Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Diego Alves

[VW Gol] 3-way Ativo - HU Alpine 9855 - FULL TB 3" - TW VIFA XT25

Recommended Posts

Postado em

Diegão, tira uma dúvida pra gente!

Estou com uma configuração parecida (em termos de nº vias, é claro), e estou com essa dúvida quanto ao uso do 3 way do alpine fazendo os cortes ativos nos peitinhos pra acertar melhor. No caso do uso da saída sub para alimentar os JL que estão na dianteira em pezinhos você vai usar o Y pra dividir o sinal para o sub, não é isso? Nesse caso, você vai utilizar 2 Y para misturar os dois canais no sub ou utilizar apenas o sinal de um dos lados? Já ouviu nessa configurção? Pergunto isso porque o alinhamento de tempos dos dois canais são diferentes e misturando os dois canais não prejudicaria o alinhamento do sub? Se puder dar uma força esclarecendo essa dúvida, eu agradeço. Seu set está excelente.

Um abraço,

Sérgio.

Postado em

Diegão, tira uma dúvida pra gente!

Estou com uma configuração parecida (em termos de nº vias, é claro), e estou com essa dúvida quanto ao uso do 3 way do alpine fazendo os cortes ativos nos peitinhos pra acertar melhor. No caso do uso da saída sub para alimentar os JL que estão na dianteira em pezinhos você vai usar o Y pra dividir o sinal para o sub, não é isso? Nesse caso, você vai utilizar 2 Y para misturar os dois canais no sub ou utilizar apenas o sinal de um dos lados? Já ouviu nessa configurção? Pergunto isso porque o alinhamento de tempos dos dois canais são diferentes e misturando os dois canais não prejudicaria o alinhamento do sub? Se puder dar uma força esclarecendo essa dúvida, eu agradeço. Seu set está excelente.

Um abraço,

Sérgio.

Grande Sergio...

Seguinte...eu vou usar um 1 PAR de "Y" (Knukonceptz Krystal tbm) e 1 par de RCA Krystal 2ch...

Vou ligar o JL 10w6 em bridge no AMP e cortar em 40hz LP 24/db oitava ou 18db...tenho q ver ainda...

O Sinal como vou ligar em MONO o 10w6 vou pegar o sinal apenas de um lado...provavelmente o do lado direito que está sem atraso de tempo...

e por ser corte bem baixo...acho q o TA nesse caso não vai interferir muito...

UM EXEMPLO DISSO É OS JL 6W0...que estão cortado em 200hz LP...e sinceramente mechendo ou não mechendo no TA deles a diferença é praticamente inexistente...ao contrário do full que qualquer toque no TA ja muda bastante...

por isso que acho que não terei problema algum...o unico problema que posso acontecer é cancelamento de fase...mais isso se resolve facilmente invertendo a fase de um ou do outro

me corrijam se eu estiver errado =D

Postado em

Por isso tb q prefiro fazer como eu te disse, Diego. Usar o canal do sub somente p/o sub, o do mid-bass p/o mid-bass e o canal do tw, para midrange/fullrange + tw usando crossover passivo. Como nessa última via os falantes ficam bem próximos (ou até juntos), dá p/dizer q conseguirei fazer o alinhamento em todas as vias. ;)

Postado em

Por isso tb q prefiro fazer como eu te disse, Diego. Usar o canal do sub somente p/o sub, o do mid-bass p/o mid-bass e o canal do tw, para midrange/fullrange + tw usando crossover passivo. Como nessa última via os falantes ficam bem próximos (ou até juntos), dá p/dizer q conseguirei fazer o alinhamento em todas as vias. ;)

Das duas formas daria certo, ao meu ver, se bem feito, claro..

Mas realmente, juntando as duas vias "altas" seria ais fácil acertar pela proximidade dos drivers.

Agora, na minha opinião, o correto seria estudar BEM os cortes das altas para fazer o cross e ter o melhor resultado possível.. "acho que redescobri a roda!!" kkkkkkkk

Diego, de tarde te mando as fotos, já estão tiradas (Iphone).. hehe

Postado em

No meu e no seu Caso...por a gente usar sub no lugar de MID...ja tendo em vista que será cortado baixo prefiro manter ele na saida SUB mesmo...exatamente pra poder ficar livre qto a regulagem dos FULLS / TW...

porque ao meu ver o ponto mais crítico do SET está entre eles...

E como falei...não vejo diferença entre usar ou não o TA pro JL 6w0, justamente pela baixa frequencia...

e se ja não vejo diferença no TA do JL 6w0 que toca até 200hz...imagina no do sub que toca até 40hz...

por isso que falo que da certim =D

e fica tipo um 4-way ativo...como algumas limitações =P

Das duas formas daria certo, ao meu ver, se bem feito, claro..

Mas realmente, juntando as duas vias "altas" seria ais fácil acertar pela proximidade dos drivers.

Agora, na minha opinião, o correto seria estudar BEM os cortes das altas para fazer o cross e ter o melhor resultado possível.. "acho que redescobri a roda!!" kkkkkkkk

Diego, de tarde te mando as fotos, já estão tiradas (Iphone).. hehe

passivo é excelente mesmo...até em termos de qualidade como ouvi por ai...o problema é ficar engessado...mais não sei c a qualidade entre passivo e ativo pra mim é perceptivel...rsrsrs

Postado em

T.A. no canal do sub, pode mexer a la vontê... quero ver ouvir alguma diferença, mesmo que significativa. Teria que ter um RTA pra ver a diferença nesse set, e acho que não é o caso.

flw

Markto

Postado em

T.A. no canal do sub, pode mexer a la vontê... quero ver ouvir alguma diferença, mesmo que significativa. Teria que ter um RTA pra ver a diferença nesse set, e acho que não é o caso.

flw

Markto

Markto, não sei se está falando do set do Diego em específico, porque no meu set, percebe-se claramente as mudanças no TA do sub...

Acoplamento com os mids melhora, por consequência, parece que o sub do sub vem mais para frente, se mescla melhor. (Apenas à título explicativo: Já havia acertado a fase nesse caso.)

Abraços.

Postado em

Markto, não sei se está falando do set do Diego em específico, porque no meu set, percebe-se claramente as mudanças no TA do sub...

Acoplamento com os mids melhora, por consequência, parece que o sub do sub vem mais para frente, se mescla melhor. (Apenas à título explicativo: Já havia acertado a fase nesse caso.)

Abraços.

Acho que foi em relação ao meu set e o do Markto..

pq ja usamos subs na frente...e não mids...

e como ja tem um sub na frente...consequentemente a impressão de integração com o sub maior ficaria melhor...

como eu disse....eu não vejo diferença perceptivel entre usar ou não o TA nos 6w0

Postado em

Acho que foi em relação ao meu set e o do Markto..

pq ja usamos subs na frente...e não mids...

e como ja tem um sub na frente...consequentemente a impressão de integração com o sub maior ficaria melhor...

como eu disse....eu não vejo diferença perceptivel entre usar ou não o TA nos 6w0

exatamente

Postado em

Diegão,

No meu set pra alimentar os Akrons Kb6 nos pods e o sub eu estou usando o Fosgate RF 5.3x. É um amplificador muito versátil, pena que um pouco fraco o canal do sub que manda 110w e o sub é de 200w mas está me agradando muito. Como ele tem o chaveamento de seleção das entradas RCA, pude selecionar para utilizar apenas um par de cabos que vêm do canal sub da HU para alimentar os mids em bridge estéreo e o sub mesclando o sinal dos dois. Com muita calma fui regulando o TA pra puxar o sub pra frente e conseguir acoplar com o sinal dianteiro, principalmente o pedal duplo de bumbo de bateria. Vou testar depois com o Y puxando apenas o sinal do lado direito dos mids pra ver como se comporta, mas adianto que estou bem satisfeito com o resultado. Consegui ouvir com nitidez o bumbo da bateria bem acoplado inclusive com as peitolas em cima do painel. Testei com a música My Land do Sonata Arctica, um power metal com passagens muito rápidas de pedal duplo de bateria e fiquei impressionado com o resultado. Estou satisfeito com o resultado da LT no carro, com graves rápidos, precisos e principalmente abissais com um sub de 10. Quando fizer o teste do Y eu te informo dos resultados dos testes.

Obrigado pelo esclarecimento da minha dúvida anterior. Os seus comentários, do Markto e do Brunão tiraram a pulga que estava me incomodando atrás da orelha!!! :vts

Um abraço,

Sérgio.

Postado em

Diegão,

No meu set pra alimentar os Akrons Kb6 nos pods e o sub eu estou usando o Fosgate RF 5.3x. É um amplificador muito versátil, pena que um pouco fraco o canal do sub que manda 110w e o sub é de 200w mas está me agradando muito. Como ele tem o chaveamento de seleção das entradas RCA, pude selecionar para utilizar apenas um par de cabos que vêm do canal sub da HU para alimentar os mids em bridge estéreo e o sub mesclando o sinal dos dois. Com muita calma fui regulando o TA pra puxar o sub pra frente e conseguir acoplar com o sinal dianteiro, principalmente o pedal duplo de bumbo de bateria. Vou testar depois com o Y puxando apenas o sinal do lado direito dos mids pra ver como se comporta, mas adianto que estou bem satisfeito com o resultado. Consegui ouvir com nitidez o bumbo da bateria bem acoplado inclusive com as peitolas em cima do painel. Testei com a música My Land do Sonata Arctica, um power metal com passagens muito rápidas de pedal duplo de bateria e fiquei impressionado com o resultado. Estou satisfeito com o resultado da LT no carro, com graves rápidos, precisos e principalmente abissais com um sub de 10. Quando fizer o teste do Y eu te informo dos resultados dos testes.

Obrigado pelo esclarecimento da minha dúvida anterior. Os seus comentários, do Markto e do Brunão tiraram a pulga que estava me incomodando atrás da orelha!!! :vts

Um abraço,

Sérgio.

Fez os testes?? =D

Postado em

GALERAAAAAAAAAAAAAAA...NOVOS UPS...

Bom o set está parado...esperando somente a boa vontade pra fazer tudo...acho q começo a mecher semana que vem na mala..

Estava em duvida se ia vender o gol ou não...agora não vou mais...fiz uns ups neles

COLOQUEI AR + DIREÇÃO...ficou tesão...e muito em conta,,,achei uns esquemas baum por aqui...ashauishuasuia

agora só me resta chegar os cabos pra instalar tudo...ai sim eu paro de mecher..

vou ter que fazer outra coluna tbm...então o negocio vai ser tenso...mala, coluna, baterias e etc... pasmafaute

acho q láh pra fevereiro termino tudo...hahaha

Postado em

Fez os testes?? =D

Mudei a configuração dos amps porque com a LT perdi muito SPL e resolvi colocar um amp mais forte. Pensei até em usar o SD 250.2 mas acabei desistindo e mantendo a tendência "old school" do meu set e comprei um Fosgate 250a2. Estou usando o 5.3x pra alimentar os peitos em bi-amp e estou usando o sinal apenas do canal esquerdo do sub para os Akrons que estão tocando apenas até 200 Hz 24db e o sinal do canal direito pra alimentar o fosgate 250a2 com o corte em 50Hz 12db pelo amp fazendo o alinhamento de cada canal do sub pra acertar o acoplamento. Sinceramente, como você disse, não afetou o palco como eu achei que afetaria e estou gostando muito do resultado, com a vantagem de não se usar Y e regular o TA separado, Aumentando a distância do Sub trazendo para a frente do carro. Estou terminando de fazer o acabamento e acertos do áudio e vamos ver se rola um encontro aqui pro pessoal ouvir e dar uma opinião. Eu gostei.

Muito bom os Ups no carro. Direção e ar faz uma diferença tremenda.

Um abraço,

Sérgio.

Postado em

...

agora só me resta chegar os cabos pra instalar tudo...ai sim eu paro de mecher..

...

Ahhh sim, com toda certeza... ninguém, nunca disse isso antes, né?!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Muito bom Diegão [-]

Boa sorte ai e capricha, como sempre :legal:

Abraços.

Postado em

galeraaaaaaaaaaaaaa...chegou um brinquedinho novo...

SACA SÓ...

Alguem ja viu um sub desse tão impecavel?? :blink: ...100% originalllllllllllll

O projeto está andando...a passos de tartaruga mais está..rsrsrs

la vai as fotos

dsc05805fg.jpg

dsc05806y.jpg

dsc05807z.jpg

dsc05808k.jpg

dsc05811d.jpg

dsc05812t.jpg

dsc05813y.jpg

Postado em

Kct! Zero mesmo!

:rolleyes: ...achei perdido nos confins do EUA...ashauisuhsia

Muito novo!

A borda eh original?

Uhum...100% original...inclusive a borda...o bacana é que não tem marcas nenhuma....inclusive não tem marcas de solda nos conectores,,,rsrsrs

Postado em

Diego, tava lembrando aqui daquela conversa sobre o "Y" para o sub e os 6W(0 ou 3). Talvez vc tenha um outro x-over na mão ai. O meu PCX tem 2 x-overs, sendo um deles "out". Além disso, o x-over desses amps tem uma vantagem: eles possuem pequenos "batentes" e cada "batente" corresponde a uma frequência. Dá uma olhada no manual do teu amp. Ele fala em "click", mas nem dá para ouvir isso... só com uma chave na mão é q dá para sentir cada um. Quando eu estava de olho no amp do Kleber, perguntei sobre isso para ele e ele nem sabia disso!

Pode ser q isso te ajude. ;)

Postado em

Diego, tava lembrando aqui daquela conversa sobre o "Y" para o sub e os 6W(0 ou 3). Talvez vc tenha um outro x-over na mão ai. O meu PCX tem 2 x-overs, sendo um deles "out". Além disso, o x-over desses amps tem uma vantagem: eles possuem pequenos "batentes" e cada "batente" corresponde a uma frequência. Dá uma olhada no manual do teu amp. Ele fala em "click", mas nem dá para ouvir isso... só com uma chave na mão é q dá para sentir cada um. Quando eu estava de olho no amp do Kleber, perguntei sobre isso para ele e ele nem sabia disso!

Pode ser q isso te ajude. ;)

Sim...são uns clicks mesmo...mais nem da certo pro meu caso...pq o PPI irei utilizar pros FULLS e pro TW.

e a ja tenho 2 cabos de 2ch e 2 Y pra mandar pros 2 boston...então é tranquilo nesse caso...

to loko pra montar...mais aqui ta chovendo e um FDP do ML faz mais de 15 dias q está me enrolando com a tico tico...por isso nem mechi ainda pasmafaute

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...