Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

Analítico X Musical

Recommended Posts

Não encontrei lugar para o "IMHO" nesta sua frase... Sem dizer que, mesmo não sendo o seu caso específico, muitas pessoas não tem as mesmas oportunidades que você de ouvir sets variados ou vários equipamentos no mesmo set, Crasher.. Acredito que seja por este motivo que tenha se criado um forum.. (IMHO).

Eu "perco" meu tempo tentando ME encaixar numa categoria e me guiar por ela, pois não tenho grana para comprar e ouvir tudo o que queria ou tempo para ir aos encontros, tanto quanto gostaria. Cada um tenta se virar como pode, afinal..

Você havia me perguntado por que eu acho que me encaixo na categoria "analítico". Creio que já teve sua resposta, agora eu lhe pergunto: Alguma dica ou sugestão? Ouvir, como disse não é muito fácil no meu caso, pois moro a mais de 600km de SP e aqui não tenho conhecimento de nenhum outro sistema de SQ além do meu :legal:

Abraços.

Já começamos por ai o grande problema da questão, como vc não tem muitas referencias logo fica difícil vc saber direito o que é analítico ou musical, pois só ouvindo alguns sets para definir tudo isso.

Já vi alguns casos na antiga tribo do som aqui no RS, em que pessoas escutaram carros bons na epoca e não gostaram do "tipo" do som, pois não tinham conhecimento e referencias o suficiente pata tal,aqui no Rs não é muuuito diferente disto, mas ainda temos alguns casos que dá para ter uma ideia.

mas que o SR° crasher tem uma certa razão nisto ele tem, depois de ouvirmos alguns sets que saberemos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente sets analiticos causam uma fadiga auditiva grande, no carro não sei pois não escuto mais de uma hora de musica direto no carro...e não dá pra se concentrar o suficiente no carro e desencanar no mundo ao redor (semáforos, transito, pessoas...).

De todo o tempo que passei em estúdios de gravação e mixagem me prendi a alguns conceitos:

Pegue por exemplo bons monitores near field de referência...são analíticos ao extremo, pois devem te mostrar todas as nuances de uma mixagem.

Já na fase de masterização, além dos near-field, sempre gostei de ouvir nos monitores maiores full-field, porque o que toca bem ali, tocará bem em qualquer sistema, carro, casa, radinho de pilha...

O som analítico é muito bacana, mas eu achoa cartesiano demais, pra mim causa uma P fadiga, me tira do cotexto da música em si...me prende a um detalhe, um transiente, não consigo ouvir música mais de uma mhora.

Num sistema mais musical, pra mim, causa um maior conforto auditivo, fico preso ao acontecimento musical...diversas vezes me pego inconsientemente de olhos fechados, acompanhando a música batendo o pé, todo arrepiado!

Quando o sistema é analítico, já percebi que fico focado em uma parte da música, transientes, decaimento, arejamento..,(é, realmente analiso inconsientemento o que está tocando).

Certo, errado?

De maneira nenhuma!

Cada um tem seu gosto e ouve sua música da maneira que lhe dá mais prazer!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o crasher, preocupem-se em escrever sobre suas experiencias praticas. Vai ajudar bastante o forum e a vcs mesmos que buscam um sistema melhor. Essa eh a troca q precisamos incentivar. Teoria ja tem bastante, esse topico por eu ja vi rolar umas 4x com o mesmo titulo inclusive

Compartilhar este post

Link para o post

Se teoria tem bastante, porque fulano não pode fazer uma pergunta...se ele não tem acesso a sets com boa qualidade de reprodução sonora, qual é o mal em tentar se esclarecer?

Compartilhar este post

Link para o post

Se teoria tem bastante, porque fulano não pode fazer uma pergunta...se ele não tem acesso a sets com boa qualidade de reprodução sonora, qual é o mal em tentar se esclarecer?

Concordo. E se fulano escutou pouca coisa, já não podia falar no raifai. Agora perguntar era p/ poder, né? Daqui uns tempos só umas 5 pessoas poderão entrar aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o crasher, preocupem-se em escrever sobre suas experiencias praticas. Vai ajudar bastante o forum e a vcs mesmos que buscam um sistema melhor. Essa eh a troca q precisamos incentivar. Teoria ja tem bastante, esse topico por eu ja vi rolar umas 4x com o mesmo titulo inclusive

Engraçado, porque na busca não mostrou :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Todos podem fazer perguntas. Ai vai a minha:

Vc realmente acha que ele vai se esclarecer e ter melhores chances de comprar o produto certo logo de primeira apos ler o que o pessoal do forum acha sobre comportamento de percepcao auditiva, de maneira bipolar e simplista?

Ou sera que nao era melhor ler sobre experiencias de outors foristas em topicos que falam da pratica, tracar um plano e tentar implementar.... Buscar referencia com som ao vivo, e uma vez na vida se juntar com outros hobbistas...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno nao tem ninguem aqui no forum q mora perto de vc?

Sem referencia pratica fica mto dificil mesmo fazer um sistema diy.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno nao tem ninguem aqui no forum q mora perto de vc?

Sem referencia pratica fica mto dificil mesmo fazer um sistema diy.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem Arisa...

Aliás tem o Guto, a quase 200KM..

Mas é difícil para nos encontrar.. pelo que ele me disse, trabalha em horários alternados.

Já fui em dois encontros do forum em SP, conheci Dan, Rick, Reginaldo, Rajjax, entre outros foristas..

Fui no Foca, lembra que disse que escutei seu Z1, O roxinho do Sakata (acho que tbm é seu) e as B&Ws dele? Neste dia vi seu carro (ainda não tinha começado a montagem), seus equipos, etc.. Fiquei um bom tempo escutando o set e ele me explicando algumas coisas..

Ele me explicou bastante, mas eu sei que preciso treinar meu ouvido com shows (quero dizer ao vivo).. o que não passam nem perto da minha região, apenas em festa de peão ou boates.. pasmafaute hahahaha Sem chance!!!

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post

Link para o post

Vc realmente acha que ele vai se esclarecer e ter melhores chances de comprar o produto certo logo de primeira apos ler o que o pessoal do forum acha sobre comportamento de percepcao auditiva, de maneira bipolar e simplista?

Ou sera que nao era melhor ler sobre experiencias de outors foristas em topicos que falam da pratica, tracar um plano e tentar implementar.... Buscar referencia com som ao vivo, e uma vez na vida se juntar com outros hobbistas...

Abs

Tá. Mas prefiro um tópico igual a esse que o o clássico: qual o melhor? Esse ou aquele?

Num tópico igual a esse pode aprender alguma coisa, logicamente não vc e o Crasher, e são expressas OPINIÕES. Num tópico de qual é melhor, 90% das opniiões são intereses comerciais ou vaidades. Vide as modas. E é claro que a melhor forma de aprender é ouvindo. Mas aqui no fórum não tem jeito de ouvir.

Editado por AFCosta

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comecei esse tópico errado :banghead :banghead

Respira fundo e vai...

O que o pessoal NÃO ENTENDEU, foi o meu objetivo...

Eu escutei alguns sets, inclusive este da casa do foca e o que procuro é um som "focado" nos princípios básicos de um show ao vivo.. Sabem o avatar do Moti? photo-7.jpg

O que já tive no meu carro, nunca me ofereceu o que realmente procuro. Palco distribuído, foco, identificar realmente o posicionamento de cada instrumento, poder ouvir os detalhes de cada música, enfim.. tentar reproduzi-la como deve ser..

Vejo que minha dúvida talvez tenha sido errônea, principalmente ao nomeá-la como "analítica x musical". Mas, pelo que li e conversei, me pareceu plausível, pelo fato de ter entendido que um equipamento tido como "analítico" é um equipamento que talvez tenha características que ressaltem esses pontos que procuro.

Enfim, o que procuro é um hi-fi, com ênfase na imagem, pois é o que me impressiona no som de um carro. Cada um tem um objetivo, certo?

Só isso... Mas o pessoal teima em dizer que o melhor é ouvir ao vivo.. em TODOS os tópicos.. isso todos já estão cansados de saber, mas como disse, nem todos tem oportunidade de vivenciar isso!

Será que agora me fiz entender? pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

cara já tinha dado pra entender de prima, mas tem sempre um ou outro que ou não entende, ou tá afim de aparecer, ou quer ser o mais "fo**".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu "perco" meu tempo tentando ME encaixar numa categoria e me guiar por ela

Exato!

Apesar de para alguns parecer baboseira, todo mundo de classifica, mesmo que inconscientemente.

Reclamar disto é fechar os olhos à vida real.

Compartilhar este post

Link para o post

Abs

Eu acho.

Sem uma discussão dessas, qualquer pessoa que não tenha noção que existem dois universos coexistindo vai se perder no tal do "toca pra ca*****", "toca muito", "espanca geral".

Aí voltamos àquela crítica que fiz, que nego ouve set com mcintosh, e vai pro tópico cheio de propriedade, dizer que só ouve maravilhas de mcintosh, mas que é uma mer**, não toca nada, colorido, lento e etc.

PORQUÊ?

Porquê não sabe que existem diferentes tipos de equipamentos para diferentes tipos de pessoas, que possuem diferentes tipos de percepção.

Você pode dizer que comida baiana é uma mer** e que gosta de japonesa. Só que, INCONSCIENTEMENTE sabemos que é meramente uma questão de gosto.

Já no áudio, não existe esta percepção. Tem gente que acha que existe verdade absoluta, caminho único e topo do pinheiro, e muita gente acredita por pura falta de conhecimento.

Sou 100% a favor deste tipo de discussão. Ela não morre no "toca muito".

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno,

Que papo cabeça, hein? o-o-

Meu pensamento vai na linha do pensamento do Boccote... Eu tive a oporutnidade de escutar uma vez um set residencial "dito" analitico... Eram equipamentos bem caros (quem nem sempre quer dizer muita coisa), sala dedicada, toda tratada, enfim, uma pequena fortuna investida.

O que posso dizer é que tem um nível de clareza e definição que eu nunca tinha visto (ouvido :rolleyes: ) antes, mas por outro lado, é um set muito contido, que por vezes parece até que está faltando algo... Não sei se fadiga é a palavra certa, mas com certeza não é empolgante, e acho que isso é que acaba com a vontade de escutar o set.. E a dificuldade de midias BEM gravadas (de uma forma geral, não só a gravação) tb atrapalha um pouco...

A partir desta minha experiencia (que foi unica e não tenho uma outra experiencia para saber se de fato é assim memso), concluí que, sets ditos analiticos não são exatamente o que eu procuro, e acredito que tb não seja o que a grande maioria quer... Uma midia ruim neste tipo de set é desastroso... E certos tipos de musica tb não são NADA compativeis com este tipo de set...

O que eu gosto é de não apenas escutar a musica, mas de senti-la quando aumentamos o volume... Sentir o bumbo da bateira, as cordas do baixo, as cordas do violão e assim por diante... Mas por outro lado quero escutar a voz da cantora bem focada, bem clara e nitida, quero escutar todos os tipos de percussão que estão tocando na musica, escutar cada estrumento no seu devido lugar... E tb acredito que seja o que a grande maioria deseja... Agora vem a pergunta, como conseguir isso?

Muitos colegas já colocaram alguns pontos interessantes... Acho que acima de tudo, acima de terminologias, achismos, teorias, cursos e modinhas, temos que ter um projeto, com objetivos bem definidos... Antes da pergunta que fiz acima (como conseguir isso?), temos que perguntar a nós mesmos, o que queremos do nosso set? É apartir daí que vc tem que começar a buscar as coisas... E para sabermos o que queremos, invariavelmente temos que escutar mais, assim como disseram o Crasher e o Arisa... Não tem jeito! Vc precisa ter uma referencia para vc correr atras...

Eu estou acabando de montar o meu set, e acho que ele está ficando bem proximo do que eu queria... Meu set, com certeza, não é analítico, mas também, em determinados tipos musicas, ele não é muito musical... Como por exemplo o Rock... Dependendo da gravação eu tenho que escutar em volumes moderados porque senão fica chato demais, mas em outras fica excelente... Eu tenho no meu Ipod os 7 primeiros Cds da Focal, e é realmente (pra mim) um prazer muito grande escutá-los no meu carro... E por isso digo, não existe set que vai tocar tudo (todo tipo de musica e gravação) muito bem... Vc vai ter qeu definir, no seu projeto, o que vc quer priorizar, porque se vc for na onda de querer o set mais refinado e detalhado do mundo, vc pode gastar "os tubos" e não ficar satisfeito com o resultado final. Pois como já disseram, se vc curte rock (não sei se é o caso - é só um exemplo), metal, trash metal e etc, pra que vc vai querer um set refinado? Tudo tem que começar com um projeto

Bruno, entendo as suas dificuldades, mas vc tem que tentar dar um jeito de escutar os sets do pessoal por aí... É a melhor maneira de vc achar aquilo que procura, independentemente se o set ou os equipamentos deste set são analiticos ou musicais... Aí vc ve o que te agrada e o que não te agrada. E se com carros vc não está encontrando nada aí pela sua região, tenta no HTForum, na parte de Home mesmo, que com certeza vc vai achar algumas pessoas aí perto de vc com sets residenciais muito elaborados... :legal:

Cara esta foi a sua pergunta: Como entender e escolher aquilo que procura?

Como resposta eu posso te dizer que é escutando... E se vc não tem como escutar, vai precisar confiar nos relatos do pessoal na internet e arriscar um pouco nas suas compras, e o que der errado vc vai ter que mandar pros classificados...

Acho que é isso...

[]s

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno,

Que papo cabeça, hein? o-o-

Meu pensamento vai na linha do pensamento do Boccote... Eu tive a oporutnidade de escutar uma vez um set residencial "dito" analitico... Eram equipamentos bem caros (quem nem sempre quer dizer muita coisa), sala dedicada, toda tratada, enfim, uma pequena fortuna investida.

O que posso dizer é que tem um nível de clareza e definição que eu nunca tinha visto (ouvido :rolleyes: ) antes, mas por outro lado, é um set muito contido, que por vezes parece até que está faltando algo... Não sei se fadiga é a palavra certa, mas com certeza não é empolgante, e acho que isso é que acaba com a vontade de escutar o set.. E a dificuldade de midias BEM gravadas (de uma forma geral, não só a gravação) tb atrapalha um pouco...

A partir desta minha experiencia (que foi unica e não tenho uma outra experiencia para saber se de fato é assim memso), concluí que, sets ditos analiticos não são exatamente o que eu procuro, e acredito que tb não seja o que a grande maioria quer... Uma midia ruim neste tipo de set é desastroso... E certos tipos de musica tb não são NADA compativeis com este tipo de set...

O que eu gosto é de não apenas escutar a musica, mas de senti-la quando aumentamos o volume... Sentir o bumbo da bateira, as cordas do baixo, as cordas do violão e assim por diante... Mas por outro lado quero escutar a voz da cantora bem focada, bem clara e nitida, quero escutar todos os tipos de percussão que estão tocando na musica, escutar cada estrumento no seu devido lugar... E tb acredito que seja o que a grande maioria deseja... Agora vem a pergunta, como conseguir isso?

Muitos colegas já colocaram alguns pontos interessantes... Acho que acima de tudo, acima de terminologias, achismos, teorias, cursos e modinhas, temos que ter um projeto, com objetivos bem definidos... Antes da pergunta que fiz acima (como conseguir isso?), temos que perguntar a nós mesmos, o que queremos do nosso set? É apartir daí que vc tem que começar a buscar as coisas... E para sabermos o que queremos, invariavelmente temos que escutar mais, assim como disseram o Crasher e o Arisa... Não tem jeito! Vc precisa ter uma referencia para vc correr atras...

Eu estou acabando de montar o meu set, e acho que ele está ficando bem proximo do que eu queria... Meu set, com certeza, não é analítico, mas também, em determinados tipos musicas, ele não é muito musical... Como por exemplo o Rock... Dependendo da gravação eu tenho que escutar em volumes moderados porque senão fica chato demais, mas em outras fica excelente... Eu tenho no meu Ipod os 7 primeiros Cds da Focal, e é realmente (pra mim) um prazer muito grande escutá-los no meu carro... E por isso digo, não existe set que vai tocar tudo (todo tipo de musica e gravação) muito bem... Vc vai ter qeu definir, no seu projeto, o que vc quer priorizar, porque se vc for na onda de querer o set mais refinado e detalhado do mundo, vc pode gastar "os tubos" e não ficar satisfeito com o resultado final. Pois como já disseram, se vc curte rock (não sei se é o caso - é só um exemplo), metal, trash metal e etc, pra que vc vai querer um set refinado? Tudo tem que começar com um projeto

Bruno, entendo as suas dificuldades, mas vc tem que tentar dar um jeito de escutar os sets do pessoal por aí... É a melhor maneira de vc achar aquilo que procura, independentemente se o set ou os equipamentos deste set são analiticos ou musicais... Aí vc ve o que te agrada e o que não te agrada. E se com carros vc não está encontrando nada aí pela sua região, tenta no HTForum, na parte de Home mesmo, que com certeza vc vai achar algumas pessoas aí perto de vc com sets residenciais muito elaborados... :legal:

Cara esta foi a sua pergunta: Como entender e escolher aquilo que procura?

Como resposta eu posso te dizer que é escutando... E se vc não tem como escutar, vai precisar confiar nos relatos do pessoal na internet e arriscar um pouco nas suas compras, e o que der errado vc vai ter que mandar pros classificados...

Acho que é isso...

[]s

Rui

e assim que estiver pronto ,me convido a ouvir!

Ps: Fui almoçar uma feijuca um sábado lá na padoca! tava show de bola! OpO

No meio do almoço falei pra minha mulher: "Sabe os falantes do teu carro? Comprei aqui!"

Ela ficou me olhando e achando que eu já tava ficando maluco! :angry: e mandou essa: "Sei...e veio embrulhado com 6 pãezinhos e 400GRs de mortadela?" :vts

Compartilhar este post

Link para o post

e assim que estiver pronto ,me convido a ouvir!

Ps: Fui almoçar uma feijuca um sábado lá na padoca! tava show de bola! OpO

No meio do almoço falei pra minha mulher: "Sabe os falantes do teu carro? Comprei aqui!"

Ela ficou me olhando e achando que eu já tava ficando maluco! :angry: e mandou essa: "Sei...e veio embrulhado com 6 pãezinhos e 400GRs de mortadela?" :vts

o-o-

Essa foi boa, hein?

Tá funcionando? Porque vc sabe, "la garantya soy jo" (nem sei se é assim que escreve [^] )

Vou ser breve pra não atrapalhar o topico do Brunão...

O carro já tá tocando... Se quiser estou aqui hoje... Mas claro que ainda faltam alguns ajustes... Alguns não, muitos!!! rsrs

[brunão, desculpa aí o OFF]

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

ai Bruno, pelo que entendi Jales dos buracos fica em SC, isso ou to errado???se for para SC este ano que se aproxima e vc estiver pelo litoral, deixo meu set a disposição para uma audição, não é grande coisa mas dá para alguma referencia, se descer para o RS também esta.

Compartilhar este post

Link para o post

ai Bruno, pelo que entendi Jales dos buracos fica em SC, isso ou to errado???se for para SC este ano que se aproxima e vc estiver pelo litoral, deixo meu set a disposição para uma audição, não é grande coisa mas dá para alguma referencia, se descer para o RS também esta.

Opa, muito obrigado Fabricio, mas é interioRzão de SP mesmo.. hehehhe moro a 50 km da divisa de SP, MS e MG... Meu tio tinha um rancho (casa de frente para o rio) no Rio Grande que quando se junta ao Paranaíba, vira o Paranazão, onde dá para ver os três estados hehehehhehee..

Enfim, muito obrigado, mas acho que demora uma visita para esses lados.:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Rui, tranquilo??

Cara, acho que você ainda não me entendeu muito bem...

Eu escutei sets que tinham aquilo que procuro, por isso sei o que quero.. Nunca escutei um set denominado "analítico", mas sim com as características que procuro, como já citei.

Eu já tenho um projeto (com as características que já citei) em mente, o que procuro, são informações e relatos sobre equipamentos que possam me trazer isto, entendeu?

Por exemplo, já li relatos sobre os VRX serem analíticos, e pelo que entendi, a pessoa usou o termo para expressar certa facilidade que o amp. possui em recortar os instrumentos, em melhor posiciona-los, etc.. É este tipo de informação que tentei obter com o tópico, além de é claro, relatos sobre o tema, mas não foi/é isso que veio à tona.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, muito obrigado Fabricio, mas é interioRzão de SP mesmo.. hehehhe moro a 50 km da divisa de SP, MS e MG... Meu tio tinha um rancho (casa de frente para o rio) no Rio Grande que quando se junta ao Paranaíba, vira o Paranazão, onde dá para ver os três estados hehehehhehee..

Enfim, muito obrigado, mas acho que demora uma visita para esses lados.:legal:

putz, tem jales em SC tambem, mas acho que é jales do sul. fazer o que né!!!

mas fica ai a dica.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu acho que é exatamente o contrário do que comentaram.

Depois de escutar trocentos sets os mais diversos e testar toneladas de coisas, uma das coisas que vc aprende é não cair no erro de tentar classificar a sua percepção auditiva. Ficar procurando se enquadrar em algum tipo de grupo é contraproducente.

Não confundir, por ex, com períodos de maior interesse por determinados quesitos. Em alguns momentos vc se pega perseguindo loucamente precisão tonal, imagem, dinâmica e sabe-se lá mais o que. Mas tudo isso passa e a única coisa que muda é a experiência que vc ganhou no processo. No fim você continua lidando com áudio da mesma maneira, porém com mais propriedade e segurança.

Enfim, não me entendam errado. Eu não sou contra esse tipo de abordagem, os textos, os topics e etc.

Apenas comentei especificamente sobre este topic, que foi aberto com uma finalidade muito particular.

Se o autor e outros foristas realmente acreditam que é possível "encontrar o caminho" se guiando por "analiticos vs musicais vs a atividade cerebral", eu não tenho mais nada para falar.

Editado por Crasher
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Moro a mais de 600km de SP e aqui não tenho conhecimento de nenhum outro sistema de SQ além do meu :legal:

Aqui onde moro tambem era assim. SO sabia do meu Sq, com muita amizada, converti alguns (ate fanaticos agora ehhe) e sei de pelo menos uns 10 Sqzinho, desde entrada ate TOP-end.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...