Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
André Lima

Projeto Tutoriais

Recommended Posts

Oi pessoal,

O q vcs acham da criação de alguns turoriais para ajudar aqueles q estão iniciando> Poderia se criar um área de destaques na galeria geral, assim facilitaria a todos aqueles q sofrem na mão de estaladores ou são "assaltados" pelos preços cobrados em determinadas localidades do Brasil, a fazerem eles próprios seu sistema de som.

Sei q no site do autosom já existem alguns tutorias , mas poderiamos acrescentar algumas idéias e criar novos tutorias. Acho q seria proveitoso atá para os mais experientes q poderiam ter acesso a novas maneiras de se realizar um projeto, ter sua técnica avaliada e aprimorada por outros além de o pessoal q trabalha no ramo poder demonstrar etapa por etapa ao possível cliente q naum possui feramentas ou tempo para elaboração por ele mesmo.

Inicialmente sugeriria a criação de um tutorial para construção de caixas, revestimento, Massa plástica, Instalação detalhada de um aparelho de cd. Criação de Pezinhos. O necessário seria uma câmera digital. O colega Blaunpunkt em um post passado, apresentou as fotos da construção de sua caixa q poderia ser utilizado para um tutorial direcionado a esse assunto.

Nos fóruns dedicados a tuning já existe esssa idéia e em sites de som automotivo estrangeiros. acho q dessa maneira já elucidaria diversas perguntas q rotineiramente são feitas.

Tudo isso é apenas uma idéia q me veio, sei q dá trabalho mas tinha q expor.

Agradeço a todos,

Valeu pessoal

Aqui vai alguns endereço de tutoriais

Tutoriais Americanos 01

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal fazer uma area de tutorial bem detalhada sobre coisas basicas tb

Compartilhar este post

Link para o post

Achei uma ÓTIMa idéia André! Sei que daria uma trabalheira danada, mas isso podia reduzir e muito o numero de posts novos e "desnecessários". Eu mesmo gostaria de saber algumas coisas...sobre como instalar um Amplificador, como fazer um rack pra ele no porta malas, etc etc....num seria nada mal! TO loko pra montar um rack no porta malas, mas num sei como!! :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Naum tenho muita experiência na parte prática do som automotivo mas posso tentar traduzir alguns tutoriais estrangeiros.

Mas p q isso se torne realidade, é necessário q todos aqueles q pretendem expor as fotos do seu som no fórum também aproveitassem para fotografarem as etapas de produção.

Tb é preciso q todos q estejam de acordo ou q tenham alguma sugestão se expresse aqui no Post para convencermos a maior parte da galera.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Exemplo de Turorial simples fácil compreenção e q resolve os posts repetidos:

Título: Turtorial: Ruído com o motor ligado

Passos:

1-Aterre diretamente no chassis do veículo o negativo do toca-fitas ou CD. Não use o fio terra original do veículo.

2-Se tiver amplificador, proceda da mesma forma, mantendo o mesmo e consequentemente o chicote da fiação longe de módulos elétricos e da fiação original do veículo.

3-Verifique se as conxões ao chassis são feitas diretamente, livres de tintas ou graxa.

4-Peça para um auto elétrico examinar atentamente as condições atuais do alternador e as da bateria (tanto positivo quanto negativo).

5Puxe o fio para a alimentação positiva (+12V) diretamente da bateria, utilizando bitola adequada.

6-Verifique também cabos de vela, e utilize os supressivos.

Teste outro toca-fitas ou toca-CDs, e se tiver, amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post
Relacionando Tutoriais do Fórum:

Tutorial de como instalar novos OEL's

ola pessoal, sou usuario antigo aqui do forum, mas quase nao posto, fico so lendo mesmo, e estou a tempos querendo dar esta sugestao para os administradores, fazer um tutorial com coisas basicas numa instalacao, como por exemplo ligaçoes de falantes e players, trabalhos em fibra, massa plastica e derivados, cabos e fusiveis, enfim, tudo aquilo que seja necessario para aprimoramento do DIY como diz um cara aqui do forum

minha ideia é que este tutorial sirva para que os usuarios desse forum nao precisem ir a uma loja de som automotivo para instalar seu proprio som, mesmo que seja um leigo no assunto, instalando apenas um cd player e seu kit de falantes originais

o ideal é que tudo seja bem detalhado, com fotos e explicacoes com poucos termos tecnicos, para, como ja disse, qualquer leigo entender

digo isso porque apesar de gostar muito de som automotivo, tenho uma certa deficiencia por exemplo na construcao de caixas, ja ate tentei fazer, mas sempre acabei levando o carro na loja, entre outras coisas que nao sei fazer

acho que os administradores do forum deveriam colocar estes tutoriais lá na autosom.net, pois com certeza aumentaria em muito o acesso a pagina, como um atrativo para aqueles que buscam por tais informacoes na net e nao encontram, sendo que me incluo como um desses

Compartilhar este post

Link para o post

Tb acho uma ideia mt boa

seria mt bom tanto pra quem ta começando agora qto pra quem ja tem alguma experiencia.

mas acho q o forum nao seria o melhor lugar pra esses tutoriais, e sim a parte d artigos do site autosom.net, q alias ja tem alguns tutoriais d otima qualidade!!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo GGG, q aqui no fórum naum seria o melhor lugar p hospedagem definitiva,mas seria u´ótimo lugar parar triagem. Como tabmbém daria a oportunidade de aprimoramento do´tutorial até porque existiria sugestões dadas pelos membros do fóruim com elação a técnica e didádica. Depois de selecionados seriam hospedados na pagina e no Hot topics seção Tutoriais ( q sugiro q seja criada). Assim o autor do tutoria caso trablhe com som terá propaganda de seu estabelecimento no maior site especializado do Brasil de graça com seu nome exposto como autor do Tutorial. Quem vir, verá q o cara entende e caso nao possa fazer o exposto com certeza irá procurá o cara.

Essa é a idéia.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,

Ninguém sabe tudo,e quanto mais a gente aprende mais a gente percebe q naum sabe nada e para prosseguir nesse caminho sem fim a melhor opção é ensinar o pouco ( ou muito) do que sabe e aprender com os outros q mesmo naqueles q pensa-se q naum teriam nada p oferecer se pode surpriender.

Vamos deixar de ser passivos no fórum, vamos colaborar. Mesmo q vc naum saiba nada de som pelo menos registre sua opinião aqui.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

a idéia é show, eu sempre to lendo muitos tutorias em inglÊs que seriam otimos tmb se fossem traduzidos aki pra galera, eu mesmo posso traduzir, ou sei lá, junto com a galera que manja do ingles da pra fazer uma parada muito boa e só melhorar o conteúdo do site.... o endereço é www.carstereo.com tem de tudo lá...

Compartilhar este post

Link para o post

a ajuda será bem vinda. Cada um fazendo o q souber fazer. Vamos tentar ajudar o fórum e naum ficar somente perguntando sem nada oferecer.

Já existem alguns Tutoriais em inglês nos sites postados. O pessoal já podia ir dando uma traduzida e melhorada.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho uma excelente ideia, eu quero da uma melhorada no som do meu carro, mas so leigo nos assuntos e nao tenho nem nocao de precos e lojas. <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Bela Iniciativa André!!!

Concorco plenamente. Ando pensando algo a respeito também.

Não me acho ainda em condições de escrever um artigo, mas eu vejo diariamente pessoas querendo montar trio e mais trio e depois trio e eu já fico um pouco irritado por que as pessoas cometem sempre os mesmos erros, embora em situações distintas. Eu sempre que comento ou mesmo leio algum artigo à respeito, já gravo em arquivos, trecho apenas com idéias, para que um futuro artigo seja o mais completo possível.

Com relação à idéia dos tutoriais, eu tenho anotado alguns links, mas eu me lembro de um dos melhores, senão o melhor:

http://sound.westhost.com/articles.htm

É uma ótima fonte para aprendizado e para deseja estudar um pouco mais.

Pena realmente que eu não domine totalmente o inglês para entender os artigos na sua totalidade.

Quem traduzir estará fazendo a toda comunidade e com certeza terá o reconhecimento daqueles ávidos de artigos bem escritos (não estou criticando os que tem artigos escritos: Autosom, Som&Carro, Webmecauto etc), mas vai servir como uma fonte a mais de aprendizado.

Compartilhar este post

Link para o post
Bela Iniciativa André!!!

Concorco plenamente. Ando pensando algo a respeito também.

Não me acho ainda em condições de escrever um artigo, mas eu vejo diariamente pessoas querendo montar trio e mais trio e depois trio e eu já fico um pouco irritado por que as pessoas cometem sempre os mesmos erros, embora em situações distintas. Eu sempre que comento ou mesmo leio algum artigo à respeito, já gravo em arquivos, trecho apenas com idéias, para que um futuro artigo seja o mais completo possível.

Com relação à idéia dos tutoriais, eu tenho anotado alguns links, mas eu me lembro de um dos melhores, senão o melhor:

http://sound.westhost.com/articles.htm

É uma ótima fonte para aprendizado e para deseja estudar um pouco mais.

Pena realmente que eu não domine totalmente o inglês para entender os artigos na sua totalidade.

Quem traduzir estará fazendo a toda comunidade e com certeza terá o reconhecimento daqueles ávidos de artigos bem escritos (não estou criticando os que tem artigos escritos: Autosom, Som&Carro, Webmecauto etc), mas vai servir como uma fonte a mais de aprendizado.

Boa dica.

Caso o pessoal naum esteja disposto a traduzir ou criar novos tutoriais pelo menos postem aui novos endereços para futuras pesquisas. Acho q isso seria de grande utilidade para futuras pesquisas.

Valeu pessoal pela colaboração

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia é muito boa

o HOT TOPICS tem quase a mesma finalidade

lá os topicos nao somem nem sao deletados

mas qd dá tempo, dou uma limpada e deixo somente as msg importantes

servindo como um FAQ continuo dos assuntos

se alguem achar um topico q ache importante, reporte pra mim pra q eu coloque no HOT TOPICS

mas se alguem estiver confiante em escrever de punho proprio um tutorial, o autosom.net está aberto

http://autosom.net/artigos.asp

lá vc podera inserir seu proprio artigo q sera aberto ao publico assim q for aprovado

Compartilhar este post

Link para o post
A ideia é muito boa

se alguem achar um topico q ache importante, reporte pra mim pra q eu coloque no HOT TOPICS

mas se alguem estiver confiante em escrever de punho proprio um tutorial, o autosom.net está aberto

lá vc podera inserir seu proprio artigo q sera aberto ao publico assim q for aprovado

qualquer coisa MP pra mim que eu ajudo nos tutoriais.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei se é só comigo...mas não consigo acessar a pagina autosom.net a bastante tempo já... tenho amigos com o mesmo problema... :(

Compartilhar este post

Link para o post
A ideia é muito boa

A página está fora do ar ??? :/

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...