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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Luiz Henrique

Alimentaçao P/ Som Automotivo

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Primeiramente muito bom dia pra voce amigos foristas..

Nas minhas lidas por topicos percebi alguns equivocos de novatos e ate mesmo usuarios de mais tempo de casa em relaçao a ALIMENTAÇAO...venho aqui orientar e passa aquilo que sei da parte ficisa de baterias e capacitores(juro que falarei de forma que um leigo entenderia) e tambem aquilo que percebi no dia a dia relacionado ao assunto =)

 

 

"NEM SO DE VOLTAGEM VIVE OS AMPLIFICADORES E SIM DE TODA AMPERAGEM QUE SUA BATERIA PODE FORNECER"

 

Assim inicio meu topico...

 

vamo falar primeiro sobre amplificadores e a forma mais adequada de alimenta-los:

 

Amplificadores mais recentens pricipalmente os classes D funcionam um pouco diferente da ideia LOGICA...eles necessitam(quando em alta potencia de uso) de PICO GRADES de amperagem e mum intervalo MUITOOOOOOOOOOO curto de tempo.... e nao um consumo continuo e energia...resumino... ele fica "lingado" e "desligando" o consumo a fim de economia...isso e bom...mas nossas boas e velhas baterias de chumbo e acido nao se dao bem com isso = /

pq nossas bateriaszinhas tem um "delay" de resposta que deixa o amp meio que "passando fome de amperagem"

 

Entao como eu faço pra alimentar bem meu amp?

 

Voce tem duas alternativas

 

1° Use baterias AGM ou de GEL... sua tecnologia permite fornecer PICOS RAPIDOS de amperagem...alimentaçao o amp na hora que ele quiser (e consequentemente elevando o rendimento)

 

2° Ter bastante bateria comum de chumbo e acido e utilizar MEGA CAPACITOR(falarei sobre ele e como ele funciona mais tarde)

Mais importante do que voce manter sua voltagem sempre alta é fornecer a amperagem que o modulo precisa...se voce consegue fornecer bem essa amperagem conseguentemente a voltagem sera estabilizada

 

MEGA CAPACITOR:

 

Quanto devo usar?

Pra mim 1 farad pra cada 500 rms (oq EU uso...outros podem usar outras quantidade...sem problema =) )

 

Oq faz um MC?

 

Basicamente um mc Pega energia....se carrega....e descarrega(alimentando o modulo) so que o MC funciona diferente de uma bateria comum.... o mega capacitor tem a qualidade de carregar MUITO RAPIDO...e descarregar MUITOOOO rapido... entao resumindo... nossas baterias que sao "ruins" de fornecer picos passam a fornecer uma corrente mais estavel pro MC...e o MC carregadinho fornece PICOS de amperes pro modulo alimentando assim melhor os amps e consequentemente melhorando o rendimento e estabilizando a voltagem =)

 

 

MC SUBISTITUI BATERIA?

 

NAO!!!!!

 

Bateria é a parte principal e primordial do sistema de alimentaçao do seu som ela é INSUBSTITUIVEL... um bom som tem TEM QUE TER uma boa quantidade de bateria (indico 100 amperes de bateria AUXILIAR pra cada 1000wats RMS)

Se seu sistema ja tem bateria, ja é 80% do caminho andado...Utilizando MC se for necessario vai ser uma GRANDE ajuda... se tiver AGM nao precisa ;)

 

 

ALTERANDOR:

 

Qq faz?

Pega energia cinetica do motor e transforma em energia eletrica

 

Sua principal funcao é carregar as baterias quando o som esta em repouso e estabilizar a voltagerm quando o som esta em sua plinitude!

 

É bem interessante manter uma voltagem elevada com o som ligado.... MAIS IMPORTANTE QUE ISSO É ALIMENTAR O AMP COM AMPERAGEM DE FORMA ADEQUADA!

 

 

 

Se voce consilia bateria bem dimencionada... Mega Capacitor e alterandor....seu som sem duvida estara bem alimentado e sua tençao ficara estabilizada =)

 

 

mas lembre-se

 

 

NADA SUBSTITUI BATERIA! tudo servem pra Axilia-la na alimentaçao dos modulos!

 

 

Espero que tanham gostado e solucionado alguma duvida...quem tiver algo a falar fique a vontade =)

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Mto bom, pros novatos!!

 

putz esse negocio de falar VOLTAGEM e AMPERAGEM, já me dá um AHHHH.

 

 

É TENSÃO E CORRENTE. :legal:

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Show de bola Luiz, uma dica aí, cuidado com esses MC que tem por aí, que alguns dizem ter até 20 farads, e as vezes tem apenas 10~20% disso.

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Pow legal luiz, boa iniciativa...é uma parte que todo mundo só se lembra quando as luzes ficam piscando dentro do carro...heheheh :legal:

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Mto bom, pros novatos!!

 

putz esse negocio de falar VOLTAGEM e AMPERAGEM, já me dá um AHHHH.

 

 

É TENSÃO E CORRENTE. :legal:

 

cara eu poderia usar linguagem tecnica mas nao atingiria o publico alvo... = / entao falo tudo detalhadamente com uma fala SIMPLES.. mesmo que nao seja assim mas eles entandem exatamente como é =)

 

Show de bola Luiz, uma dica aí, cuidado com esses MC que tem por aí, que alguns dizem ter até 20 farads, e as vezes tem apenas 10~20% disso.

 

de fato.. o blitz pelo preço que é acho que sao legais cara...pode nao dar oq prometem mas ajudam... mas MC que eu boto a mao no fogo sao da Fosgate...sao CAROS...mas sao bons!

 

Pow legal luiz, boa iniciativa...é uma parte que todo mundo só se lembra quando as luzes ficam piscando dentro do carro...heheheh :legal:

 

de fato UAHAHA... quando pisca a luz a coisa ja ta ficando preta kkk

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legal a inciativa!

 

Mto bom, pros novatos!!

 

putz esse negocio de falar VOLTAGEM e AMPERAGEM, já me dá um AHHHH.

 

 

É TENSÃO E CORRENTE. :legal:

 

se falar em tensão e corrente os leigos não vão compreender :legal:

 

 

dica:

 

seria legal um texto nesses moldes a respeito de fonte e do uso simultâneo de bateria chumbo-ácida (cofre) com estacionária (aux) e/ou agm (aux) :legal:

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legal a inciativa!

 

 

 

se falar em tensão e corrente os leigos não vão compreender :legal:

 

 

dica:

 

seria legal um texto nesses moldes a respeito de fonte e do uso simultâneo de bateria chumbo-ácida (cofre) com estacionária (aux) e/ou agm (aux) :legal:

 

Quanto a fonte a parte tecnica dela acho que nao sou capacitado pra falar a respeito...mas quanto a bateria de chumbo e acido(cofre) e agm(auxiliar) é assim que usei..e assim que vou usar...posso fazer um topico a respeito nesses moldes =)

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Quanto a fonte a parte tecnica dela acho que nao sou capacitado pra falar a respeito...mas quanto a bateria de chumbo e acido(cofre) e agm(auxiliar) é assim que usei..e assim que vou usar...posso fazer um topico a respeito nesses moldes =)

 

seria interessante, pois em outro tópico (não me lembro qual) teve uma certa discussão que não é aconselhável utilizar ao mesmo tempo bateria de chumbo-ácida com agm ou estacionária.

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Amplificadores mais recentens pricipalmente os classes D funcionam um pouco diferente da ideia LOGICA...eles necessitam(quando em alta potencia de uso) de PICO GRADES de amperagem e mum intervalo MUITOOOOOOOOOOO curto de tempo.... e nao um consumo continuo e energia...resumino... ele fica "lingado" e "desligando" o consumo a fim de economia...isso e bom...mas nossas boas e velhas baterias de chumbo e acido nao se dao bem com isso = /

pq nossas bateriaszinhas tem um "delay" de resposta que deixa o amp meio que "passando fome de amperagem"

 

Nenhum amplificadr tem consumo constante. Todos consomem em picos, e nos classe D não é diferente.

 

Além dito, todo amplificador com fonte chaveada funciona igual a um classe D, ou seja, por pulsos. Estes pulsos são compensados pelos capacitores na entrada do amplificador, então, para a bateria, não há problemas. Sobra apenas um ruído (ripple) de alta frequência, quando não há filtro na entrada.

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seria interessante, pois em outro tópico (não me lembro qual) teve uma certa discussão que não é aconselhável utilizar ao mesmo tempo bateria de chumbo-ácida com agm ou estacionária.

 

Em um set de SPL não tem problema.

 

Em um set de trio, sequer é aconselhável usar baterias comuns. Até mesmo as estacionárias não sobrevivem a muitos ciclos de carga e descarga completa. E nem toda AGM é feita pra ciclos de descarga. Tudo depende do formato das placas.

 

Por exemplo, a do meu no-break (selada, 7Ah, estacionária) morreu com uns 20 ciclos de descarga, e olha que a carga é lenta e controlada. Imagine submetida a uma carga rápida de um alternador... caixão e vela preta.

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Eu uso Chumbo-acida de 60A no cofre e uma estacionaria de 100A auxiliar. A chumbo-acida foi trocada recentemente. A estacionaria ta 100% com quase 2 anos de som. Creio que nao há problema.

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Só não concordo com a parte do alternador pois o mesmo não tem apenas a função de "carregar e estabilizar a tensão" mas sim de manter todo o sistema elétrico do carro quando ligado. A bateria por sua vêz é um mero acumulador de energia pra situações como a partida do carro, alarme, travas e/ou quando o consumo é maior que a corrente fornecida pelo alternador(como o caso do som automotivo de alta potência).

 

 

Bateria, dependendo do sistema eu não considero como fonte principal de energia. Em sistemas de SPL por exemplo onde geralmente se usa o som com carro ligado, a fonte principal de energia é o ALTERNADOR. O problema é que nós, pobres brasileiros nem sempre temos condições financeiras pra manter o sistema dimensionado nessa parte. O que é uma pena pois é a única forma de manter a tensão estabilizada de verdade(acima dos 14v) em sistemas de alta potência.

 

Outro erro comum é ver o pessoal enchendo o carro de baterias achando que com isso pode manter a tensão estável(acima dos 14v). Temos que ter em mente que o que mantem a tensão nesse nível é o alternador e assim que o consumo ultrapassa sua corrente máxima a tensão VAI CAIR não importa a quantidade de baterias que possua no carro. Nessa, e somente nessa hora é que entra em cena as pobres baterias(acumuladores), que são nada mais do que um "apôio"... ou, na maioria dos caso aqui no Brasil, fonte principal de energia não é? :banghead

 

 

Infelizmente a realidade é essa.

Editado por distroy

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Só não concordo com a parte do alternador pois o mesmo não tem apenas a função de "carregar e estabilizar a tensão" mas sim de manter todo o sistema elétrico do carro quando ligado. A bateria por sua vêz é um mero acumulador de energia pra situações como a partida do carro, alarme, travas e/ou quando o consumo é maior que a corrente fornecida pelo alternador(como o caso do som automotivo de alta potência).

 

 

Bateria, dependendo do sistema eu não considero como fonte principal de energia. Em sistemas de SPL por exemplo onde geralmente se usa o som com carro ligado, a fonte principal de energia é o ALTERNADOR. O problema é que nós, pobres brasileiros nem sempre temos condições financeiras pra manter o sistema dimensionado nessa parte. O que é uma pena pois é a única forma de manter a tensão estabilizada de verdade(acima dos 14v) em sistemas de alta potência.

 

Outro erro comum é ver o pessoal enchendo o carro de baterias achando que com isso pode manter a tensão estável(acima dos 14v). Temos que ter em mente que o que mantem a tensão nesse nível é o alternador e assim que o consumo ultrapassa sua corrente máxima a tensão VAI CAIR não importa a quantidade de baterias que possua no carro. Nessa, e somente nessa hora é que entra em cena as pobres baterias(acumuladores), que são nada mais do que um "apôio"... ou, na maioria dos caso aqui no Brasil, fonte principal de energia não é? :banghead

 

 

Infelizmente a realidade é essa.

 

Discordo de voce ...pra mim a fonte principal de energia é a bateria alternador é pura e simplismente pra carregar e estabilizar voltagem (nao te condeno pela sua opiniao nao concordo mas a respeito)

 

se voce alimenta um amplificador com um gerador de energia ele nao consegue supri o amplificador em sua plinitude por ele fornece uma energia continua e nao em picos como dito pelo kleber a cima =)

 

é isso oq eu penso..

 

mesmo no spl quand oo som é SEMPRE ligado... pra mim bateria é PRIMORDIAL.. alternador pode ate maquiar esse problema..mas nao resolve =)

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Nenhum amplificadr tem consumo constante. Todos consomem em picos, e nos classe D não é diferente.

 

Além dito, todo amplificador com fonte chaveada funciona igual a um classe D, ou seja, por pulsos. Estes pulsos são compensados pelos capacitores na entrada do amplificador, então, para a bateria, não há problemas. Sobra apenas um ruído (ripple) de alta frequência, quando não há filtro na entrada.

 

de fato...

nao tinha intençao de entra tao profundo assim pra nao embolar a mente de quem fosse leigo... fui simples e claro pra quem ler entender de primeira -)

 

omiti algumas coisa mas nao omiti a verdade....somente parar fica bem claro para tudos =)

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Tensão e corrente funcionam "ao mesmo tempo"...

 

A tensão "empurra" a corrente através de um circuito, então quando a bateria enfraquece em um carro desligado a tensão cai, e por consequência a corrente cai. A historinha de tensão cair e corrente subir é na maioria das vezes um mito de internete.

 

O alternador é a fonte principal de energia, a bateria serve para ligar o carro de manhã.

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legal a inciativa!

 

se falar em tensão e corrente os leigos não vão compreender :legal:

 

talvez não compreenderia no primeiro instante, mas se interessaria em saber e assim evoluir no conhecimento. Então se usar o linguajá amperagem e voltagem o leigo talvez não deixa de ser leigo.

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Tensão e corrente funcionam "ao mesmo tempo"...

 

A tensão "empurra" a corrente através de um circuito, então quando a bateria enfraquece em um carro desligado a tensão cai, e por consequência a corrente cai. A historinha de tensão cair e corrente subir é na maioria das vezes um mito de internete.

 

O alternador é a fonte principal de energia, a bateria serve para ligar o carro de manhã.

 

Em um sistema equilibrado(onde o consumo total é inferior a potencia fornecida pelo alterandor) com certeza concordo com voce que alternador é a fonte principal...mas a partir de um sistema onde o consumo é MUITO superior a potencia oferecia pelo alternador obviamente ele nao sera o responsavel pela alimentaçao deste sistema... logo ao meu ver bateria em um sistema de som (medio e pesado) e´conciderada como fonte principal de energia!

 

se algo nao pode alimenta-lo de forma eficiente nao acredito que isso seja a fonte principal de energia =) respeito sua opiniao mas descordo dela com todo respeito!

 

 

talvez não compreenderia no primeiro instante, mas se interessaria em saber e assim evoluir no conhecimento. Então se usar o linguajá amperagem e voltagem o leigo talvez não deixa de ser leigo.

 

Uma maratona inicia com o primeiro passo... a evoluçao deve acontecer gradativamente se ele tiver interesse OK vai aprender..mas ninguem é obrigado a saber isso... entao falei de forma que um leigo entenda =)

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Em um sistema equilibrado(onde o consumo total é inferior a potencia fornecida pelo alterandor) com certeza concordo com voce que alternador é a fonte principal...mas a partir de um sistema onde o consumo é MUITO superior a potencia oferecia pelo alternador obviamente ele nao sera o responsavel pela alimentaçao deste sistema... logo ao meu ver bateria em um sistema de som (medio e pesado) e´conciderada como fonte principal de energia!

 

se algo nao pode alimenta-lo de forma eficiente nao acredito que isso seja a fonte principal de energia =) respeito sua opiniao mas descordo dela com todo respeito!

 

Bateria é muleta. Quando o alternador (que é a perna) não dá conta, a bateria tá lá pra apoiar, e só.

 

Mas se você não ter as duas penas, não adianta ter muleta. Nem a bateria vai funcionar. Ela depende do alternador, se o sistema consome muito mais energia que o alternador pode fornecer, a bateria vai se descarregar, e aí, babau.

 

Em set de SPL tem gente gastando grana demais com baterias, e não pensa que o pobre do alternador é que tem que estar em foco. Se o motor não dá conta, então instale um som menos potente. Não dá pra querer comer comer bigmac tomando ovomaltine do bobs sem ter que fazer o esforço de ir aos dois lugares. Tudo tem um custo.

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o uso de baterias estacionárias/AGM em som sempre gera uma imensa confusão na cabeça de muitos. De todas as marcas de estacionárias, a única que diz que pode ser usada em som é a Freedom, e ainda assim como bateria auxiliar.

 

agora uma pergunta: baterias estacionarias, de gel e acido-chumbo reguladas por valvula (VRLA) sao todas AGM??? uma optima por exemplo é acido chumbo e pode ser usada como a unica bateria do carro; a newmox é acido tambem e a propria marca diz pra nunca usar em carro, a freedom ja diz que pode serr usada como auxiliar...então p que determina essas diferenças se aplicações?

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o uso de baterias estacionárias/AGM em som sempre gera uma imensa confusão na cabeça de muitos. De todas as marcas de estacionárias, a única que diz que pode ser usada em som é a Freedom, e ainda assim como bateria auxiliar.

 

agora uma pergunta: baterias estacionarias, de gel e acido-chumbo reguladas por valvula (VRLA) sao todas AGM??? uma optima por exemplo é acido chumbo e pode ser usada como a unica bateria do carro; a newmox é acido tambem e a propria marca diz pra nunca usar em carro, a freedom ja diz que pode serr usada como auxiliar...então p que determina essas diferenças se aplicações?

 

Nem todas são AGM. AGM é uma tecnologia de separação das placas.

 

As Freedom trazem o aviso de que devem ser utilizadas como auxiliares, por não terem capacidade de corrente pra uma partida. Já vi carro dando partida com bateria de gel (aquelas de torre de celular), mas não é indicado, e na verdade, por mera sorte que funciona. Se o motor fosse mais pesado, não daria.

 

As Newmox provavelmente não podem ser utilizadas em veículos por conta da carga. As VLRA todas dependem de corrente controlada pra não se danificarem.

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vou levantar uma questão aqui.

qual bateria hoje, se mantem por si só, sem auxilio de alternador, acima dos 14v?

nenhum, nem freedom, nem newmax, nem alphacell, nem optima, nem xs power.

todas elas vão ficar na casa dos 12,5 a 13,5 volts.

quem segura dai pra cima sempre vai ser o alternador (ou fonte se for trio).

então não adianta querer tirar leite de pedra, se o alternador não da conta do sistema, nenhuma bateria vai conseguir.

 

ps - existem uns modelos da xs de 14 e 16 volts com 50ah, mas não é essa linha costumam usar por aqui.

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