Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

é muito bacana participar de algo que esta sendo construido.. (mesmo que como espectador)..

e olha.. um falante de 300 a 400 rms com 24mm de xmax sera algo incrivel ein!

parabens pessoal da Questo!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gledson,

A ideia de ter publicado no fórum foi justamente para que contássemos com a participação de vcs no desenvolvimento, pois isso é muito importante para nós que temos o fórum como uma família.

Na verdade teremos 24mm de Xlim, ou seja, o máximo de deslocamento mecânico suportado pelo sistema móvel, o Xmax terá algo em torno de 10mm.

Não tem necessidade do produto ter um elevado Xmax em função da sua potência, já que para isso ele precisaria de muito mais controle e mais força motora, o que resulta em conjunto magnético grande e caro para nossa realidade brasileira.

Carlo_Almeida,

Continuaremos postando, fiquem de olho.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Legal comentar o lance do QTS, pois todo mundo acha que o melhor SUB é aquela que tem um SUPER BL e um Minúsculo QTS... e no final das contas isso resulta em um falante de pancadão, não um SUB-WOOFER rsrsrs

Mas isso é que é o ideal, Guto. Não é TUDO, mas é o ideal. Claro que um bom falante parte do correto casamento entre o trabalho de cada parte, e nem sempre um Qts alto seja RUIM. Pelo contrário, há ocasiões onde é até interessante, desde que o range de resposta seja bem pensado. Pancadão pede um Q mecânico absurdo.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Gledson,

A ideia de ter publicado no fórum foi justamente para que contássemos com a participação de vcs no desenvolvimento, pois isso é muito importante para nós que temos o fórum como uma família.

Na verdade teremos 24mm de Xlim, ou seja, o máximo de deslocamento mecânico suportado pelo sistema móvel, o Xmax terá algo em torno de 10mm.

Não tem necessidade do produto ter um elevado Xmax em função da sua potência, já que para isso ele precisaria de muito mais controle e mais força motora, o que resulta em conjunto magnético grande e caro para nossa realidade brasileira.

Carlo_Almeida,

Continuaremos postando, fiquem de olho.

Abraço,

RenanLopes

O que me preocupa no mercado brasileiro é tamanho de caixa! Lembra dos NAR de 125W de 10" com caixa de 70L?

Um falante forte de subgrave, com caixas pequenas, mesmo que não subisse muito, seria algo bem interessante! Exemplo gringo tem os Alpine das linhas de 2009-2010, os Type-S e Type-X em especial, alto Xmax, subgrave fortíssimo, e caixas minúsculas... claro, a faixa de resposta era bem limitada, era falante pra cortar em 50Hz mesmo, mas pra baixo disso eles dominavam, com caixinhas de 20L!

Algo nesse sentido no mercado brasileiro cairia MUITO bem!

Compartilhar este post

Link para o post

Tô só esperando as novidades! :legal:

um pra cada um de vcs aí: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Sub,

Na verdade todos nos sabemos que um subwoofer ideal é um cobertor curto, temos que sacrificar de um lado para ter de outro. Para ter um bom desempenho em baixas frequências e ainda assim ter um bom SPL, o produto acaba ficando com um alto VAS, mas que será contornado via Qts, para que o resultado final seja satisfatório em caixas pequenas. São algumas dessas características, citadas por ti, que fazem o custo do produto ir lá pra cima. Será que o mercado brasileiro está disposto a pagar por isso? Então temos que buscar um meio termo, e estamos nos esforçando para conseguir isso.

Chitola,

Muito obrigado!

Fica atento que iremos publicar mais novidades ainda essa semana.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso é que é o ideal, Guto. Não é TUDO, mas é o ideal. Claro que um bom falante parte do correto casamento entre o trabalho de cada parte, e nem sempre um Qts alto seja RUIM. Pelo contrário, há ocasiões onde é até interessante, desde que o range de resposta seja bem pensado. Pancadão pede um Q mecânico absurdo.

Kleber,

É como comentei pro Sub agora a pouco.. Acaba virando um cobertor curto acertar um falante ideal, pois isso depende da necessidade de cada um. Falantes com Qts alto gera um som retumbante e buscas as frequências baixas que muitos brasileiros gostam, mas para que o mesmo não precise de caixas enormes e ainda assim mantenha o controle do sistema móvel, e a boa resposta a transientes, ele precisa ter uma compliância baixa que resulte em VAS baixo. Só que dentro dessas características, ele acabará perdendo eficiência para que busque Fs baixa aumentando o peso do sistema móvel. Um falante controlado em caixa relativamente pequena e que busque baixas frequências com uma boa sensibilidade não sai nada barato!

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber,

É como comentei pro Sub agora a pouco.. Acaba virando um cobertor curto acertar um falante ideal, pois isso depende da necessidade de cada um. Falantes com Qts alto gera um som retumbante e buscas as frequências baixas que muitos brasileiros gostam, mas para que o mesmo não precise de caixas enormes e ainda assim mantenha o controle do sistema móvel, e a boa resposta a transientes, ele precisa ter uma compliância baixa que resulte em VAS baixo. Só que dentro dessas características, ele acabará perdendo eficiência para que busque Fs baixa aumentando o peso do sistema móvel. Um falante controlado em caixa relativamente pequena e que busque baixas frequências com uma boa sensibilidade não sai nada barato!

Abraço,

RenanLopes

PESSOALMENTE eu sacrificaria sensibilidade pela resposta! E eu acho que no SQ isso seria bem aceito! Hoje em dia é relativamente barato ter um amplificador de 500W ou mais para subwoofer, o que torna bem mais fácil usar um sub parrudo, mesmo que seja fraco em sensibilidade, já que o nível de SPL exigido para SQ não é alto! É mais ou menos assim, ao invés de usar 1 sub de 250RMS com 89 de sensibilidade, usa um de 500W com 86dB de sens... esses 250W a mais de amplificador, hoje em dia, costumam sair bem mais em conta que os 3 dB a mais de sensibilidade no sub!

Eu não manjo muito disso, mas eu creio que seja mais barato fazer um sub de 500W que desça bem, mas com pouca sens, que um de 250W que também desça bem, e com uma sensibilidade alta... tudo isso como "o mesmo VAS", digamos assim, ou seja, que ambos usem caixas pequenas. Resumindo, eu acho que potencia suportada é mais barato que sensibilidade pra se fazer...

Compartilhar este post

Link para o post

PESSOALMENTE eu sacrificaria sensibilidade pela resposta! E eu acho que no SQ isso seria bem aceito! Hoje em dia é relativamente barato ter um amplificador de 500W ou mais para subwoofer, o que torna bem mais fácil usar um sub parrudo, mesmo que seja fraco em sensibilidade, já que o nível de SPL exigido para SQ não é alto! É mais ou menos assim, ao invés de usar 1 sub de 250RMS com 89 de sensibilidade, usa um de 500W com 86dB de sens... esses 250W a mais de amplificador, hoje em dia, costumam sair bem mais em conta que os 3 dB a mais de sensibilidade no sub!

Eu não manjo muito disso, mas eu creio que seja mais barato fazer um sub de 500W que desça bem, mas com pouca sens, que um de 250W que também desça bem, e com uma sensibilidade alta... tudo isso como "o mesmo VAS", digamos assim, ou seja, que ambos usem caixas pequenas. Resumindo, eu acho que potencia suportada é mais barato que sensibilidade pra se fazer...

Concordo, e outra não sei se estou enganado, mas em um projeto já "quase feito" podemos mudar como tipo fazer ele descer melhor, abaixando a FS, que uma alternativa é adicionar massa ao cone, acontece que isso abaixa a sensibilidade também ! E isso pode ser corrigido aplicando um headroom !

Excelentes sub's para SQ, tem sensibilidade baixa, vários subwoofer's voltado pra subgrave também tem sensibilidade baixa, apesar de dar um diferença significativa tendo uma sensibilidade mais alta, eu também sacrificaria mais a sensibilidade pra ter boa resposta !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

xerem,

Com certeza casará, pois teremos versões de bobinas duplas de 2 e 4 ohms.

Abraço,

RenanLopes

Vou segurar o projeto aqui... Quando tiver para vender se possível avisa a conta que vou querer 1 de 10"... [¨]

E se tiver um kit duas vias de 6" nos planos para pelo menos o mês de maio vou querer também.

Excelente iniciativa dos colegas, produtos de qualidade e feitos aqui, não encomendados da china com um nome qualquer.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, um bom produto precisa ter TODOS os parâmetros bons [¨]

Fazer um produto somente com o Qts bom, é fácil... Fazer um produto só com o Fs bom, é fácil... Fazer um produto só com o Vas bom, é fácil... Fazer um produto só com uma boa sensibilidade, é fácil!

O difícil é fazer com que TODOS os principais parâmetros sejam bons.

E é isso que nós iremos entregar a vocês! :rolleyes:

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, um bom produto precisa ter TODOS os parâmetros bons [¨]

Fazer um produto somente com o Qts bom, é fácil... Fazer um produto só com o Fs bom, é fácil... Fazer um produto só com o Vas bom, é fácil... Fazer um produto só com uma boa sensibilidade, é fácil!

O difícil é fazer com que TODOS os principais parâmetros sejam bons.

E é isso que nós iremos entregar a vocês! :rolleyes:

hand26

Com certeza, Yamane! Mas é como o Renan disse, é sempre um cobertor curto, quando se coloca CUSTO na equação! Você tem uma "qualidade maxima permitida pelo custo" pra que o produto tenha um certo valor (acessível, não exagerado), aí vai do projeto pra que lado o projeto vai, se para o lado da eficiência e sensibilidade, ou para a resposta de subgraves!

Eu confio muito no produto de vocês pq todos tem noção de que subwoofer é pra subgrave, e SPL em 70 Hz certamente não vai ser o foco!

Eu estava comentando de maneira genérica! Eu toparia menos sensibilidade com resposta de subgraves melhor, se fosse pra ter que escolher!

Compartilhar este post

Link para o post

o Yamana chamou na responsa agora...

O.O

É o mínimo que devemos oferecer []-[]

Um sub com excelente resposta em subgraves, caixas de volume nada exagerado, e uma eficiência decente.

Se for para ter somente uma dessas características, não teria sentido dizer que a QUESTO AUDIO veio para fazer diferente :legal:[¨]

Um abraço hand26

Compartilhar este post

Link para o post

É o mínimo que devemos oferecer []-[]

Um sub com excelente resposta em subgraves, caixas de volume nada exagerado, e uma eficiência decente.

Se for para ter somente uma dessas características, não teria sentido dizer que a QUESTO AUDIO veio para fazer diferente :legal:[¨]

Um abraço hand26

AÍ SIM! agora eu vi vantagem!

E como vão os projetos em relação a woofers de 5~6"? Possibilidade de algum 3 vias, possibilidade de componentes separados (midbass/midrange/tweeter separadamente)..???

Compartilhar este post

Link para o post

bah, não me digam que tb vão começar a fazer equipamentos pra 3 vias... eu recem terminei um, minha mulher me mata se eu pensar em montar outro!

:unsure:

rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante o projeto.

Desejo toda a sorte, eu sei como é difícil abrir uma empresa nesse país, espero que no ramo que estão seguindo não existam infinitas burocracias e blablablas de ministérios governamentais inúteis que te atrasem/aumentem seus gastos.

Já deixo aqui uma proposta, não sei como vai ser a tiragem inicial de vocês, mas se precisarem de um kickstart com cartões de visita e material de marketing impresso em pouca quantidade (cartazes A3, manuais, flyers/folders, encartes etc.), mandem MP que rodo na minha gráfica, na faixa, vocês pagam só o frete praí :D

Um grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante o projeto.

Desejo toda a sorte, eu sei como é difícil abrir uma empresa nesse país, espero que no ramo que estão seguindo não existam infinitas burocracias e blablablas de ministérios governamentais inúteis que te atrasem/aumentem seus gastos.

Já deixo aqui uma proposta, não sei como vai ser a tiragem inicial de vocês, mas se precisarem de um kickstart com cartões de visita e material de marketing impresso em pouca quantidade (cartazes A3, manuais, flyers/folders, encartes etc.), mandem MP que rodo na minha gráfica, na faixa, vocês pagam só o frete praí :D

Um grande abraço

MAS OLHA!!!!!

[]-[]:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

sWalker,

Ficamos agradecido pela tua disposição.

Já temos alguns materiais prontos, em breve te enviarei alguns materiais para cotação.

Se possível, me envia um e-mail: renan@questoaudio.com.br

Muito obrigado!

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Foristas,

Calota definida!

calota2.jpg

Foi baseada em uma abóbada hemisférica, mesma técnica utilizada para as cúpulas da algumas basílicas, o que resulta uma grande força estrutural. Permitindo que possamos reduzir sua espessura, otimizando, consideravelmente, o peso do sistema móvel do alto falante.

calota1.jpg

Mais novidades em breve!

Abraço,

RenanLopes

• Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post

AÍ SIM! agora eu vi vantagem!

E como vão os projetos em relação a woofers de 5~6"? Possibilidade de algum 3 vias, possibilidade de componentes separados (midbass/midrange/tweeter separadamente)..???

Estamos estudando os cenários para poder projetar os investimentos... Analisamos alguns componentes "de prateleira", porém não gostamos do resultado de NENHUM! :(

Portanto já que o nosso foco é FAZER DIFERENTE e FAZER MELHOR, teremos que desenvolver vários novos ferramentais, que resultam em um investimento bem considerável O.O

Um abraço hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Bah...

Tá ficando muito filé mesmo.

Mais uma vez, parabéns.

Quando rolar a visita, podem me colocar na listinha que eu vou com certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

A calota ficou muito linda. A impressao é de que ela é feita de aluminio polido.

EDIT: Ai que ta... A calota de aluminio nao teria influencia na discipaçao de calor nao ? (melhoria)

Editado por vxice

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...