Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
R2_luciano

Quem tem medo (preconceito) de produtos BR?

Recommended Posts

Novamente falo que por mim usaria coisa que se vende no PY e nem por isso iria morrer!

Agora, se eu importar algo, ele nao vai está obrigatoriamente isento de impostos! Nunca comprei algo pra nao ser "taxado".

Paguei na ultima vez em um sub JL 10W1, com frete e impostos a quantia de 450 reais! E aí, estou roubando o país? Sonegando impostos? Nao!

O preço desse produto, era pra ser pouca coisa agragada a essa valor! Agora se as lojas da sua cidade cobram 800 reais pelo sub, ele esta querendo enriquecer à custas de seus clientes!

Aki na minha cidade, Natal, que tem um ICMS bem altinho, logista aqui vende este sub a 650 reias. Tudo bem, ai eu aceito, pois terei a comodidade de pegar o sub a pronta entrega, garantia e pos venda! 800 ja eh um certo exagero por parte do logista!

Ainda bato na TECLA do CxB. Nao importa onde foi feito. Se prestar e tiver PREÇO, eu compro!

EDIT.:

O exemplo que citei do kit NAR com HERTZ foi comparando o preços deles aqui, na vitrine de uma LOJA!

Um JL Audio 10W1v2 comprado na internet não custa R$ 450,00 não. O valor do subwoofer com frete é de US$ 153,84, com o dolar alto como está, deve ficar em torno de R$ 300,00, sem imposto. O imposto federal é de R$ 180,00 e o ICMS aqui do RN seria de R$ 82,00, totalizando R$ 562,00 por um produto sem garantia, que demora uns 30 dias pra chegar e sem a garantia que de fato vai chegar e funcionar, pois temos exemplos aqui de Natal que importou produtos e chegou danificado e outro que queimou e não tinha garantia, gastou uma fortuna em um reparo.

À vista por à vista, aqui com o Carlinhos você consegue comprar por uns R$ 650,00 à vista no dinheiro, recebe na hora, com nota fiscal e garantia de 1 ano.

Você já ouviu um kit Hertz HSK pra saber que ele toca mais que um NAR? Eu nunca ouvi um 2 vias porque Carlinhos nunca comprou um kit desses pra revenda, e não podemos comparar um 3 vias com um 2 vias, até porque os valores são bem diferentes, um custa o dobro do outro, então não há como comparar.

Você tem que comparar como Arthur falou, NAR Kevlar, Morel Tempo, Focal Access por esses sim custam na faixa dos R$ 750,00 e não um Hertz HSK.

Não adianta querer comparar preço de importado daqui e dali com os preços vendidos em loja. Até mesmo na internet existem vendedores que vendem produtos abaixo do preço de mercado, não podem emitir NF e pode ser que um dia você precise de uma garantia e não tenha.

Acho que você está confundindo as coisas..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema é q o brasileiro gosta de ser feito de palhaço e pronto... a politicagem rouba descaradamente e o brasileiro vai e vota na mesma panelinha de novo... o brasileiro como já falaram, prefere atolar o carro com 4 de 18 pra tocar trio a colocar 2 de 12 q tocariam melhor no espaço q tem livre...

as empresas brasileiras tem q fazer milagre pra sobreviver, pq qdo não é o governo tomando o dinheiro delas são os sindicatos. tirando outras questoes de mercado q ocorrem apenas no brasil...

curiosidade 1: qualquer empresa brasileira que for vender pro exterior paga quase 70% a menos de imposto que uma empresa q vende pro mercado interno.

curiosidade 2: o minério de ferro extraido no brasil é vendido pra china em estado bruto, industrializado, e volta pro brasil custando quase 35% menos do que se fosse industrializado aqui. isso diminui a geração de emprego no mercado interno, as empresas sonegam por esse motivo, o governo aumenta o imposto pq tá recebendo menos, as empresas resolvem sonegar mais. é um circulo vicioso. só no brasil q a menor distancia entre 2 pontos é andar em circulo e não chegar no final nunca... enquanto o governo não enxergar que as vezes menos é mais, isso vai continuar.

e não me venham me falar de pib, pq isso é dado pra jornalista marketeiro e não pra 95% da população q nem sabe o q isso significa pro bolso dele....

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, nesse ponto vou discordar de vc. Não que não exista maracutaia na importação de produtos, mas, mesmo fazendo toda a importação correta, o produto importado é mais barato que o nacional.

O problema do mercado nacional é o lucro exagerado agregado ao produto. O brasileiro prefere vender um produto com lucro astronômico do que vender vários com lucro comedido.

Não tenho preconceito com o produto brasileiro. Para mim é indiferente a origem, pois o que importa é a qualidade e o seu custo.

Na verdade temos vários fatores envolvidos:

Infelizmente brasileiro quer ganhar vantagem em cima de tudo, ele não tem a humildade de pensar conforme tuas colocações, vender barato e ganhar na quantidade.. Herança da colonização espanhola, que vive apenas o momento e não vislumbra o futuro. "Ganho nessa compra e depois dou meu jeitinho brasileiro pra ganhar novamente na próxima..", Não existe um planejamento!

Porém para um fabricante isso se torna um pouco complicado, já que vendendo muito ele precisará fabricar muito, e isso acarretará em muito mais contratações, mais linha de produção, mais pavilhões, logística, garantia.. E se a margem de lucro é muito pequena, não paga esses custos, que no Brasil são exorbitantes, pois até um alvará de licença ambiental custa os olhos da cara (claro, se esse fabricante pretende ser uma empresa correta, pagando tudo nos conformes)! Se o fabricante mantem sua margem de lucro pequena, ele precisa retirar seus custos de algum lugar, e quase sempre é na qualidade do produto! E infelizmente boa parte dos consumidores brasileiros não têm dissernimento em avaliar um bom produto e pagar por isso, mesmo diante das colocações que fiz anteriormente de que a economia do país vem crescendo e as pessoas têm mais condições financeiras para adquirir bens. Outro problema de produto barato, que resulta nessas vendas demasiadas, é que gera necessidade de distribuidor, representante, lojistas.. E cada um agrega novos valores ao produto, que acaba chegando caro no cliente! E mais uma vez.. No Brasil tudo isso é muito mais exagerado!

Fabricante de produtos ruins tem aos montes, e esses acabam por prostituirem o mercado, que acaba exigindo apenas preço e esquecem da qualidade e o empenho de quem prega várias horas de pesquisa, desenvolvimento, engenharia, testes, análises.. tudo isso gera um custo que precisam ser agregado ao produto e valorizado pelo cliente. Sem falar que valorizando nossos fabricantes de BONS produtos, mesmo pagando um pouco mais caro, temos toda a facilidade do pós venda, garantia e coisas do gênero "aqui no nosso quintal", além de estimular o crescimento desse mercado e nivelando por cima os fabricantes brasileiro, obrigando-os a terem produtos de maior qualidade.

Outro ponto importante: A matéria prima de boa qualidade, no Brasil, é relativamente escassa e além disso ainda encontramos dificuldades em trazer de fora, com taxas de impostos excessivos.

Muitas empresas "gringas" renomadas conseguiram verbas suficiente para abrir suas fábricas na China, onde a mão de obra é barata e principalmente a materia prima..

Agora imagina quando que um fabricante brasileiro, pagando todas estas taxas excessivas, margem de lucro pequenas para conter o preço barato lá no consumidor final, terá verba suficiente para abrir uma fábrica na China?

São por essas e outras que é tão complicado produzir e comercializar no Brasil produtos de boa qualidade!

Obvio que tudo isso que falei tem suas excessões, pois temos, sim, vários fabricantes que aplicam margens de lucro assustadoras... Além daqueles que ferram mesmo o mercado produzindo porcaria pensando apenas no lucro!

Att,

RenanLopes

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho medo dos produtos, e sim de quem está por traz deles. O jeitinho brasileiro é o que ferra.

Aqui o que prevalece é o lucro e não a qualidade, infelizmente eu não confio em nada vindo do nosso País.

Compartilhar este post

Link para o post

RenanLopes,

concordo com a sua exposição. Só gostaria de acrescentar mais um argumento. Vejo que muitos consumidores defendem a indústria nacional em detrimento da estrangeira. Porém, muitos não se atentam que ela, muitas vezes, vai contra eles. Perceba quando um produto nacional deixa de ser competitivo no mercado interno, traduzindo: o produto deixar de ter aquele lucro abusivo. Em vez da indústria nacional clamar ao governo para diminua a carga tributária, desburocratize os direitos trabalhistas, e entre outros tantos. O que ela faz? Forma um lobby e procura impedir a concorrência de produtos estrangeiros no mercado interno. Até aqui não vejo grandes problemas, pois é um direito seu reivindicar o protecionismo. O problema é que o governo, muitas vezes, atende esta reivindicação. E o qual é a retribuição da indústria nacional ao seu país, ao seu consumidor, que muitas vezes a defende de forma ferrenha? Aumentam o preço dos seus produtos! Se quiser exemplo, veja a indústria automobilística e o ramo de bicicletas brasileiras.

Abç.

Editado por Charrua_rs

Compartilhar este post

Link para o post

RenanLopes,

concordo com a sua exposição. Só gostaria de acrescentar mais um argumento. Vejo que muitos consumidores defendem a indústria nacional em detrimento da estrangeira. Porém, muitos não se atentam que ela, muitas vezes, vai contra eles. Perceba quando um produto nacional deixa de ser competitivo no mercado interno, traduzindo: o produto deixar de ter aquele lucro abusivo. Em vez da indústria nacional clamar ao governo para diminua a carga tributária, desburocratize os direitos trabalhistas, e entre outros tantos. O que ela faz? Forma um lobby e procura impedir a concorrência de produtos estrangeiros no mercado interno. Até aqui não vejo grandes problemas, pois é um direito seu reivindicar o protecionismo. O problema é que o governo, muitas vezes, atende esta reivindicação. E o qual é a retribuição da indústria nacional ao seu país, ao seu consumidor, que muitas vezes a defende de forma ferrenha? Aumentam o preço dos seus produtos! Se quiser exemplo, veja a indústria automobilística e o ramo de bicicletas brasileiras.

Abç.

Neste caso é um interesse particular do próprio governo..

Já que impedindo a entrada de produtos importados a variação do impostos seriam muito menos comprometida que uma empresa interna fechando as portas.

Então é mais vantagem bloquear a entrada e sustentar a interna, que gera lucro em meio aos impostos, a perder dos dois lados.

A briga por redução de impostos já é antiga e sem muitas conclusões.. Os empresários acabam optando por uma solução mais rápida a ter que ficar gastando energia combatendo algo que até então, infelizmente, não obtemos resultado algum.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, nesse ponto vou discordar de vc. Não que não exista maracutaia na importação de produtos, mas, mesmo fazendo toda a importação correta, o produto importado é mais barato que o nacional.

O problema do mercado nacional é o lucro exagerado agregado ao produto. O brasileiro prefere vender um produto com lucro astronômico do que vender vários com lucro comedido.

Não tenho preconceito com o produto brasileiro. Para mim é indiferente a origem, pois o que importa é a qualidade e o seu custo.

Novamente falo que por mim usaria coisa que se vende no PY e nem por isso iria morrer!

Agora, se eu importar algo, ele nao vai está obrigatoriamente isento de impostos! Nunca comprei algo pra nao ser "taxado".

Paguei na ultima vez em um sub JL 10W1, com frete e impostos a quantia de 450 reais! E aí, estou roubando o país? Sonegando impostos? Nao!

O preço desse produto, era pra ser pouca coisa agragada a essa valor! Agora se as lojas da sua cidade cobram 800 reais pelo sub, ele esta querendo enriquecer à custas de seus clientes!

Aki na minha cidade, Natal, que tem um ICMS bem altinho, logista aqui vende este sub a 650 reias. Tudo bem, ai eu aceito, pois terei a comodidade de pegar o sub a pronta entrega, garantia e pos venda! 800 ja eh um certo exagero por parte do logista!

Ainda bato na TECLA do CxB. Nao importa onde foi feito. Se prestar e tiver PREÇO, eu compro!

EDIT.:

O exemplo que citei do kit NAR com HERTZ foi comparando o preços deles aqui, na vitrine de uma LOJA!

Eu entendi claramente a posição de voces ,

Mas parece que não me fiz entender......eu citei comparar preço do legalizado x preço do produto de contrabando ( o correto é descaminho ), é incoerente.

Nem mesmo citei a margem de lucro de fabricantes , importadores e/ou lojistas . Somente falei que comparar "muamba" sem impostos com produto taxado / legalizado também não dá né ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pedrim, o carlinhos nunca trouxe o hsk 2 vias que citei no topico. Mas o preco dele trabalhado pelas revendas fica na mesma faixa que os morel tempo, access, nar kevlar!

E qnd digo que o hsk toca o dobro do kevlar(suposicao obvia), por terr ja ouvido alguns esk e que para mim esses mesmos ja tocam melhor que o nar kevlar! Entao, um kit de 550 se saindo melhor do que um de 750. Importado vs nacional. Precos praticados em lojas, com tudo certinho(garantia etc)!

Compartilhar este post

Link para o post

Pedrim, o carlinhos nunca trouxe o hsk 2 vias que citei no topico. Mas o preco dele trabalhado pelas revendas fica na mesma faixa que os morel tempo, access, nar kevlar!

E qnd digo que o hsk toca o dobro do kevlar(suposicao obvia), por terr ja ouvido alguns esk e que para mim esses mesmos ja tocam melhor que o nar kevlar! Entao, um kit de 550 se saindo melhor do que um de 750. Importado vs nacional. Precos praticados em lojas, com tudo certinho(garantia etc)!

O Hertz HSK165 é mais caro que esses kits que você já citou. Eu cotei um desses pra substituir o DSK165 do Ford Ka e lhe digo que era mais caro que o Morel Tempo, Focal Access e NAR Kevlar. E se for aquele L ou XL, era quase o preço do HSK163.

Ninguém aqui está falando em suposição, estamos falando de fatos, em relação a produtos testados. Você tem que ver que os Hertz são mais SQPL e os NAR é algo mais SQ, percebemos isso ouvindo músicas e não Akon, Ludacris, Usher, Lil Wayne como você costuma a testar som. Com o seu estilo musical não é possível avaliar se um kit é bom ou não apenas pelo SPL, exatamente por essa mania você destruiu dois midbass Morel Tempo no primeiro som que você montou no Gol.

Compartilhar este post

Link para o post

Ps. Confundi com o ESK.

Eu não troco o NAR Kevlar pelo ESK...

Editado por Abreu

Compartilhar este post

Link para o post

O tw do Nar pra mim, o desqualifica para um sq mais serio e acho o mid um pouco gritão tb, mas isso é fácil contornar..

O kit hsk eu já tive. Esta bem acima tanto no mid qto no tw em qualidade e Spl. Covardia, péssima comparação.

O certo seria comparar o ESK que mesmo custando menos, acho o mid bem melhor e o tw um pouco melhor mas longe de agradar um publico mais exigente...

Editado por Edgrau

Compartilhar este post

Link para o post

RenanLopes,

Abç.

Neste caso é um interesse particular do próprio governo..

Já que impedindo a entrada de produtos importados a variação do impostos seriam muito menos comprometida que uma empresa interna fechando as portas.

Então é mais vantagem bloquear a entrada e sustentar a interna, que gera lucro em meio aos impostos, a perder dos dois lados.

A briga por redução de impostos já é antiga e sem muitas conclusões.. Os empresários acabam optando por uma solução mais rápida a ter que ficar gastando energia combatendo algo que até então, infelizmente, não obtemos resultado algum.

Att,

RenanLopes

Isso resume a realidade da industria brasileira! Sofrendo com a 66ª economia MENOS LIVRE do mundo!

Na realidade isso é uma tendência mundial, haja vista a crise de dívida em que o mundo vive, o neocapitalismo keynesiano impera inconteste, os produtores, na busca natural do lucro, divergem sua atenção das pessoas comuns (mercado) para os burocratas (Estado), e passam a "investir" mais em capital político e influência que em novas tecnologias, qualidade de produto e preço!

Isso é tão natural quanto uma tendencia de mercado! O Empresário SEMPRE vai investir naquilo que lhe trouxer mais lucro, se isso for fazer lobby pra ganhar favores do Estado (que já conta com 60% do PIB em seu orçamento monstruoso de mais de 2 trilhões), que seja!

A partir do momento em que o Estado gasta mais que o mercado todo do país, obviamente ninguém terá interesse em atender esse mercado, e passará a atender o Estado!

Enquanto esse modelo não mudar, o único jeito de se obter produtos de qualidade e preço justo é recorrendo à importação de produtos desenvolvidos e focados no mercado de países mais livres! Continuaremos mendigando migalhas dos países livres por muito tempo ainda! Infelizmente a ilusão keynesiana só acaba quando o colapso econômico é grave demais, tem fome, desemprego galopante... e a gente ainda tá vivendo algumas bolhas e momentos de euforia keynesiana no Brasil! Essa idiotice vai longe ainda!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post

Isso resume a realidade da industria brasileira! Sofrendo com a 66ª economia MENOS LIVRE do mundo!

Na realidade isso é uma tendência mundial, haja vista a crise de dívida em que o mundo vive, o neocapitalismo keynesiano impera inconteste, os produtores, na busca natural do lucro, divergem sua atenção das pessoas comuns (mercado) para os burocratas (Estado), e passam a "investir" mais em capital político e influência que em novas tecnologias, qualidade de produto e preço!

Isso é tão natural quanto uma tendencia de mercado! O Empresário SEMPRE vai investir naquilo que lhe trouxer mais lucro, se isso for fazer lobby pra ganhar favores do Estado (que já conta com 60% do PIB em seu orçamento monstruoso de mais de 2 trilhões), que seja!

A partir do momento em que o Estado gasta mais que o mercado todo do país, obviamente ninguém terá interesse em atender esse mercado, e passará a atender o Estado!

Enquanto esse modelo não mudar, o único jeito de se obter produtos de qualidade e preço justo é recorrendo à importação de produtos desenvolvidos e focados no mercado de países mais livres! Continuaremos mendigando migalhas dos países livres por muito tempo ainda! Infelizmente a ilusão keynesiana só acaba quando o colapso econômico é grave demais, tem fome, desemprego galopante... e a gente ainda tá vivendo algumas bolhas e momentos de euforia keynesiana no Brasil! Essa idiotice vai longe ainda!

Totalmente apoiado , o duro sabe o que é , se o Estado fosse mais inteligente , e não tivesse tantos impostos abusivos , todos nos poderiamos pagar o imposto DEVIDO , invez de ficar "sonegando" , seria mais junto e ele arrecadaria mais , mais como o ESTADO é ganancioso como os empresarios são , todos querem ganhar e quem se fode na historia , o final da cadeia.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest rodriguinhow

por falar em produto nacional, já tive um Bravox UXP 400w e posso afirmar que é um excelente auto falante.

Porem , na época que o comprei, ele custava R$ 260 (Mesmo preço do Pioneer 307 na época).

Hoje , o UXP custa R$ 400 e o Pioneer 309 já se encontra por menos de R$ 200 em qualquer lugar. Ou seja, dá pra comprar 2 Pioneers 309 com o preço de 1 UXP e ainda sobra um troco.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vem a pergunta: Porquê o UXP custa 400?

Não tem a MENOR RAZÃO.

Só custa 400 pq tem quem compre em 10x nas lojas.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia.

Tenho um uxp de 12" só que o power me deu um pouco de trabalho para chegar no resultado que queria mais acho ele um otimo sub tem um timbre muito bom já esta comigo a mais de 3 anos, aqui na minha cidade não conheço ninguem que tem um set de qualidade para poder tirar uma referencia.

Abs Frederico

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o preconceito aqui impera sim, e a maioria nem ouviu o produto em questão, mas já fica com pé atraz ou diz que não presta. isso é FATO...

mas pra dar um "tapa" com luva de pelica nos preconceituosos, certa vez o (noslinda)admilson, aqui do fórum, ja participou de um campeonato com fosgate 4.6, mid bravox, tw 1tw1 selenium, etc e ficou em terceiro colocado, ficando com pouquissimos pontos atraz do danilo(triatletaDan)...

o fogo é que se ele viesse hoje aqui no forum falar que ia montar um set assim pra competir, oq ia cair de nego falando mal do tópico dele e que ele não manjava nada de SQ, hifi,etc, não daria nem pra contar...

por isso eu digo...

TEM QUE OUVIR. não fale mal antes de ouvir.

nacional ou importado existem coisas boas, medias, ótimas e ruins...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem a MENOR RAZÃO.

Na real o uxp custa a partir de 250,00 novo... mas como todo produto existem valores diferentes de loja pra loja...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Na real o uxp custa a partir de 250,00 novo... mas como todo produto existem valores diferentes de loja pra loja...

abs

Nunca vi nesse preço... acho que o mais barato foi na faixa dos 350.

Na real, a Bravox sabe que tem um sub com enorme margem de lucro nas mãos... é sério! Poderia custar bem menos, mas não custa por questões mercadológicas. É um falante bem aceito na sua faixa de mercado. Mesmo perdendo muitas vendas para concorrentes, ainda ende bem por vender em lojas físicas.

Compartilhar este post

Link para o post

só pra constar, existem rumores de fábrica da FOCAL no Brasil... acredito que mais como montadora mesmo...

e já são montados Hertz e Morel, no Brasil também....

Brasil é a bola da vez, que venham todos para um mercado mais diversificado e maduro!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

só pra constar, existem rumores de fábrica da FOCAL no Brasil... acredito que mais como montadora mesmo...

Brasil é a bola da vez, que venham todos para um mercado mais diversificado e maduro!!!!

Isto por 2 motivos:

Mercosul / México.

Regime de tributação diferenciado. Ou seja, os insumos importados usados nos falantes destinados à EXPORTAÇÃO entram aqui sem pagar taxa de importação.

Pra eles, é vender em toda a américa do sul praticamente sem tributação em cima. Mas pra vender aqui o bicho continua pegando. O preço deve cair na medida que vai existir uma figura a menos na relação, que é o importador.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem fonte?

Se bobear é Nertz e Morrel.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem a MENOR RAZÃO.

mas qual a alternativa?

O 309 CERTAMENTE tem outro som, bem diferente do UXP (apesar q o power eu não gosto não), e com timbre e resposta semelhante ao UXP, e com preço menor, o que temos? no de 10" ainda tem o Keybass, mas o Panther de 12" não é a mesma coisa dos menores, e é fraco de SPL se comparado com o UXP! NAR pensa que o fio da bobina deles é de platina e cobra preços ridículos pelos seus produtos, e as outras empresas simplesmente não têm nada que seja equivalente! Até o Upgrade que era bonzinho ficou horrivel nas versões novas!

E POR QUE?? Pq não temos CONCORRENTES com preço e qualidade semelhante!!! Tira os 60% do imposto de importação e joga as linhas de entrada da Hertz, Helix, e outras marcas como essas! Ou a Bravox melhoraria o produto e preço, ou perderia pesadamente o mercado de SQ e SPL de entrada, que é um mercado que movimenta MUITA grana!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...