Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

TESTE Subwoofer : Pioneer x Protech

Recommended Posts

Acabei de fazer o teste:

Subwoofer pioneer 10" 257 x Subwoofer protech 10" Ligth

Depois do almoco passo o teste completo, Resumindo: Protech deu show em SPL, Pioneer deu show em Qualidade

Fotos e relatos completos jaja! isso puxados por um SD400.1

Editado por MarceloAbath

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

aguardando o teste tbm.

só por curiosidade, o que ficaria mais forte?

4 pioneer 309 400 rms 12'

ou

4 protech light 12' 380rms ?

ambos em uma taramps 2.7k

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal,

A idéia desse teste surgiu da seguinte necessidade: Meus amplificadores de grave - SD600.4smd e o SD400.1 - estavam entrando em proteção, quando eu ABRIA o volume do som!!!

Vamos lá! no meu 1o set de grave, eu tinha ligado apenas os dois pioneer de 10" 257D4 neles (SD600.4smd e o SD400.1), bobinas em série e os auto-falantes em parelelo, finalizando os 4 ohms, para usar na ponte do SD600.4. Quando eu escutava o som, era tudo normal, mas quando eu erregaçava o som até o limite sem distorções aparentes ao meu ouvido, o amplificador com menos de dois minutos entrava em proteção! primeiramente foi com o SD600.4smd e depois com o SD400.1, depois de passar alguns dias usando eles no SD600.4 refiz a ligação, para as quatro bobinas ficaram em paralelo, finalizando 1 ohms, para ligar no SD400.1! o mesmo entrava em proteção! Martelei muito a cabeça para saber o que poderia está acontecendo... conversei com o carlos da soundigital ele mandou fazer uns testes e nada... hj resolvi testar os dois subwoofers protech ligth de 10" bobina dupla de 4 ohms que tenho aqui, vale lembrar que esses foram um dos primeiros subwoofers que o Rafael produziu em 10". Eu fui o 1o comprador deles aqui no forum, em 10"! isso foi em Agosto de 2007! já se passaram 4 anos... kkk

Vamos lá, refazendo a ligação dos protech, deixando as bobinas em paralelo. pois estavam em série.

dsc03691d.th.jpgdsc03692f.th.jpgdsc03693o.th.jpg

Subwoofers já prontos, bobinas em paralelo, cada subwoofer ficou em 2 ohms! Agora era tirar os pioneers e colocar os protech, sem mecher em nada da caixa... a caixa está com uns 100 litros livres! em sistema selado! o subwoofer pioneer do meio está desligado.

foto0240u.th.jpg

Desinstalando os subwoofers pioneer! as quatro bobinas deles estavam em paralelo, finalizando 1 ohms.

foto0241l.th.jpgfoto0242s.th.jpgfoto0243q.th.jpgfoto0244y.th.jpg

Os protech ligth de 10" em comparação aos pioneer 257. A borda de proteção em EVA deles estão um pouco amassadas pois eles estavam instalados com telas no carro de meu irmão.

foto0245q.th.jpgfoto0246e.th.jpg

O SD400.1 usado no teste.

foto0247f.th.jpg

Os dois protech ligth instalados com o pioneer 257, desligado, no meio...

foto0248n.th.jpgfoto0249v.th.jpgfoto0250w.th.jpg

Deixei esse multimetro - old shchool - ligado com suas pontas de prova diretamente nos bornes do SD400.1 para acompanhar a voltagem durante os testes...

foto0251oz.th.jpgfoto0252s.th.jpg

A dupla de sucesso: Dani bolina e Juju kkkkkkk SD250.2 e SD400.1

foto0253r.th.jpg

foto0254m.th.jpg

As ferramentas usadas na instalação dos equipamentos.

foto0255b.th.jpg

Resultado do teste:

- Com os dois pioneer 257 finalizando 1 ohms, o amp entrava em proteção.

- Com os dois protech ligth finalizando 1 ohms, o amp entrava em proteção.

- Com apenas um subwoofer protech ligth finalziando 2 ohms, o amp NÃO entrava em proteção.

- Com os TRÊS subwoofers pioneer 257 - bobinas em série e autofalantes em paralelo - ligados em paralelo, finalizando 2,66 ohms o SD400.1. NÃO entrava em proteção...

O SD400.1 tem número de Série 177 e veio escrito nele 1 ohms! será que ele é de 2 ohms ? Já mandei um email pro Carlos da soundigital perguntando isso...

TESTE DE SONORIDADE:

Equipamentos usados:

- Multi-midia pioneer MVH7350

- Amplificador SD400.1

- Musicas em pendrive - Testei de tudo: Bass do nosso amigo GUTO DE ALMEIDA, cazuza, forro, sertanejo, axe! tudo o que eu escuto no meu dia a dia... So faltou a hora do brasil em FM as 19:00 kkkk

Nos testes que fiz, percebi que o que teve mais clareza nos instrumentos, batidas de grave e musíca em geral foi o PIONEER, notadamente senti sua resposta bem mais limpa - principalmente em volume alto - prescisa e rápida! era como se musica começasse e terminasse na hora exata! o PROTECH em volume baixo ficou pau a pau com o PIONEER... mas quando aumentava o volume o PIONEER continuava firme, rápido e preciso... enquanto o PROTECH emboloava todo... era como se ele estivesse trabalhando com um delay.

Sobre grave seco ??? já mais!!! os dois subwoofer apresentaram um som completamente gostoso ao meu ouvido... aquele grave fofo... e nada de pancadão! era grave de tremer tudo... retrovisores, espelhos e tudo mais... Nota 10 para os dois...

SPL ? O PROTECH ganhou bonito!!! kkk Não sei dizer como ou porque, mas parecia que tinha 2x 15" na mala... kkk não pareceu ser um teste de 2x 10 contra 2x 10... nesse quesito a tremedeira do protech foi bem superior... chegando ao ponto de os dois protech de 10" terem dado mais grave - SPL - que os tres pioneer de 10"... isso mesmo!

É isso! acho que pra som misto ou SPL o protech eh melhor... pra qualidade pode ir de pioneer... kkk e pra SQPL ??? kkk Eu iria de Pioneer...

:)

Já estou indo pegar minha armadura, pois sei que vem chumbo grosso pro meu lado... kkkkkk

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo tive o mesmo problema com o Sd 400.1 não tocava em 1 OHMS

nao sei pq,

mas nao tocava.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Marcelão, belos testes, vai servir pra muitas pessoas.

Agora é bem estranhho isso daí do SD entrar em proteção, o SD400 não tem de 2ohms, mais pode ser algum defeito de fábrica né.

Compartilhar este post

Link para o post

Par de subwoofer Protech ligth voltando para os boxes... junto ao sentrek ! Limpos e sem os fios.

dsc03694vu.th.jpgdsc03695ep.th.jpgdsc03696v.th.jpgdsc03697vs.th.jpg

:)

Sobre o SD400.1 vou esperar o carlos responder meu email... Acho que não é defeito não! pq ele tocar perfeito a 1 ohms! só não aguenta chegar no seu limite! Agora ligado a três subwoofers pioneer de 10", finalizando 2,66 ohms tá tocando uma beleza...

Depois vou fazer outros testes... mas em relação a como estava antes, disparando com menos de 2 minutos a 1 ohms... não aconteceu mais... Deixei tocando uns 5min no vapor e nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Show,

Já tive experiencias de protech 12''(excursion) x UXP 400.

e o resultado é parecido SPL o tetech bate ,mas não desce tanto .! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

tinha ate radiador passivo na parada então heheoahhoehoehoeoheo

Compartilhar este post

Link para o post

Isso eh a parte Teorica, vamos ao que intereca PRECO:

Protech (preco tabelado aos e-vendedores aqui do forum:

10" 380w - R$ 160,00

12" 380w - R$ 185,00

Bravox (o premium eh 200w rms, o UXP 500w rms), vou pegar o Bravo de 350w! Preco nos mais vendidos do mercado livre:

12" 350w - R$ 179,00

Bomber upgrade no mercado livre:

12" 350w - R$ 178,00

Nunca escutei o Bravo, ja tive um upgrade de 15" e dois upgrade de 12"... em sonoridade digo que se nao for igual ao protech eh melhor... e o acabamento/montagem realmente eh bem superior...

Acho que o Rafael poderia, por enquanto, praticar um preco mais baixo...

Eu gostaria muito de escutar um protech ultra! pois me balanco por ele... Em analogia, acho que deve ter um SPL monstro! mas e em qualidade ao ouvir musica ? como ele se comporta ?

Compartilhar este post

Link para o post

Nessa faixa de potência entre subwoofers, para um SQ e SQPL, prefiro o Up-Grade ehehehhe...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida não sei se não vi durante a leitura

Qual o tipo de proteção era ativada

curto

subtensão

aquecimento???

se haver possibilidae poderia ainda fazer o teste com o carro ligado ??

Compartilhar este post

Link para o post

Nessa faixa de potência entre subwoofers, para um SQ e SQPL, prefiro o Up-Grade ehehehhe...

Não gostei da sonoridade e nem do SPL do New Upgrade!!

Se fosse entrar nessa faixa de preço acho que iria de paini mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida não sei se não vi durante a leitura

Qual o tipo de proteção era ativada

curto

subtensão

aquecimento???

se haver possibilidae poderia ainda fazer o teste com o carro ligado ??

1) No SD600.4smd o led piscava 4 vezes! indicando impedancia baixa ou curto na saida do amp, no SD400.1 so acende o led de protecao.

2) Eu testei com o carro desligado, a tensao ficou em 12,5 volts em media... com o carro ligado, ficou na media de 13,5 volts... isso o som no topo!

Compartilhar este post

Link para o post

Magavilha em?! !!!

Marcelão... vc chegou a simular no WinISB como fica a impedância do Falante na CAIXA? Ae pode morar o problema!

Eu tive um problema com isso anos atrás... O que acontecia é que em certas Freq. a Impedância do SUB ficava à baixo da impedância que o amplificador indicava! por ex: em 50hz o Falante batia "0.5 Ohms" e o amplificador aguentava "2 Ohms"...

manjou?

Compartilhar este post

Link para o post

a caixa dos pioneer eh selada com camara unica? se sim um sub ficou como radiador passivo msm sé doidu!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom.. não sei se tem muito haver com o tópico mais falaram de um Sub que eu ja tive e tenhu uma opinião..

Bomber Upgrad... Cara muito Ruim -_-..não curti o sub , melhor 1 pionner que 2 upgrad.

Compartilhar este post

Link para o post

Patric... os NOVOS UpGrades são Horríveis mesmo... mas os antigos de 250 RMS são MUITO MUITO BONS! sub ótimo para som do dia-dia ... mas e pra achar em bom estado? num acha!

Compartilhar este post

Link para o post

Não gostei da sonoridade e nem do SPL do New Upgrade!!Se fosse entrar nessa faixa de preço acho que iria de paini mesmo...

Patric... os NOVOS UpGrades são Horríveis mesmo... mas os antigos de 250 RMS são MUITO MUITO BONS! sub ótimo para som do dia-dia ... mas e pra achar em bom estado? num acha!

Oche eu não senti tanta diferença assim no timbre desses novos Up-Grades! Bom, faz muito tempo né que eu ouvi um par dos New Up de 12" e tbm estavam tocando junto com 4 D-250X em mala aberta, mas em volume moderado! Aí já não dá para ter noção certa!

Mas os melhores são os de 250Wrms, cheguei a ouvir um de 12" - 250Wrms em caixa de 50 litros e um Taramps Gold Séries de 1000Wrms (User Marcos Trabuco), cara que graves gostosos hehehe na época que ele tinha este projeto em um Gol G3.

Compartilhar este post

Link para o post

Dudu, o pessoal da Bomber deu uma "turbinada" no SUB devido ao pessoal usar MUITO ele pra som misto... e a Galera começou queimar o negocio que nem Cigarro em balada! Ae tiveram que sacrificar algumas coisas pra conseguir fazer ele aguentar mais! e no caso a musicalidade ficou devendo!

Mesma coisa aconteceu com os Bicho Papão, que na minha opinião nos anos 2005/06 eram os melhores SUBs de CxB que tinha... (a linha 800RMS)... Ae veio esse com "Cara Nova" e ficou uma porquera!

Compartilhar este post

Link para o post

Poisé eu escutei muito bem do modelo antigo ai resolvi compra o upgrade porem só havia o modelo "NOVO" fiz td certinho.. quando coloquei a tocar... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...