Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marco Bottino Junior

[VW Gol G5] - SQ Mid-Fi Level (Fotos e vídeo na pág. 2)

Recommended Posts

Como vai pessoal, belezinha?

Este mês tive o privilégio de trocar de carro. Foi-se embora o Palio ELX e veio um Novo Gol G5 0km em sua substituição!!!

O carro é bem legal, tem um acabamento diferenciado, comporta todos os meus equipamentos que eu tinha no Palio e que hoje se encontram no meu armário :legal:

Basicamente o que será trocado, em relação ao set anterior, será o Tweeter TN-44 do Focal Access por um Morel MT-22 da série Hybrid e a fiação Knukonceptz Karma SS pela Audison Sonus de 14AWG.

Bom, o set será o seguinte:

- Alpine CDA-9887 (3-Way)

- Alpine PDX-5 (Bi-amp)

- Midbass Focal Access de 6" (HPF: 50Hz/ LPF: 2.5KHz - 12dB)

- Tweeter Morel MT-22 (HPF: 2.5KHz - 18dB)

- Subwoofer Alpine Type-S SWS-1042D (LPF: 50Hz - 24dB)

- Cabo RCA: Monster Cable 306XLN

- Fiação Speaker para o Kit: Audison Sonus S214 de 14AWG

- Fiação Speaker para o Sub: Knukonceptz Karma SS de 12AWG

- Fiação de Energia: Tsunami Premium Series de 04AWG (21mm²)

- Porta Fusível Knukonceptz com fusível MANL de 60A

Mais para frente pretendo trocar o Sub Alpine por um JL Audio 10W3V3 ou por um Arc Audio 8", bem como acrescentar um Megacapacitor DBLink de 2.0 Farad, mas são planos futuros (rs)!!!

A instalação será feita parte por mim (rack do amplificador, passagem de toda fiação, instalação do Tweeter no local original da coluna, instalação dos Mids nas portas etc.) e parte pela instaladora (alarme, trava, insulfilm, fiação da antena de teto, chicote do Player e encarpetar a parte de trás do banco traseiro).

Em breve postarei fotos do veículo e dos equipamentos!!!

Forte abraço pessoal.

Editado por Marco Bottino Junior

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como prometido, segue algumas fotos dos equipamentos:

dsc01448kt.jpg

dsc01440m.jpg

dsc01441f.jpg

dsc01444c.jpg

dsc01446j.jpg

dsc01449t.jpg

dsc01451bu.jpg

Nas fotos aparecem a fiação Knu Karma SS de 16AWG, uma vez que ainda não peguei a Audison Sonus.

Forte abraço pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem tudo para ficar muito bom. Acho que o gargalo do sistema com certeza é a PDX, mas vc já usa ela em outro set, com certeza já está acostumado.

Eu achei o tweeter do Morel bem melhor que o do Focal, acho que ficará muito bom no sistema.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem tudo para ficar muito bom. Acho que o gargalo do sistema com certeza é a PDX, mas vc já usa ela em outro set, com certeza já está acostumado.

Eu achei o tweeter do Morel bem melhor que o do Focal, acho que ficará muito bom no sistema.

Abraços.

Fala Andre, como vai?

Então, espero que fique legal mesmo, amigo (rs).

Usei este set por mais de um ano e gostava dele, tirando o Tweeter Focal, que sempre achei meio "escandaloso"!

Quanto à PDX, concordo ser ela o ponto fraco do sistema. No entanto, considerando seu preço, sua versatilidade, seu tamanho e sua potência (4x113Wrms + 1x415Wrms, segundo o teste da Alpine), acredito que seja a melhor opção disponível. Para mim um amplificador de quatro canais não adiantaria, pois perderia o TA de cada alto-falante e exigiria um Bridge muito forte para o Subwoofer. Já um bom amplificador de cinco canais Classe AB foge do orçamento...

Ainda não testei o MT-22 para compará-lo ao Focal, mas tenho certeza que dará um banho no TN-44. Vejo muitos posts falando bem dos Tweeter's da Morel. Mal posso esperar para ouví-los :legal:

Forte abraço parceiro.

Compartilhar este post

Link para o post

tem tudo pra ficar bom, os TWs da morel são muito bons mesmo....

com esse player vai dar pra dar uma boa regulada no som.. se tiver paciência vai dá para domar a PDX...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Arthur, estou torcendo e bastante ansioso para ver como ficará o set, cara!!!

Pois é, a 9887 tem uma gama enorme de regulagens, o que possibilitará "contornar", ou ao menos tentar, alguns dos defeitos da PDX...

Aproveitando a ocasião, pessoal, estou master em dúvida no tocante à fiação. Inicialmente estava pensando em pegar a Monster S16-2XLN. Resolvi pular para uma linha acima e partir para a Monster S302XLN. Porém, a diferença desta para a Audison Sonus S214 são meros R$ 50,00. O que acham? Vale a pena R$ 50,00 a mais pela Sonus ou a Monster S302XLN está de bom tamanho?

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi falarem que sobre esse kit da Focal, o mid se sobressai em relação ao tweeter, e no Morel é ao contrário... Acho que vai ficar bom esse "casamento" do mid Focal + tw Morel!!

Aguardando as fotos da instalação!

Abraço,

Vinícius.

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi falarem que sobre esse kit da Focal, o mid se sobressai em relação ao tweeter, e no Morel é ao contrário... Acho que vai ficar bom esse "casamento" do mid Focal + tw Morel!!

Aguardando as fotos da instalação!

Abraço,

Vinícius.

Pois é Vinícius, sempre li a mesma coisa!!! Quando resolvi montar meu primeiro SQ, há um ano e pouco atrás, cheguei a ver um tópico em que o pessoal considerava a combinação "perfeita" o Midbass do Focal Access com o Tweeter do Morel Tempo. Esse Mid é "parrudinho" até, digamos assim. Creio que com a porta tratada eu consiga fazer ele descer entre 50Hz e 63Hz, não sei...

Os Tweeter's da Morel de fato são muito bons e permitem cortes baixíssimos (por volta de 1,8KHz - 2KHz). O MT-22 eu nunca ouvi, mas pelo que dizem é um Tweeter maravilhoso sim, perdendo, é claro, para o MT-23 e para o Supremo.

Quero testar uma gama legal de cortes neste set, mas basicamente ficará naquele descrito acima (2,5KHz - 18dB) :legal:

Pode deixar, assim que começar a instalação, prevista para daqui duas ou três semanas, eu postarei as fotos aqui.

Abração parceiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Arthur, estou torcendo e bastante ansioso para ver como ficará o set, cara!!!

Pois é, a 9887 tem uma gama enorme de regulagens, o que possibilitará "contornar", ou ao menos tentar, alguns dos defeitos da PDX...

Aproveitando a ocasião, pessoal, estou master em dúvida no tocante à fiação. Inicialmente estava pensando em pegar a Monster S16-2XLN. Resolvi pular para uma linha acima e partir para a Monster S302XLN. Porém, a diferença desta para a Audison Sonus S214 são meros R$ 50,00. O que acham? Vale a pena R$ 50,00 a mais pela Sonus ou a Monster S302XLN está de bom tamanho?

Cara, esqueça o S16-2XLN, é muito fino esse cabo, sei lá, eu já peguei um rolo em uma negociação e logo vendi, não gostei da construção dele...

O S302XLN nunca vi ao vivo....

Vai de sonus S214 mesmo e seja feliz, acho muito bem acabado essa cabo e depois que tiver que fazer up's no sistema, poderá manter o speaker cable...

O Reginaldocm tem o sonus à pronta intrega nos classificados por R$ 15,00 o metro, vale a pena conferir!!!

No mais, parabéns pelo sistema, tenho um 9887 tbm e as vezes fico perdido com tantas configurações que o bicho tem!!!

Editado por Rafael Ramalho

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Vinícius, sempre li a mesma coisa!!! Quando resolvi montar meu primeiro SQ, há um ano e pouco atrás, cheguei a ver um tópico em que o pessoal considerava a combinação "perfeita" o Midbass do Focal Access com o Tweeter do Morel Tempo. Esse Mid é "parrudinho" até, digamos assim. Creio que com a porta tratada eu consiga fazer ele descer entre 50Hz e 63Hz, não sei...

Os Tweeter's da Morel de fato são muito bons e permitem cortes baixíssimos (por volta de 1,8KHz - 2KHz). O MT-22 eu nunca ouvi, mas pelo que dizem é um Tweeter maravilhoso sim, perdendo, é claro, para o MT-23 e para o Supremo.

Quero testar uma gama legal de cortes neste set, mas basicamente ficará naquele descrito acima (2,5KHz - 18dB) :legal:

Pode deixar, assim que começar a instalação, prevista para daqui duas ou três semanas, eu postarei as fotos aqui.

Abração parceiro.

Marco,

Tem ideia em quanto iria pagar num par de mids destes? Se é que consegue-se achar somente eles... Ou um kit Access mesmo...

Abraço,

Vinícius.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, esqueça o S16-2XLN, é muito fino esse cabo, sei lá, eu já peguei um rolo em uma negociação e logo vendi, não gostei da construção dele...

O S302XLN nunca vi ao vivo....

Vai de sonus S214 mesmo e seja feliz, acho muito bem acabado essa cabo e depois que tiver que fazer up's no sistema, poderá manter o speaker cable...

O Reginaldocm tem o sonus à pronta intrega nos classificados por R$ 15,00 o metro, vale a pena conferir!!!

No mais, parabéns pelo sistema, tenho um 9887 tbm e as vezes fico perdido com tantas configurações que o bicho tem!!!

Então Rafael, acabei desistindo do S16-2XLN mesmo. Pensei neste cabo porque consigo ele muito barato por aqui, no entanto ele é realmente bem fino... O S302XLN eu nunca ví pessoalmente também, mas como a diferença de preço não é um absurdo, o jeito vai ser ficar com o Sonus mesmo - que por sinal já está fechado com o Reginaldo :legal:

Quanto a 9887, cara, eu me "embananei" muito para aprender mexer nela e olha que ainda vivo descobrindo novos recursos hahahahaha.

Forte abraço cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Marco,

Tem ideia em quanto iria pagar num par de mids destes? Se é que consegue-se achar somente eles... Ou um kit Access mesmo...

Abraço,

Vinícius.

Cara, pergunta difícil viu!!! Não sei se é possível comprá-los separadamente direto do distribuidor ou da Focal. No caso, você teria de encontrar alguém que tenha o Kit e negociar somente os Midbass, sendo que o preço ficaria a critério do vendedor... Um Kit deste você paga em torno de R$ 550,00 a R$ 750,00, dependendo de onde comprar. Nos classificados creio que o ache por R$ 400,00~480,00.

Acho que compensaria você tentar importar os Midbass residenciais de 6" da Focal, igual foi utilizado em um projeto de um Novo Gol branco postado aqui na galeria.

Se estiver interessado nos Mids da Focal, o Alves está vendendo os de 6" do KPS dele, que é o de Kevlar (http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=166841&st=0&p=2527554&hl=focal%20kps&fromsearch=1entry2527554). O offtime também tem uns Focal residencial de 5" (http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=130572&st=0&p=1857014&hl=midbass%20focal&fromsearch=1entry1857014). Dê uma olhada lá depois ;)

Abração Vinicius.

Compartilhar este post

Link para o post

Marco,

Já tinha visto esses, até tinha entrado em contado com o Alves, pena que foge do que pretendia gastar... :unsure:

Queria tw+mids nessa faixa de preço. pasmafaute

Vou procurando aqui pra ver se acho algo! :P

Abraço,

Vinícius.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Vinicius, eu imagino que o preço deve ser um pouco "salgado" mesmo, uma vez que se trata da série K2 na Focal!!!

Tem um cara vendendo um Kit igual ao meu no Mercado Livre por R$ 450,00. Acho que se der uma chorada consegue fechar por R$ 400,00... Vê certinho, as vezes vale a pena investir e depois vender os Tweeter's e os Crossover's.

Mudando de assunto, pessoal, estou com duas dúvidas e gostaria que me ajudassem! Semana que vem estarei pegando um rolo de manta Viapol Viaflex Fita de 30cm x 10m e um pouco de feltro estilo "cobertor de mendigo". Pretendo usá-los para fazer o tratamento somente das portas dianteiras. Pelo o que ví, 3m² de manta da para tratar a parte interna, a externa e o forro da porta, mas ai vem a questão: compensa tratar o forro ou colocar duas camadas de manta na parte interna? O forro só com o cobertor de mendigo não resolve?

A outra dúvida é a respeito do local onde será passado a fiação de energia. Estive dando uma olhada na caixa do motor, mas não encontrei a entrada para a parte interna do carro... Alguém sabe me dizer onde pode ser passado o cabo positivo do amplificador?

Forte abraço galera.

Compartilhar este post

Link para o post

O forro de "cobertor de mendigo" só irá evitar os ruídos provenientes com o tempo, os chamados grilos. Para selar mesmo, vc tem que usar manta asfáltica, faz muita diferença. Usa da Seladin, é muito boa, de fácil aplicação e não é cara. Se vc tiver tempo e um pouco de técnica pode fazer em casa mesmo, ela é auto adesiva, não precisa de aquecedor, só mesmo de um estile para cortar os pedaços. O ideal seria vc por uma camada de manta e outra desse cobertor, além de selar a porta, vai fazer um tratamento acústico contra ruídos.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Então André, esta Viaflex é uma manta asfáltica aluminizada auto adesiva, como a Seladim. Na realidade, ela é a concorrente direta da Vedacit! A diferença é que ela tem 1mm de espessura, enquanto a Seladin tem 3mm. Vou ficar com ela pelo preço e pelo tamanho. Acho muita coisa os 5m² que vem na Seladin, fora que o seu valor com o frete fica em torno de R$ 145,00, enquanto a Viaflex de 3m² eu consigo por R$ 58,00, ou seja, o custo benefício é muito grande.

Estou em dúvida mesmo se coloco manta no forro da porta, na parte plástica, como vejo em alguns projetos por aqui, pois imaginava que só o cobertor de mendigo nesta área solucionaria. Fazendo dessa forma, ao invés de colocar só uma camada por dentro da porta, eu poderia colocar duas, totalizando uns 2mm de espessura, entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Então André, esta Viaflex é uma manta asfáltica aluminizada auto adesiva, como a Seladim. Na realidade, ela é a concorrente direta da Vedacit! A diferença é que ela tem 1mm de espessura, enquanto a Seladin tem 3mm. Vou ficar com ela pelo preço e pelo tamanho. Acho muita coisa os 5m² que vem na Seladin, fora que o seu valor com o frete fica em torno de R$ 145,00, enquanto a Viaflex de 3m² eu consigo por R$ 58,00, ou seja, o custo benefício é muito grande.

Estou em dúvida mesmo se coloco manta no forro da porta, na parte plástica, como vejo em alguns projetos por aqui, pois imaginava que só o cobertor de mendigo nesta área solucionaria. Fazendo dessa forma, ao invés de colocar só uma camada por dentro da porta, eu poderia colocar duas, totalizando uns 2mm de espessura, entendeu?

Acho q pode acabar sendo "um barato q sai caro".

Vc ñ encontrou manta na sua cidade? Vende em loja de material de construção. Aqui, o rolo da Vedacit de 10m x 20cm tá uns R$78.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q pode acabar sendo "um barato q sai caro".

Vc ñ encontrou manta na sua cidade? Vende em loja de material de construção. Aqui, o rolo da Vedacit de 10m x 20cm tá uns R$78.

Aqui está extremamente caro, cerca de R$ 4,80 o metro da de 10cm x 10m, fora que eu não a encontrei em outra medida. Vi alguns projetos no DIY que usaram a Viaflex, que exatamente igual a Vedacit. A Viapol, produtora da Viaflex, é uma das maiores fábricas de mantas e materiais impermeabilizantes no Brasil, olhem no site depois (SITE)!!!

Quanto ao valor, encontrei esta em promoção em uma loja de materiais para construção do Rio de Janeiro/RJ, com mais de 40 anos de mercado. Conversei, inclusive, com o vendedor por telefone, o qual me informou que tal manta pode ser utilizada para este tipo de tratamento, assim como para consertos de caminhões baú, dutos de ar condicionado etc. O preço normal dela é R$ 79,00, mas o site está em liquidação, por isso R$ 58,00 + frete :legal:

Será que é mau negócio, cara? Sei lá, estou achando que vale a pena... Pelo menos pelas informações que tenho, não é um produto ruim não!!!

Forte abraço Alves.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui está extremamente caro, cerca de R$ 4,80 o metro da de 10cm x 10m, fora que eu não a encontrei em outra medida. Vi alguns projetos no DIY que usaram a Viaflex, que exatamente igual a Vedacit. A Viapol, produtora da Viaflex, é uma das maiores fábricas de mantas e materiais impermeabilizantes no Brasil, olhem no site depois (SITE)!!!

Quanto ao valor, encontrei esta em promoção em uma loja de materiais para construção do Rio de Janeiro/RJ, com mais de 40 anos de mercado. Conversei, inclusive, com o vendedor por telefone, o qual me informou que tal manta pode ser utilizada para este tipo de tratamento, assim como para consertos de caminhões baú, dutos de ar condicionado etc. O preço normal dela é R$ 79,00, mas o site está em liquidação, por isso R$ 58,00 + frete :legal:

Será que é mau negócio, cara? Sei lá, estou achando que vale a pena... Pelo menos pelas informações que tenho, não é um produto ruim não!!!

Forte abraço Alves.

Esse site entrega em SP? Passa o link por favor. A manta é boa sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Já procurou na sua cidade a Seladin para não pagar o frete? Comprei aqui o rolo com 10mx20cm a vista por R$85,00!

Pelo que eu entendi, vc não quer colocar a manta no forro da porta, só o "cobertor de mendigo", é isso?

Acho que não vai resolver muita coisa, como eu falei no post anterior. Vc deve colocar uma camada de manta e outra de cobertor, ai sim ficará bem selado e ainda terá vedação acustica.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Já procurou na sua cidade a Seladin para não pagar o frete? Comprei aqui o rolo com 10mx20cm a vista por R$85,00!

Pelo que eu entendi, vc não quer colocar a manta no forro da porta, só o "cobertor de mendigo", é isso?

Acho que não vai resolver muita coisa, como eu falei no post anterior. Vc deve colocar uma camada de manta e outra de cobertor, ai sim ficará bem selado e ainda terá vedação acustica.

Abraços.

No outro carro usei uma manta (não lembro o nome), pelo menos a cola dela era melhor no que grudava de começo, ou seja, não era necessário esquentar de início para aderir. Agora estou com 2 rolos da Seladin aqui, ela precisa esquentar um pouco pra aderir, mas ele fica bem + resistente que a outra, essa outra a parte da manta se apertasse, espalhava. A Seladin fica + rígida, mas não sei a aderência com o tempo, não testei ainda.

Concordo com o André, colocar manta no forro de porta também. Ajuda evitar vibrações indesejadas, ainda + que é um plástico só a lateral do Gol. pasmafaute

Coloca uma camada, e 2 nas partes + livres (maiores áreas), já resolve bem!

Compartilhar este post

Link para o post

No outro carro usei uma manta (não lembro o nome), pelo menos a cola dela era melhor no que grudava de começo, ou seja, não era necessário esquentar de início para aderir. Agora estou com 2 rolos da Seladin aqui, ela precisa esquentar um pouco pra aderir, mas ele fica bem + resistente que a outra, essa outra a parte da manta se apertasse, espalhava. A Seladin fica + rígida, mas não sei a aderência com o tempo, não testei ainda.

Concordo com o André, colocar manta no forro de porta também. Ajuda evitar vibrações indesejadas, ainda + que é um plástico só a lateral do Gol. pasmafaute

Coloca uma camada, e 2 nas partes + livres (maiores áreas), já resolve bem!

tenho um gol também, pra fazer o forro parar de vibrar e fazer barulho foi uma puta trabalheira.

1 camada de manta vedacit e por cima da manta uma camada grossa da pasta anti-ruído eXvibration da brax.

não vibra mais nada, nada mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...