Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Daniel supersom

ligar drives e ST em bridge, como??

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala rapaziada!

Tenho o seguinte ligado no Hurricane 4.160:

Kit 2 vias Bomber bicho papão(1) + 01 coaxial bravox, - Canal 1

Kit 2 vias Bomber bicho papão(1) + 01 Coaxiail 6 bravox, Canal 2

02 Drivers Falcon - Canal 3

02 Drivers + 02 ST200 - Canal 4

Os 02 Drivers da falcon estão internos ligados a uma chave (liga/desliga) que só ligo pra bagunça!

Minha dúvida é.. cada canal em 4oh sai teóricos 100wrms. Posso ligar os drivers e os ST em bridge (320 wrms) e o Kit 2 vias e coaxiais deixar normal, utilizando um em cada canal?

Melhoraria o som dos drivers?

Como as ligaria usando bridge??

OBS: O carro é um Corsa Classic 2008 Spirit.

Obrigado,

Daniel

Editado por Daniel supersom
Postado em

Fala rapaziada!

Os 02 Drivers da falcon estão internos ligados a uma chave (liga/desliga) que só ligo pra bagunça!

Minha dúvida é.. cada canal em 4oh sai teóricos 100wrms. Posso ligar os drivers e os ST em bridge (320 wrms) e o Kit 2 vias e coaxiais deixar normal, utilizando um em cada canal?

Obrigado,

Daniel

alguem poderia me ajudar????

Postado em (editado)

Fala rapaziada!

Obrigado,

Daniel

Boa noite, pelo pouco que entendo, o seu Hurricane não seria próprio para ligação tri-mode, que no caso seria a forma que você citou na sua duvida, ligar falantes em canais normais ao mesmo tempo que utiliza outros falantes ou drivers em bridge. Esquenta, perde qualidade e provavelmente dará distorção.

Na minha opnião, o melhor seria utilizar no minimo 2 modulos ou trocar o modulo por um que aceite ligações tri-mode.

Seria minha opnião...

Abraços!

Editado por Felipe CDs
Postado em

POTENCIA RMS

POTENCIA STEREO @ 2 OHMS : 4 x 160 RMS

POTENCIA STEREO @ 4 OHMS : 4 x 100 RMS

BRIDGE MONO @ 4 OHMS : 2 x 320 RMS

Para funcionar ao mesmo tempo não dá.

O colega foi correto. O amplificador tem de suportar tri-mode.

Alguns autores falam que esse tipo de ligação é suporta por qualquer amplificador que gere bridge, bastando para isso que exista os divisores adequados e outros não concordam. Eu pelo menos não paguei para ver. o-o-

Mesmo que venha a suportar, no seu caso nem é possível pois os Driver tem uma faixa de frequência comum com o kit 02 vias e isso daí fere o princípio do tri-mode.

Pesquisando achei alguma coisa que pode complementar:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=136994

Postado em

Eu ligaria um ST + dois Driver na bridge dos canais 3 e 4, e ligaria os outros dois driver e o ST na bridge dos canais 1 e 2 quando quisesse, mas desligando os kits 2 vias.

Postado em

Caros,

Obrigado pelo auxilio...

Este fds vou fazer um teste ligando os Drivers e ST no bridge dos canais 1 e 2 e verificar se melhoraria muito o som.

Posso ligar em bridge nos canais 1 e 2 e nos 3 e 4 tb??

Tenho um outro modulo(badaroska!) que está parado, um Hbuster 1200, 4 saidas de 75rms. Dependendo utilizo ele para ligar o kit 2 vias e coaxiais.

Alguma opinião?

Atc...

Daniel

Postado em (editado)

Caros,

Obrigado pelo auxilio...

Este fds vou fazer um teste ligando os Drivers e ST no bridge dos canais 1 e 2 e verificar se melhoraria muito o som.

Posso ligar em bridge nos canais 1 e 2 e nos 3 e 4 tb??

Tenho um outro modulo(badaroska!) que está parado, um Hbuster 1200, 4 saidas de 75rms. Dependendo utilizo ele para ligar o kit 2 vias e coaxiais.

Alguma opinião?

Atc...

Daniel

Então para não ficar esquentando a cabeça para saber se dá ou não e ainda arriscando queimar algum falante, se não se providenciar divisores adequados, é melhor utilizar o outro amplificador para os coaxiais. O outro deixe só para os Driver e stw e PW3, com os respectivos divisores.

Ahh sim, reveja o cabeamento utilizado, para saber se permite a adoção de outro amplificador, senão troque por um de maior espessura e utilize o disjuntores ou porta-fusível para o set com um todo atentando para o aterramento correto.

Editado por fcoelhogomes
Postado em

Então para não ficar esquentando a cabeça para saber se dá ou não e ainda arriscando queimar algum falante, se não se providenciar divisores adequados, é melhor utilizar o outro amplificador para os coaxiais. O outro deixe só para os Driver e stw e PW3, com os respectivos divisores.

Ahh sim, reveja o cabeamento utilizado, para saber se permite a adoção de outro amplificador, senão troque por um de maior espessura e utilize o disjuntores ou porta-fusível para o set com um todo atentando para o aterramento correto.

OK,

O cabeamento está OK. Possuo porta fusível e o cabo + está passando do lado diferente do RCA blindado que chega até os módulos.

Alem destes que citei acima tenho mais um módulo mono para o nitro 700rms.

Valeu, acho que vou intalar os 02 modulos estereos(Hbuster p/ kit e Hurricane para os Sts e drivers) e 01 mono.

Se houver outra opinião, agradeço!!

Atc..

Daniel

Postado em (editado)

Se eu ligar desta forma, a impedância não dá certo?

Minha dúvida é, se eu usar o bridge nos canais 1 e 2, os canais 3 e 4 continuam com saídas de 100rms (4 oh)?

post-55913-001637300 1313193661_thumb.png

02 DRIVERS EM SÉRIE (16 oh)+ 02 Drivers em série (16oh) ligados em paralelo = 8oh.

02 ST ligados em série (16oh).

Os Drivers ligados em paralelo com os ST - 16oh + 8oh = 5,33 oh, CERTO??

Abaixo o link do maual do módulo onde diz que aceita TRI-MODE.

http://www.hurricanebrasil.com.br/manual%5C%5CManual%20HA%20amplifiers.pdf

Será que funcionaria?

Valeu

Editado por Daniel supersom
Postado em

Daniel, tu não precisar por em série/paralelo conforme o esquema, tu pode por dois driver + um ST em paralelo em cada bridge. Já teve tópico discutindo a respeito que gerou bastante discução a respeito. Na minha conclusão a impedância permanece 4ohms porque o driver e o ST são falantes que trabalham em frequências diferentes, tipo o driver responde até 7Khz e o ST começa a responder só lá pelos 9Khz por causa do capacitor de 2,2uf que é o que mais se utiliza pra cortar STs. Com isso o amplificador "encherga" UM falante que responde de 880Hz por ex. até os 20Khz. Eu mesmo fiz testes no meu ampl. que tem proteção contra baixa impedância e nunca tive problemas, nunca acionou proteção usando dois dreivers + um ST.

E fica tranquilo que se eu estiver falando algo errado alguém mais experiente aparece daqui a pouco e me corrige.

Postado em

http://autosom.net/artigo.asp?cod=24

leia esses artigo, curva de impedância explica o q o Cris comentou.

Cris e Cjainf, Obrigado!!

Pelo que entendi, por terem frequencias diferentes eles permanecerao em 4oh em paralelos.

Agora ainda estou com duvidas em relação ao BRIDGE. Utilizando o bridge nos canais 1 e 2 como ficam os canais 3 e 4, posso utilizá-los como bridge também?

valeu

Postado em

Ligando desta forma conforme sugeriu, e o Kit duas vias??

Vai junto de uma das bridges?

Atc..

Daniel

Tu pode usar as duas bridges ao mesmo tempo sim mas não junto com o kit duas vias, tem que desconecta-lo quando for usar a bridge pros Drivers e ST.

Postado em

Fiz a ligação em bridge e funcionou bem mais forte do que estava.

Deixei os 02 drivers internos chaveados e só vou ligar pra bagunça.

O kit 2 vias e os coaxiais vou ligar no outro módulo mesmo que tenho, um hbuster t400 (por enquanto) e depois eu ponho outro módulo melhor.

O que acham? Recomendam outra forma?

Valeu

Daniel

Postado em

Já que é so pra bagunça.. porque não usar o Hbuster 1200 pra tocar as cornetas? Bota uma chave pra desligar o remote do ampli e liga somente quando for zuar por ai...

Postado em

Já que é so pra bagunça.. porque não usar o Hbuster 1200 pra tocar as cornetas? Bota uma chave pra desligar o remote do ampli e liga somente quando for zuar por ai...

Fui finalizar a instalação hoje e pensei em fazer isso mas fiquei em duvida se os drivers não iriam perder muito a qualidade. Porém acho que vou fazer isso mesmo.

No próximo final de semana vou fazer esta ligação. Será que o hbuster t400 aceita bridge?

Postado em

O fabricante não especifica no site sobre a dridge na linha TransPower séries, já nas outras linhas sim, então esquece, só em paralelo msm. Para usar os dreivers e ST só de vez em quando ficaria legal já que tu tem três amplificadores ligar um em cada par de saída RCA do player(caso tenha três)assim tu pode atenuar os falantes que tu quiser, kit 2 vias ou driver + ST apenas usando o fader do Play, dispensando chaves pro REM ou conectores nos cabos dos falantes.

Postado em

OK- Obrigado a todos.

Vou testar esta ligação e depois reporto o resultado.

Aproveitando, já tenho um Sub 12 700rms, vocês acham viável instalar um Wofer 12' também? Combina ter 01 sub e 01 Wofer ou nada a ver?

valeu

Postado em

Fala galera!

Fiz a instalação como citei acima deixando os drivers e STs no Hbuster T400 mas não gostei não e então resolvi mudar tudo (quase tudo) e gostaria da opinião de vocês!!

Estou vendendo o Buster T400, Kit 2 Vias bicho papão (mto ruim),o Sub Nitro 700rms 2X4oh, amp falcon SW1600 e pensei em adquirir 01 Hurricane 4.360 e 01 Woofer 12 1000rms.

Adaptei os 6X9 bomber atras (220rms) e vou ligar 02 coaxiais na frente(por enquanto).

Minha idéia seria ligar os drivers e STs no Hurricane 4.160 em bridge com a chave liga/desliga e usar o H1 4.360 para alimentar o Woofer, 6X9 e os coaxiais. Pelo que vi este modulo aceita TriMode e daria certo.

Estou em dúvida em qual woofer comprar e se este módulo (H1 4.360) é bom mesmo. Vi o Magnum REX 12 1000rms e parece ser um bom custoX benefício.

OBS: Terei uma verba de R$740,00

Desde já agradeço a todos.

Daniel

Postado em

Fala galera!

Fiz a instalação como citei acima deixando os drivers e STs no Hbuster T400 mas não gostei não e então resolvi mudar tudo (quase tudo) e gostaria da opinião de vocês!!

Estou vendendo o Buster T400, Kit 2 Vias bicho papão (mto ruim),o Sub Nitro 700rms 2X4oh, amp falcon SW1600 e pensei em adquirir 01 Hurricane 4.360 e 01 Woofer 12 1000rms.

Adaptei os 6X9 bomber atras (220rms) e vou ligar 02 coaxiais na frente(por enquanto).

Minha idéia seria ligar os drivers e STs no Hurricane 4.160 em bridge com a chave liga/desliga e usar o H1 4.360 para alimentar o Woofer, 6X9 e os coaxiais. Pelo que vi este modulo aceita TriMode e daria certo.

Estou em dúvida em qual woofer comprar e se este módulo (H1 4.360) é bom mesmo. Vi o Magnum REX 12 1000rms e parece ser um bom custoX benefício.

OBS: Terei uma verba de R$740,00

Desde já agradeço a todos.

Daniel

Para melhorar a qualidade, deve investir num amplificador bem mais recomendado.

Dê uma olhada no fórum Geral (http://autoforum.com.br/index.php?showforum=29)

Tem algumas discussões sobre o SD 600.4 e o novo SD 250.2

Tem algumas discussões

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...