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Hellmind

[Honda Fit] Finalmente caixa de fibra

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Por motivos financeiros fui forçado a fazer um downgrade de carro. Passei para frente um Fit 2008 EX mecânico e peguei o atual LXL 2004 mecânico que era da minha irmã. Deixando o papo mole de lado, vamos para o que interessa.

 

A minha vontade: DVD 2 din no painel (indiferente de marca, desde que seja boa), fullrange nas colunas, falantes originais nas portas, 5 canais amplificados para que seja possível fazer todos os cortes ativos, manta asfáltica nas portas e caixa em baixo do estepe com o meu velho guerreiro Infinity.

 

A realidade: Alpine 9872 no painel, falantes originais nas portas tocados pelo player e um amplificador MTX MXA6004, um Blaupunkt TSA280 (mesma família do PA2150, só que mais fraco) e o sub Infinity parados.

 

Como não aguentava mais ficar sem o mínimo de grave, quando eu ainda estava em Joinville decidi instalar o TSA e uma caixinha com um falante de 8" residencial que estavam parados. O resultado se resume a decepção, mesmo com o ganho no máximo a diferença de volume entre as amplificadas e a saída pré é muito grande, o falante no porta-malas só aparece em músicas que tem reforço de graves.

 

Como estou de férias esta semana e a próxima, decidi ao menos começar devagar o projeto da caixa em baixo do estepe.

 

O carro inteirasso, não bateu os 100kkm ainda:

11agvnn.jpg

 

A caixa que tocava legal quando eu tinha o Palio, mas que me deu desgosto agora:

2gwf7yu.jpg

 

A parafernália apenas para a base da caixa:

2q8wqx2.jpg

 

Carro preparado para ser laminado:

2uxvejk.jpg

 

Como sou uma pessoa de pouca sorte, qualquer cuidado é pouco:

2uoouut.jpg

 

Melhor coisa a se fazer quando trabalhar com fibra, já deixar a manta disposta a receber a resina:

14l26ba.jpg

 

Resina aplicada:

10q9yqa.jpg

 

Carro ao sol para ajudar na cura:

213fxu0.jpg

 

Como sou uma pessoa de muita sorte, esta é a terceira vez que eu mexo com fibra de vidro e o tempo "vira" logo após preparar o carro com fita crepe.

 

Qualquer dúvida estou a disposição e qualquer novidade eu posto aqui.

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Se São Pedro sacanear você, sacaneie ele também:

xbbceo.jpg

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Queria tanto ter coragem de fazer isso! HUAHUAHAA

 

Acompanhando, boa sorte ;)

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Algumas dicas para quem for trabalhar com fibra de vidro:

 

- Misture pequenas porções de resina com o catalisador para trabalhar. Assim você consegue espalhar a resina sem medo de que ela endureça e dá mais atenção a todos os pontos da peça.

 

- Capriche nas junções entre uma manta e outra. Esta parte é delicada e eu não dei o devido valor. Resultado, algumas áreas ficaram sem resina na manta que ficou em baixo.

 

- Evite formar poças de resina, assim a peça curará mais rápido. Quando for trabalhar em superfícies verticais, comece a espalhar a resina pela parte de cima.

 

- Não espalhe a resina como se estive pintando. Se fizer isso a manta que já estiver impregnada começa a se soltar e enche a trincha de fibra. Mergulhe a trincha na resina e deixe-a encostada na manta por alguns segundos, só espalhe se formar excesso.

 

- Se for usar desmoldante abuse da quantidade mas não deixe formar poças. Só comece a trabalhar com a fibra quando ele estiver bem seco.

 

- Vai fazer sujeira, por isso cubra com jornal e fita tudo que for possível. Quando remover a peça e a fita crepe, tenha em mente que vai ter que ficar um bom tempo com uma lata de thinner e um pano em mãos para remover toda a cola que a fita irá soltar.

 

- E a menos importante mas interessante para quem quer mexer com isso, esteja calmo e saiba que irá perder bastante tempo com isso, ficará um bom tempo em posições desconfortáveis para cobrir áreas de difícil acesso e no dia seguinte acordará todo dolorido.

 

E o resultado parcial:

259hj68.jpg

 

A parte mais chata de todo o processo:

14ui1aw.jpg

 

Para finalizar eu repasso a dica de um amigo que mexe com isso há um bom tempo. Se possível toda vez que for trabalhar com qualquer tipo de solvente, trabalhe com um pouco de fome. No meio do serviço se a fome começar a passar é porque é hora de dar um tempo.

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Uma coisa que costumo fazer, é passar resina no local antes, e depois jogar a manta por cima, assim absorve melhor na manta (isso na 1ª camada, e nas outras também).

Vai um pouco + de resina, mas evitar de acontecer falhas (bolhas) na fibra, assim melhorando a resistência tb.

 

Uma dica é passar cera de polir por cima do que usar para forrar, assim desmolda bem fácil.

 

Dessa você vai precisar: depois quando for lidar com a fibra (cortar, lixar e por aí vai), passe talco nos braços e onde + for aquela poeira, assim não tem perigo que dê aquela coceira depois.

 

Abraços,

Vinícius.

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Grande Hell!!! Cara, tive Fit tbem, e tinha essa mesma vontade (caixa no estepe). Ele é um carro todo 'diferente' de espaços e soluções, mas usando a criatividade, fica bem legal pra som... curtia muito o Fit, fiquei uns 2 anos com ele, depois nenhum carro parou na minha mão tanto tempo!

 

Boa sorte amigo, tou acompanhando aqui! :legal:

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Agradeço a todos que estão acompanhando e torcendo para que dê certo.

 

Por acaso alguém tem alguma dica de como remover aquela gosma (cola) que fica na parte de baixo da peça por causa da resina e da fita crepe? Como domingo almoço de família é sagrado, voltei a mexer na peça só agora pouco.

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Agradeço a todos que estão acompanhando e torcendo para que dê certo.

 

Por acaso alguém tem alguma dica de como remover aquela gosma (cola) que fica na parte de baixo da peça por causa da resina e da fita crepe? Como domingo almoço de família é sagrado, voltei a mexer na peça só agora pouco.

 

Grande Hell, acompanhando o projeto aqui. Tá ficando massa! Se queres tirar aquela cola do fita crepe, utilize WD (original) e passe um pano macio aos poucos e em pequenas partes. Dê um pequeno jato de WD em uma pequena área, passe o pano e a hora que notar que o pano não está tão limpo naque área, vire ou use outra pequena parte. Se a peça for plástica e ficar meio esbranquiçada, passe um silicone em spray de boa qualidade depois que fica zerado. Utilizei no painel do Fiat Prêmio aqui.

 

Um abraço,

Sérgio.

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Sérgio, obrigado pela sugestão. Eu tinha certeza de que possuia um tubo de WD em casa, mas procurei e não achei. Arrisquei borrifar talco nas partes pegajosas e deu certo, mas fez certa sujeira.

 

Vamos ver se vou conseguir mexer com MDF ainda hoje.

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Hoje o dia foi complicado, já acordei com dores nas costas. Taquei o fo**-se e resolvi continuar.

 

Forrando o estepe para receber a fibra+resina:

bj9uhc.jpg

 

Esta peça deu trabalho, quase uma hora para acertar o tamanho e encaixar na peça de fibra:

2rymvs6.jpg

 

Visão geral da bagunça:

znvuoo.jpg

 

A parte que irá por dentro do estepe, faltando apenas a resina:

1zdogmh.jpg

 

Equipamento show de bola, peguei emprestado com um amigo pois a minha de R$50 iria atrasar o serviço:

fnbmdf.jpg

 

O que me aguarda amanhã, comprei mais um quilo de fibra e mais três de resina para reforçar tudo:

30cq6nr.jpg

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Belo topico...

 

Acompanhando!

 

To pensando em fazer uma caixa deste tipo no carro da patroa... Quem sabe, né?

 

[]s

 

Rui

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Updates do dia:

 

Base reforçada com muita manta e resina, na média cada parede recebeu 5 camadas de manta. Só a área mais escura recebeu 9 camadas pois é uma parte que não ficará apoiada em nenhum ponto do carro e assim fica mais suscetível à vibrações:

dgjfjn.jpg

 

Esta peça é o baffle do falante e a peça onde o estepe ficará apoiado:

303enly.jpg

 

Método de secagem rápida para poder retirar a peça amanhã de manhã:

334lmvc.jpg

 

Dei como finalizado o uso de fibra, não aguento mais a sujeira que essa desgraça faz. Agora só vou usar tecido, resina e massa plástica para soldar a peça a base e dar acabamento. Falta ainda recortar a peça de madeira que ficará no assoalho do carro prendendo o amplificador, a tampa que vai cobrir todo mundo e encarpetar tudo. Fora isso ainda tenho que passar todos os cabos, instalar um par de tweeters que tenho aqui parado e vou analisar o quanto de tempo que vai me restar para ver se fica viável colocar manta ou não.

 

Coisas que tenho certeza que não dará tempo mais que gostaria de fazer:

- Polir o carro e os faróis

- Pintar as rodas de bronze

- Restaurar o engate que esta todo enferrujado

- Mandar forrar o volante de couro igual ao do EX

 

É isto aí pessoal, amanhã tem mais diversão e mais uma cartela de Dorflex.

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LEgal hein!

Belo trampo parabens

Fibra eh tenso!

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Muito obrigado Cyro!

 

Update parcial de hoje. Acordei e logo já fui medir o volume da base para ter uma ideia de como o falante irá se comportar. Para a minha alegria deu pouco mais de 16 litros (sendo que não entrou o volume daquela peça do estepe), sendo que a Infinity recomenda 18 litros para a caixa selada. No meu antigo Civic eu tinha feito a caixa com 28 litros pois este volume é o recomendado para a dutada, mas achei que o falante na dutada ficava "bobão" e fechei o duto, o comportamento do falante foi muito melhor apesar da perda de SPL nas frequências mais baixas. Fotos:

 

A peça já fora do estepe, se soubessem o trabalho que deu pra tirar este demônio:

2ahwjfm.jpg

 

A meleca que a fica crepe faz quando reage com a resina:

206lod5.jpg

 

A base pré recortada, esta encaixando como uma luva no local:

2dbunip.jpg

 

Como vai ficar disposta a caixa no porta-malas:

23usxuq.jpg

 

Com o estepe em cima:

fawgbb.jpg

 

Será que vai vibrar?:

15n7p1d.jpg

 

Estou dando um tempo para almoçar e esperar passar a dor de cabeça (quinto dia já cheirando pó madeira, resina e afins). Depois do almoço espero reforçar a peça do estepe com massa plástica, soldar esta peça na base e dar um acabamento geral. Se não estiver muito tarde eu já saio para comprar carpete e recorto as partes das madeiras que serão utilizadas, ficando pra amanhã o encarpetamento e instalação do amplificador. A noite posto mais fotos.

 

Gostaria de alertar sobre os perigos de se utilizar o disco de corte sem os devidos cuidados. Esta é uma ferramenta EXTREMAMENTE PERIGOSA e exige muito cuidado ao ser operada. Em momento algum você pode forçar perpendicularmente fazendo o disco entortar. Toda vez que for utilizá-lo cheque para ver se não há nenhuma trinca no disco. Caso haja, descarte imediatamente, mesmo que a trinca seja pequena, e utilize um disco novo.

 

2ug1bis.jpg

Editado por Hellmind

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Muito legal o projeto.

 

Realmente discos de cortes são bem perigosos, principalmente quando usados em dremmels e afins.

 

É importante mesmo usar oculos de proteção, evitar forçar o disco no sentido que ele é fragil...

 

Parabéns, acompanhando.

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Muito legal o projeto.

 

Realmente discos de cortes são bem perigosos, principalmente quando usados em dremmels e afins.

 

É importante mesmo usar oculos de proteção, evitar forçar o disco no sentido que ele é fragil...

 

Parabéns, acompanhando.

 

Depois que vi no Discovery o cara que perdeu o intestino depois que um disco desses quebrou, nunca mais usei. Só uso se eu tiver uma armadura completa pra me proteger.

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Parabéns Hellmind. Fazer caixas de fibra Diy não são brincadeira. Eu passei trabalho quando fiz minha caixa na Fielder. E haja coceira. Essa sua caixa vai ficar muito boa mesmo.

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