Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Pedro Castro

Caixa Bandpass 4ª ordem para JL 12w6v2

Recommended Posts

Postado em

Olá,

com o intuito de ajudar alguem que esteja querendo construir uma bandpass para o 12w6v2 (assim como eu), estou postando um email que recebi do suporte técnico da JL.

Hello,

My name is Pedro, I'm talking from São Paulo - Brazil. I will be very glad if you could help me to design a band pass box (single reflex) for my 12w6v2. I tried a sealed and ported box but the problem is that the sound can't pass from the trunk to the cabin (Honda civic sedan). So I thought about make the port going inside the car by making a hole in the trunk structure. I could't find a band pass project for the 12w6v2 anywhere... Could you help me with the chambers volumes and the port parameters?

Thank you in advance!

Pedro Castro

Hello Pedro.

For a single 12W6v2, use the following bandpass specs:

Sealed Net Volume = 0.60 cubic foot

Ported Net Volume = 1.00 cubic foot

Area of Port Opening = 20 square inches

Port Length = 11.5 inches

Mike West

JL Audio Technical Support

Ainda não simulei a resposta com esse valores.

Creio que quando ele fala em Net volume eu tenha que somar o volume do auto falante + volume do duto e inclusive o volume ocupado pela espessura do duto. Correto?

Pretendo fazer a tampa dela em acrílico ou vidro ou algum material transparente (estou pensando em algo com de 10 a 20mm). A caixa vai ser em MDF de 19mm. Não tenho experiência na construção deste tipo de caixa, alguem tem alguma dica de como fixar o painel transparente na caixa?

Abs,

Postado em

Opa

acho q vo abraçar a ideia em..

ja fiz um projeto em cima das medidas q o cara da JL te passou..

problema é.. os graficos do Bass box n "batem" :/

alguem sabe usar outro simulador q possa da uma luz ai..

as medidas ficaram assim..

dutada

Altura 36cm

Largura 30cm

Profundidade1 31.5cm

Profundidade2 41.5cm

duto 5cmX10cm comprimento 29.2cm

selada

Altura 36cm

Largura 21cm

Profundidade1 31.5cm

Profundidade2 41.5cm

Sub 12w6v2

Free Air Resonance (Fs): 25.0 Hz

Electrical “Q” (Qes): 0.480

Mechanical “Q” (Qms): 7.100

Total Speaker “Q” (Qts): 0.450

Equiv. Compliance (Vas): 2.82 ft3

79.9 litres

One-way, Linear Excursion: 0.65 in

(Xmax)* 16.5 mm

Efficiency (1W/1m)**: 85.9 dB SPL

Effective Piston Area (Sd):77.8 in2

0.0502 m2

DC Resistance (Re)***: 6.75Ω

Nominal Impedance: Dual 4Ω

Power Handling (continuous): 600W

Driver Displacement: 0.090 ft3

2.5 litres

abraços

Postado em

Aleluia que alguem se interessou!!! rssss

Vou simular hoje no winISD, posto os gráficos aqui (tenho que a prender a postar fotos antes rss)

Este prog e fácil achar em qualquer site de busca, existem varias versões, mas a que tenho não calcula a caixa.

Não tem o 12w6v2, tem que inserir todos os parâmetros.

Já tinha simulado antes com volumes um pouco maior, mas o xmax acabava ficando no limite.

Se tiver tempo vou fazer um esboço da caixa hoje e posto as dimensões

Por curiosidade, é um civic tambem?

Abs!

Postado em

Pedro, essa parte que você vai fazer transparente, recomendo acrílico com a maior espessura disponivel. Pois esses dias fiz so pra testar uma bp4 com madeira de 15mm pra testar um pioneer de 10,a maior chapa de madeira tinha 35 x 40cm, quando botei pra tocar a caixa vibrou e tive que por reforços. Mas vale a pena, dá uma olhada nesse link: http://www.youtube.com/soundmancaraudio#p/u/16/r9ThvK1k5bY, tem a montagem e o resultado de uma pra um 12w6 num Camaro. Abraço

Postado em

Cara, muuuuito bom o video!!!!!!! Parece que estava tocando bem aquela bandpass heim!!

Pretendo fazer a caixa em MDF 19mm, a caixa é pequena (total 50 L). OK, vou desistir de 10mm e vou usar 20mm.

Será que vai precisar de travamento?

Sds,

Postado em

Olha, posso ser sincero?

A não ser que seja pra atingir um resultado específico (baixar o range de resposta, "passar o grave" pra dentro da cabine, ou etc), usar bandpass não é uma boa idéia não.

Essas caixas da JL são calculadas pensando em um ganho em SPL, mas CAPAM a resposta em baixa frequência. Se vc quiser ganhar em baixas, vai ficar com uma caixa gigante.

Não tem milagre, onde se ganha, se perde em algum lugar. Eu só faria no caso de um sedã como o Corolla, e olhe lá, tem jeitos melhores de conseguir uma boa resposta, como o uso de caixas na lateral da mala, bem próximas à tampa. Há casos que uma BP é incadíssima, MAS não adianta ir por cálculo genérico, nem achar que vai acertar com apenas uma caixa.

Postado em

Opa ai sim..

entao Kleber blz Man ?

eu vo usar num hatch num corsa.. nunca tive nem ouvi bandpass mas sempre tive vontade..

agora q tem os dados pra fazer vc acha q a chance de dar caca eh muito grande..(bandpass eu sei q eh hehe, mas com as litragem fornecidas)

no meu bass box n sei pq mas o 12w6v2 n da grafico certo nem em dutada.. so em selada q da um grafico aceitavel..

teria como vc simular pra gente te ideia de como ficaria essa caixa ?

abraços

Postado em (editado)

Olha, posso ser sincero?

A não ser que seja pra atingir um resultado específico (baixar o range de resposta, "passar o grave" pra dentro da cabine, ou etc), usar bandpass não é uma boa idéia não.

Essas caixas da JL são calculadas pensando em um ganho em SPL, mas CAPAM a resposta em baixa frequência. Se vc quiser ganhar em baixas, vai ficar com uma caixa gigante.

Não tem milagre, onde se ganha, se perde em algum lugar. Eu só faria no caso de um sedã como o Corolla, e olhe lá, tem jeitos melhores de conseguir uma boa resposta, como o uso de caixas na lateral da mala, bem próximas à tampa. Há casos que uma BP é incadíssima, MAS não adianta ir por cálculo genérico, nem achar que vai acertar com apenas uma caixa.

Concordo plenamente, não existe milagre. Mas tendo os parâmetros do fabricante já é um excelente ponto de partida! Vo simular esta caixa hoje , e talvez faça alguns ajustes. O volume total fica em torno de 50L. Não tenho nenhum problema em perder espaço tambem... nem uso o porta malas rssss

Aqui no interiorrr tem muito nego com 2x15'' no porta malas do civic, e na cabine só faz barulho de lata... Se conseguir jogar o duto pra dentro vai ficar melhor do que qualquer caixa (selada ou dutada) lá no porta malas....

Off - Já tive som profissional, do tipo de 25k rms, no começo usava uma caixa (que só hoje me dei conta que era bandpass rss) chamada L-36 que usava 1x18'' de 800 rms, dava um som do ca*****, impressionante! descia muuuito, até tinha que cortar no processador em 25hz. Até hoje é dificil ver uma caixa com a mesma potência tocando igual, ok a caixa pesava uns 60 Kg cada rsssss

Abs,

Editado por Pedro Castro
Postado em

Opa ai sim..

entao Kleber blz Man ?

eu vo usar num hatch num corsa.. nunca tive nem ouvi bandpass mas sempre tive vontade..

agora q tem os dados pra fazer vc acha q a chance de dar caca eh muito grande..(bandpass eu sei q eh hehe, mas com as litragem fornecidas)

no meu bass box n sei pq mas o 12w6v2 n da grafico certo nem em dutada.. so em selada q da um grafico aceitavel..

teria como vc simular pra gente te ideia de como ficaria essa caixa ?

abraços

Já que seu carro é hatch, e tem aquele tampão fininho, eu usaria uma caixa selada mesmo viu... ainda mais que curte som tipo Jack... Usar uma dutada pra isso pode embolar o som e ficar sobrando grave, eu acho!

Tenho os graficos dele em selada e dutada, no projeto recomendado pela JL, eu conseguir posto pra vc, ou mando no seu email, sei lá

Abs!

Postado em

Já que seu carro é hatch, e tem aquele tampão fininho, eu usaria uma caixa selada mesmo viu... ainda mais que curte som tipo Jack... Usar uma dutada pra isso pode embolar o som e ficar sobrando grave, eu acho!

Tenho os graficos dele em selada e dutada, no projeto recomendado pela JL, eu conseguir posto pra vc, ou mando no seu email, sei lá

Abs!

Opa

cara odeio selada n tem geito.. n gosto do estilo q fica..

eu tenho um 13w3v3 em uma dutada 65L livres 85L brutos.. recomendada pelo fabricante..

varios ja ouviram.. n embola nda !

embola se fazer caixa gigante..

estou analizando... so precisava simular pra te ideia

de como vai ficar

abraços

Postado em

Opa

cara odeio selada n tem geito.. n gosto do estilo q fica..

eu tenho um 13w3v3 em uma dutada 65L livres 85L brutos.. recomendada pelo fabricante..

varios ja ouviram.. n embola nda !

embola se fazer caixa gigante..

estou analizando... so precisava simular pra te ideia

de como vai ficar

abraços

Vc depende de SPL, ou usa mais pra acompanhar o kit.

Se SPL não for primordial, e vc tiver como fazer um corte entre 35Hz e 50Hz 6dB/8a, eu te garanto que vc nunca mais vai pra outra dutada na vida.

Te falo isto sem medo de errar, pq eu já fiz esse teste com um dono de W3, e curiosamente quem assistiu hoje usa selada.

Postado em

Já usei uma bandpass de 128 litros num Ka( isso mesmo ! Num Ka ! ) e, realmente, o som era muito limitado a resposta de frequência, mesmo com vários ajustes...

Ou seja, é um trabalho puxado para acertar...( se acertar ).

Mas torcendo !

Postado em

Vc depende de SPL, ou usa mais pra acompanhar o kit.

Se SPL não for primordial, e vc tiver como fazer um corte entre 35Hz e 50Hz 6dB/8a, eu te garanto que vc nunca mais vai pra outra dutada na vida.

Te falo isto sem medo de errar, pq eu já fiz esse teste com um dono de W3, e curiosamente quem assistiu hoje usa selada.

Opa

man fiquei meio confuso..

vc fala pra usar o corte na minha dutada ou fazer uma selada ?

eu tenho o 13w3v3 mas peguei agora um par de 12w6v2 mas vou usar apenas 1..

eu uso geralmente pra acompanhar o kit.. mas devez enquando curto da uma estilingada no grave..

abraços

Postado em

Opa

man fiquei meio confuso..

vc fala pra usar o corte na minha dutada ou fazer uma selada ?

eu tenho o 13w3v3 mas peguei agora um par de 12w6v2 mas vou usar apenas 1..

eu uso geralmente pra acompanhar o kit.. mas devez enquando curto da uma estilingada no grave..

abraços

Esqueci de falar... mete uma toalha no duto... hehehehehe.

Postado em

Tive band pass, em um voyage e no gol.

Toca bem pra caramba, todas calculadas no winsid.

Vai fundo que o trem e bom. (sempre fiz minhas caixas pensando em escutar musicas(all)

Fazia o calculo com uma resposta assim, entre 20 a 100hz, no gráfico do programa em 20 e 100 -3db e 35 e 80 0db e pico entre 40 e 65hz.

Usei a caixa, que torrou o falantinho 100 vergonha com 5 anos de uso, e poe uso. ( bomber upgrade da borda azul 10'').

Postado em

Estou usando meu 12w6v2 em selada, mas não estou gostando, nao gosto da resposta, em musicas eletronicas e rock realmente é a melhor solução, mas tirando isso para mim falta SPL.

Pensei em uma band-pass,mas é aquilo que o Kleber falou, pra se ganhar em uma coisa se perde em outra. E para fazer uma band que ddoesça de verdade,sim,falo 15hz, vai ter que fazer uma gigantesca. Para mim no portamalas do meu gol nao é vantagem...

Eu faria uma dutada, com F3 em uns 33hz...

Na verdade estou esperando uns speaker que comprei nos eua chegar, pra ja fazer tudo de uma vez.

Tenho um projeto de caixa do sakata, posto aqui depois quando tiver no meu note

abraços!!

Postado em

Esqueci de falar... mete uma toalha no duto... hehehehehe.

Achei que eu era o único retardado que teve essa ideia :unsure:o-o- .. Testei o P3 tapando o duto com a toalha e tirou todo aquele pico que você ouviu. Nunca ouvi BP, mas a resposta em simulação está longe de ser "linear". Entre selada e dutada, a resposta da selada é a que mais me agrada, não deixa de descer muito, bem mais "linear" que uma dutada e a velocidade do sub é outra.

Postado em (editado)

Fiz o up das imagens, vamos ver se dá certo...

Elas são caixas projeto da JL, a selada eu tenho, bem flat, gostei do resultado

Os graficos que coloquei são do delay, excursion e resposta.

A linha amarela é da caixa selada, a linha rosa é da bandpass e a linha cinza é da dutada.

jl12w6v2delay.th.jpg

jl12w6v2excursion.th.jpg

jl12w6v2resposta.th.jpg

Gostaria da opinião dos senhores sobre a BP em específico...

Me parece que elas não descem muito, as três no geral, mas o controle do cone é bom e o delay achei bem razoavel

Abs,

Editado por Pedro Castro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...