Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Passini

[Renault Megane GT] Caixa Fibra DIY no estepe com JL 8W3 FOTOS passo a

Recommended Posts

Galera, enfim terminei meu pequeno projeto de um sub pra não ocupar lugar nenhum no porta malas do Megane Grand Tour. Mesmo sabendo que o porta malas é enorme, queria algo bem clean, sem caixa convencional no porta malas e com um leve grave, já que havia vendido meu antigo JL 10W0 e não queria mais usar aquela caixa no porta malas, resolvi fazer outra mas agora optando por aproveitar o espaço vazio dentro do estepe, com um sub JL Audio 8W3-D6 bobina dupla.

Como era de se esperar o grave ficou lindo e suave, afinal é um JL. Pra um pequeno sub de 8" e pra quem não quer muito sub graves ele atende bem demais! A caixa é selada com aproximadamente 12 litros, Qtc = 0,8, F3 = 52,8 Hz, desce muito bem esse subzinho.

Segue abaixo algumas fotos:

Parte de baixo da tampa do porta malas:

IMG_4702.jpg

Cortei uma tampa em MDF 18 mm que tinha sobrando, desloquei o furo do sub para um lado para evitar que o imã pegasse no centro do estepe e coloquei um anel para ele ficar mais baixo e não pegar na tampa.

IMG_4703.jpg

Pintura:

IMG_4705.jpg

Aqui passei fita no estepe pra aplicação da fibra de vidro. Tomei bastante cuidado pra não sujar o estepe, pois é novinho, mas não teve jeito, o cara que trabalha com a fibra acabou sujando um pouco:

IMG_4708.jpg

Cortei duas alças para facilitar a retirada da caixa caso um dia precise tirar o estepe:

IMG_4709.jpg

Passei silicone no anel para vedação e o prendi com parafusos:

IMG_4713.jpg

IMG_4711.jpg

Caixa pronta e o cara que trabalhou com a fibra acabou pintando ela toda:

IMG_4716.jpg

IMG_4717.jpg

IMG_4718.jpg

Tinha sobrando aqui um pouco de espuma acústica e coloquei dentro da caixa:

IMG_4719.jpg

IMG_4721.jpg

Caixa com sub montado:

IMG_4722.jpg

IMG_4723.jpg

IMG_4724.jpg

Por uma barbeiragem minha, esqueci de colocar um pedaço de fio antes de passar a fita crepe, aí a caixa ficou muito para fora, mesmo assim a tampa sobre o estepe fecha normalmente:

IMG_4726.jpg

IMG_4728.jpg

IMG_4729.jpg

Fotos do player e do ampli:

IMG_4731.jpg

IMG_4732.jpg

IMG_4730.jpg

O próximo passo é instalar um kit 2 vias Hertz que já comprei, ainda está com auto falantes e tweeters originais do Megane e o som está bem agradável.

Espero que gostem.

Editado por Passini

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou legal Passini!

Ali na penúltima foto, não ficou bem encaixado parece... é assim mesmo ou ele encaixou bem certo depois? Digo isso pra não ter problemas de ficar aquele barulho chato batendo. :P Carpete na parte de fora também ajuda, assim entra bem justo!

Abraço,

Vinícius.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh... Não pensa em "esconder" o amp também? [¨]

Ficando tudo bem discreto, como vários sets daqui! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Ali o problema foi uma barberagem minha, eu não coloquei o fio antes de colocar a fibra, aí na hora de encaixar a caixa o fio fica na lateral e a caixa não desce mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Ali o problema foi uma barberagem minha, eu não coloquei o fio antes de colocar a fibra, aí na hora de encaixar a caixa o fio fica na lateral e a caixa não desce mais.

Só mudar o fio, fazer ele saindo ali no canto de cima da caixa, onde já escapa do estepe!

Compartilhar este post

Link para o post

Eaw blz

Putz belo trabalho, ocupou espaço nenhum mesmo.Você virou o estepe ou ele já era assim?

Quando ao fio, pq nao faz ele sair pela tampa de MDF de cima da caixa?, já que vai ficar tampado pelo

carpete mesmo, assim a caixa ficará melhor encaixada no estepe.

att,

marcelo

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo o estepe é assim mesmo, de cabeça para baixo, até mesmo por causa da sua fixação em baixo.

Sim, vou fazer isso com o fio, gostei da dica do Vinícius, ele deu a mesma dica que vc.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Bonito o trampo, interessante a idéia de usar a tampa original assim (normalmente se abre ou se constrói outra, mas sempre me questionei se, tendo algum espaço de circulação entre ela e o cone, não seria dispensável colocar uma grade nela, exatamente como está na sua GT). Gostei do conjunto sub+amp (aliás, belo amp!! Faz mto tempo que não via um PG destes!!).

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal!

Ainda preciso melhorar aquele fio ali que atrapalha o correto encaixa da caixa, mas no geral o som ficou com eu esperava e o porta malas bem clean...pena que não consegui um lugar bom para esconder o ampli.

Compartilhar este post

Link para o post

Arrumei o fio e o encaixe ficou um pouco melhor, acho que o cara que fez a caixa acabou modificando um pouco ela pois ela não encaixa bem exato no estepe, mesmo assim sobrou espaço entre a caixa e a tampa.

IMG_4733.jpg

Depois posto um videozinho do set.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom =)

Mas e ai, como ficou o 8w3 no Megane?

Abracos!

Compartilhar este post

Link para o post

Não ficou como meu antigo 10W0, até mesmo por causa do tamanho, mas deu o gravezinho que eu queria. O Ampli está no 50% aproximadamente de grave mandando para o sub e tem música que esse pequenino de 8" vibra tudo aqui, rsss.

Compartilhar este post

Link para o post

pergunta:

se tirar o sub da pra fazer uma paella?

hahah brincadeira, q irado hein oo..

e o som , desistisse dos comandos do volante? nao adianta neh, uma vez audioviciado, sempre audioviciado!

vai tratar as portas pro kit?

é o esk?

abraço passini mando bem garoto! cuida bem pra vender tudo depois pra mim bem baratinho... me arrependi de nao ter pego akeles teus pezinhos pra fazer uns testes aki

parabes!!!

Compartilhar este post

Link para o post

pergunta:

se tirar o sub da pra fazer uma paella?

hahah brincadeira, q irado hein oo..

e o som , desistisse dos comandos do volante? nao adianta neh, uma vez audioviciado, sempre audioviciado!

vai tratar as portas pro kit?

é o esk?

abraço passini mando bem garoto! cuida bem pra vender tudo depois pra mim bem baratinho... me arrependi de nao ter pego akeles teus pezinhos pra fazer uns testes aki

parabes!!!

Fala Hugo blz?

ahahhaa...minha mulher tb disse que parece um panelão...sobre os comandos não teve jeito, queria meu Eclipse de volta e aí perdi os comandos no painel. Não vou tratar as portas não, vou deixar assim mesmo, o kit Hertz é o ESK130 mesmo, vou colocar ele terça feira.

Quando passar por aqui pega os pesinhos, estão parados e não vou fazer nada com eles.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom =)

Mas e ai, como ficou o 8w3 no Megane?

Abracos!

Dá uma olhada nos videos, ainda preciso melhorar a regulagem de tudo, mas no geral o sub me agradou, principalmente para oque eu queria.

Compartilhar este post

Link para o post

Exagerei nos graves e a borda do sub rasgou :( mandei arrumar depois posto um video com uma regulagem mais bem feita. Hoje instalei tb o kit Hertz e ficou bem melhor, assim que tudo estiver no lugar e melhor regulado posto aqui novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...