Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diegog174

Tutorial Fonte PC

Recommended Posts

amigo sinto muito em te dizer mais isso ai nun vai funfar não pois cada fonte se torna independente sendo impossivel somar suas amperagens desse geito é o mesmo que utilizar apenas 1 fonte. para somar os amperes de todas fontes deve ligalas em serie. lembra da regrinha em paralelo diminui metade e em serie aumenta o dobro.

outra dica que posso te dar é utilize a linha vermelha (+5v) ao invés da amarela (+12v). pois a linha 5v red é a que possui maior amperagem da fonte.

 

ex: tenho umas fonte chingling aqui que é

yellow + 12v 15ah

red +5v 60ah

 

liguei 3 fontes em serie e ta acusando 15v 120 amperes.

 

os modulos automotivos trabalham entre10v e 18v

 

só não esqueça de isolar as carcaças uma das outras com isopor ou algo isolante pois em serie o aterramento das carcaças variam entre + e - formando um curto circuito juntas.

Editado por brunomb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo sinto muito em te dizer mais isso ai nun vai funfar não pois cada fonte se torna independente sendo impossivel somar suas amperagens desse geito é o mesmo que utilizar apenas 1 fonte. para somar os amperes de todas fontes deve ligalas em serie. lembra da regrinha em paralelo diminui metade e em serie aumenta o dobro.

outra dica que posso te dar é utilize a linha vermelha (+5v) ao invés da amarela (+12v). pois a linha 5v red é a que possui maior amperagem da fonte.

 

ex: tenho umas fonte chingling aqui que é

yellow + 12v 15ah

red +5v 60ah

 

liguei 3 fontes em serie e ta acusando 15v 120 amperes.

 

os modulos automotivos trabalham entre10v e 18v

 

só não esqueça de isolar as carcaças uma das outras com isopor ou algo isolante pois em serie o aterramento das carcaças variam entre + e - formando um curto circuito juntas.

cara sinto muito mais vc esta errado.

em paralelo soma se as amperagem das fontes e em serie soma se a voltagem e a amperagem continua a mesma.

eu uso esse esquema de ligar 3 fontes em serie mais ñ tão dando conta do b.buster 3600 tokando 2 booster bw-3000

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo sinto muito em te dizer mais isso ai nun vai funfar não pois cada fonte se torna independente sendo impossivel somar suas amperagens desse geito é o mesmo que utilizar apenas 1 fonte. para somar os amperes de todas fontes deve ligalas em serie. lembra da regrinha em paralelo diminui metade e em serie aumenta o dobro.

outra dica que posso te dar é utilize a linha vermelha (+5v) ao invés da amarela (+12v). pois a linha 5v red é a que possui maior amperagem da fonte.

 

ex: tenho umas fonte chingling aqui que é

yellow + 12v 15ah

red +5v 60ah

 

liguei 3 fontes em serie e ta acusando 15v 120 amperes.

 

os modulos automotivos trabalham entre10v e 18v

 

só não esqueça de isolar as carcaças uma das outras com isopor ou algo isolante pois em serie o aterramento das carcaças variam entre + e - formando um curto circuito juntas.

 

 

edit: não são todos amps que aceitam esses valores de variação de valor de tensão.

 

 

Cara, tu deu uma baita aula, mas pena que está bem equivocado. Ligação de fontes em paralelo soma-se a corrente e fontes em série soma-se o valor de tensão.

 

Antes de dar aula, procure estar certo do que está dizendo.

Editado por STET

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ainda ñ consegui axar os resistores.

mais tentei ligar 6 fontes em serie usando o canal de 5v fazendo 3 pares de fontes em paralelo e depois ligando cada par em serie mais sempre q ligo todas as fontes alguma caem.

tipo eu ligo 3 fontes ai quando vou ligar as outras 3 sempre cai mais de uma fonte alguem sabe uma solução pra elas ñ cair se preciso ligar algum diodo na saida ou outra coisa parecida (ñ intendo muito de eletronica ñ só sou curioso kkk).

se alguem puder ajudar eu agradesço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já usei os dois esquemas, (paralelo e série) prefiro série 12v / 12v / 12v, agora quero faze a tal modificação pra dexa as fontes estabilizadas, mas não consigo achar esse resistor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já usei os dois esquemas, (paralelo e série) prefiro série 12v / 12v / 12v, agora quero faze a tal modificação pra dexa as fontes estabilizadas, mas não consigo achar esse resistor

eu tbm uso o esquema em serie mais ñ ta aguentando tokar o bbuster 3600 e os 2 booster de 12.

tentei ligar 6 fontes em paralelo e tbm ñ aguentou.

tbm ñ consegui axar esses resistores :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

edit: não são todos amps que aceitam esses valores de variação de valor de tensão.

 

 

Cara, tu deu uma baita aula, mas pena que está bem equivocado. Ligação de fontes em paralelo soma-se a corrente e fontes em série soma-se o valor de tensão.

 

Antes de dar aula, procure estar certo do que está dizendo.

 

só tem um milhão de videos que se liga em serie do jeito que estou falando acima.

digitei no youtube " fontes de pc em paralelo" não veio nada.

 

 

amigo intão tem muita gente equivocada na internet inteira que ta ligando em serie. e meu amperimetro tá ficando maluco intão.

 

 

 

esse aqui tbm

http://www.youtube.com/watch?v=PorM_pHXiVM&feature=fvwrel

 

 

esse aqui tbm

 

 

esse aqui tbm

 

 

esse aqui tbm

 

 

amigo tinha mais uns milhares de videos no youtube mais nun tenho muito tempo pra isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brunomb, você esta equivocado sim !

 

amigo sinto muito em te dizer mais isso ai nun vai funfar não pois cada fonte se torna independente sendo impossivel somar suas amperagens desse geito é o mesmo que utilizar apenas 1 fonte. para somar os amperes de todas fontes deve ligalas em serie. lembra da regrinha em paralelo diminui metade e em serie aumenta o dobro.

outra dica que posso te dar é utilize a linha vermelha (+5v) ao invés da amarela (+12v). pois a linha 5v red é a que possui maior amperagem da fonte.

 

ex: tenho umas fonte chingling aqui que é

yellow + 12v 15ah

red +5v 60ah

 

liguei 3 fontes em serie e ta acusando 15v 120 amperes.

 

os modulos automotivos trabalham entre10v e 18v

 

só não esqueça de isolar as carcaças uma das outras com isopor ou algo isolante pois em serie o aterramento das carcaças variam entre + e - formando um curto circuito juntas.

Nada ver o que você falou onde destaquei, como o fininhovnz disse, em série soma-se a tensão e mantem-se a corrente, em série não vai somar a corrente nem uma, vai manter !

 

Outra, em paralelo diminui a metade ? Olha "asideia", como que o pessoal que monta um trio por exemplo, liga as baterias em paralelo, pra que ? Diminui a corrente ? Nada ver, faz é somar a corrente !

 

Então amigo reveja seus conceitos !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse video foi eu q fiz kkkkkkkkkkk

mais a bateria e o som do video ñ é meu só as fontes q são.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galerinha eu fiz o mesmo esquema... peguei 3 fontes de 50a na saida 5v liguei elas em serie pra da 15v com 50a

 

so que sempre quando ligo no modulo, quando aumento o volume, a fonte do meio sempre desarma e nao e pq a fonte ta bixada nao, tenho 6 fontes dessas.... liguei uma no meio em paralelo pra dar 100a em vez dos 50a no meio caso foce a fonte bixada....

 

ai liguei o modulo aumentei o volume e pimba... as duas desligam... e o pior e que se eu continuar aumentando o volume o modulo continua funcionando a 10v e o volume aumenta msm assim...

 

por causa disso, liguei as 3 em paralelo os 12v e arranjei uns resistores aqui pra por e bingo... descobri uma coisa... quanto menor a resistencia voce por na linha de 5v mais aumenta a tensao na linha de 12v, tipo eu puz resistores de 10ohms e fico em 12v em vez dos 11,5 coloquei de 4 ohms e fico em 12,43v puz os menores que tinha de 1,2ohms e fico em 12,59v porem esses de 1,2ohms eram de pouca potencia e torraram em uns segundos mas, descobri que com eles vc consegue 12,6v... talvez com menores ainda tipo 0,5ohms e uns 20W aumentem mais ainda... quando for em casas de eletronica vou comprar 1 pra fzer o teste...

 

 

+ o melhor mesmo seria as 3 em serie a linha de 5v so que sempre a fonte do meio desarma... ninguem sabe o porque?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas se vc diminuir muito o valor da resistencia vc pode queimar a saida 5V, pois de acordo com o valor da resistencia, vai ser consumida um valor de corrente (amperes), se por um valor muito baixo pode querer puxar mais amperagem do que a saida aguenta. Tem que calcular na formula da lei de ohm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas se vc diminuir muito o valor da resistencia vc pode queimar a saida 5V, pois de acordo com o valor da resistencia, vai ser consumida um valor de corrente (amperes), se por um valor muito baixo pode querer puxar mais amperagem do que a saida aguenta. Tem que calcular na formula da lei de ohm.

 

 

a linha de 5v da 18a se o resistor e de 20w so consome 4a p/ queimar teria de por resistor de mais de 90w

 

 

Esse esquema do video e o melhor de todos. cabei de montar uma aqui pra mim! problema que so tenho uma fonte com esse circuito...

 

as otras sao as que so modifica com diodo zener... vou ver se arranjo otras... gostei... consegui 14,4v ja ta otimo!

Editado por jott257

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a linha de 5v da 18a se o resistor e de 20w so consome 4a p/ queimar teria de por resistor de mais de 90w

 

 

Esse esquema do video e o melhor de todos. cabei de montar uma aqui pra mim! problema que so tenho uma fonte com esse circuito...

 

as otras sao as que so modifica com diodo zener... vou ver se arranjo otras... gostei... consegui 14,4v ja ta otimo!

 

A potencia do resistor é quanto ele aguenta sem queimar, o que modifica a amperagem que ele vai puxar é a resitencia mesmo (os ohms), se a fonte aguenta 18 A a resitencia minima é 0,278 ohms, à 0,5 ohms vai puxar 10 A, e vai dissipar 50W.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a fonte do vídeo vai ficar com a voltagem estabilizada em picos de corrente(grave)??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A potencia do resistor é quanto ele aguenta sem queimar, o que modifica a amperagem que ele vai puxar é a resitencia mesmo (os ohms), se a fonte aguenta 18 A a resitencia minima é 0,278 ohms, à 0,5 ohms vai puxar 10 A, e vai dissipar 50W.

 

Sobre a amperagem... eu me confundi... a linha de 5v libera ate 50a a de 18a e a de 12v

 

 

Tambem queria fazer essa do zener... mais ja ha muitos relatos que o zene vai embora... e a fonte fica mandando 28v....

ou seja... babau... modulo....

 

Tenho 6 fontes aqui.... nao faço essa mod porque tenho medo.... prefiro usar os 12v em paralelo e com os resistores pra estabilizar....

 

 

 

a fonte do vídeo vai ficar com a voltagem estabilizada em picos de corrente(grave)??

 

Cara... pelomenos essas fontes genericas que a galera modifica... nao adianta nao... ela sempre cai... a minha ta dando 12,4v sempre cai pra uns 11~11,5v + e melhor que pagar 300 ou mais numa fonte dessas por ai...

O certo seria por uma bateria ligada a essa fonte... pois o modulo puxaria energia da bateria em qdo a fonte carrega....

Editado por jott257

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas ai não vai ferrar com a bateria muito rápido?

ficar descarregando e carregando toda hora?

 

tem essa fonte aqui também, que não custa tão caro, promete 29 amperes na saída, e deve ser estabilizada, alguém já usou ou sabe mais informações?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452790498-fonte-chaveada-12v-33a-ideal-para-cftv-e-automotiva-_JM

Editado por Ramon_

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara... 1 bateria foi feita pra carga e descarga direto.... entao nao danificaria... Se voce dexa ela mt tempo parada ai sim danifica a bateria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, to com um projeto de montar um subwoofer NAR 0804 SW 2 em uma caixa dutada ou selada pra fazer par com o meu Panasonic SA AK-200:

 

p2212121400.jpg

 

O sub vai naquela prateleira do canto esquerdo, ela tem 22cm de largura, 40cm de profundidade e 60cm de altura.

O sub é de 200w, pensei em colocar ele pra tocar em um SD250.1D que tem corte de frequência.

 

O que eu tenho são 2 perguntas:

 

1- O NAR é bobina simples de 4 Ohms e o módulo fornece 250W a 2 Ohms, seria uma boa ligar nesse módulo? Li a respeito que ele fornece algo em torno de 160W a 4 Ohms. Vai valer a pena?

 

2- Pra alimentar o módulo eu tenho 2 possibilidades, uma fonta de pc ou essa fonte que achei no deal extreme: http://dx.com/p/12v-...110-220v-125352

Essa fonte do DX é uma boa? ela tem muitos terminais fiquei muito confuso de como ligarei ela...

 

E se fosse fonte de PC seria essa: http://www.clubedoha...0-LPJ-20/2492/1

 

Essa fonte aguentaria? como seria a adaptação nela? só associar um resistor nos 5v ?

 

Grato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem modifiquei uma fonte AT e me surpreendi com os resultados..

Coloquei uma resistência de 10r 15w como carga na linha de 5v volts, e mudei a referencia da fonte seguindo esse tutorial Aqui

Consegui uma fonte estável em 13,6 volts.

 

Antes a fonte sem nada ligada só no bbuster 1500gl mandava 10.5 v e com o ganho do sub no máximo o volume do pc em 40% a fonte caia pra 9 v e alguma coisa nos graves. dps da modificação com o volume do pc em 70% e ganho do sub no máximo e começando a distorcer a fonte variava de 13.64 v pra 13.61 v. ou seja ficou super estável.

 

Fotos:

fonte aberta

 

sdc11357.jpg

 

Resistencia na linha dos 5v

 

sdc11356i.jpg

 

Resistores para mudar a voltagem de referencia do controlador

 

sdc11354x.jpg

 

Fio soldado no pino de referencia do controlador

 

sdc11355m.jpg

 

Fonte pronta

 

sdc11358t.jpg

 

Voltagem da fonte com o som tocando

 

sdc11351d.jpg

 

 

man ficou massa....agora a minha só tem os fios amarelos e os pretos peguei somente 5 ou foi 4 e liguei ficou estável caia pra 13v no maximo e nao alterei nenhuma parte eletrônica nao....fonte q veio num pc megaware fulero kkkk vou ver se faço isso tirar maximo de rendimento dela....e sim ela tem 20 amperes em linha +12 v :) ...qualquer coisa manda mp mais detalhado pra min to afin de fazer isso aew tenho de pegar outra fonte tbm pra ligar meu sd400.4 flws

 

 

Caio Vasconcelos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, to com um projeto de montar um subwoofer NAR 0804 SW 2 em uma caixa dutada ou selada pra fazer par com o meu Panasonic SA AK-200: p2212121400.jpg O sub vai naquela prateleira do canto esquerdo, ela tem 22cm de largura, 40cm de profundidade e 60cm de altura. O sub é de 200w, pensei em colocar ele pra tocar em um SD250.1D que tem corte de frequência. O que eu tenho são 2 perguntas: 1- O NAR é bobina simples de 4 Ohms e o módulo fornece 250W a 2 Ohms, seria uma boa ligar nesse módulo? Li a respeito que ele fornece algo em torno de 160W a 4 Ohms. Vai valer a pena? 2- Pra alimentar o módulo eu tenho 2 possibilidades, uma fonta de pc ou essa fonte que achei no deal extreme: http://dx.com/p/12v-...110-220v-125352 Essa fonte do DX é uma boa? ela tem muitos terminais fiquei muito confuso de como ligarei ela... E se fosse fonte de PC seria essa: http://www.clubedoha...0-LPJ-20/2492/1 Essa fonte aguentaria? como seria a adaptação nela? só associar um resistor nos 5v ? Grato!

Eu utilizaria um SD250.2 casaria perfeitamente ! no caso ligando o sub na bridge em 4 ohms mandando os teóricos 250w !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viepper o sd250.2 casaria certo com o sub, só que vai tocar o sub full range, vai consumir mais, e não vai ficar nada bom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viepper o sd250.2 casaria certo com o sub, só que vai tocar o sub full range, vai consumir mais, e não vai ficar nada bom

 

Exatamente, o 250.1 tem corte LP, por isso escolhi ele, ele manda 200W a 4 Ohms, 250W a 2 Ohms e 12v e 300W em 13,8v.

A fonte usarei essa do Deal Extreme mesmo, ela fornece 30A é o suficiente pro SD250.1, vi um video de um user aqui do forum usando uma fonte parecida só que ela era de 13,8V e 33A, alimentando um SD400.4D, não faz feio não.

 

E a caixa do sub, algum pitaco? to pensando em uma dutada com o duto redondo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viepper o sd250.2 casaria certo com o sub, só que vai tocar o sub full range, vai consumir mais, e não vai ficar nada bom

Exatamente, o 250.1 tem corte LP, por isso escolhi ele, ele manda 200W a 4 Ohms, 250W a 2 Ohms e 12v e 300W em 13,8v.

A fonte usarei essa do Deal Extreme mesmo, ela fornece 30A é o suficiente pro SD250.1, vi um video de um user aqui do forum usando uma fonte parecida só que ela era de 13,8V e 33A, alimentando um SD400.4D, não faz feio não.

 

E a caixa do sub, algum pitaco? to pensando em uma dutada com o duto redondo...

Ah, verdade, tem que ter LPF,

 

Na caixa como é ambiente aberto, eu não faria selada, uma dutada renderia mais, bota uma dutadinha de uns 10~12L e sintonia na faixa dos 38~40hz !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...