Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Folk

Upgrade Básico no Som -

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal do Fórum!

Há um ano atrás eu saí do mundo dos multiaxiais da vida e comprei o Kit 2 Vias da Selenium de 6 pol pra tocar direto no player(sony)numa Montana. Muito legal, apesar de estar tocando sem módulo. E também pq eu coloquei resistor(ou capacitor, não sei qual dos dois) no fiozinho ativo do tweeter pra dar uma atenuada pq não tava aguentando a estridência, enche muito o saco principalmente com prato de bateria.

Bom, agora senti que tava na hora de dar mais um pequeno passo rumo a um futuro Som de Qualidade e comprei o Kit 2 Vias de entrada da Helix, o B62c. Só que minha dúvida é com relação ao módulo, gostaria que fosse um do nível desse Kit da Helix(e do player) pro som ficar equilibrado em termos do nível dos equipamentos.

Não tenho interesse em ganhos de volume, só quero dar um upgradezinho na qualidade, só. Escuto mais Rock, Blues e Heavy Metal.

O que vocês podem me sugerir?

Na minha cabeça estão:

Audiobank 4060 - 4 canais(sobrarão 2 canais, mas não pretendo colocar Sub)

Helix DB Two - 2 Canais(será que é muita areia pro meu caminhão?)

Desde já obrigado a todos do Fórum, esse é o melhor lugar da internet pra sanar nossas dúvidas!

Postado em

brother, sei lá, ouço falarem muito bem da SD250...

de repente não se compara com a qualidade desses seus amps, mas seria uma ótima opção...

ou então vai de helix mesmo e compra um pioneer slim pra por debaixo do banco da montana... aí fera.. aí ó :rever1:

Postado em

brother, sei lá, ouço falarem muito bem da SD250...

de repente não se compara com a qualidade desses seus amps, mas seria uma ótima opção...

ou então vai de helix mesmo e compra um pioneer slim pra por debaixo do banco da montana... aí fera.. aí ó :rever1:

Cara, nunca tinha reparado nesse SD250, pelo que tô lendo tá me parecendo o melhor custo-benefício pro que eu quero c/2 canais. Acho que vai ser esse mesmo, vlw cara!!!

Postado em

O SD250 daria para tocar o kit 2 vias , mas já o subwoofer o seu cd player vai ter que ter corte , se for original esquece o SD250 para sub.

Seria legal você pegar um sub de 8" da keybass em uma caixa pequena , e um amplificador de 4 canais , uma bridge para o sub e outro para o kit 2 vias.

Postado em (editado)

O SD250 daria para tocar o kit 2 vias , mas já o subwoofer o seu cd player vai ter que ter corte , se for original esquece o SD250 para sub.

Seria legal você pegar um sub de 8" da keybass em uma caixa pequena , e um amplificador de 4 canais , uma bridge para o sub e outro para o kit 2 vias.

Mas eu não pretendo colocar Sub não. Se fosse colocar iria de 8" numa caixa pequena que nem vc falou, pois pra mim quanto mais seca e curta a batida mais me agrada. E ainda por cima é numa Montana, um kit legalzinho c/um bom ampli "por enquanto" vai estar bom demais. Vou dando um passo de cada vez. Só de migrar de Selenium pra Helix acho que já vai dar uma diferença.

TiagoRigueto, esse amp no ML vem com cabo RCA grátis, será que é bom?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207749172-modulo-amplificador-soundigital-sd-250-mini-2-canais-de-125w-_JM

Valews!

Editado por Folk
Postado em

kra se você for pegar esse amp não coloca esse cabo rca não , ele é bem ruinzinho...

Tenta pegar um Monster XLN101 ou Knukonceptz

Se for para colocar numa Montana 1 metro tá bom?

Valeu a dica!

Irmão,

apoio a ideia de colocar um SD 250.

Vai firme que não tem erro!

Ah mas vai ser esse mesmo, eu que tinha separado uns 300 e pouco reais pro amp(tava pensando no Audiobank 4060), agora vai sobrar uma graninha pros cabos!

Acabei de ligar no Portal do Som e o Produto tá em falta, tava 170 reais ou 161 no Boleto. Acho que vai ser de Mercado Livre mesmo.

Postado em

Hehe,

Bom negócio Folk, troquei o meu ampli AB pelo nanico e ficou muito massa.

O meu Kit também é de entrada e fica bom demais.

Instala o ampli debaixo do painel e pronto, sem contar o consumo que é nada!!

Boa sorte brother.

Postado em

Marcelo, você comparou o AB x Nanico, tocando subgrave ? Queria saber se ele compete mesmo com os AB !

Guilherme vamos lá,

Tinha um MXR K7-X4, Bridge de 350 Wrms. No inicio do meu projeto os meus dois Panthers de 8 estavam recebendo cada um teóricos 175 Wrms, EM SELADA.

Como comecei a remontar todo o projeto, usando inicialmente dois Nanicos, resolvir dutar a caixa e sintonizá-la em 31 Hz, fiz isto por causa do ganho de 3 dB da dutada em relação a selada.

Se formos analisar a grosso modo, tenho o dobro de potencia com uma caixa que rende -3 Db, usando o ampli AB, e tenho menos da metade da potencia inicial, 170 Wrms para os dois subs que estão em bridge de 8 Ohms, usando uma caixa dutada que tem ganho de 3 dB em relação a selada.

A minha impressão é que o subgrave está muito bom, inclusive melhor que no AB, mais aveludado, não irrita os ouvidos até mesmo clipando. Acho que não está decendo mais por três motivos, tamanho do subwoofer, tamanho da caixa e claro a sub-alimentação dos dois subs . Como não tenho equipamento algum para medir, como RTA, minha sensação é que estou tocando até uns 30 Hz tranquilamente, abaixo disso tenho perca de força brutal.

Já comprei outro MDF e vou tentar fazer outra caixa maior e com o FB no mesmo FS do sub, senão FB < FS, e testá-la com um SD para um unico Subwoofer, vai ter encontro aqui em BSB no proximo sábado e vamos ter grandes nomes aqui do Autoforum presentes e estou louco que os caras deem uma olhada no meu som.

Na minha opinião, não é apenas uma receita de bolo que muitos ficam repetindo por aqui, já fez milagre em sub de 8", se colocarmos ele em um sub de 10 ou 12 com boa sensibilidade e que case com sua potência, vai sem medo, sem dó ou piedade, ele está tocando divinamente até o meu Kit duas vias, e olha que eu era cético com relação aos Classes D em medios e agudos.

Não sei qual o tipo de som que você gosta, sou muito eclético, curto Rock, Blues, Jazz, Hip Hop e Sertaejo Universitário e em todos os estilos o meu sonzinho tá tocando bem demais.

Qualquer duvida posta ai. hand26

Postado em

Opa, vlw aeh marcelo, pela impressão sua !

Entendi, no que você disse ! bacana !

Estou numa dúvida em relação ao ampli a ser utilizado ! Ainda também nem decidi o subwoofer direito, mas estou na dúvida entre o Phanter 8" e o Pioneer 309 modelo FREE AIR, de 300w rms ! Totalmente diferente do normal ! Alta sensibilidade, Baixo FS (29hz), Alto Xmax 11mm, toca com boa qualidade ! Ambos diferença de $$ pouca (20$)

O Ampli, eu estava pendendo pro SD, mas é que meu intuito, é um som básico, tentando um pouco de qualidade aliado a um bom SPL ! E preciso de um ampli para tocar o kit 2 vias, ai vai encarecer, sendo que com um AB por exemplo o Bbuster 3000GL não precise de 2 ampli, e a diferença de preço do nanico é pouca !

Como curto subgrave, fiz esta pergunta a ti, pra ver se vale a pena o nanico e depois de ajuntar $$ pegar outro pro kit ! Depois da impressão sua, acho que vou de SD !

Sipáh, semana que vem [¨]

Postado em

Folk,

Uma outra coisa interessante a ser feita é a tal da manta asfáltica na porta do teu automóvel.

Como você quer curtir um som com graves de ataque, e o teu kit, segundo muitos usuários do fórum, toca muito bem, acho que seria indispensável.

Eu mesmo fiz nas minhas portas, comprei a Vedacit e coloquei apenas entre o forro e a lataria da porta, vedei a porta toda, melhorou e muito os médios graves e médios.

Como você curte rock essa diferença você vai sentir na guitarra base, quando o guitarrista faz uma base pesada por exemplo, você não apenas ouve as oitavas da nota, tu literamente sente no teu corpo o 'peso' da nota.

Quando o baterista faz um pedal duplo, tu consegue ouvir cada quick dele. Eu achava que sabia o que era o som da caixa nos meus mids antigos, mas com o tratamento e o meu kit também de entrada, mas da Hertz, parecia que era eu quem estava tocando bateria, e olha que eu sou baterista, nas horas vagas é lógico, pra pagar as contas sou analista de sistemas!!! kkkk :banghead

Pra Jazz só senti um pouco de falta apenas nas mais baixas do contra baixo, mas segundo alguns aqui do fórum, pra descer mais tem que por manta também na chapa interna da porta.

Bom essa é minha experiência hein..

Abraços brow.

Postado em (editado)

Opa, vlw aeh marcelo, pela impressão sua !

Entendi, no que você disse ! bacana !

Estou numa dúvida em relação ao ampli a ser utilizado ! Ainda também nem decidi o subwoofer direito, mas estou na dúvida entre o Phanter 8" e o Pioneer 309 modelo FREE AIR, de 300w rms ! Totalmente diferente do normal ! Alta sensibilidade, Baixo FS (29hz), Alto Xmax 11mm, toca com boa qualidade ! Ambos diferença de $$ pouca (20$)

O Ampli, eu estava pendendo pro SD, mas é que meu intuito, é um som básico, tentando um pouco de qualidade aliado a um bom SPL ! E preciso de um ampli para tocar o kit 2 vias, ai vai encarecer, sendo que com um AB por exemplo o Bbuster 3000GL não precise de 2 ampli, e a diferença de preço do nanico é pouca !

Como curto subgrave, fiz esta pergunta a ti, pra ver se vale a pena o nanico e depois de ajuntar $$ pegar outro pro kit ! Depois da impressão sua, acho que vou de SD !

Sipáh, semana que vem [¨]

Guilherme,

Estava lendo num tópico de outro usuário sobre o Pionner 303R, sensibilidade = 95dB W/1m O.O, FS = 24,1 Hz O.O, Potencia 250 WRMS [-] ==== Certim com o SD hahahaha.

Preço no Extra.com.br R$ 220,00 em 10 X :vts

No mesmo tópico citaram que eles sejam uma nova evolução do IMPP, e te digo que se tocarem igual, eu largaria mão dos 309, pois com o SD ele ainda vai passar fome. Instalei muito os IMPP e mesmo com pouca potência eles tocavam muito, os parametros TS dele que os digam.

Agora o Panther o grave é outra coisa, com muita qualidade, mas o grave dele é mais interno, hoje no meu conceito só preciso de uma caixinha que desca mais e mais potencia pros KeyBass pois eles tocam muito.

Dê uma pesquisada antes, faça com calma senão acaba torrando grana a toa.

Abraços.

Editado por Marcelo S.
Postado em

Bem que eu queria tratar as portas ! Mas o automóvel não é meu, e nem tenho idade pra isso rsrs(chuta minha idade)

É do meu pai, ele também curti um sonzinho de vez em quando, e deixou eu colocar um som no carro, e acho que ele não deixaria tratar as portas, não sei quem sabe, mas deixaria a porta pesada ?

Nesse caso, eu pensei nisso ! Vou montar e vou fazer um teste, si mi satisfazer, beleza, deixo lá, se não, eu vou montar no meu quarto mesmo, faço umas books bem legais !

Vlw aeh pela atenção marcelo, e curti sua impressão com porta tratada ! Pra quem curti uma boa música é muito bom a experiência da qualidade do áudio !

Postado em

Guilherme,

Estava lendo num tópico de outro usuário sobre o Pionner 303R, sensibilidade = 95dB W/1m , FS = 24,1 Hz , Potencia 250 WRMS ==== Certim com o SD hahahaha.

Preço no Extra.com.br R$ 220,00 em 10 X

No mesmo tópico citaram que eles sejam uma nova evolução do IMPP, e te digo que se tocarem igual, eu largaria mão dos 309. Instalei muito os IMPP e mesmo com pouca potência eles tocavam muito, os parametros TS dele que os digam.

Derrepente seria interessante esta troca pra você pois com o SD o 309 vai passar muita fome.

Dê uma pesquisada antes, faça com calma senão acaba torrando grana a toa.

Abraços.

Verdade, nem sabia que tinha bons parametros o 303 ! Sempre que vou no extra, vejo ele lá por 200$ hehe, na caixa ! além de ser muito bonito !

O 309, é de 300w, é o modelo free air ! Vindo dos famosos IMPP ! também tem boa FS (29hz) alta sensibilidade, alto xmax (11mm)

Mas depois de ver isso, acho que vou nele, vou ver isso, e vou na loja de som que é parceria da extra, pra ver si tem algum 303 sendo montado lá, quem sabe não do uma "ouvida" [¨]

Postado em

Folk,

Dê uma olhada no meu projeto, é simples mas é funcional. Dê enfase nas portas tratadas.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=169649

Bem que eu queria tratar as portas ! Mas o automóvel não é meu, e nem tenho idade pra isso rsrs(chuta minha idade)

É do meu pai, ele também curti um sonzinho de vez em quando, e deixou eu colocar um som no carro, e acho que ele não deixaria tratar as portas, não sei quem sabe, mas deixaria a porta pesada ?

Nesse caso, eu pensei nisso ! Vou montar e vou fazer um teste, si mi satisfazer, beleza, deixo lá, se não, eu vou montar no meu quarto mesmo, faço umas books bem legais !

Vlw aeh pela atenção marcelo, e curti sua impressão com porta tratada ! Pra quem curti uma boa música é muito bom a experiência da qualidade do áudio !

He Guilherme, pela agonia deve ter uns 17 o-o-

Mas no meu caso não deixou a porta pesada, apliquei apenas uma camada para selar a porta, e fez foi ajudar a tirar o barulho externo do carro.

Convence o teu pai pois o resultado é ótimo.

Olhe o tópico do meu DIY que postei pro Folk.

Abraços brow.

Postado em (editado)

pela agonia deve ter uns 17

Sabia que ia passar longe uashahs

Tenho 12 anos :vts

Ah e vou sim olhar o tópico

Editado por Viepper
Postado em

O amplificador da Helix seria a melhor pedida.

Se quer custo beneficio o Audiobank e o SD nanico saem na frente. A vantagem do Audiobank são os 4 canais. Teria ainda opção de um Audiophonic ou Hertz. Se não vai usar sub recomendo muittoooo fazer tratamento na porta com manta, vai melhorar o som, ai sim vc consegue dispensar o uso do sub.

Se nao for usar sub e quiser o ampli de 4 canais, recomendaria vc a fazer uma bi amplificacao.

Postado em

Sabia que ia passar longe uashahs

Tenho 12 anos :vts

Ah e vou sim olhar o tópico

Hahaha, nesta hora tu tinha era que tá dormindo. o-o-

Mas é isso ae Guilherme, conhecimento nunca é demais, fuja do achismo e crie sua própria opinião sobre muitas coisas, vai ser bom até pra o teu futuro.

Postado em

Folk,Uma outra coisa interessante a ser feita é a tal da manta asfáltica na porta do teu automóvel.Como você quer curtir um som com graves de ataque, e o teu kit, segundo muitos usuários do fórum, toca muito bem, acho que seria indispensável.Eu mesmo fiz nas minhas portas, comprei a Vedacit e coloquei apenas entre o forro e a lataria da porta, vedei a porta toda, melhorou e muito os médios graves e médios.Como você curte rock essa diferença você vai sentir na guitarra base, quando o guitarrista faz uma base pesada por exemplo, você não apenas ouve as oitavas da nota, tu literamente sente no teu corpo o 'peso' da nota. Quando o baterista faz um pedal duplo, tu consegue ouvir cada quick dele. Eu achava que sabia o que era o som da caixa nos meus mids antigos, mas com o tratamento e o meu kit também de entrada, mas da Hertz, parecia que era eu quem estava tocando bateria, e olha que eu sou baterista, nas horas vagas é lógico, pra pagar as contas sou analista de sistemas!!! kkkk :banghead Pra Jazz só senti um pouco de falta apenas nas mais baixas do contra baixo, mas segundo alguns aqui do fórum, pra descer mais tem que por manta também na chapa interna da porta.Bom essa é minha experiência hein..Abraços brow.

Marcelo, acho que vou fazer isso sim! Pelo que eu vi pelas suas fotos tô achando que dá pra fazer sem levar numa loja. Eu sei instalar o Kit 2 vias tô lendo mais sobre como instalar o módulo(que acho que chega semana que vem). Depois já vou procurar me informar melhor como tratar com manta.

O que vc falou sobre os graves é exatamente como eu curto o som, rápido, preciso e sem extensão. Esse é o meu medo de colocar sub, apesar de todo mundo me aconselhar um ou 2 legais de 8 pol, bem tipo o que vc fez e com pouca litragem. E outra, vou perder o espaço de trás da Montana. Eu não sei se esse meu kit vai descer muito, mas com esse tratamento parece que vai dar um gás legal no médio-grave. Fazendo esse tipo de tratamento será que eu vou perder garantia do carro?

Seu som deve ter ficado irado, parabéns! Deu muito trabalho?

Postado em

O amplificador da Helix seria a melhor pedida.

Se quer custo beneficio o Audiobank e o SD nanico saem na frente. A vantagem do Audiobank são os 4 canais. Teria ainda opção de um Audiophonic ou Hertz. Se não vai usar sub recomendo muittoooo fazer tratamento na porta com manta, vai melhorar o som, ai sim vc consegue dispensar o uso do sub.

Se nao for usar sub e quiser o ampli de 4 canais, recomendaria vc a fazer uma bi amplificacao.

Acabei comprando o Sd Nanico mesmo pelo CxB.

E já estou certo tb de que vou tratar a porta, como o Marcelo S.falou. Acho que desse jeito o som no final das contas vai ficar mais legal do que eu esperava!

O meu desafio agora é que eu vou instalar tudo sozinho, mas é até legal, a gente vai aprendendo.

Valew Supercharger!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...