Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
cmpicolo

BassBox

Recommended Posts

Fera, a questão é que tu podes sintonizar até em 20hz se quiser, mas dai isso vai fazer com que a potencia maxima aplicável seja muito baixa, pois poucos RMS já farão o falante ultrapassar o seu XMAX, o que pode acabar com teu falante.

Tudo é uma questão de ter uma melhor relação.

Frequencia muito baixa vai ter bem menos spl do que poderia obter se subisse um pouco a frequência.

 

vlw

 

 

sim sim... Esse lance de quanto menor a sintonia, menor o Spl eu saquei já. Só queria saber qual a melhor frequência (Fb, F3) para ter aquele gravão que vc ouve de loooonge, se é na casa dos 30hz, dos 35 dos 40Hz... =S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mano o f3 e a frequencia q sua caixa esta tocando - 3 db abaixo do fb que é a sintonia dela....normalmente abaixo do f3 a a caixa deixa de ter controle na excursao do sub. Quer que o grave va longe sintonize ela entre 35 a 40 hz e va analisando os graficos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mano o f3 e a frequencia q sua caixa esta tocando - 3 db abaixo do fb que é a sintonia dela....normalmente abaixo do f3 a a caixa deixa de ter controle na excursao do sub. Quer que o grave va longe sintonize ela entre 35 a 40 hz e va analisando os graficos

 

 

Hehe, era ISTO que eu queria saber =) Valeu..

 

Vou montar uma caixa com seus 55~57 litros livres e colocar o F3 na casa dos 35Hz e Fb entre 40~45Hz... Assim que conseguir, posto os graficos pra galera ver e analisar ;D

 

Thanks Brow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehe, era ISTO que eu queria saber =) Valeu..

 

Vou montar uma caixa com seus 55~57 litros livres e colocar o F3 na casa dos 35Hz e Fb entre 40~45Hz... Assim que conseguir, posto os graficos pra galera ver e analisar ;D

 

Thanks Brow

 

FB em 45hz pra quem quer som pra fora.. na caçamba, meus 4 de 18" eram sintonizados em 43! Que sub vc tem??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

mano o f3 e a frequencia q sua caixa esta tocando - 3 db abaixo do fb que é a sintonia dela....normalmente abaixo do f3 a a caixa deixa de ter controle na excursao do sub. Quer que o grave va longe sintonize ela entre 35 a 40 hz e va analisando os graficos

:+1 :+1 :+1 :+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehe, era ISTO que eu queria saber =) Valeu..Vou montar uma caixa com seus 55~57 litros livres e colocar o F3 na casa dos 35Hz e Fb entre 40~45Hz... Assim que conseguir, posto os graficos pra galera ver e analisar ;DThanks Brow

 

 

FB em 45hz pra quem quer som pra fora.. na caçamba, meus 4 de 18" eram sintonizados em 43! Que sub vc tem??

 

45hz pra fora ? pensei que essas caixas eram sintonizadas pra lá de 60hz .. bom saber ! :legal:

 

 

Vou montar uma caixa no inicio de novembro, a principio para 2 308d4 q seram substituídos por P3 em fevereiro. Mas não quero fazer outra caixa. Então minha idéia é fazer uma caixa de 55L Brutos sintonizado em 40hz e depois somente trocar os subs e mudar a sintonia caso precise. Será que os pioneer aguentam em caixa grande ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera... fiz umas simulações aqui no bassbox, com caixa de 50 e 57 litros livres, com sintonias no Fb de 35Hz, 40Hz e 45Hz. Quem quiser/puder, da uma olhada ai e veja oque fica melhor. ;D

 

Caixa com 50 Livres e FB em 35Hz:

P3_50Livres_Fb35Hz.jpg

 

Caixa com 50 Livres e FB em 40Hz:

P3_50Livres_Fb40Hz.jpg

 

Caixa com 50 Livres e FB em 45Hz:

P3_50Livres_Fb45Hz.jpg

 

Caixa com 57 Livres e FB em 35Hz:

P3_57Livres_Fb35Hz.jpg

 

Caixa com 57 Livres e FB em 40Hz:

P3_57Livres_Fb40Hz.jpg

 

Caixa com 57 Livres e FB em 45Hz:

P3_57Livres_Fb45Hz.jpg

 

E aproveitei e simulei a caixa que o user GUI_MA indica para o P3... Achei meio que errada a caixa, delay meio alta, da uma olhada ai...

caixa_Gui_MA_58Livres_2Dutos_3X370.jpg

 

É isso, aguardo a ajuda dos queridos amigos =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara os parametros do seu P3 não estão errados não ?

tipo: Xmax em 8,1mm ? e Pe 250w ?

 

acho q os valores são mto superiores a esses !

confere aí

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O lance do Xmax eu não sei onde vê ainda, e sobre os parâmetros do P3, estes são padrões do programa ai, não mexi em nada não. Mais provável que este seja do modelo antigo, teria que dar uma analisada nos padrões do modelo novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara tá mto errados esses parametros. Pode ser por isso q a caixa simulada está mto picuda.

segue abaixo os corretos:

 

Size 12"

Nominal Impedance Dual 4-Ohm

Power Handling 600 Watts RMS

1200 Watts Max

Voice Coil Diameter 2.5"

(65.5 mm)

Magnet Weight 96 oz.

2.73 kg.

Speaker Connector Dual 10 AWG compression

Fs (Hz) 27.7

Re (Ohms) 6.40

Le (mH) 6.94

Qms 5.60

Qes 0.57

Qts 0.52

Vas (Liters) 57.7

Sd (cm2) 570

SPL (dB @ 1w/1m) 85

Xmax (mm) 15.9

Woofer Displacement 0.194 cu. ft.

(5.5 Liters)

Cutout Diameter 11.25 in.

(285 mm)

Mounting Depth 6.66 in.

(169.3 mm)

Shipping Weight 20.9 Lbs.

(9.48 kg)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já estou montando um tutorial com as telas... ta no inicio, mas já é um começo.

 

 

Logo disponibilizo

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual valor para velocidade do vento...qual velocidade aceitavel para os dutos nao ficarem com som de sopro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, se liga aii...

 

caixa_p3_50Lts.jpg

 

Todas as simulações feitas com caixa na casa dos 50 Litros Livre

Os gráficos vermelhos ficaram com FB 35Hz e F3 32Hz

Os gráficos amarelos ficaram com FB 40Hz e F3 34Hz

Os gráficos azuis ficaram com FB 45Hz e F3 36Hz

 

Isto com os valores reajustados com os que o amigo passou logo acima. Uma coisa que não intendi. No BassBox, na área dos parâmetros do falante, os quesitos Qes, Re, Le, Z e Pe estão em 3 partes, "Individual", "Parallel" e "Series". Na simulação eu deixei a opção como "Parallel", pois vou usar o sub em paralelo, mais aqueles valores que o sub mostra de Qes, Re e etc, eu coloco no Parallel também, ou deixo no individual ?

 

Fica a dúvida =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pô, q diferença hein, sumiu aquele pico horroroso kkkk... Eu gostei da Amarela, é a media pareceu mais plana e com Delay baixo...

 

Quando sua duvida, ai já num sei exclarecer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, se liga aii...

 

Todas as simulações feitas com caixa na casa dos 50 Litros Livre

Os gráficos vermelhos ficaram com FB 35Hz e F3 32Hz

Os gráficos amarelos ficaram com FB 40Hz e F3 34Hz

Os gráficos azuis ficaram com FB 45Hz e F3 36Hz

 

Isto com os valores reajustados com os que o amigo passou logo acima. Uma coisa que não intendi. No BassBox, na área dos parâmetros do falante, os quesitos Qes, Re, Le, Z e Pe estão em 3 partes, "Individual", "Parallel" e "Series". Na simulação eu deixei a opção como "Parallel", pois vou usar o sub em paralelo, mais aqueles valores que o sub mostra de Qes, Re e etc, eu coloco no Parallel também, ou deixo no individual ?

 

Fica a dúvida =)

 

vc ja deve ter visto que quando ganha em subgrave tende a perder no pico do SPL, depende do q vc quer

 

quanto aos parametros, depende do que o fabricante forneceu, ou seja, para falantes de bobina dupla os parametros elétricos como Qes, Re, Le, etc serão resultado da associação das bobinas; o resto dá uma pesquisada hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc ja deve ter visto que quando ganha em subgrave tende a perder no pico do SPL, depende do q vc quer

 

quanto aos parametros, depende do que o fabricante forneceu, ou seja, para falantes de bobina dupla os parametros elétricos como Qes, Re, Le, etc serão resultado da associação das bobinas; o resto dá uma pesquisada hehe

 

 

Sim sim, percebi sim, quanto mais sub-grave, mais suave a curva do grafico. Quanto mais Spl, mais "picudo" o gráfico.

Esse lance do Qes, Re, Le e etc eu percebi que tem uma diferença entre o separado, paralelo e serie. Só não entendi como eu faço esse calculo pra ter esses valores exatos, ou se eu posso setar os valores que o fabricante manda tanto para as 3 opções (acho pouco provável isso). Enfim, até que aprendi bastantinho por hoje, hehe... Valeu por enquanto ai galera =)

 

Vamos ver oque mais aparece de ideias e sugestões aqui pros demais perdidos com o BassBox

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa, ate hoje não sei futricar nesse treco direito.

pois é

e o tópico era pra ensinar a fazer isso

mas tá virando consultoria online

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é

e o tópico era pra ensinar a fazer isso

mas tá virando consultoria online

 

 

:(

 

Então... é bem isso.

Não vejo problema em ajudar quem tem duvida.

Eu sou um deles... cheio de duvidas...pesquisei um monte.. instalei, fucei... usei o tradutor do google para pagina oficial ... tentei acompanhar os 3 videos que tem no youtube...

 

Enfim, a ideia inicial é montar um tutorial em português para ajudar a todos

 

Com relação as telas, já estou montando algo bem básico ( bem básico mesmo )... e ai, com a ajuda de quem conhece o software, acredito que de para montar um tutorial bem bacana.

 

Ainda hoje eu posto as telas que já "editei" []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...