Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

benerofonte

Corte 24 DB 8º em 100hz com capacitores

Recommended Posts

Postado em (editado)

Pessoal, queria que voces me ajudassem, preciso fazer um corte passa alta em 100hz, mas teria que ser 24db por oitava por causa da potencia que estou colocando nos 6 x 9.

Qual capacitores usaria? e como seria a ligação? pois comprei um SD 250.2d e preciso fazer este corte para o par de 6 x9 da clarion. :rolleyes:

[¨]:legal:

Editado por benerofonte
Postado em

Não faz.

E pelo preço que você vai gastar em componentes decentes para montar um, é mais fácil comprar um crossover eletrônico que faz o serviço sujo para você.

Postado em

pois é...culpa da coca cola, fiquei meio doidão aqui rsrsrs

pior que aqui em brasilia onde acho um crossover passivo de 12 db cortando nesta faixa? realmente para fazer um de 24 db seria fodz... se não daqui a pouco os clarion pede arrego com o SD.

Postado em

só com capacitor nao é possível, mas com capacitores e bobinas sim... o problema é fazer as bobinas que fariam parte do filtro, pois tem que ser construídas com os valores calculados para a atenuação desejada, tipo de núcleo adequado, etc

basicamente seriam ligados 2 filtros de 12dB em série, ou seja, bobinas (L) em linha com o sinal e capacitores © em paralelo, algo do tipo [entrada-LC-LC-saída], resumindo dá trabalho e o resultado será quase 24dB/8a

veja se ainda encontra na net algum artigo sobre os filtros do Almeida Filho

Postado em (editado)

Pois é delima... tinha um user aqui do forum que fez um baita de um crossover, placa muito bem montada, projetada...tudo manualmente alguem lembra deste tópico ou do user?

Encontrei este anuncio na internet: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/divisor-de-frequencia-crossover-sob-encomenda-PNQNLFHQUX#rmcl

Mas, alguem sabe onde posso comprar um filtro pelo menos de 12 db com corte passa alta @ 100hz em brasilia? Não estou querendo ir para o lado negro e obscuro da força - a.k.a. feira dos importados. Tem até algumas coisinhas que se aproveita lá, no geral é complicado... porque poxa...ver os 6x9 da clarion segurando até sub grave no SD é de chorar pasmafaute

Editado por benerofonte
Postado em

Se vc estiver usando só os 6x9 na SD, pode colocar um cross ativo, muito melhor. Cross passivo tem muita perda.

Use um cross ativo de 12dB/8ª em 120Hz mesmo, é suficiente.

Postado em

Pois é delima... tinha um user aqui do forum que fez um baita de um crossover, placa muito bem montada, projetada...tudo manualmente alguem lembra deste tópico ou do user?

Encontrei este anuncio na internet: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/divisor-de-frequencia-crossover-sob-encomenda-PNQNLFHQUX#rmcl

Mas, alguem sabe onde posso comprar um filtro pelo menos de 12 db com corte passa alta @ 100hz em brasilia? Não estou querendo ir para o lado negro e obscuro da força - a.k.a. feira dos importados. Tem até algumas coisinhas que se aproveita lá, no geral é complicado... porque poxa...ver os 6x9 da clarion segurando até sub grave no SD é de chorar pasmafaute

tinha um user se nao me engano Protheus, era caro, mas o acabamento era perfeito, nao sei se ainda faz

esse do anuncio, fica esperto quanto ao de 18dB/8a passivo (3a ordem), porque pode fazer uma salada na fase do sinal

mas procurou bem? nada no ML?

Postado em

Se vc estiver usando só os 6x9 na SD, pode colocar um cross ativo, muito melhor. Cross passivo tem muita perda.

Use um cross ativo de 12dB/8ª em 120Hz mesmo, é suficiente.

Lucas, explique isso da perda no cross passivo, desconheço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...