Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Guiwunsch

[VW Novo Gol] Meu primeiro SQ

Recommended Posts

Postado em (editado)

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Esse mês decidi investir no meu primeiro SQ. Depois de acompanhar muitos tópicos aqui no Autoforum e conversar com alguns usuários, principalmente o pr_nor que me deu muitas dicas importantes... projetei "mentalmente" o som para meu VW Novo Gol.

O projeto será divido na seguintes etapas:

1ª etapa (100% concluída):

- Passar todos os cabos, visando deixar tudo 100% para as próximas etapas;

- Instalação elétrica

- Instalação do amplificador que já tenho em mãos

- Instalação do Kit 2 vias

2ª etapa (inicio em novembro):

- Tratamento das portas

3ª etapa (final de 2011):

- Substituição do amplificador por um novo

4ª etapa:

- Fazer o rack para o subwoofer e o amplificador no porta-malas.

- Instalação do subwoofer

Etapas opcionais:

- Instalação do capacitor

- Tratamento do porta-malas

- Troca das colunas para permitir direcionar melhor os tweeters

- Troca da bateria

- Troca do rádio

O que eu já possuo em mãos:

- HU Pioneer DEH-2180UB

- Amplificador Roadstar 1000SL (será trocado no decorrer do projeto, alguma sugestão para o substituto?)

- Kit 2 vias Helix E62C

- 6m de cabo de alimentação Shok 21mm

- 10m de cabo p/ o kit 2 vias Shok 16AWg

- 2m de cabo p/ o subwoofer Knukonceptz Karma 12Awg

- 6m RCA Knukonceptz Karma 4 canais

- 2 Y's Knukonceptz Karma (1M2F)

- Porta-fusivel Knukonceptz MANL

Próximas aquisições:

- Qual amplificador que se encaixará ao projeto completo?

- Qual subwoofer?

- Produto para tratamento das portas

- Instalar um capacitor, qual?

- Será que é necessário trocar a bateria por uma melhor?

- Colunas novas para direcionar os tweeters?

- Trocar o HU? Por qual?

Vou atualizar aqui sempre que tiver alguma novidade. Caso alguém tiver alguma crítica, sugestão, etc. Favor comentar também...

Obrigado!

Editado por Guiwunsch
Postado em

Pessoal, hoje pela manhã chegou todo o cabeamento:

- 6m de cabo de alimentação Shok 21mm

- 10m de cabo p/ o kit 2 vias Shok 16AWg

- 2m de cabo p/ o subwoofer Knukonceptz Karma 12Awg

- 6m RCA Knukonceptz Karma 4 canais

- 2 Y's Knukonceptz Karma (1M2F)

- Porta-fusivel Knukonceptz MANL

- Fusível MANL de 50A

Quero ver se semana que vem ou ainda nessa semana começo a instalação.

Assim que possível vou postando umas fotos e as novas atualizações.

Abraços.

Postado em

Vou ver essa questão do novo amp ainda nas próximas semanas...

Por enquanto quero me focar na instalação do equipamento que chegou.

Acho que eu mesmo vou instalar o som com a ajuda de um amigo.

Algumas questões que quero levantar para a instalação:

- Andei lendo aqui pelo forum e cada um passa os cabos por um lugar diferente, mas pensando em diminuir um pouco o tamanho dos cabos pensei no seguinte: Speakers (laterais),

Energia (meio) e RCAs (meio). Outra possibilidade eh: Speakers (meio), Energia (esquerda) e RCAs (meio ou direita). O que voces acham pessoal?

- Onde eh o melhor lugar para colocar os crossovers?

- Onde eh o melhor lugar para fixar o porta-fusivel?

Na sequencia jah posto umas fotos dos equips que chegaram...

Abraco!

Postado em (editado)

Poise. Depois fui ver que no meio sai aquela espécie de tampão inteiro. A minha idéia era passar um pelo meio esquerdo e outro pelo meio direito, como não vai dar, vou ficar com a segunda opção: energia esquerda e speaker e rcas no meio. O que vocês acham?

E quanto as outras questões? Alguém tem alguma dica, foto, vídeo ou tutorial para compartilhar?

-- edit --

Entrei em contato com o pessoal da Audioschulz e eles me indicaram a instalação dos cross na parte interna da porta ou abaixo do painel na frente do banco do passageiro. Eu particularmente preferi na porta, pois fica escondido, mas sempre que precisar fazer um ajuste teria que retira-la. O que vocês acham?

Obrigado.

Editado por Guiwunsch
Postado em

Se os tweeters forem ficar na porta eu colocaria o cross na porta mesmo, agora no meu caso o espaço do tweeter fica no painel eu vou colocar o cross em baixo do painel mesmo, por questão de facilitar a passagem dos fios, pois ajustes acredito eu você não irá fazer muitos.

abrasss !

Postado em

Pessoal, apenas para passar um feedback.

Estava muito enrolado nos ultimos dias, mas sexta-feira passada finalmente consegui instalar o kit 2 vias.

Fiz a instalação aqui em Montenegro / RS com o Junior da Extreme Car Audio. A instalação ficou excelente.

Agora o proximo passo é efetuar o tratamento das portas. O Junior me sugeriu fazer com uma especie de carpete, nao lembro o nome (alguem pode ajudar?), mas o tratamento deveria ser feito somente na parte interna, pois se for feito na parte externa, pode molhar e apresentar problemas no futuro. Verifiquei tambem que está se usando manta adesiva, manta asfaltica e uma pasta que também nao me recordo o nome (podem me ajudar novamente?). O que vocês acham? Qual o melhor material para fazer o tratamento? Fazer somente na parte interna ou na parte externa da porta também?

Após quero efetuar a troca do amplificador. Atualmente estou com um Roadstar Silver 1000SL. Ele está tocando bem o kit 2 vias (2 canais em bridge para cada kit), mas para instalar o sub vou precisar de mais potencia. Entao estava pensando em algum amplificador de 4.1 canais. O ideal seria 4x60W a 4Ohms stereo + 1x 280W a 4Ohms mono. Alguem poderia recomendar um amplificador de qualidade que se encaixe mais ou menos nessa especificação? Não precisa necessariamente ser de 5 canais, desde que se consiga a potência desejada (2x 120W para cada kit + 280W para o sub).

Na sequencia quero atualizar com fotos.

Até mais!

Postado em (editado)

Gui, para você se encaixaria muito bem o amplificador Audiophonic CLUB 5.1 HP (5canais) ou até mesmo o Audiophonic CLUB 800.4 (4 canais). Eu iria na 2ª opção usando doi canais para o esterio e ligaria em bridge os outros dois canais para o subwoofer. Assim se quisesse expandir no futuro era só acrescentar um amplificador para o subwoofer.

Com relação ao trantamento da porta o material de custo benefício melhor é a manta asfaltica autoadesiva mesmo por dentro da porta e na parte externa também, inclusive no forro da porta para diminhuir os ruídos ao máximo.

Editado por virleialberto
Postado em

Tudo bem?

eu vi que voce esta usando kit duas vias da helix.Eu tenho amplificadores helix db four e db two e sub helix dark blue,caso tenha interesse,passo os preco.Usando por apenas 2 meses,poque achei um otimo negocio e comprei modulos jbl gto 4 canais e 2 canais.

Postado em

Pessoal, obrigado pelo retorno.

Quanto ao tratamento, estava pensando em fazer mesmo com manta adesiva, na parte interna e externa da porta, mas qual a quantidade comprar? Quantas camadas fica legal será?

virleialberto:

Gostei desse de 5 canais, mas acho que fica um pouco violento para o meu kit! Hehehehe, já esse de 4 canais, acho que não me atende, pois ele é 100w por canal, o idela seria se fosse 120 para que eu conseguisse mandar o dobro da potencia ao kit e conseguir o famoso 3db de headroom (atualmente já faço isso com o meu Roadstar).

marzamb:

Não queria usar dois amps, mas você vende o sub separado? De quantas polegadas? Quanto quer por ele? (favor MP).

Postado em (editado)

Boa noite pessoal, tudo bem?

Acabo de fazer uma lista com todos os amplificadores que gostei e casam com o meu set.

Vejam:

Alpine PDX-5
Alpine PDX-F6
Alpine MRX-V60
Arc Audio 4200SE
Audiophonic HTA-4
Audioson LRx 4.1k
Diamond Audio D6 700.4
DLS RA50
DLS Performance CA 51
DLS Ultimate A7
ESX V900.4
Focal FPS 4160
Focal FPP 5300 5
Helix DB Five
Infinity Reference 5350A
JBL GTO5355
JL Audio HD600/4
Kenwood XR-4S
Kicker ZX650.4
Rockford Fosgate T600-4
Rockford Fosgate R600-4D
Rockford Fosgate R600-5
Soundstream PCX5.600
Soundstream REF 4.760
Soundstream TRX4.880

Alguém conhece algum desses? Tem algo a falar sobre eles? Recomenda? Não recomenda? Sabe onde encontrar?

Obrigado.

Editado por Guiwunsch
Postado em (editado)

Cara, essa tua lista tem amplificadores de categorias diferentes com preços completamente diferentes. Acho que tu tem que ver quanto você se dispõe a gastar num amplificador para aí sim alguém dar alguma opinião. Ainda assim o que eu gosto não necessariamente vai ser o que você pode vir a gostar.

Editado por virleialberto
Postado em

Realmente essa lista ta muito heterogenea... Desses citados eu ja descartaria alguns e deixaria a duvida para os que seguem.

Arc Audio 4200SE

Audioson LRx 5.1k

Focal FPS 4160

DLS Ultimate A7

DLS RA50

Focal FPP 5300-5

JL Audio HD600/4

Audiophonic HTA-4

Alpine PDX-5

Helix DB Five

Ainda assim tem uma diferença de nível entre eles, os 4 primeiros são de categorias superiores as demais.

Postado em

Eu preciso justamente disso, dar uma "filtrada" nesses módulos que encontrei que casariam com o meu set...

Esses quatro primeiros já saem um pouco da minha alçada! Queria pagar no máximo uns $500 (dolares), ou R$1000,00

Obrigado Satyricon, já deu uma boa ajuda...

Postado em

eu tenho db four e db two helix caso tenha interesse,foram usados apenas por 2 meses,acabei comprando modulos jbl gto por preco muito bom,por isso estou vendendo esses modulos.

Postado em

Cara uma outra opção e mais fácil de encontrar aqui seria o Arc Audio 300.4. Dá uma pesquisada nele depois, pelo que vejo é um otimo ampli.

boa sorte!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...