Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Baboo

JL audio 13w7 - SQ ou SPL??? Explicações

Recommended Posts

Eae Rapaziada!!!

Como alguns sabem, ocorreu neste mês o Campeonato Koyama, onde tivemos palestras com o Rafael da Audiophonic, o ... da Focal, e o Steve Turris (Diretor técnico) da JL Audio e o Pépe (diretor comercial) tbm JL audio.

Nestas palestras, muito boas e com um ótimo nível, a que mais nos chama atenção é com relação à JL audio por ser a referência mundial em subwoofers, onde tivemos uma palestra aberta a perguntas que foi no dia 08/09/2011 das 17hs até um pouco mais das 20hs.

Algumas curiosidades:

O nome da JL audio vem de Jim e Lucio, seus fundadores que ainda trabalham lá desde 1975, sendo que a empresa é totalmente independente e não pertence a nenhum grupo comercial.

Jim é diretor de Recursos Humanos e Lucio é o diretor de desenvolvimento, que desde o início, desenvolve e testa em seu próprio carro todos os subwoofers desenvolvidos na JL. Um verdadeiro DIY, mas com bem mais recursos, na verdade, tem uma fábrica inteira pra fazer o que ele imagina.

Lá eles desenvolvem produtos que não teriam tanto retorno financeiro, mas que ajudam e muito no nome da empresa, sendo que a fábrica usa uma parte muito grande para fazer caixas acústicas, mesmo com um retorno financeiro muito pequeno.

O rendimento anual da empresa é de US$50.000.000,00 ficando atrás de empresas como Fosgate, Kicker.

Durante as palestras, ele foi eslarecendo muitos tabus e dúvidas:

1. A linha W7 é o melhor em desenvolvimento técnico que a fábrica possui até hoje.

2. O Subwoofer 13w7 custa ao mercado americano por volta de US$1.000,00 e mesmo assim é de difícil comercialização.

3. O mesmo 13w7 chega ao mercado Brasileiro por volta de R$5.000,00 devido aos custos da importação.

4. As linhas W0 e W1 são produzidas na china, mas desenvolvidas e projetadas tudo em uma das 2 fábricas americanas.

5. As linhas W0 e W1 são linhas de entrada, mas com construção voltada para qualidade.

6. O Meio Termo dos subwoofers em potência, qualidade e acabamento é a linha W3

7. O recomendado por ele pra atender os mais exigentes é a linha W6, por ficar muito próximo a W7 e ser mais barata.

8. E por fim:

O Subwoofer 13W7 não foi projetado para SPL e sim para uso em Som de Qualidade!!!! Fiquei pasmo ao saber.

O mesmo apresenta aquele alto x-max 32mm para ser Linear em todas as faixas de frequência em que for utilizado.

Estes são os parâmetros do JL Audio 13W7:

13W7AE DRIVER SPECIFICATIONS

13W7AE-D1.5

Free Air Resonance (Fs): 23.5 Hz

Electrical “Q” (Qes): 0.476

Mechanical “Q” (Qms): 7.517

Total Speaker “Q” (Qts): 0.448

Equivalent Compliance (Vas): 3.68 cu. ft. / 104.3 liters

One-Way, Linear Excursion (Xmax)*: 1.25 in. / 32 mm

Reference Efficiency (no): 0.269%

Efficiency (1W/1m)**: 86.3 dB SPL

Effective Piston Area (Sd): 107.35 sq. in. / 0.0693 sq. m

DC Resistance (Re): 2.41 ohm***

Nominal Impedance (Znom): Dual 1.5 ohm

Thermal Power Handling (Pt): 1500W

Driver Displacement: 0.21 cu. ft. / 5.9 liters

Net Weight: 52 lbs. / 23.6 kg

Tive a oportunidade de observar em minhas mãos a bobina do 13W7, e digo que aquilo é monstro mesmo, e por Tabu fiquei com o pé atrás em acreditar que este Subwoofer é feito pra SQ.

Mas ressaltando que o mesmo, além de ser projetado pra SQ tbm tem uma ótima resposta em SPL devido aos parâmetros e a alta potência do mesmo.

Tbm nos foi mostrada uma tabela em que ele desenvolveu na hora com relação a Frequência da caixa, Litragem e tamanho do Duto, logo mais postarei esta tabela em outro tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para ressaltar segue um vídeo do JL 13W7:

Compartilhar este post

Link para o post

Up pra quem não viu.

Sei que daqui do SPL uns 5% possuem JL audio, mas quem já ouviu ou teve experiência com subwoofers desta marca, conhecem o alto nível de qualidade e a força nos subgraves deles, e que com um ótimo trabalho em cima de caixa voltada pra subgrave temos um resultado muito acima da média.

Compartilhar este post

Link para o post

pow...imagina quando eles começarem a fabricar realmente os subs pra spl ? :unsure:

mas creio que ese não é o objetivo da marca :rolleyes:

acho que ele taaava pagando de loco...32MM e é pra qualidade?O.O

então quando for fazer um pra spl vai ter 50mm? huahuhauha

mas realmente, os subs da JL são de uma qualidade incrivel.

Editado por anikilenter

Compartilhar este post

Link para o post

sei nao eim mesmo eles querendo que os subs sejam pra qualidade nao dexam a desejar no subgrave e força, eu tinha 2 jl de 13 polegadas os w1 de 350 rms cada e te digo nao existia uxp , pioneer endurance etc... que cehgasse perto dos jl tava os 2 ligados num kicker kx750

abraçao e imagina o 13w7

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu ja ouvi 2x 13w7 num Golf e quero deixar meu relato.

Eram 2x 13w7 com 2x Audiophonic Edge 3k (1 pra cada) e um kit 3 vias focal pro stereo (amp acho q era audiophonic tb, não lembro qual)

e HU era um DVD Kenwood 2din (acho q um DDX8032).

Pqp era forte demais em SPL e subgrave e com mta qualidade. Era forte a ponto de um W6 de 10 parecer um midbass de 5" em free air.

Com certeza um dos sons mais fortes e gostosos que eu ja ouvi!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu ja ouvi 2x 13w7 num Golf e quero deixar meu relato.

Eram 2x 13w7 com 2x Audiophonic Edge 3k (1 pra cada) e um kit 3 vias focal pro stereo (amp acho q era audiophonic tb, não lembro qual)

e HU era um DVD Kenwood 2din (acho q um DDX8032).

Pqp era forte demais em SPL e subgrave e com mta qualidade. Era forte a ponto de um W6 de 10 parecer um midbass de 5" em free air.

Com certeza um dos sons mais fortes e gostosos que eu ja ouvi!

esse som tava num bora neh???!!!!

sei qual eh mtu bm montado creio que era da wk sound

Compartilhar este post

Link para o post

Mto show !

Curto mto os equips JL

Um amigo meu tem um Jl 13w1 em um siena com apenas 200 rms, tocado por uma Fosgate T500 e até hoje eu desacredito do que o SUB rende, mto gosto e tem um subgrave show !

Só que é aquilo, esse sub chega pra cá na faixa de 900 a 1100 reais... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Todo apaixonado por som automotivo baba em cima da JL... o grande problema é o preço.

Eu mesmo já pensei em montar 4 12W3.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah se eu nadasse em dinheiro!

Eu só queria apenas um JL Audio 13w7! Apenas um!!!

:(

Mas pow, R$ 5.000,00 em subwoofer desse???

Compartilhar este post

Link para o post

Ah se eu nadasse em dinheiro!

Eu só queria apenas um JL Audio 13w7! Apenas um!!!

Mas pow, R$ 5.000,00 em subwoofer desse???

Se não me engano tem um à venda nos classificados dor R$ 2.000,00 corre lá :mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...