Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

lira´s

Linha Focal Access, até onde ela é ruim?

Recommended Posts

Postado em (editado)

Bom dia,

Galera,

Pesquisei algo sobre e só veio balde de agua fria, muitos detonando o tweeter do kit (TN 44) sendo que o carro chefe da Focal são seus tweeter, pelo menos vejo muita gente falando bem.

Bom, o intuito desse topico é realizar um review sobre esta tão difamada linha, pois na terça feira agora peguei um kit 165 A3 na mão e fiquei impressionado com o acabamento e detalhes do kit, o acabamento do meu Macron (igual ao Morel Elate 6) não chega nem perto, assim olhando fiquei com esta duvida; "será que é tão ruim assim?"

Peço aos users que possuem ou ouviram kit 2 ou 3 vias, coaxiais e etc da linha ACCESS postem suas opiniões, com este kit que está comigo farei alguns testes também nos dois modos, cortes ATIVOS e PASSIVOS.

Vamos evitar comparações e se houver também, que sejam coerentes, não adianta comparar com kits de outros niveis pois estamos falando de um produto linha de entrada.

Bom, deixarei aqui meu humilde review sobre o aspecto fisico/visual do 165 A3, se houver algum topico já criado com este review, por favor, tranquem este :legal:

Abraço

Robson Lira

Editado por lira´s
Postado em (editado)

Focal Access 165 A3

Aspecto Fisico/Visual:

Cone com acabamento em fibra de vidro e calota de borracha no mid bass, no mid range uma calota fixa aparentemente em aluminio, muito bem acabado e harmonioso;

Carcaça, pintada na cor cinza fosco, bem reforçado com ventilação para bobina, com conectores bem resistentes também;

Conjunto magnetico, modesto para o mid bass e generoso no mid range, com um acabamento na cor cinza no fundo do imã, tudo "gravado" no proprio acabamento, sem etiquetas ou algo do tipo;

Tweeter, bem modesto com relação ao restante do kit porém de aspecto visual bem agradavel e sóbrio;

Crossover, sem muitas firulas, bem simples porem bem robusto, NÃO FAZ BI AMP, gostei da chave de atenuação achei mais pratico que jumpers;

Acompanha varios acessorios, 2 tipos de bases, parafusos, presilhas etc...

Bom, pelo aspecto visual vale o que custa, cerca de 350 a 450 doletas, já vi kit custando mais caro que isso e horriveis, mas pra saber se vale a pena, só ouvindo mesmo :legal:

Abs.

Editado por lira´s
Postado em (editado)

Não chega a ser ruim, é um kit honesto, toca bem, só o tw qu8e é meio estridente mas nada que não possa ser atyenuado pelo player...

vale oq custa se vc gosta de som com pegada...

abs

O preço e aparencia dele é bacana, dai me surgiu esta duvida, se for desse jeito mesmo, vale cada centavo.

Editado por lira´s
Postado em

Um amigo utilizada o 2 vias Access direto num player Pioneer 6080

Realmente o acabamento era muito bom, e em 2008/2009 ele pagou acho q uns R$ 550 já instalado; na época concorria com o Morel Tempo e a premissa era exatamente essa: quer um mid melhor, vai de Focal, se quiser um tw melhor, vai de Morel. Acho que até tentaram aqui pelo fórum fazer um mix dos dois kits mas não lembro no que deu.

O mid respondia bem e o tweeter não chegava a ser estridente, com 20w aplicados ele não se destacava, mas já dava sinais de que, com um ampli e maior potencia, poderia pedir pra ser atenuado. Pelo que ouvi, ainda ficaria com meu NAR (Kevlar + EP51), que na época não era tão caro como hoje.

O setup até recebeu um ampli audiophonic na época, mas eu não chegeuei a ouvir dps disso.

Agora, não sei dizer se desde aquela época ainda é o mesmo kit, ou se mudaram alguma coisa.

abs

Postado em

sou um feliz proprietário de um 165A3, e tenho algumas considerações:

- gosto muito do som do tweeter dele. Uso direcionados, junto aos retrovisores do meu Peugeot 207. Eu mesmo fiz as peças para encaixar, e realmente ficou bacana;

- quanto aos mid range, estão acima do painel, em caixas seladas de 0,5 litros. Ainda não achei o tesão da equalização deles. Falta algo, mas não sei explicar;

- Mid Bass - incrivelmente, é a parte que mais sinto pecar no meu kit. Estão em pezinhos selados de 4 litros. Atoxando o grave no player, eles até descem legal, mas aí desconfigura o sub, e o som fica horrível. Deixando a equalização flat, o sub fica lindo, mas não consigo ouvir os médio graves. AINDA acredito que é falta de acerto do meu equipamento, já que acho que meu amp não casou com o kit. Recebi recomendação para colocar os mids nas portas, pois os mids Focal foram projetados para porta, e necessitam de maior litragem para descerem bem. O grande problema para mim é que a porta do Peugeot 207 é terrível! Falante direcionado beeeem na coxa e virado pra frente.

Minhas impressões:

- acho o vocal do kit muuuuito bom. Os tweeters detalham bem os efeitos das músicas;

- o que todos dizem ser o forte (médios graves) para mim, ainda são o pecado do kit;

- comparado aos kit 3 vias de mesma linhagem que ouvi (Morel, Hertz 163, DB Drive) e kits 2 vias de boa qualidade que ouvi (Helix, Fosgate Power, MTX, Kicker) ele fica bem à frente. De todos, o único que vi alguma vantagem competitiva foi o Hertz HSK 163 em que o mid range tinha um som mais gostoso, fora isto, o tweeter é bem chato e o mid bass não bate legal.

Considerações:

- como todo kit 3 vias, regular é um parto. Exige tempo e paciência (já estou há mais de 1 mês tentando acertar e nada, e o pior, não encontrei um profissional bom o suficiente para isto, obviamente, não recorri à esfaqueadora Rally Som, que possivelmente resolveria isto);

- também exige que os equipamentos tenham qualidade superior, o que no meu set está complicado, pois meus amps são voltados para SPL. Não dá pra colocar nada de ganho no meu amp que já dá chiadeira nos falantes, portanto, tocar um kit como estes com um Power One ou Power Two é cagada. Já estou sofrendo na escolha de novos amps para mim, e digo que está sendo uma missão quase impossível;

- estou pensando em dutar os pezinhos para ver se melhora a descida dos MB. Será que é uma boa opção???

Abraços!

Postado em

- gosto muito do som do tweeter dele. Uso direcionados, junto aos retrovisores do meu Peugeot 207. Eu mesmo fiz as peças para encaixar, e realmente ficou bacana;

- quanto aos mid range, estão acima do painel, em caixas seladas de 0,5 litros. Ainda não achei o tesão da equalização deles. Falta algo, mas não sei explicar;

- Mid Bass - incrivelmente, é a parte que mais sinto pecar no meu kit. Estão em pezinhos selados de 4 litros. Atoxando o grave no player, eles até descem legal, mas aí desconfigura o sub, e o som fica horrível. Deixando a equalização flat, o sub fica lindo, mas não consigo ouvir os médio graves. AINDA acredito que é falta de acerto do meu equipamento, já que acho que meu amp não casou com o kit. Recebi recomendação para colocar os mids nas portas, pois os mids Focal foram projetados para porta, e necessitam de maior litragem para descerem bem. O grande problema para mim é que a porta do Peugeot 207 é terrível! Falante direcionado beeeem na coxa e virado pra frente.

Minhas impressões:

- acho o vocal do kit muuuuito bom. Os tweeters detalham bem os efeitos das músicas;

- o que todos dizem ser o forte (médios graves) para mim, ainda são o pecado do kit;

- comparado aos kit 3 vias de mesma linhagem que ouvi (Morel, Hertz 163, DB Drive) e kits 2 vias de boa qualidade que ouvi (Helix, Fosgate Power, MTX, Kicker) ele fica bem à frente. De todos, o único que vi alguma vantagem competitiva foi o Hertz HSK 163 em que o mid range tinha um som mais gostoso, fora isto, o tweeter é bem chato e o mid bass não bate legal.

Considerações:

- como todo kit 3 vias, regular é um parto. Exige tempo e paciência (já estou há mais de 1 mês tentando acertar e nada, e o pior, não encontrei um profissional bom o suficiente para isto, obviamente, não recorri à esfaqueadora Rally Som, que possivelmente resolveria isto);

- também exige que os equipamentos tenham qualidade superior, o que no meu set está complicado, pois meus amps são voltados para SPL. Não dá pra colocar nada de ganho no meu amp que já dá chiadeira nos falantes, portanto, tocar um kit como estes com um Power One ou Power Two é cagada. Já estou sofrendo na escolha de novos amps para mim, e digo que está sendo uma missão quase impossível;

- estou pensando em dutar os pezinhos para ver se melhora a descida dos MB. Será que é uma boa opção???

Abraços!

Cara se vc ouviu um hsk onde o tw é fraco e o mid não desce, a instalação teve problemas, pq o tw dele fica entre os metalicos na agressividade e os de seda na suavidade, ele é um meio termo dois dois e os mids são parrudissimos, mas ai é que está esse kit hsk pra tocar bem pede potencia e qdo digo potencia é pra mais de 150rms por lado... esse kit é pra isso pra receber potencia, posso dizer pois tenho um kit duas vias herts hsk e tioca muuuito com 200rms neles,e pretendo meter uma bridge mais forte ainda...

abs

Postado em

Cara se vc ouviu um hsk onde o tw é fraco e o mid não desce, a instalação teve problemas, pq o tw dele fica entre os metalicos na agressividade e os de seda na suavidade, ele é um meio termo dois dois e os mids são parrudissimos, mas ai é que está esse kit hsk pra tocar bem pede potencia e qdo digo potencia é pra mais de 150rms por lado... esse kit é pra isso pra receber potencia, posso dizer pois tenho um kit duas vias herts hsk e tioca muuuito com 200rms neles,e pretendo meter uma bridge mais forte ainda...

abs

Véi, na verdade, achei o som dele bem bacana, mas inferior ao Focal 165A3. A instalação deste que vi foi numa loja aqui de curitiba, numa Saveiro de demonstração dos caras. Todo o equipo era Hertz, com MB em doorpods e ainda com um Bitone Audison na brincadeira. Tava tudo lindo, mas deu pra ver até onde chega o som dele. Aquela instalação comparada à que está no meu carro está muito melhor, pois tem RCA's Shok (os meus são StereoLab), e os amps eram Hertz (os meus são Boss). Quando vi esta instalação, eu decidi que não queria um 2 vias, e sim um 3 vias. Mas algum tempo depois eu vi este Focal na Rally Som, e aí vi que realmente tem uma diferença, que para o tipo de música que eu gosto, me agradou mais. Mas é gosto, né...

Postado em

Véi, na verdade, achei o som dele bem bacana, mas inferior ao Focal 165A3. A instalação deste que vi foi numa loja aqui de curitiba, numa Saveiro de demonstração dos caras. Todo o equipo era Hertz, com MB em doorpods e ainda com um Bitone Audison na brincadeira. Tava tudo lindo, mas deu pra ver até onde chega o som dele. Aquela instalação comparada à que está no meu carro está muito melhor, pois tem RCA's Shok (os meus são StereoLab), e os amps eram Hertz (os meus são Boss). Quando vi esta instalação, eu decidi que não queria um 2 vias, e sim um 3 vias. Mas algum tempo depois eu vi este Focal na Rally Som, e aí vi que realmente tem uma diferença, que para o tipo de música que eu gosto, me agradou mais. Mas é gosto, né...

Realmente, se vc gostar de eletronico,psy, etc, vai de focal, se vc gostar de rock, jazz, mpb, blues, (músicas tocadas e cantadas) vai de hertz, o hsk é muito máis detalhado nesse aspecto, mas em ataque, perde pro acces...

como vc disse vai de gosto...

abs

Postado em

eu ouvi um coaxial desta linha uma vez, muito bom o timbre do falante. mas oq chama mesmo a atenção é o acabamento, simplesmente perfeito. OpO

eu só tenho minhas dúvidas se um 3 vias "montado" não se sai melhor que um pronto... sempre tive essa pulga atrás da orelha.

:huh:

Postado em

Bem, vms la... Tive um kit desses, passei cerca de 1 ano com ele! Inclusive tem um topico aqui no galerias e projetos...

O que tenho a dizer eh q o kit toca muito. Usava ele ligado a um hertz ep4x, recebendo 100rms em cada cross! Com minhas portas tratadas, esses midzinhos eram monstros. Que eu saiba, todo o mid da focal pedem litragens altas, por exemplo 30L! Se vc colocou ele em um pezinho com apenas 4L, o coitado nunca vai descer! Mids da focal foram feitos para portas, e tratadas de prederencia! Faca isso e vera a mudanca.

Os midranges sao bem fortes, se n me engano, o cross do kit corta em 300hz o hpf do midrange, bem baixo! Assim tinha um medio grave e ataque bem forte mesmo, era bom demais!

Os tws, bem, para MIM esses nao me incomodaram! ja ouvi alguns access 2 vias, coaxiais tbm e digo que eh vem siferente do 3 vias! O tw pode ser o mesmo em todos, mas o 3 vias ficou com uma integracao muito bacana, por ter um corte alto(axo q 4khz) no cross e por estar ao lado do range, ele nao chega a ser incomodo nao! Na verdade, eu n acho o tw do access estridente, eu acho ruim apenas no 2 vias e so pq o timbre dele nao eh tao agradavel, correto. Falar que eh estridente eu a o errado, pois existe o atenuador no cross para isso, alem de ser questao de gosto!

Resumindo, o tw no 3 vias toca show, vai sem medo! No 2 vias fica feio, falso, superficial, nao gostei!

E pro que custa, acho uma boa opcao! So me desfiz do meu por ter enjoado das colunas, que eram bem grandinhas por causa do range de 4pol!

Ja ouvi o hsk163, inclusive tenho 1 zero a venda, e digo que o access me agradou mais! O hsk eh mais forte, mas o access, por incrivel que pareca, eh mais refinado!

Hoje uso um V30, considerado um bom kit da Focal, e apesar dele ser bastante forte e fiel, sinto falta da pegada de um 3 vias! Se eu puder, no meu proximo carro terei um 3 vias polyglass! Aquilo deve ser muito gradavel de ouvir...

Espero ter ajudado.

Vlw

Postado em

Bem, vms la... Tive um kit desses, passei cerca de 1 ano com ele! Inclusive tem um topico aqui no galerias e projetos...

O que tenho a dizer eh q o kit toca muito. Usava ele ligado a um hertz ep4x, recebendo 100rms em cada cross! Com minhas portas tratadas, esses midzinhos eram monstros. Que eu saiba, todo o mid da focal pedem litragens altas, por exemplo 30L! Se vc colocou ele em um pezinho com apenas 4L, o coitado nunca vai descer! Mids da focal foram feitos para portas, e tratadas de prederencia! Faca isso e vera a mudanca.

Os midranges sao bem fortes, se n me engano, o cross do kit corta em 300hz o hpf do midrange, bem baixo! Assim tinha um medio grave e ataque bem forte mesmo, era bom demais!

Os tws, bem, para MIM esses nao me incomodaram! ja ouvi alguns access 2 vias, coaxiais tbm e digo que eh vem siferente do 3 vias! O tw pode ser o mesmo em todos, mas o 3 vias ficou com uma integracao muito bacana, por ter um corte alto(axo q 4khz) no cross e por estar ao lado do range, ele nao chega a ser incomodo nao! Na verdade, eu n acho o tw do access estridente, eu acho ruim apenas no 2 vias e so pq o timbre dele nao eh tao agradavel, correto. Falar que eh estridente eu a o errado, pois existe o atenuador no cross para isso, alem de ser questao de gosto!

Resumindo, o tw no 3 vias toca show, vai sem medo! No 2 vias fica feio, falso, superficial, nao gostei!

E pro que custa, acho uma boa opcao! So me desfiz do meu por ter enjoado das colunas, que eram bem grandinhas por causa do range de 4pol!

Ja ouvi o hsk163, inclusive tenho 1 zero a venda, e digo que o access me agradou mais! O hsk eh mais forte, mas o access, por incrivel que pareca, eh mais refinado!

Hoje uso um V30, considerado um bom kit da Focal, e apesar dele ser bastante forte e fiel, sinto falta da pegada de um 3 vias! Se eu puder, no meu proximo carro terei um 3 vias polyglass! Aquilo deve ser muito gradavel de ouvir...

Espero ter ajudado.

Vlw

Valeu Raoni,

Realmente, pelo pouco que pesquisei, o mid bass pede muito espaço para se desempenhar, no pezinho acho que não fica bom não.

Raoni, gostaria de saber se voce chegou a usar este kit com corte ativo ou somente as 3 vias no canal do amp direto.

Postado em

Usei passivo (cross do kit). Pra usar td ativo, teria que disponibilizar de 6 canais so para o kit! Ainda vem o sub... Haja amp! Kkkk

Usa passivo mesmo, nao tem erro! So em n ter q ficar quebrando a cabeca pra acertar ja compensa muito! Afinal, o cross do kit foi elaborado por alguem q entende, estudou, testou etc e concluiu q tal configuracao ficou melhor! Ai vem NÓS com nossos bitOnes da vida, taca la um corte diferente e acha que esta a ultima maravilha...

Se for usar ativo, tenta pelo menos deixar os cortes parecidos com o do cross do kit, recomendo isso!

Boa sorte.

e

Postado em

Raoni, vc já viu a porta do peugeot 207? Aquilo é uma tristeza... sabes se mesmo com o terrível direcionamento, o som pode melhorar nelas?

Tenho um 206 e desisti das portas há bastante tempo (uso botas de 9 litros).

Postado em

Minhas impressões:

Considerações:

Abraços!

passa no estacionamento do guilherme cara, a gente te dá uma ajuda po só marcar , ja ta na hora mesmo de um primeiro encontro do ano!!!!

Postado em

Minhas impressões:

Considerações:

Abraços!

passa no estacionamento do guilherme cara, a gente te dá uma ajuda po só marcar , ja ta na hora mesmo de um primeiro encontro do ano!!!!

Postado em

Raoni, vc já viu a porta do peugeot 207? Aquilo é uma tristeza... sabes se mesmo com o terrível direcionamento, o som pode melhorar nelas?

Man se for pra 3 vias nem precisa se preocupar com o direcionamento das portas, afinal o midbass vai reproduzir frequências que não necessitam de um direcionamento e o midrange(ou full) e tw vão estar direcionados(esse sim precisam de direcionamento em um 3 vias), ja se for um duas vias ai sim precisa se preocupar com o direcionamento do mid bass.

Abraços

Postado em

Man se for pra 3 vias nem precisa se preocupar com o direcionamento das portas, afinal o midbass vai reproduzir frequências que não necessitam de um direcionamento e o midrange(ou full) e tw vão estar direcionados(esse sim precisam de direcionamento em um 3 vias), ja se for um duas vias ai sim precisa se preocupar com o direcionamento do mid bass.

Abraços

O problema é q o mid ñ rende nela.

Postado em

Bem, n sei quais dificuldades vcs encontraram na porta do 206/207. Mas aki na minha cidade, teve um 207 que montou um kit de 6,5 esk( nao muito parrudo), fez o baffle e o tratamento das portas e n precisou de muito trabalho n e o kit rendeu bem! Acredito ate q fique melhor num 207 do que num gol g5 por exeplo, por causa da posicao mais acima e angulado do mid na porta, fica um on-axis fora do eixo, mas n sei em qnts graus!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...