Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SubSonic

Hora de fazer umas perguntas!

Recommended Posts

Bem, pessoal!

 

Eu to com todos os equipamentos em mãos para montar meu SQ de pobre, falta algumas coisinhas que preciso tirar dúvidas!

 

Eu não vou "revelar" os equipamentos enquanto não começar de fato a mexer no projeto, mas isso não muda em nada minhas dúvidas!

 

A idéia é um SQ de pobre mesmo, gastar pouco, e ter um bom resultado, com um som DISCRETO no gol bola! O set será composto de:

 

2 vias frontais, sendo midbass em porta tratada (doorpod, talvez) e fullrange (eu tenho um ótimo par de tweeters, mas tentarei não usá-los)

 

2 subs de 8" de aproximadamente 140W cada, em caixa selada

 

Muito disso é por limitação de espaço, uma vez que não quero nada que fuja da aparencia original!

 

O toca CD por ora não tem T.A., mas esse é o primeiro upgrade em vista!

 

Agora vêm as dúvidas:

 

Ponto de corte que eu pretendo é de 350Hz, o full que usarei responde a partir de 200 muito bem, mas não quero judiar demais do falantinho, além do que qto mais baixa freq., mais os agudos degradam em falantes de preço baixo! Alguma crítica quanto a esse ponto de corte? Vai dividir alguns instrumentos, isso eu sei, mas até que ponto isso vai estragar a resposta de forma irreparável?

 

Qual corte usar? 12db/8ª, posso ter problemas com esse corte? possivelmente eu terei um corte ativo de segunda ordem (pelo amplificador) para o high pass... melhor usar este ou o passivo?

 

 

CABOS:

 

os RCA serão 100% artesanais! Para esses já tenho a solução, e testes estão sendo feitos!

 

Cabos speaker: dentre as possibilidades artesanais que vcs conhecem, quais as melhores opções de baixo custo? Isso incluindo CAT para tweeter, por exemplo, que sempre é bem falado, ou cabos como os prysmian star quad... enfim, na linha do baixo custo, o que vocês indicam?

 

Quanto a alimentação, como o pessoal do SQ tem considerado o uso de megacapacitores? Necessário, dispensável, ajuda significativa? Eu sou bem chegado em um bom MC, e considero comprar um, até pq como meu sistema todo não deve passar dos 800WRMS, ficaria barato pegar um que desse 2F reais!

 

Outras dicas que eu aceito tbem é quanto à caixa de fibra lateral! Quais materiais usar para reforçar? Pretendo fazer toda a base com uma casca fina de fibra, e cobrir com bloquinhos de MDF rejuntados com massa plastica, e mais uma camada de fibra por dentro! o baffle frontal será de MDF reforçado com fibra por dentro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cortes:

 

Monte no carro e vá ajustando... é muito complicado "advinhar" o melhor corte assim... tem q experimentar! ouvindo...

 

Cabo speaker baixo custo, o prysmian eh excelente opção... se for fazer cat pra tw, vai ter q ser trançado... e muito bem feito..

 

MC: eu prefiro uma boa bateria.. ou uma auxiliar agm na mala.. mas um bom megacapacitor pode ajudar tb, desde que seja bom!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub, testa o corte.

 

Eu prefiro crossover ativo. Mas como dizem que crossover de amplificador não é aquelas coisas, acho que primeiro teste o passivo contra o ativo, e depois muda os valores no ativo. Veja qual fica melhor para o seu gosto. Eu já usei full's de 2" com cortes bem baixos, depende do volume que você costuma ouvir. Acho que para volume moderados 250Hz está seguro, mas se gosta de aumentar as vezes, é melhor optar por um valor superior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e esses full que modelo são?

 

to atras de uns q consigam tocar sem Tweeter tem ideia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aow sub!

 

Sobre os cortes o Edgar ja comentou!

 

Cabos speaker tem os da Connection (primeira vez que estou usando e gostei bastante)!

 

Sobre MC.. Estou com um modelo de 2,5F e ao meu ver esta "segurando" bem o set.. Sempre fui adepto aos uso destes e agora nesse ultimo set so tenho pontos positivos a dizer sobre o uso do mc.

 

Tê!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmm...

 

To vendo que vou ter que testar mesmo! Vcs acham que se eu pegar uns retalhos de madeira e até caixinhas prontas que tenho aqui, e "simular" o setup aqui no quarto é um teste válido?

 

eu sei q o ambiente do carro é absolutamente diferente, mas para testes seria válido?

 

Aqui no quarto da pra eu ligar os amps em fonte de PC (em baixo volume aguenta legal, mesmo numa fonte genérica) e usar a placa de som para fazer os cortes ativos como eu quiser, no mínimo reduzindo a tentativa e erro no carro!

 

Quanto aos fullranges são Tang Band de 2" cone de papel! Eles prometem bastante e em testes rapidíssimos aqui eles descem bem mais do que se espera de um 2"! Como eu gosto de agudos suaves, acho que vai me servir muito bem sem tweeter! Se realmente ficar ruim ao ponto de não dar pra tolerar, eu parto para 3 vias na frente com um par de TN25 que tenho aqui! Eu ia fazer um 3 vias com um full de 4" descendo a 200Hz... mas isso exige uns peitões MUITO grandes! o 2" precisa de quase nada de espaço pra tocar legal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensou na hipotese de comprar um processador de audio booster/roadstar? tem muita gente usando.. e gostando bastante... resolve 2 problemas q vc citou! e não custa caro no py... acho que tem até T.A

Tem até um topico aqui no forum de um Marea, onde o Marcelo Lacerda usou um desse e ele defende ser um bom custo beneficio para esse tipo de proposta!

 

xdscn3657.jpg

 

Segue o tópico!

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=166426

Editado por Edgrau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensou na hipotese de comprar um processador de audio booster/roadstar? tem muita gente usando.. e gostando bastante... resolve 2 problemas q vc citou! e não custa caro no py... acho que tem até T.A

Tem até um topico aqui no forum de um Marea, onde o Marcelo Lacerda usou um desse e ele defende ser um bom custo beneficio para esse tipo de proposta!

 

 

Segue o tópico!

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=166426

 

 

o problema é que TODO cross de baixo custo que eu já ouvi não me agradou EM NADA! Eu nunca ouvi um processadorzinho desses em sistema SQ, só em trio, então naõ posso opinar, mas os com interface analogica, nenhum nunca me agradou! Se eu achar um desses para teste, com certeza vou experimentar!

 

Acho que vou perder umas horas e montar caixinhas de teste, colocar aqui, e ir testando! vou fazer um esqueminha p2-RCA fêmea para poder testar os cabos RCA definitivos já, e ir brincando antes de mexer no carro (que ainda tem que fazer tratamento acustico, preparar os forros de porta com o doorpod, colunas... tem MUITO serviço pra ser feito!)

 

Se eu conseguir um desses pra emprestar, vou testar com certeza! Eu adoraria ter a flexibilidade de um cross ativo, ainda mais se tiver TA! Eu uso um toca CD da Sony, que sem nenhum tipo de DSP ativado, tem um som MUITO BONITO! Só me incomoda a falta do TA mesmo que limita o teto do sistema, mas ele é certamente melhor que qualquer Pioneer que já ouvi e ganha de tudo abaixo dos 700 reais que já ouvi em carro (perde para os Alpine antigões, mas ficar sem USB/mp3 tá meio fora de cogitação, pra dia a dia não tem como ficar sem, lembrando que é um som 70% dia-a-dia e 30% SQ)

Editado por SubSonic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ponto de corte que eu pretendo é de 350Hz, o full que usarei responde a partir de 200 muito bem, mas não quero judiar demais do falantinho, além do que qto mais baixa freq., mais os agudos degradam em falantes de preço baixo! Alguma crítica quanto a esse ponto de corte? Vai dividir alguns instrumentos, isso eu sei, mas até que ponto isso vai estragar a resposta de forma irreparável?

 

Qual corte usar? 12db/8ª, posso ter problemas com esse corte? possivelmente eu terei um corte ativo de segunda ordem (pelo amplificador) para o high pass... melhor usar este ou o passivo?

 

Esse lance de "dividir instrumentos" é meio... hummm... polêmico (?). Independente do ponto de corte, vc SEMPRE vai cortar algum instrumento no meio.

 

O problema não é "dividir" o instrumento. O problema é usar um corte muito abrupto. Por isto que eu sou fã dos cortes de 1a ordem, você acerta apenas o ponto de corte individual (que quase sempre será assimétrico) de cada via, e deixa o corte suave facilitar a integração entre as vias.

 

Corte de 3, 4a ordem, em áudio, só quando você tem algum problema grave a corrigir. Senão fica ruim, invariavelmente. As vias não se integram, seu palco fica nitidamente dividido em altura, a diferença de timbre entre as vias fica claramente evidente... só lástima, MAS tem quem goste (e estes vão se pronunciar aqui, com certeza).

 

Corte passivo é sempre um problema. SEMPRE. Crossover genérico prontinho é igual produto "similar". Pode desempenhar as principais funções, mas sempre falta algo, e este algo é o "ajuste fino". É a curva de impedância que ele não corrige (e que faz com que seus pontos de corte lowpass sejam completamente diferentes do planejado), é o ponto de corte que não é extamente o que vc precisava, é o nível das vias que você não consegue acertar com precisão...

 

Faria ativo, se isto não significar deixar de investir em amps melhores pra se ter mais canais. Um crossover passivo em nível de linha (PLLXO) vc mesmo monta aí, e te faz um corte bonitinho.

 

Faria um corte de 2a ordem HP e 1a ordem LP pro mid, HP 1a ordem pro full, e, se esse full morrer naturalmente sem nenhum problema de timbre, meteria um tw com corte passivo láaaaa em cima, onde o full morre.

 

Quanto ao MC, é sempre bem vindo, desde que sua adição não signifique nenhuma perda em termos de investimento em outras partes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse lance de "dividir instrumentos" é meio... hummm... polêmico (?). Independente do ponto de corte, vc SEMPRE vai cortar algum instrumento no meio.

 

O problema não é "dividir" o instrumento. O problema é usar um corte muito abrupto. Por isto que eu sou fã dos cortes de 1a ordem, você acerta apenas o ponto de corte individual (que quase sempre será assimétrico) de cada via, e deixa o corte suave facilitar a integração entre as vias.

 

Corte de 3, 4a ordem, em áudio, só quando você tem algum problema grave a corrigir. Senão fica ruim, invariavelmente. As vias não se integram, seu palco fica nitidamente dividido em altura, a diferença de timbre entre as vias fica claramente evidente... só lástima, MAS tem quem goste (e estes vão se pronunciar aqui, com certeza).

 

Corte passivo é sempre um problema. SEMPRE. Crossover genérico prontinho é igual produto "similar". Pode desempenhar as principais funções, mas sempre falta algo, e este algo é o "ajuste fino". É a curva de impedância que ele não corrige (e que faz com que seus pontos de corte lowpass sejam completamente diferentes do planejado), é o ponto de corte que não é extamente o que vc precisava, é o nível das vias que você não consegue acertar com precisão...

 

Faria ativo, se isto não significar deixar de investir em amps melhores pra se ter mais canais. Um crossover passivo em nível de linha (PLLXO) vc mesmo monta aí, e te faz um corte bonitinho.

 

Faria um corte de 2a ordem HP e 1a ordem LP pro mid, HP 1a ordem pro full, e, se esse full morrer naturalmente sem nenhum problema de timbre, meteria um tw com corte passivo láaaaa em cima, onde o full morre.

 

Quanto ao MC, é sempre bem vindo, desde que sua adição não signifique nenhuma perda em termos de investimento em outras partes.

 

 

Então, em relação a amp, será triamplificado! Um amp de 4 canais para mid e full e 1 de 2 canais para os subs! Ainda tem uma coisa pendente, que é um amp de 2 canais bem superior ao de 4 xing-ling (provisório, a não ser que se mostre milagroso) que vou usar nessa montagem!

 

Quanto ao PLLXO, é uma opção sim! como eu posso aferir a impedancia de entrada de um amp? tem jeito? Pq eu dependo disso para saber os valores do cross!

 

Em relação a custo de equipamentos, já está tudo comprado, o MC e possivelmente o processador, seriam add ons possíveis, isso não intefere no custo do pouco que falta ser comprado! Até a maior parte da fibra, resina e massa plastica eu já tenho aqui!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub havia mandado uma mp pra vc sobre cabos RCA. Era 1 metro 2 canais com tripla blindagem. Se puder me manda o orçamento dele sub...

 

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensou na hipotese de comprar um processador de audio booster/roadstar? tem muita gente usando.. e gostando bastante... resolve 2 problemas q vc citou! e não custa caro no py... acho que tem até T.A

Tem até um topico aqui no forum de um Marea, onde o Marcelo Lacerda usou um desse e ele defende ser um bom custo beneficio para esse tipo de proposta!

 

 

 

Ele tem TA e tudo o unico problema segundo Marcelo Lacerda ele só corta com a ordem de 24 dB oitava

 

Sobre o comentario de Kleber bem bacana falou tudo

Sobre o Mega capacitores sai mais em conta uma bateria reserva a mais barata que tiver.

 

acompanhando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele tem TA e tudo o unico problema segundo Marcelo Lacerda ele só corta com a ordem de 24 dB oitava

 

Sobre o comentario de Kleber bem bacana falou tudo

Sobre o Mega capacitores sai mais em conta uma bateria reserva a mais barata que tiver.

 

acompanhando

 

vc ouviu o booster? ele não degrada o som não?

 

Os cross com interface analogica que eu ja ouvi TODOS deixavam o som mais granulado, perdia dinamica demais, agudos perdiam bastante do detalhamento! Nunca ouvi um que servisse pra um SQ um pouco mais exigente!

 

Eu tava com idéia assim: se eu naõ tenho grana pra coisa TOP (um DRZ é o meu sonho de consumo), vou ser o mais "purista" possível! o mínimo possivel de acessórios pra "não estragar"!

 

Mas vendo os relatos de gente BEM entendida to tentado a experimentar esse booster ai!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vc ouviu o booster? ele não degrada o som não?

 

Sim ;Marcelo Lacerda o usar em seus treinamentos.

Sobre degradar o som eu acredito que não mas isso depende muito de quem se ouvi pois é muito subjetivo.

Nos treinamentos que fiz gostei mas não deu pra tá mexendo no cross.Agora temos que vêr que foi utilizado em uma sala,ambiente toltamente diferente de um carro ,os amplificadores eram rasoaveis e os falante tambem,bom para SQ

Pelos os recursos disposto que esse cross tem e por 350,00R$ acho que valha a pena.O unico problema, segundo Lacerda ,foi que ele só corta com o sloop bem alto de 24 db 8º e é o mesmo da HELIX que era vendido por 700,00R$.

 

Os cross com interface analogica que eu ja ouvi TODOS deixavam o som mais granulado, perdia dinamica demais, agudos perdiam bastante do detalhamento! Nunca ouvi um que servisse pra um SQ um pouco mais exigente!

 

Como tem batante recurso tu pode deixar o cross em full ou flat ou em off e usar outros recursos cross como o TA por exemplo e realizar os cortes pelos amplificadores.O que é legal é que tu vai ter bastante recurso pra mexer.Baixa o manual desse cross e dar uma lida.

 

 

 

 

lisancurso004.jpg

 

 

 

lisancurso016.jpg

Editado por antnbarao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse lance de "dividir instrumentos" é meio... hummm... polêmico (?). Independente do ponto de corte, vc SEMPRE vai cortar algum instrumento no meio.

 

O problema não é "dividir" o instrumento. O problema é usar um corte muito abrupto. Por isto que eu sou fã dos cortes de 1a ordem, você acerta apenas o ponto de corte individual (que quase sempre será assimétrico) de cada via, e deixa o corte suave facilitar a integração entre as vias.

 

Corte de 3, 4a ordem, em áudio, só quando você tem algum problema grave a corrigir. Senão fica ruim, invariavelmente. As vias não se integram, seu palco fica nitidamente dividido em altura, a diferença de timbre entre as vias fica claramente evidente... só lástima, MAS tem quem goste (e estes vão se pronunciar aqui, com certeza).

 

Corte passivo é sempre um problema. SEMPRE. Crossover genérico prontinho é igual produto "similar". Pode desempenhar as principais funções, mas sempre falta algo, e este algo é o "ajuste fino". É a curva de impedância que ele não corrige (e que faz com que seus pontos de corte lowpass sejam completamente diferentes do planejado), é o ponto de corte que não é extamente o que vc precisava, é o nível das vias que você não consegue acertar com precisão...

 

Faria ativo, se isto não significar deixar de investir em amps melhores pra se ter mais canais. Um crossover passivo em nível de linha (PLLXO) vc mesmo monta aí, e te faz um corte bonitinho.

 

Faria um corte de 2a ordem HP e 1a ordem LP pro mid, HP 1a ordem pro full, e, se esse full morrer naturalmente sem nenhum problema de timbre, meteria um tw com corte passivo láaaaa em cima, onde o full morre.

 

Quanto ao MC, é sempre bem vindo, desde que sua adição não signifique nenhuma perda em termos de investimento em outras partes.

 

Não é de hoje que você você ir contra cortes Kleber. Acho bem interessante. No meu ativo tenho slopes de 12 e 18dB/8ª, e realmente muda um pouco a cara do som, mas não ouso arriscar se para melhor ou pior, depende muito de como os falantes se comportam. No papel eu vejo um corte mais forte como benéfico.

 

Quando eu puder testar slopes maiores (24, 48 e 96 dB/8ª) eu descubro isso direito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To ajudando meu irmão a fazer a cama dele (literalmente! Estamos montando uma cama box) essa semana, mas fim de semana devo ter terminado, e vou pegar 2 caixinhas que tenho para os fullranges, e montar um par de caixinhas para os midbass! O sub já tenho 1 numa caixa selada aqui, tá funcionando muito bem, desce legal até os 30Hz, e para o proposito do meu som vão servir perfeitamente, ocupando pouco espaço!

 

Vou montar tudo com fiação simples mesmo, e RCAs provisórios, e vou começar a fazer testes!

 

Eu adoraria ter a facilidade de alterar cortes, TA e td mais com um processador igual o booster, mas eu sou bem exigente quanto a timbre, é o principal foco desse meu sistema! O TB de 2" tem um timbre lindo para o meu gosto, e os midbasses tbem são bem eficazes! Vamos ver como as coisas tocam!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub, a caixa da forma como você descreveu deve ficar com as paredes extremamente grossas. Eu acho essa técnica do rejunte muito boa para quando se tem um nicho muito recortado para a caixa. Já que você disse que vai fazer a base de fibra, acho que só engrossar as paredes com carga mineral já te dará uma rigidez muito grande com uma espessura bem menor que com o mdf rejuntado. Agora, se seus subs precisarem de um volume pequeno, é possível fazer uma caixa no tampão do carro (com reforço, lógico). Isso libera o porta-malas que para algumas pessoas é importante. O problema é que os subs ficam à vista no tampão. Como não sei como andam os amigos do alheio aí no Paraná, fica difícil dizer se é uma boa esse tipo de caixa.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub, a caixa da forma como você descreveu deve ficar com as paredes extremamente grossas. Eu acho essa técnica do rejunte muito boa para quando se tem um nicho muito recortado para a caixa. Já que você disse que vai fazer a base de fibra, acho que só engrossar as paredes com carga mineral já te dará uma rigidez muito grande com uma espessura bem menor que com o mdf rejuntado. Agora, se seus subs precisarem de um volume pequeno, é possível fazer uma caixa no tampão do carro (com reforço, lógico). Isso libera o porta-malas que para algumas pessoas é importante. O problema é que os subs ficam à vista no tampão. Como não sei como andam os amigos do alheio aí no Paraná, fica difícil dizer se é uma boa esse tipo de caixa.

 

[]'s

Crawling Chaos

 

A cidade aqui é tranquila! E os subzinhos parecem falantinhos daquels antigos, não tem nada de chamativo nem nada! Os subs tocam MUITO BEM com 15L cada, daria para fazer no tampão sim, e eu preciso de espaço na mala... mas com caixa lateral eu terei porta-malas suficiente e não vou ter que fazer uma baita estrutura para sustentar esse tampão pesado (o suporte do gol é uma casquinha de ovo de plastico de pessima qualidade)

 

Ademais eu quero "experimentar" com fibra! Nunca fiz um trabalho grande com fibra sozinho, e é um desafio que quero tentar! Eu vou pensar certinho quanto à técnica, a carga mineral era a ideia inicial minha, mas o complicado é conseguir uma cobertura homogênea com ela! pensei numa técnica "ovo de páscoa" pra aplicar a "argamassa", fazer em camadas, mas dai eu tenho o receio de não ficar tão sólida!

 

mas to aceitando dicas ai e experiência de quem ja fez caixa de fibra com carga mineral! As imagens que eu já vi, parece que vc tem uma base extremamente sólida assim, mas e as paredes? ela não "escorre" para o fundo? Por isso que eu pensei no reforço de toquinho rejuntado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Escorre sim. Para ficar homogêneo, você tem que aplicar pequenas quantidades, esperar polimerizar e ir girando toda a caixa.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Escorre sim. Para ficar homogêneo, você tem que aplicar pequenas quantidades, esperar polimerizar e ir girando toda a caixa.

 

[]'s

Crawling Chaos

 

então é estilo ovo de páscoa mesmo!

 

A cama do meu irmão tá me dando um trabalho e meio! Fora 2 livros que to lendo ao mesmo tempo, 1 artigo, e ainda fiz a idiotice de comprar Skyrim (um dos melhores jogos que ja joguei na vida!)... tudo isso na semana de entregar notas e corrigir provas!

 

Ou seja... som, só semana que vem (acabam as provas... e se td correr bem, a cama)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...