Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

GIII lêndea_sc

Dicas para comprar carro à prazo

Recommended Posts

Postado em

Dicas para comprar carro à prazo

Revista Carro Hoje explica as vantagens e desvantagens de cada modo de financiamento

Financiar a compra de um automóvel 0 km tornou-se uma das iniciativas mais adotadas pelo consumidor brasileiro que sonha em ter um pouco mais de conforto e não depender mais do transporte público. A estabilidade econômica do país nos últimos anos facilitou o crédito e, consequentemente, abriu a possibilidade do interessado adquirir o carro em prestações que cabem no bolso.

Antes de fechar o negócio, porém, é normal que o comprador se sinta em um encruzilhada. Qual é a melhor opção de financiamento? Há basicamente três modalidades: CDC, leasing e consórcio. Numa primeira análise, pode-se dizer que o CDC é bom para pessoas jurídicas e bem melhor para pessoas físicas. O leasing é mais recomendado para pessoas jurídicas e nem tanto para pessoas físicas. Já o consórcio é ótimo para pessoas físicas que não dispõem de uma renda que possa ser facilmente comprovada ou que tenham dificuldades de pagar parcelas muito altas.

Seja qual for a escolha, é preciso que o comprador saiba exatamente quais serão as condições de pagamento para não levar sustos lá na frente, além de conhecer as vantagens e desvantagens de cada sistema. Com a consultoria de Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), a Carro Hoje mostra as características de cada uma e dá dicas úteis para você financiar seu carro novo.

CDC

O que é?

O Crédito Direto ao Consumidor é uma operação de financiamento para aquisião de veículos e motos, destinada a pessoas físicas e jurídicas.

Características

- Até 60 meses para pagar com parcelas fixas e vencimento à escolha do contratante.

- Incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

- Financiamento de 100% do veículo.

- Possibilidade de financiar veículos com até 10 anos de fabricação.

- Possibilidade de quitação prévia, com redução proporcional dos juros das parcelas antecipadas.

- Utilização do bem antes mesmo do pagamento da primeira parcela.

Vantagens

- Contratante paga o bem à vista e depois financia a dívida diretamente com a instituição financeira.

- Permite tanto a quitação antes do fim do contrato quanto a antecipação de parcelas, sempre com desconto de juros.

- O veículo já é adquirido no nome do proprietário. Assim que começa o financiamento, você já tem o bem em seu nome.

Desvantagem

- O valor do bem acaba ficando mais caro, pois, em função do risco (lembre-se: o carro já sai em nome do proprietário), os juros do CDC são mais altos. Também por isso, o contratante tem de apresentar mais garantias de crédito.

Leasing

O que é?

Operação de arrendamento financeiro. O bem é adquirido pela arrendadora, de acordo com especificação do contratante, que o arrenda por prazo e pagamentos previamente definidos. O bem permanece sob propriedade da arrendadora durante o contrato.

Características

- Arrendamento de até 100% do carro, mediante aprovação de crédito.

- De 24 até 60 meses para pagar com parcelas fixas e vencimento à escolha do contratante.

- Não há incidência de IOF.

- Possibilidade de arrendar veículos com até 10 anos de fabricação.

Vantagem

- A principal vantagem do leasing para as empresas - além do prazo de pagamento - é que a modalidade permite deduções no Imposto de Renda.

Desvantagem

- O contratante fica "amarrado" por, no mínimo, 24 meses, porque não pode antecipar o pagamento das últimas parcelas. Se puder pagar antes, tem de fazer a quitação do contrato, com desconto dos juros.

Consórcio

O que é?

União de pessoas e empresas com o objetivo de acumular recursos financeiros para adquirir bens de consumo, a um custo menor que o fincancimento tradicional.

Características

- Banco é remunerado por taxa de administração.

- Não existe cobrança de juros.

- Não há previsão de entrega do bem (pode-se dar lance).

- Pagamento parcelado, sem entrada.

- Variedade de prazos e valores.

Vantagens

- É mais vantajoso para pessoas físicas, principalmente pela escolha do prazo, pela possibilidade de definir uma parcela que caiba no orçamento e por não haver riscos altos por inadimplência.

- É ideal para quem tem dificuldade de comprovar renda, por trabalhar na informalidade.

Desvantagem

- Você não sabe exatamente quando poderá dispor do bem, portanto, é melhor não ter pressa.

Dúvidas frequentes

Pagarei juros altos se eu liquidar o contrato antes do vencimento?

Na verdade, os juros são os mesmos, porém, como o prazo será reduzido nesse caso, o valor final fica naturalmente menor.

Posso trocar de veículo enquanto o contrato não terminou?

É possível trocar de carro antes do término do financiamento, por um de valor equivalente ou superior.

E seu eu ficar sem dinheiro depois de pagar a entrada?

É possível o arrendamento de até 100% do valor do bem. Alguns bancos concedem carência de até 150 dias.

Dicas práticas

1) Prefira o CDC. O carro já fica no seu nome, a sua dívida passa a ser com o banco e, se quiser, você pode antecipar parcelas.

2) Sempre opte por um valor de parcela que você conseguirá arcar. Segundo a Anef, essa parcela normalmente corresponde a uma quantia entre um terço e um quarto dos seus rendimentos. Pagar mais do que isso, pode ser arriscado.

3) Se o valor correspondente a um quarto de seu rendimento mensal permitir quitar o seu carro em até um ano, não pense duas vezes. Financiamentos longos só são vantajosos se você realmente não tiver condições financeiras de quitar a dívida antes.

4) Lembre-se: durante todos o período do financiamento você estará pagando uma parcela correspondente à de um carro 0 km. Ou seja: em um financiamento de 60 meses, quando você quitar a última parcela de um carro novo, o seu já terá cindo anos de vida, e, consequentemente, um valor de mercado correspondente a cinco anos.

5) Se você não tiver pressa ou necessidade de ter o seu carro 0 km, prefira o consórcio, que é uma espécie de poupança. A parcela é mais baixa e você não sofre retaliações financeiras caso não consiga pagar as prestações em dia.

6) Tente oferecer uma entrada gorda, que pode ser obtida com a venda de seu carro usado. Faz muita diferença dar uma entrada generosa tanto para reduzir o valor quanto a quantidade de parcelas.

7) Os vendedores também podem oferecer a você um financiamento pela modalidade leasing. Não é a mais vantajosa, mas pode ser a única alternativa, caso você tenha dificuldade de conseguir crédito no CDC. No leasing, não há cobrança de IOF e as parcelas são fixas. Mas o carro fica em nome da financeira até a quitação.

8) Negocie sempre! As taxas de juros podem variar de marca para marca, de concessionária para concessionária. Pesquise e pechinche até conseguir uma boa taxa para o seu carro.

9) Jamais esqueça de fazer um bom uso do seu dinheiro para não cair em possíveis armadilhas de quem está negociando um financiamento com você. Acredite no seu poder de barganha e tente alcançar o melhor valor de juros, parcelas, prazo, benefícios.

10) Escolha bem a data de vencimento de suas parcelas. Por mais óbvio que pareça, uma regra fundamental no financiamento é não atrasar os pagamentos. Quando você assina um contrato acreditando que vai poder honrá-lo, mas não consegue cumprir os prazos, toda a sua previsão financeira vai por água abaixo e as vantagens obtidas na negociação dos juros são desperdiçadas.

Postado em

Aquela parte sobre leasing... nego tá desconhecendo bem o mercado.

Primeiro que o IOF só não incide pro banco. Pro consumidor vai o valor integral. Segundo que não é arrendamento, nego faz é venda mesmo. Você paga o VRG e no final fica com o bem, sem ser questionado se deseja fazê-lo.

Aqui no BR leasing é palhaçada. O meu eu tô botando na justiça, vou reaver meu VRG. BEEEEEEM acima do valor de mercado de um carro bem rodado, 2 portas e com histórico de sinistro.

Postado em

Eu considero o CDC em até 24x um bom negócio.

Os caras não vão te emprestar dinheiro de graça e são poucos os q tem paciência para economizar dinheiro e trocar de carro.

Acima de 24 já acho loucura. Fiz uma vez qdo comprei meu 1º carro e nunca mais.

Postado em

Comprar carro parcelado tem que ser sem juros, se consegue alguns em 12x e outros em 24x. Tem várias opções hoje.

Isso se for pra lazer, uso pessoal, se o carro for pra trabalho ai é outra história. Normalmente o carro se paga e muita empresa faz leasing pra não declarar, na hora que vai passar pro nome da empresa troca por outro no leasing.

Postado em

Comprar carro parcelado tem que ser sem juros, se consegue alguns em 12x e outros em 24x. Tem várias opções hoje.

Isso se for pra lazer, uso pessoal, se o carro for pra trabalho ai é outra história. Normalmente o carro se paga e muita empresa faz leasing pra não declarar, na hora que vai passar pro nome da empresa troca por outro no leasing.

Sem juros só carro 0km.

Postado em

Eu considero o CDC em até 24x um bom negócio.

Os caras não vão te emprestar dinheiro de graça e são poucos os q tem paciência para economizar dinheiro e trocar de carro.

Acima de 24 já acho loucura. Fiz uma vez qdo comprei meu 1º carro e nunca mais.

quase todo primeiro carro é sem entrada , ou vem do papai .

eu vejo por mim , se na epoca que comprei o primeiro carro não tivesse contas ... iria tudo em cachaça !

outro fator é que se vc não tem todo o dinheiro para ter um carro e quer algo melhor do q a grana q dispoe a vista , tem q estar disposto a pagar juros pelo uso do capital do banco .

só se fode quem não se planeja , se faz as contas com planejamento ao longo do tempo financiamento pode ser um bom negocio ... pois é a unica forma de compra .

Postado em

Aquela parte sobre leasing... nego tá desconhecendo bem o mercado.

Primeiro que o IOF só não incide pro banco. Pro consumidor vai o valor integral. Segundo que não é arrendamento, nego faz é venda mesmo. Você paga o VRG e no final fica com o bem, sem ser questionado se deseja fazê-lo.

Aqui no BR leasing é palhaçada. O meu eu tô botando na justiça, vou reaver meu VRG. BEEEEEEM acima do valor de mercado de um carro bem rodado, 2 portas e com histórico de sinistro.

cara

to com o mesmo problema.

pra ter uma noção da bomba, financiei 25mil paguei 50% exatos e meu saldo devedor é de 23mil reais, pra quitação fica em 18mil.

vou ter que fazer uma substituição de garantia pra não ter um prejuizo ainda maior.

Postado em

cara

to com o mesmo problema.

pra ter uma noção da bomba, financiei 25mil paguei 50% exatos e meu saldo devedor é de 23mil reais, pra quitação fica em 18mil.

vou ter que fazer uma substituição de garantia pra não ter um prejuizo ainda maior.

No seu caso é sempre melhor substituir. Quitar e comprar outro financiado é pagar imposto, taxas e comissões DUAS vezes.

Meu caso é por valer mais a pena, e por ser um DIREITO meu. Meu plano é pegar meu VRG de volta, comprar um manquinho usado por no MÁXIMO 11k e fazer um consórcio. Meta de 2 anos pra vender esse manco e dar um lance GORDO. No fim, pago apenas um carro, ao invés de dois.

Postado em

Mermao! Essa po*** de juros vai acabar!

Tds as montadoras tem veiculos a taxa 0! A tendencia eh so aumentar essa oferta! Que bom!

Será rapha? por que ele deixariam de "lucrar" com a venda de carros com juros?

Postado em

Será rapha? por que ele deixariam de "lucrar" com a venda de carros com juros?

Po Scully, tomara!

Melhor lucrar so na venda que nem lucrar vendendo concorda?!

Antes taxa 0 era impensavel! Dps taxa 0 era p desovar os sapatos, agora taxa 0 para quase tds as montadoras, toyota, honda, nissan, ford, renault, peugeot, tds tao com taxa zero!

Postado em

Só uma pergunta... as taxas 0 que vcs andam vendo por aí é Leasing ou CDC?

Não sei hoje, mas há 3 anos atrás quando minha mãe trocou o carro dela, negociamos o valor de à vista na volta, fechamos em R$ 8mil, ai resolvemos financiar a diferença pois no dia que iamos fechar negócio não deu certo porque não tivemos como ir na loja, ai nesse dia vimos a noite no intervalo do Jornal Nacional a propaganda de entrada de 50% e saldo em 24x sem juros, no dia seguinte fomos fechar negócio e fizemos nos 24x, o valor da parcela seria R$ 333,33 mas ficou pouca coisa mais alta por causa de uma taxa que eles cobravam de abertura do crédito (R$ 150) e porque na época ela resolveu fazer a proteção de pintura (R$ 250), então pagamos 24x R$ 350,00. O financiamento foi CDC pelo Banco GMAC.

Postado em

Discordo do texto em relação a desvantagem do consórcio, principalmente por já ter trabalhado com isso.

Basta procurar um BOM consultor de consórcios e pedir pra ele lhe explicar certinho como funciona um grupo, o que é lance fixo, o que é lance livre, quanto da carta de c rédito você pode usar para lance, etc.

No grupo que trabalhei, tiramos imóveis, carros e motos com até 30 dias, basta o consultor montar uma estratégia MUITO lógica de lance, junto com o consorciado, que da pra fazer um ótimo negócio.

Muitas vezes, com o valor da entrada do financiamento da para se trabalhar com um lance legal e ter probabilidade acima de 90% de ser contemplado na próxima assembléia.

Pra quem não está desesperado e consegue esperar uma ou duas assembléias, é perfeito, as parcelas são ridículas se comparadas com as de um financiamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...