Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Como tirar o máximo de uma caixa de som....

Recommended Posts

UP!

pra esse baita tópico, que não deveria sair da primeira página.

Uma coisa a se tomar cuidado em relação ao tamanho do duto é que ele não deve ter QUASE a mesma medida que a caixa... Tem que ser menor, senão adeus damping, o falante trabalha em free air, e além disto, problemas de fase vão aparecer. Deixa-se de ter um conjunto caixa e pórtico, e vira tudo caixa.

Mas sim, sou da prática de que, quanto maior a área do duto, melhor. Não precisa chegar perto do tamanho do falante, visto que o tamanho do cone só nos serve como parâmetro para deslocamento de ar (área x deslocamento, fórmula para pistão mesmo), enquanto o duto movimenta a mesma quantidade de ar com maior ou menor diâmetro. O que muda é que existirão menores perdas, menor ruído de funcionamento e etc. Mas há um momento que não se tem nenhuma vantagem em aumentar a medida do duto, e a desvantagem do tamanho continua existindo.

Pra mim, um bom parâmetro é sempre ter a menor velocidade de ar no duto sem comprometer as medidas da caixa. Se a caixa precisa ficar no bico do corvo pra caber caixa e duto, aí já temos um erro conceitual, sacrificando o que não deve ser sacrificado pra ganhar onde se tem pouco resultado.

Neste final de semana vou construir uma caixa para um par de woofer de 18" e pretendia fazer exatamente desta forma, com os dutos do tamanho do woofer conforme imagem abaixo:

medext.jpg

(peguei a foto no google, somente para ilustração)

Porém segundo o comentário do Kleber, eu perderia controle de cone e Damping (fator de amortecimento do módulo, é isso?)

É isso mesmo, ou entendi errado?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

UP!

pra esse baita tópico, que não deveria sair da primeira página.

Neste final de semana vou construir uma caixa para um par de woofer de 18" e pretendia fazer exatamente desta forma, com os dutos do tamanho do woofer conforme imagem abaixo:

Porém segundo o comentário do Kleber, eu perderia controle de cone e Damping (fator de amortecimento do módulo, é isso?)

É isso mesmo, ou entendi errado?

Você tá confudindo mano, n tem nada demais você fazer o duto na mesma largura que os alto falants, o problema seria o duto ter uma área igual ou maior que a área do cone do alto falante, ou das medidas da caixa, pode fazer essa caixa com esses dutos tranquilo. É pros HPL? simulou como vai ficar o sopro do duto com as medidas que vai usr, aparentemente vai fazer com 4~5cm de altura esse duto né? Eu faria com uns 6cm de altura, pra da na faixa de 240cm de área.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Você tá confudindo mano, n tem nada demais você fazer o duto na mesma largura que os alto falants, o problema seria o duto ter uma área igual ou maior que a área do cone do alto falante, ou das medidas da caixa, pode fazer essa caixa com esses dutos tranquilo. É pros HPL? simulou como vai ficar o sopro do duto com as medidas que vai usr, aparentemente vai fazer com 4~5cm de altura esse duto né? Eu faria com uns 6cm de altura, pra da na faixa de 240cm de área.

Abraço

Aaaahhh é a ÁREA de cone!

Realmente entendi errado então, é para os HPL sim e o duto eu vou fazer com 5x44 e pelas simulações não chega nem perto de soprar. Pico em 28hz de 17,9m/s e em 50hz já baixa para 14m/s, como é um woofer que não toca subgrave acredito que não terei problemas com sopro.

Existe algum motivo para ter 240cm² de área? pelos meus cálculos estou com 220. (fugi dessa aula)

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

240cm² da praticamente o mesmo q 3 dutos de 4". praticamente impossível soprar pra 1x 18".

Compartilhar este post

Link para o post

To usando 330cm2 de area para cada 18,será que é muita área,com o headroom ele chega á 26m/s de pico.

Compartilhar este post

Link para o post

Me lembrei de quando ouvi um órgão, fui para o concerto imaginando ouvir frequências baixíssimas porque ouvia dizer aqui no fórum que um órgão chega a 20Hz, chegou na hora e nada de grave, cabacisse minha. o-o- o-o-

Pelo que eu saiba órgão toca frequências de 20Hz PRA BAIXO, sendo possível chegar a 5Hz...! E como vc espera ouvir esse tipo de frequência se o ouvido humano consegue captar um espectro sonoro de no mínimo 20Hz?!?! Oq conseguimos em relação a essas baixíssimas frequências é "SENTIR" no nosso corpo..

Mas ainda bem que vc falou "CABACISSE SUA" com todo respeito sem querer te ofender amigo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah!

Está parecendo uma vez que levei um amigo para assistir um concerto, chagamos lá e depois de ouvir ele veio me falar: cadê o grave??? tinha baixo etc,,,,...ele me confidenciou, lembra sua caixa planar Cláudio, muito natural, mas não estremece o corpo...kkkkk

o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...