Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Como tirar o máximo de uma caixa de som....

Recommended Posts

Pessoal,

Vcs já devem estar carecas de saber que qd. fazemos uma caixa dutada, sempre deparamos com o dilema:

Qual a área do duto? e qual o comprimento?

Bem, isto tem uma razão de ser, dependendo dos parâmetros do AF. usado e o tipo de resposta que se quer vai nos levar a um volume de caixa, um duto de sintonia com uma certa área e comprimento!

Perguntas; qual usar?

Eu digo á vcs, usem o maior diâmetro possível mas não chegando á 90% da área efetiva do cone.

Qd. se tem um sistema ressonante caixa-AF, na freq. de ressonância( e próximas á ela) do sistema; existe uma inversão de fase da onda sonora em 180º, então se usar-mos um duto com área quase do mesmo tamanho do AF, iremos ter um rendimento nos sub-graves extraordinário, já que as ondas traseira vão se somar em fase com as da frente...como se fossem 2 AF tocando, nas freq, próximas da que queremos...

O grande problema é: e se o duto for longo demais...é claro que não vai caber na caixa...

Mas quem disse que precisa ser reto ou mesmo circular:

Andei fazendo simulações aqui no WinISD, e se portou com excelência tanto no tamnho/ área/sopro do ar(caiu muito)

Consiste em vc. fazer uma caixa onde o duto saia pela lateral, e vai sendo dobrado em volta do AF, até quase fechar a caixa toda, mas nunca menor que o buraco de sáida de ar...

Na simulação fiz com um Pioneer 308D4 com:

VB(50L úteis)

S(duto)=10x30=300cmxcm

L(comprimento do duto)=152cm (dobrado)

Dimensões da caixa= 50 x 50 x 35

FB=35Hz

F-3db=34 Hz(relativo ao pico máx)(+1,6dbs)

Velocidade do ar no duto= 8 m/s (não dá sopro e pouca atenuação -1db)

Equalização: Filtro High-Pass com 12db/8ª em 30Hz (controle do cone abaixo de FS)

Filtro Low-Pass com 12db/8ª em 100Hz

Tentem imaginar como seria a caixa!

[]-[]

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana, gostei do tópico !

O DAD, não só, vende seus produtos, faz propaganda, mas contribui com rendimento do fórum, fazendo tópicos interessantes, ajudando boa gente !

Seja sempre assim DAD []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

pelo q eu entendi seria quase uma lt? ou não?

EXATAMENTE o que eu ia postar.

Pela area do duto e o comprimento. O Volume da caixa quase nao faria diferença... Seria praticamente uma LT. pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Outro problema dessa caixa eh que nao temos nada segurando o cone, ele fica muito solto. Nao existe "damping mecanico"

Compartilhar este post

Link para o post

EXATAMENTE o que eu ia postar.

Pela area do duto e o comprimento. O Volume da caixa quase nao faria diferença... Seria praticamente uma LT. pasmafaute

Não exatamente....pois existe um volume grande...uma LT o volume é muito pequeno e costuma o duto ir sendo modificado para casar imp. com o ar!....

Ex:

Em uma LT o comprimento mínimo seria de 1/4 de onda em 34Hz...que daria cerca de 2,5m de comprimento...grande hein!...a caixa ficaria bem maior que a outra...

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Quase isto...mas é diferente...o duto deste está atrás do íma...tem limitações de comprimento...

A que propus, o duto sai da lateral direita(por exemplo) passando embaixo do AF e circulando ao redor dele, terminando ao encontro da saída de baixo...com folga de no mínimo de sua abertura...

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

eu preciso de desenho pra entender....

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post

Link para o post

caixaguilherme.png

duto tipo esse?

É um dos tipos..mas ainda não é esse....ele fica em volta do AF, mas a saída é pela lateral....Este tipo de duto tem limitação de espaço e aumenta e muito a caixa....

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

eu preciso de desenho pra entender....

Para facilitar, imagine 1 caixa com apenas 1 sub; na frente só vai ver o AF.

Olhando a caixa de frente, na parte de baixo(apenas como exemplo)e na lateral direita é onde começa o duto, passa por baixo do AF. até a lateral esquerda, depois sobe até a tampa superior, depois volta a virar á esquerda indo até a tampa da direita novamente, depois desce até encontrar a saída.

é claro que tem que deixar um espaço de no mínimo a distância da abertura do duto, para não estrangular o ar...

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

e qual seria a diferença de ter um duto que faça trocentas voltas ao redor do falante, ou ter um duto que faça trocentas voltas atrás do falante????

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

e qual seria a diferença de ter um duto que faça trocentas voltas ao redor do falante, ou ter um duto que faça trocentas voltas atrás do falante????

pasmafaute

Bem, dependendo do teu espaço físico importa e muito....ás vezes a largura é mais prejudicada, outras é a altura...mais no geral sempre use dutos o maior possível de área...leia no início do tópico...

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza a área de duto maior resulta em melhor fluxo de AR, mas ele MUITO LARGO costuma fazer com que o duto fique BEM GRANDE e fazer o sub ficar "solto"!

Na sua simulação vc diz que colocou um HPF em 30hz, eu achei particularmente alto esse corte, mesmo sendo 12db/8º, se fosse um 6DB/8º soaria melhor na minha opinião, visto que é uma caixa voltada à som interno, e gostamos de uma freq. Subsonica batendo nas "zoreia"... (isso é PURA PREFERENCIA PESSOAL, NÃO É REGRA)

Quanto à dutos, eu nos últimos tempos andei fazendo caixas com dutos "cornetados" (acabei nomeando assim, pode ser que tenha um outro nome, e eu não sei)...

vou desenhar pra ilustrar melhor... aguardem uns min.!

Compartilhar este post

Link para o post

olha ae:

exemploo.jpg

Ae as medidas estão Exageradas para exemplificar melhor... Os resultados com esse tipo de duto tem me agradado MUITO, quase não tem movimento de ar no duto e o som parece mais "LIMPO", a inspiração para esse duto foi os dutos com "ressonadores" usados em campeonatos de SPL... tô curtindo esse tipo de duto!

Compartilhar este post

Link para o post

OBS: Galera, sei que é meio OFF, mas veio a calhar... "Não me mandem MP, eu não respondo, desculpa..." só se for em relação à "TRABALHOS", pois dúvidas eu tiro em tópicos, acho meio sacanagem eu ficar passando informação exclusivamente à UMA PESSOA SÓ, já que aqui é um Fórum de discussão!

(estou escrevendo isso, pois incrivelmente apareceram 3 MP's depois que respondi esse tópico)

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza a área de duto maior resulta em melhor fluxo de AR, mas ele MUITO LARGO costuma fazer com que o duto fique BEM GRANDE e fazer o sub ficar "solto"!

Na sua simulação vc diz que colocou um HPF em 30hz, eu achei particularmente alto esse corte, mesmo sendo 12db/8º, se fosse um 6DB/8º soaria melhor na minha opinião, visto que é uma caixa voltada à som interno, e gostamos de uma freq. Subsonica batendo nas "zoreia"... (isso é PURA PREFERENCIA PESSOAL, NÃO É REGRA)

Quanto à dutos, eu nos últimos tempos andei fazendo caixas com dutos "cornetados" (acabei nomeando assim, pode ser que tenha um outro nome, e eu não sei)...

vou desenhar pra ilustrar melhor... aguardem uns min.!

Bem, freq. subsonica só se o AF e caixa responderem nestas freq....caso contrário vai dar som melhor com limitação...A freq, que escolhi leva em conta uma resposta de freq. plana e Xmáx. do AF., e sem reforços no bass...tudo flat...caso isto não ocorro(o que é muito comum), tem que ser aumentado ainda mais, sob pena de pane do sub...

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

olha ae:

exemploo.jpg

Ae as medidas estão Exageradas para exemplificar melhor... Os resultados com esse tipo de duto tem me agradado MUITO, quase não tem movimento de ar no duto e o som parece mais "LIMPO", a inspiração para esse duto foi os dutos com "ressonadores" usados em campeonatos de SPL... tô curtindo esse tipo de duto!

Certo...duto frontal...mas ainda ninguém descobriu a maneira que falei.....vou ter que desenhar...mas estou sem tenpo aqui...

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, freq. subsonica só se o AF e caixa responderem nestas freq....caso contrário vai dar som melhor com limitação...A freq, que escolhi leva em conta uma resposta de freq. plana e Xmáx. do AF., e sem reforços no bass...tudo flat...caso isto não ocorro(o que é muito comum), tem que ser aumentado ainda mais, sob pena de pane do sub...

hand26

Dentro de um carro o acoplamento de Cabine+Caixa resulta em colorações na resposta de freq. que muitas vezes não são previsíveis nem "simuláveis", então, muitas vezes não adianta nada fazer uma caixa completamente "FLAT" se vc colocando ela dentro de um carro a "phorra zoa" toda. Eu cansei de me matar pra deixar caixas Flat na ilusão do melhor som... isso pra mim hoje em dia é coisa pra audiófilo, coisa que estou LONGE de ser, mas tenho vários amigos que curtem essa "prática" rsrsrs

Quanto as freq. Subsonicas, seria mais pelas respostas harmônicas que teria, do que especificamente pela "audição" de 20hz à zero DB ;) . Certamente vc entende isso!

Compartilhar este post

Link para o post

em caixas pra woofer eles colocam aqueles cantos nas caixas que é pra não ficar onda estacionária na caixa, mas em caixa pra sub, especificamente a dutada com duto retangular tambem precisa desses cantos pra não ficar onda estacionaria ou ai é outra história?

Compartilhar este post

Link para o post

em caixas pra woofer eles colocam aqueles cantos nas caixas que é pra não ficar onda estacionária na caixa, mas em caixa pra sub, especificamente a dutada com duto retangular tambem precisa desses cantos pra não ficar onda estacionaria ou ai é outra história?

o Ar não se movimento diferente diferente dependendo do Falante cara rsrsrs... o Certo é ter sim! rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Coisa perto disso...

finished.jpg

Muito hilário isto... o-o- o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...