartilhar este post

Link para o post

Achava que obteria uma resposta do fabricante, indicando outro tipo de caixa, uma simulação...

Desculpa Lucas, o tópico foi tomando outro rumo e eu acabei esquecendo de te responder.

Pensei em pelo menos 65L, fb entre 27~31hz.

Queria uma caixa com a F3 nos 30hz...

A questão é que eu não sei como fazer uma caixa que atenda as suas especificações acima! pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa Lucas, o tópico foi tomando outro rumo e eu acabei esquecendo de te responder.

A questão é que eu não sei como fazer uma caixa que atenda as suas especificações acima! pasmafaute

Tranquilo...

Após o amaciamento, como fica a resposta do sub? Eu ouvi o de 2x15" na caixa do manual e COM CERTEZA a F3 não é 45hz não...

E os subs estavam duros, primeiro dia ligado, agora devem estar descendo mais ainda.

Vocês não tem a curva de resposta no manual do sub? Nem no site? To procurando aqui...

Vou arriscar na caixa do manual e confiar em vocês, já que os 15", na prática essa F3 de 45hz não é aqui nem na china hahahaha.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

a mesma coisa a bravox fez comigo na epoca do e2k

Compartilhar este post

Link para o post

Não não, o custo que gera projetar um falante, fabricar as peças, montar, enviar, dar garantia, nota fiscal tudo nos trinques...não é qualquer 100,00 passa longe longe disso.

Abraços

sim!!!!!!!!!!1

mais nao levei isso em conta e ja estava estranho o calculo!! imagina levando isso em conta?????????????????????

como o proprio kbl falou!!!!! " o forte da JL e o preojeto" entao, quantas vezes a mais e mais cara que o da questo????

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a questões poderia inovar e colocar no manual os parâmetro estilo o americano!!! Para poderemos comparar c coisas boas!

Perfeito pessoal, é isso que a gente precisa ouvir de vocês pra chegarmos em um meio termo. A gente SABE que não é possível todo mundo adquirir o LEAP mas que fique claro que não estamos condenando os outros softwares mais simplistas até porque eu também já simulei muita caixa com eles.

Vamos tentar um jeito de fazer eles se conversarem!

Abração! hand26

Compartilhar este post

Link para o post

eu vou ser sincero, eu não curto a f3 alta dos questo, tendencia a formar um pico acima da Fb em simulações etc. (sim, sim, eu sei que as simulações de softwares simples não são super precisas, mas dão um norte)

Compraria um para colocar em LT pq ele tem parâmetros pra isso e é um sub focado em timbre natural, na LT eu sei que consigo tirar resposta de subgraves dele, ele tem parâmetro pra descer na LT...

pra selada com corte baixo (igual o Kleber ta fazendo) ele pode ser uma boa, mas sabendo que o SPL não vai ser compatível com a potência aplicada, pq vai-se escutar o sub na faixa ja bastante atenuada pela caixa!

Agora, pra ter um sub FORTE mesmo e que desça bem nos subgraves, EU não apostaria antes de ouvir pessoalmente! Posso me surpreender, mas POR ENQUANTO não tenho informações que me levem a crer que ele seja a melhor opção para subgrave forte!

mais voce mesmo falou no seu topico das LTs voce deu como parametro xmax de no minimo 10mm e f3 em de 30 p baixo!!! ou eu estou viajando?

Compartilhar este post

Link para o post

mais voce mesmo falou no seu topico das LTs voce deu como parametro xmax de no minimo 10mm e f3 em de 30 p baixo!!! ou eu estou viajando?

Fs, não F3.

Fs dos Questos é baixinha, do jeito que eu gosto [¨]

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...