Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

fabillrp

Tri-mode x Bridge

Recommended Posts

Postado em

É exatamente isso, se um amp permite ligação em bridge significa que também permite Tri-mode??

Apenas pra explicar, tenho um Power One alimentando no bridge dos ch 1 e 2 um par de 10PW3. Os canais 3 e 4 empurram um par de D305 e Trynium.

Minha idéia é manter os PW3 em bridge e ligar nestes msm ch 1 e 2 o kit 2 vias das portas, fazendo ligação Tri-mode.

Alguma recomendação para eu não fazer isso??

Se ninguem contestar eu vou fazer o teste este fds... se alguem sabe que dá problema no meu amp me avisa ja antes que eu queime tudo rsrs.

:legal:

Postado em (editado)

Usando somente raciocínio lógico, entende-se que é possivel sim fazer.... porem, deve-se levar em consideraçao que uma ligação em tri-mode pede que o sub tenha o dobro da impedancia nominal do bridge e que os outros canais tambem tenham ...

Não sei se ficou claro, mas é mais ou menos assim:

Bridge @ 4 ohms

(o que se deduz que são dois canais estaveis à 2 ohms )

Sub ligado no bridge com 8ohms

cada falante ligado no canal com 4 ohms

Fazendo com que a saída nao trabalhe com impedancia abaixo do estavel...

Pelo menos é o que entendo de tri-mode....

Posso ter falado besteira ... mas como a gente ta aqui pra aprender ... que me corrijam....

Editado por P3DR0_4f0n50
Postado em

Eu realmente ja pensei nisso, pois na verdade o que pode danificar o amp é o excesso de corrente, que é proporcional à tensão na saída do amp e à impedância resultante da ligação.

Fazendo as contas chegamos ao seguinte valor máximo aceitável por canal do Power One:

P = V²/R

180 = V²/2 (canal simples)

V = 19 volts (tensão máxima na saída do canal do amplificador)

I = V/R

I = 19/2

I = 9,5 A Corrente máxima aceitável na saída de um canal normal.

Se fizermos a conta pra ligação em bridge dá o mesmo valor:

360 = V²/4

V = 38 volts

I = 38/4

I = 9,5 A

Ao fazer a ligação Tri-mode vc usa o + do ch 1 com o - do ch 2 pro bridge e os dois canais de forma normal, assim no + do ch 1 e no - do ch 2 soma-se a corrente do bridge + a corrente da ligação normal. Por isso pede-se que seja dobrada a impedância dos falantes afim de dividir a corrente em cada ligação por 2, para que quando somadas não ultrapasse a mínima do canal.

Do jeito que estou pensando em fazaer vai ficar ligação com impedancia de 4 ohms no bridge e tb 4 ohms em cada canal com ligação normal. Vai ultrapassar um pouco a corrente minima no + do ch 1 e - do ch 2. Pelas minhas contas vai ficar com corrente de 14,25 A.

Dizem que o Power One suporta até mesmo ligação de 2 ohms em bridge, isso comentado por users que ja fizeram esta ligação e não teve problema, não que seja sugerido pelo fabricante. Numa ligação desta, a corrente na linha chega a 19 A.

Se o amp realmente suporta este tipo de ligação em bridge @ 2 ohms, acredito que não terá problemas com minha ligação Tri-mode.

Algum comentário?

Abraços.

Postado em

Tendo como base relatos, que tambem já ví, de pessoas usando o bridge do Power One à 2 ohms... não será problema esse tipo de ligação, a não ser pelo fato de que o amp vai trabalhar em temperatura acima do especificado ( já desconsiderando a impedancia que estará abaixo ), o que pode reduzir a vida útil do amplificador e TALVEZ o amp fique desarmando...

Não custa tentar...

Postado em

Boa Pedro, mais um caso de Pone suportando bridge a 2 ohms...

Melhor forma de saber como será o comportamento é fazendo teste. Fds vou fazer esta ligação e monitorar o comportamento, temperatura, desarmes, fazer alguns testes durante pelo menos 1/2 hora de funcionamento.

Depois posto o que aconteceu []-[]

Postado em

Bom, pra galera que acompanhou no início e ficou aguardando o resultado, fiz a ligação tri-mode no Pone, ch 1 e 2 alimentou em cada canal um conjunto do kit 2 vias (4 ohms) e no bridge destes mesmos ch 1 e 2 liguei um par de 10PW3 em paralelo (4 ohms resultante).

E apenas pra acrescentar, nos ch 3 e 4, ligação em bridge de 2 D305 + 2 Trynium, todos em paralelo.

Ja vinha funcionando durante todo este mes porem só com o carro em movimento e por alguns minutos.

Este fds fiz o teste de fogo, níver do meu pai deixei o som ligado em volume relativamente alto por aprox 8 hrs seguidas, o amp esquentou sim, o que ja é de se esperar do Pone, mas não entrou em proteção e nenhum cheiro de queimado ou qlq outro problema, portanto, ao meu ver, aprovada a ligação Tri-mode com impedância um pouco abaixo do especificado para este tipo de ligação.

Abraços ao pessoal.

Postado em

Usei essa ligação semana passada, duas caixinhas full do meu home theater que são de 4ohms cada, nos canais 3 e 4 e nesses mesmos canais, fiz o bridge para tocar o Driver D200. Tocou de boa, só que desfiz a ligação, pois o driver tava cobrindo as caixinhas, que por vez eu estava usando-as por causa dos agudos que ela tem, mas ficaram baixas, se eu erguesse o ganho, a corneta ia berrar e as caixinhas iriam torrar, visto que elas só suportam 20Wrms cada :banghead

Postado em

Sim, em bridge faz tri-mode. Mas antes é bom saber que isto só existe se o amplificador não for como os pyramids, que pegam apenas o sinal de um canal pra fazer a bridge.

Além disto, pelo que eu entendi, no seu caso não adianta tri-mode não. Isto é pra quem vai usar sub e kit 2 vias, por exemplo. Falantes que não trabalham na mesma faixa.

Uma solução é passar os drivers e tweeters pra mesma brodge dos 10PW3. A segunda, ligar todos em um único canal (em paralelo) e o kit todo no outro canal (ficando tudo em mono). Na prática, você não vai perder nada em termos de SPL.

Postado em
Sim, em bridge faz tri-mode. Mas antes é bom saber que isto só existe se o amplificador não for como os pyramids, que pegam apenas o sinal de um canal pra fazer a bridge.

Blz Kleber, ja fiz este teste, com a ligação em bridge alterei o balanço no player (Left/Right) e em ambas as posições o bridge continua funcionando, com pequena atenuação mas funcionando, comprovando que o amp usa sinal de ambos os canais.

Além disto, pelo que eu entendi, no seu caso não adianta tri-mode não. Isto é pra quem vai usar sub e kit 2 vias, por exemplo. Falantes que não trabalham na mesma faixa.

Pq? Qual o problema em usar falantes que trabalharão na mesma faixa de frequencia??

Acho que disse isso por causa de curva de impedância X frequencia dos falantes, sendo falantes que trabalham na mesma faixa de frequencia a impedância final será mto baixa podendo danificar o amp... é isso?

Eu pensei nisso, mas pelos calculos, derrubando a impedãncia como se fossem os mesmos falantes, ainda assim não ficaria com impedância final equivalente a 2 ohms no bridge (o que vários user aqui no forum ja ligaram e o amp suportou).

Bom, pelo menos no teste pratico deste fds o amp suportou de boa, achei que fosse até esquentar mais do que esquentou, e não entrou em proteção, não abriu fusivel, nd msm.

Postado em (editado)
Blz Kleber, ja fiz este teste, com a ligação em bridge alterei o balanço no player (Left/Right) e em ambas as posições o bridge continua funcionando, com pequena atenuação mas funcionando, comprovando que o amp usa sinal de ambos os canais.

Pq? Qual o problema em usar falantes que trabalharão na mesma faixa de frequencia??

Acho que disse isso por causa de curva de impedância X frequencia dos falantes, sendo falantes que trabalham na mesma faixa de frequencia a impedância final será mto baixa podendo danificar o amp... é isso?

Eu pensei nisso, mas pelos calculos, derrubando a impedãncia como se fossem os mesmos falantes, ainda assim não ficaria com impedância final equivalente a 2 ohms no bridge (o que vários user aqui no forum ja ligaram e o amp suportou).

Bom, pelo menos no teste pratico deste fds o amp suportou de boa, achei que fosse até esquentar mais do que esquentou, e não entrou em proteção, não abriu fusivel, nd msm.

Cara,

O problema de um amplificador suportar impendancia abaixo da minima especificada é o desgaste prematuro do sistema. Pelo pouco que sei, vc reduz bastante a vida util do amplificador utilizando desta maneira (abaixo do recomendado). Se o ampli utiliza os dois canais para a bridge, provavelmente ele vai funcionar com uma ligação abaixo da estável, portanto se basear no fato de ter ligado e funcionado, não significa que é bacana fazer....

Quanto a utilizar tri-mode para falantes de "frequencias diferentes", seria pelo fato de vc simular o uso de apenas um falante (imaginado, é claro, que se usará divisores passivos). Para ficar mais claro, podemos usar um kit duas vias como analogia, em um canal vc usa dois falantes (tweeter e mid bass) sem prejudicar a impendancia (lembrando que é só uma pequena comparação para exemplificar....)

Mas vamos esperar o pessoal mais entendido no assunto....

[]s

RUI

Editado por Rui
Postado em

É só olhar o manual do seu amplificador! Todo amplificador Mos-Fet que aceite ligações em modo bridge, no manual especifica a ligação em modo Tri-mode, até no manual da Pyramid Gold Series PB610GX - 800W, tem especificando! Pq nos manuais de outros amplificadores sofisticados não vai ter?

Postado em

É... mas por incrível que pareça, no manual do Pone não especifica nd sobre tri-mode.

Mas não tem segredo, a regra é simples como ja expliquei nos primeiros posts, e ja está feita a ligação.

Postado em

Dá sim! Já fiz isso em RF400a4, RS800SL, Pyramid 600 (branquinho) e até no Avionixx 600.4

Mas era mais pra ver como o som ficava, pra ser sincero eu não gostei muito. Se não me engano até quem insistiu pra eu ligar assim foi o Zé Chedid hehehe

Postado em

Sim, o problema é a impedância... que pode ser mesmo um problema, mas se tanta gente usa esse amp em 2 ohms, então creio que não tenha problemas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...