Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
n3n0

Campeonato de som de qualidade

Recommended Posts

ScuLt não da para entender você, numa linha voce diz uma coisa, na outra se contra diz

Cara troca de celular, o para de usar o corretor automático do aparelho

UJAUAHAUHUHAUHAUHAUH PUT@ QUE PARALHO! VOU EDITAR. ali foi desatenção mesmo. Hoje ja to em casa de boas, ai inventei de assistir um filme e escrever a parada ali em cima.

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sera q o formato tem mesmo q ser o de um campeonato? Onde soh os juizes ouvem, vc aprende no feedback e ai vai da competencia do juiz se vc tira algo construtivo.... Ou as vezes depende dasua propria aumildade rsrs

Eu nao participo... Deixapros profissionais

Compartilhar este post

Link para o post

Sera q o formato tem mesmo q ser o de um campeonato? Onde soh os juizes ouvem, vc aprende no feedback e ai vai da competencia do juiz se vc tira algo construtivo.... Ou as vezes depende dasua propria aumildade rsrs

Eu nao participo... Deixapros profissionais

Quem é você e o que você fez como o Arisa!

hahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Até rola. Na verdade, não há um risco. Basta que seja tudo feito com transparência absoluta. E foi a falta dessa transparência que levou muitos competidores a ir pulando fora, e deixar a IASCA-BR naufragar.

Basta ver o QS... o QS tem grande repercussão aqui dentro, organizado por gente aqui de dentro, competidores aqui de dentro, e não dá nenhum rebuliço, sendo que o campeonato do autoforum deu mer** depois que o primeiro apontou falhas na pontuação.

boa noite kleber , mas como competidor de sq , venho te fazer uma simples pergunta , se todo mundo pulou fora da IASCA como vc disse , como é que a koyama conseguiu 20 competidores focal e 10 audiophonic ?, e a iasca de 94 a qual vc citou , não tinha nada a ver com a que estava ai por ultimo, e não conheço ninguem mais gabaritado tanto em organização , juizes de audiofilia e acabamento como os que estão ai e participaram do campeonato da koyama . vc conhece ? este é o meu modo de ver as coisas não estou levantando espada pra começar guerra ou futriquinha mesmo porque , sou aficcionado competidor , instalador e hobbista,um abraço

Editado por alberto.moco

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que um encontro com proposito de melhorias, uma tarde, a galera reunida, com musicas pre determinadas, e alguns mais conhecedores avaliando apenas o áudio, poderia ser muuuuito mais construtivo pra quem está no SQ porque gosta de som do que um campeonato.

Sem pretensões, sem premiações, sem competição. Tipo um workshop, deixando o campeonato para quem organizar nos moldes tradcionais, e quem quiser se submeter às regras, cai dentro.

$0,02

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que um encontro com proposito de melhorias, uma tarde, a galera reunida, com musicas pre determinadas, e alguns mais conhecedores avaliando apenas o áudio, poderia ser muuuuito mais construtivo pra quem está no SQ porque gosta de som do que um campeonato.

Sem pretensões, sem premiações, sem competição. Tipo um workshop...

Isso sim é um negócio divertido.

Não tem muito segredo. O objetivo de todo mundo aqui, ou pelo menos da maioria esmagadora, é treinar o ouvido e adquirir mais conhecimento técnico. A melhora do sistema é consequência.

O único jeito de rapidamente conseguir avanços expressivos nesses quesitos é dispondo de tempo, estando ao lado de pessoas que você se sinta a vontade para argumentar(se não vira presépio, estilo: "e ai, oq achou?" "show de bola, parabéns!") e com abundância de sets para fazer infinitas comparações.

IMHO, agrega muito mais valor do que um juiz que vai te passar uma avaliação nos moldes pré-estabelecidos e onde qualquer eventual conversa com outro competidores invariavelmente começa com um pensamento(mesmo que inconsciente) de comparar as notas de quesito X ou Y.

E digo isso por experiência própria, dos dois lados.

Já tive carro na IASCA, e o feedback que recebi não era o que esperava. Não entro nem no mérito da validade técnica, mas sim do fato de que no final eu aprendi muito mais ouvindo o que amigos e conhecidos tinham a dizer do meu set. Isso por inúmeros fatores.

Por outro lado, como juiz, eu queria falar muito mais para o dono do carro, e não podia, também por uma série de fatores(pré-estabelecidos). Tinha carro que eu sabia exatamente o que fazer para resolver 99% dos problemas e o set ficar equilibrado, mas tinha que ficar naquela conversa burocrática, passando ponto a ponto os itens avaliados na ficha, apontando os defeitos e deixando no ar as possíveis soluções.

Quem me conhece aqui sabe que quando é para testar e ajudar em acertos e configurações, eu falo igual um aloprado. E definitivamente minha linha de raciocínio e metodologia não são nada ortodoxos...

Então, para mim, um campeonato de áudio nos moldes tradicionais é tão chato quanto, sei lá, final do Mundialito de Gamão passando na ESPN de domingo as 15:30.

just my final 2 cents

Compartilhar este post

Link para o post

Quem é você e o que você fez como o Arisa!

hahahahaha

Cara, um amigo pediu para eu deixar de ser tao neutro aqui no forum.

sejamos praticos. Qual a vantagem do campeonato, que um encontro, workshop ou qq evento bem montado nao possa cobrir? E o oposto? Eu vejo bem mais vantagens fora do campeonato.

Essa comunidade esta andando de lado faz muito tempo. Excecao de uns 3 ou 4. E os profissionais sofrem, mesmo com a melhor das intencoes.

Quer fazer um evento show? Envolva profissionais, pense no contexto, pense no publico final. Estamos falando de um micronicho de mercado. Sera que vale a pena mesmo? Eu te falo. Nem em sp vale a pena, a nao ser que vc faca desse evento um ponto comercial para seus representantes.

Isso nao eh ser elitista, kleber. Se nem em SP tem algo consistente ateh hoje... Estamos em 2011. 2011!!!! Algum evento aqui em SP (a maior populacao) tem recorrencia, consistencia? Quantos anos em cartaz? zero!

Eu sou mais a linha do henrique, vamos ao menos tirar algo de bom, divertido e construtivo desse nosso hobby...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Sem pretensões, sem premiações, sem competição. Tipo um workshop, deixando o campeonato para quem organizar nos moldes tradcionais, e quem quiser se submeter às regras, cai dentro.

$0,02

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Então, para mim, um campeonato de áudio nos moldes tradicionais é tão chato quanto, sei lá, final do Mundialito de Gamão passando na ESPN de domingo as 15:30.

just my final 2 cents

Está foi pacabá....kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Orra, só eu mesmo que gosto de campeonato...kkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

É... basicamente tem as seguintes questões:

- quanto ao acabamento. se não tiver carros bonitos e equipamentos comerciais (leia-se, equipamentos que estão em cartaz nas lojas) e esses equipamentos comerciais não se destacarem de algum modo, o que levaria um fabricante, importador ou lojista a patrocinar? hein? Ou seja, no formato campeonato, tem que ter acabamento... é a embalagem do produto.. ou então não tem patrocínio.

- quanto a quem julga. O modelo com quesitos a serem cumpridos ou avaliados, na minha opinião, não é o melhor para acertar o carro, mas é um modelo objetivo. Se for aplicado de forma coerente, serve para comparação e para indicar as áreas onde melhorar. É claro que a avaliação é subjetiva e o juiz pode não ser tão bom quanto um ou outro acha, mas sendo o mesmo juiz para todos, isso não afetaria o resultado em termos de comparação. Pra mim, o ideal seria o campeonato organizado por aficcionados não ligados a lojas, fabricantes ou importadores, mas entendo que não teria de onde vir dinheiro para organizar um evento assim.

- quanto ao workshop. Na minha opinião, é muito bacana a ideia, mas ainda assim é inevitável ou a submissão ao argumento do colega ou disputa pela prevalência. Na prática, o colega fala: "estou achando os agudos meio apagados". O outro responde: "engraçado, pra mim está ótimo". E aí vai: "pode ver, neste trecho falta brilho..." - "vc. tá viajando" - "Então tá bom!" (tenso). E de repente nenhum dos dois é o dono do carro.. rsrs É o que acontece quando a pessoa não vem com "autoridade". Se isso não acontecer, eu diria que os "colegas" não estão sendo sinceros quanto ao que acham do sistema. É o que normalmente acontece nos encontros:

"Opa... vc. pode escutar o meu carro e dar sua opinião?

Claro.

E aí o que achou?

Tá bacana, bem legalzinho. Já tentou inverter a fase dos tweeters? Pode melhorar bem os agudos... Mas tá bom... muito bom... (sorriso amarelo)"

Por mais boa vontade que o cabra tenha, é uma avaliação sem referência do objetivo do dono nem da noção que o dono tem...

Eu tenho pra dizer, sobre as duas etapas do QS em que participei, que:

O critério de avaliação de cada categoria era diferente (carros de categorias diferentes não poderiam ser comparados

O critério de juízes diferentes não era uniforme

A instalação e acabamento (na quinta etapa, eu acho) contou mais pontos do que deveria (na minha opinião)

Houve muuuuita controvérsia no RTA

Mesmo com tudo isso, pra mim foi bastante proveitoso, consegui um grande avanço no meu sistema de uma etapa para outra com base no que aprendi e na melhora das minhas referências.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

admilson, eu sigo outra linha. Eu procuro ouvir o som dos outros para depois buscar alternativas para o meu... senao voce fica meio perdido mesmo, pois a referencia das pessoas nao eh uniforme. o que um gosta pode ser diferente do outro. abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda não entendi a diferença entre workshop e encontro.

No encontro, quem quer deixa ouvirem seu som, dá opiniões, servem para novatos começarem a ouvir. Não há impedimento algum para a logistas ou fabricantes exporem seus carros.

O problema é que a gente chega com um som horrível, nego ouve e diz: -Legal-.

No campeonato um juiz bem treinado ouve, critica, dá dicas e pontua. É o mais objetivo que podemos chegar.

Quanto à instalação, sei que é necessário julgar. Mas poderia ser de ta forma que todos, ou quase todos os competidores atingissem a pontuação máxima, desde que a instalação fosse caprichada.

Compartilhar este post

Link para o post

O phoda é que em qualquer caso citado acima (encontro, workshop ou campeonato) envolve muita, mas muita vaidade em relação ao dono do sistema e seu carro...Se de repente fulano ou beltrano critica construtivamente determinado set, pode faltar humildade do dono em ouvir/digerir a critica...e aí já viu né! :banghead

Bom, mas vai da maturidade de cada um... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que a gente chega com um som horrível, nego ouve e diz: -Legal-.

Luciano é meio trash você entrar no carro de uma pessoa a qual voce so conhece por escrever no forum e falar com todas as letras "esta horrível"

Mas um pouco de sinceridade pode ajudar muito umas sugestões, foi o que o Dan fez no encontro do mês passado, ele ouviu meu carro e me disse que um falante estava fora de fase.

Conversamos e no dia seguinte corrigi o problema, ou seja, neste encontro para mim foi proveitoso.

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite kleber , mas como competidor de sq , venho te fazer uma simples pergunta , se todo mundo pulou fora da IASCA como vc disse , como é que a koyama conseguiu 20 competidores focal e 10 audiophonic ?, e a iasca de 94 a qual vc citou , não tinha nada a ver com a que estava ai por ultimo, e não conheço ninguem mais gabaritado tanto em organização , juizes de audiofilia e acabamento como os que estão ai e participaram do campeonato da koyama . vc conhece ? este é o meu modo de ver as coisas não estou levantando espada pra começar guerra ou futriquinha mesmo porque , sou aficcionado competidor , instalador e hobbista,um abraço

Koyama = IASCA?

Acho que vc entendeu errado o que eu falei... enfim...

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Quer fazer um evento show? Envolva profissionais, pense no contexto, pense no publico final. Estamos falando de um micronicho de mercado. Sera que vale a pena mesmo? Eu te falo. Nem em sp vale a pena, a nao ser que vc faca desse evento um ponto comercial para seus representantes.

Isso nao eh ser elitista, kleber. Se nem em SP tem algo consistente ateh hoje... Estamos em 2011. 2011!!!! Algum evento aqui em SP (a maior populacao) tem recorrencia, consistencia? Quantos anos em cartaz? zero!

Depende do seu ponto de vista...

Pegue pessoas comuns, infle seu ego, com lojas que tenham REAL interesse em despontar num mercado que existe e sobrevive bem (SQ - sim, há vida fora do trio/spl). Pronto, você tem a fórmula básica pra ter uma competição com potencial de sucesso.

Mercado de SP está saturado de campeonatos. As maiores lojas já não tem mais este interesse. Mas isto é realidade aí. Aqui não.

Basta ESQUECER o legado da IASCA. Se prender a este tipo de campeonato é atraso, retrocesso. Uma coisa simples, objetiva e legal passa LONGE do manual da IASCA.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensando num workshop digamos eu cheguei a um formato que poderia meio que dar certo, sei lá.

No encontro entrega algumas fichas de avaliação pra cada pessoa. Essa pessoa vai ouvindo os carros, escreve o que acha na ficha e deposita em uma "urna" do carro. Depois do evento o dono pega as fichas e ve o que o pessoal achou e as observações que fizeram. Quem escreve na ficha não precisa nem se identificar. :legal:

O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já ouvi de boca cheia, de caras de responsa, que meu carro tava uma mer**.

Puta chute no saco. Dificil difgerir. Virou motivação pra correr atrás de solução.

E não é só dizer que está uma mer**. Os mids só tinham médio, médio grave morto, tweeter tocando feio, som sujo.

Fui buscar solução.

Tem que engolir o ego, a vaidade, esquecer que foi vc que montou e correr atras de solução.

1 mes depois, a colocação do mesmo cara foi, está no caminho.

Quem sabe um dia eu chego lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Opiniões são essenciais para quem pretende tirar o máximo de um set. Tem que trocar figurinha com os amigos, se não beira o impossível realizar algumas coisas.

Invariavelmente, durante a fase de acerto(e mesmo de projeto), o dono acaba focando muito em algumas coisas em detrimento de outras. Cria-se meio que uma fixação por determinados quesitos(dinâmica, extensão nos águdos, subgrave), e perde-se a capacidade de avaliar o todo. Isso é fruto de N fatores, como alta expectativa em torno de equipamento X ou Y, ou alguma audição impactante no carro do coleguinha, iniciando uma busca implacável por conseguir os mesmo desempenho em alguns quesitos.

O resultado é que o acerto vai enveredando para um lado só, ficando meio viciado. No fim o sistema, como um todo, fica falho, muito aquém do que poderia render, e quando a pessoa toma conhecimento disso já não sabe mais o que fazer.

Poucas pessoas estão imunes a isso e conseguem efetivamente acertar tudo sózinhos, com sucesso, logo de cara.

Precisa ter muita vivencia nesse tipo de coisa e também muito desapego a equipamentos, configurações e tipos de acerto. No melhor estilo "ok, é oficial, tá uma mer**. vou arrancar tudo e colocar um coaxial no lugar p/ ver o que acontece".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já ouvi de boca cheia, de caras de responsa, que meu carro tava uma mer**.

Eu já tb, mas fui eu quem pediu uma opinião. E aí veio tudo o que estava ruim.

Na real, isto é bom. Prefiro que digam o que está ruim, assim é mais fácil acertar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tb, mas fui eu quem pediu uma opinião. E aí veio tudo o que estava ruim.

Na real, isto é bom. Prefiro que digam o que está ruim, assim é mais fácil acertar.

Sim, eu que pedi a opinião sincera.

Ficar ouvindo que tá legal, que tá bom, não evolui. Fica na mesma, porque parece estar bom.

Tem que saber o problema, propor a solução e estar disposto a mudar tudo o que você acha que é o melhor do teu set pra ter o que realmente é correto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quando escuto o carro de alguem já falo, eu só comento as coisas ruins,rs, não que eu seja um cara com muito conhecimento, pois as boas eu deixo para os outros comentarem...

Compartilhar este post

Link para o post

E ae galera, sou totalmente novo, e concordo com a questão do Workshop.

Estou montando meu primeiro SQ com base em informações pegas de outros usuários.

Se querem trazer, ou ainda, ensinar leigos, como eu, é necessário a passagem de conhecimento.

Qual o melhor local de aprender ? Junto com pessoas que sacam do negócio e que ainda tem opiniões formadas e além disso tenham a possibilidade, opiniões, de serem divergentes.

Nunca ouvi um SQ montado, moro em Brasília, e seria interessante que se tenha esse "marketing" em cima do que gostamos.

Também estou ansioso para ouvir outro set, ouvir opiniões, aprender com quem sabe muito mais, e tentar repassar o som SQ para mais pessoas que conheço.

Bom essa é a minha opinião.

Abraços a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...