Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em

psa-motor-ec5.jpg?w=130&h=150

PSA Peugeot-Citroën divulgou hoje mais detalhes a respeito do novo motor 1.6 16v batizado de EC5. Resultado de um trabalho em conjunto entre os centros de desenvolvimento da empresa na América Latina, França e China, ele se destaca por contar com comando de válvulas de admissão variável e, para o Brasil, pelo sistema Flex Starr da Bosch.

O sistema Flex Start abole o tanquinho de gasolina próximo ao motor. Os injetores possuem filamentos que aquecem o etanol para dar partida em dias frios. Com a função chamada Wake Up, o pré-aquecimento do etanol é iniciado quando a porta do motorista é aberta, eliminando o tempo de espera de 6 segundos quando a temperatura ambiente é de +5ºC.

Para receber o sistema a galeria de combustível, foi totalmente redesenhada, há um novo software na ECU (central eletrônica), que gerencia a temperatura ideal para a queima, e uma unidade de controle de aquecimento (HCU), que controla o momento certo de aquecer o combustível.

Já o.comando de válvulas variável (VVT) para a admissão, otimiza o funcionamento e contribui para que se tenha mais de 80% do torque já a partir de 1.500 rpm. Uma novidade importante é a utilização, pela primeira vez no país, de uma bomba de óleo variável, que ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado, de acordo com a rotação do motor e a carga, fazendo com que menos energia seja absorvida. Como complemento, os pistões e anéis são “low friction”. O acabamento dos cilindros também usa este tipo de tecnologia para reduzir atritos. Já as bielas foram desenvolvidas para apresentar alto nível de resistência com baixo peso.

O projeto do EC5 foi todo desenvolvido com foco na otimização de seu funcionamento com os combustíveis locais; por isso, a taxa de compressão da versão flex é 12,5:1. O resultado é um motor 1.6 16v que com gasolina gera 115 cv de potência máxima a 6.000 rpm, e, com etanol, 122 cv a 5.800 rpm. O torque máximo é de 15,5 kgfm (gasolina) e 16,4 kgfm (etanol), a 4.000 rpm. A Peugeot garante que este motor está 7% mais eficiente que o antigo 1.6 16v. Ele estreará no Peugeot 308, que segundo a própria Peugeot, chega ao Brasil na primeira semana de março.

http://allthecars.wordpress.com/2011/12/13/peugeot-oficializa-motor-1-6-ec5-que-estreara-no-308/

Postado em (editado)

Na teoria, perfeito.

Vamos ver na pratica.

Assino embaixo.

Mas que tá prometendo, isso tá.

Só que sinceramente, eu não quero motor 1.6 mais, não aspirado comum pelo menos. Tô sentindo falta da puxada do Palio sahusauhasuhasuh Pena que não existe um Cerato 2.0 :vts

Falha, pena que não existe Cerato 2.0 em uma faixa de preço comprável, ou seja, o Koup tá eliminado ashusahusauhas

Editado por Xan_
Postado em

PSA é tao bom, que nem nos EUA vende! hueuhehueheeuh :vts

Unica parada que nao suporto dos PSA é o cambio mto ruim de encaixar, diga-se, curso longo e trambulador uma porcaria! fora isso o c3 da mamae é mto economico, tanto na gasurina qnt na cana!

Postado em

C3 é por cabo, o 206 é por vareta. Em ambos o curso é longo, mas é coisa de carro francês mesmo. O clio tb é.

Taí, o câmbio do Clio é uma bosta. Maior reclamação que eu tenho do carro, que no resto é superior a concorrência (fora design também).

Postado em

Anda manjando de cambios, não? [¨][^]

é sério seu po***! euheuhehuehuehue

O unico cambio que salva da nissan é o 1.8, pq o 1.6 é o msm da renault, que é o msm dos PSA... :(

Postado em

Taí, o câmbio do Clio é uma bosta. Maior reclamação que eu tenho do carro, que no resto é superior a concorrência (fora design também).

O da peugeot eu só reclamo da trepidação e do longo curso. De resto, acho bom, é o tipo de câmbio que não te induz ao erro, como o da GM.

O da Fiat eu já acho muito enjoado de engates. Da VW eu gosto, provavelmente uma das poucas coisas que acho realmente boas em um VW é o câmbio, que é todo quadradinho e preciso.

Postado em

C3 é por cabo, o 206 é por vareta. Em ambos o curso é longo, mas é coisa de carro francês mesmo. O clio tb é.

A diferença mais gritando de quando saí do 206 pro Fox, foi o cambio.

206 tem suas vantagens, e o cambio não é uma delas.

rsrs

Postado em

GM induz ao erro desde quando?!

Desde quando você não engata as marchas do jeito ceeeeeeeeertiiiinho. Ou vc coloca milimétricamente na posição, ou dá mer**. Parece que engatou e não engatou, ou então cai na marcha errada.

VW é intuitivo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...