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Andreati

SUB para IB em conversível - ajuda

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Pessoal, ajuda please !!!!! :banghead :banghead :banghead

 

Estou planejando um sonzinho pro meu XR3 conversível. É pra ouvir rock, principalmente Pink Floyd, com qualidade. Preciso de volume suficiente para manter um mínimo de qualidade mesmo andando com a capota baixada.

 

Depois de ver essas instalações:

http://autospeed.com/cms/title_Installing-a-FreeAir-Sub/A_0333/article.html

http://www.cardomain.com/ride/2670524/2001-bmw-m3/page-3

 

e a discussão sobre Infinite Baffle nesse tópico:

http://www.diymobileaudio.com/forum/diyma-sq-forum-technical-advanced/3860-infinite-baffle-subs-pros-cons.html

 

estou (quase) decidido a montar o subwoofer em Infinite Baffle instalado "atravessando" o banco traseiro, num recorte que eu viria a fazer na espuma. Algo bem parecido mesmo com as instalações que eu passei os links. Esse posicionamento incomum seria pra tentar direcionar o som para a parte com menos vento da cabine (abaixo da linha de cintura do carro), sem que o som tenha que passar pelas áreas com maior vento e turbulência quando da capota baixada.

 

Depois de umas boas pesquisas, acabei ficando entre uns 3 ou 4 subs que me parecem que tocariam bem em free air, e gostaria da ajuda de vocês para me decidir.

 

Semttulo.png

 

a coluna "Qtc em IB" é o Qtc que encontrei simulando cada sub com uma caixa selada de 320 litros, que é o tamanho do meu porta malas. Simulei usando a página disponibilizada na seção de artigos aqui do fórum mesmo.

 

Aí selecionei os que tinham Qtc maior que 0,5 (quanto mais próximo de 0,7 melhor, certo??).

 

Dentre esses (quem tiver outras alternativas pode falar tb!!), o que vocês acham?? Um JL10w3? Ou 2 JL's 10w0? Ou algum dos Rockford's? O T1D410 me parece a melhor opção para o meu caso... mas dizem que os JL seriam mais "musicais"... aí fico em dúvida... o que me sugerem????

 

O amp. eu vou decidir após decidir o sub, e na frente pretendo colocar um par de 2 vias de 6 ou 6,5" em pezinhos. Ainda não decidi quais, no momento vamos nos concentrar no sub...

 

Ah, sei que a idéia de sub em free air é um pouco controversa, mas pelo que li por aí é válida a tentativa sim... caso não goste do resultado é só fazer uma caixa selada e fica tudo certo.

 

Valeu galera, grande abraço!!! :legal: :legal: []-[]

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Por que nao um NAR 10SW2? pelo o que eu fiz aqui com os mesmos 320L do sue porta malas, ele sintoniza em 42hz e um baixo group delay.

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Por que nao um NAR 10SW2? pelo o que eu fiz aqui com os mesmos 320L do sue porta malas, ele sintoniza em 42hz e um baixo group delay.

 

ScuLt, valeu pela dica, como eu disse preciso de volume (potência???) pra conseguir ouvir bem o som mesmo com a capota baixada... esse NAR tem 180W, será que não seria muto pouco pro meu caso?? Ou essa potência não influi tanto assim no "volume" (nem sei se esse é o termo correto)??

 

E desculpe a ignorância, mas o que é group delay?? E esses 42Hz?? Como você simulou isso? O que significam essas informações na prática? E quanto ao Qts desse sub ser baixo (0,401, quando o ideal para IB seria próximo de 0,7, certo?), isso não vai atrapalhar??

 

Valeu, abraço!!!!

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Sub em conversivel é tenso... com capota baixada é a mesma coisa de não ter sub.

 

Pra rock, eu usaria 2 kits 2 vias na frente... um pezão pra 2 mids... fica muito bom.

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Para IB tem a linha JL Audio IB, tinha uns dynaudio antigos também.

 

Não adianta por qualquer sub em infinite baffle, se você estudar vai ver que é recomendada uma séries de valores para uma série dos parâmetros T/S.

 

Mas como o KLB disse, vai ser meio trash de pressurizar mesmo.

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pergunta idiota: pq nao vai pruma caixa dutada ou uma band pass ou alguma outra de alta complexidade? Ao menos vc teria maior facilidade em achar um sub ou 2 sem tanto problema, ainda mantem a originalidade do xr3 (lembrando que o xr3 é um renomado "capota car" ou seja, capotar ele é facilimo (ja tive um), em especial a traseira molenga dele, eu nao arriscaria cortar nada, pelo contrario, tem-se que por peso na traseira (pouco) e melhorar a torcao do carro é critica ao extremo vezes 2 ao cubo.

 

sei la... IB pode ate ser diferente, bonito, estiloso mas mesmo ele, nao vai dar um grave melhor que uma dutada no PM. SPL é dificil em qqr situacao mas pelo menos o grave presente vai ter (isso ate com uma selada ira conseguir... )

 

Ai eh pensar o estereo do carro, forte e presente. Fugiria dos kits tops pq nao irao render como devem e partiria para um MTX ou RF ou ate mesmo os receita de bolo com maior rms mas sabendo que SQ mesmo, vai ser osso.

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eu partiria para algo como o projeto do proprio kleber, se desistir da ideia do sub. Monta uns 3 pares de Full range pequenos nas colunas com uns 2 paras de mids e vai qeu vai

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O unico conversível com sub que prestava que ouvi, tinha uma band pass com o duto apontado pro encosto de braço traseiro...ficava bem legal de capopta fechada...mas quando abria...50% ia pro saco!

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astra-taranis, seriam dois motivos:

 

Primeiro, com o sub montado na mala, o som vai passar pra cabine parte pelo banco e parte (a maior parte, acredito) por cima, talvez entre o banco e o tampão... e aí com a capota baixada essa parte vai ser praticamente perdida por causa do vento. Falaram no outro tópico que abri pra decidir o posicionamento do sub que pode funcionar bem desse jeito mesmo, mas outras pessoa tb já falaram que não... então acho que é mais certo fazer a montagem do jeito que eu to pensando mesmo, com o sub atravessando o banco de trás (iria fazer um furo nele). Dessa forma jogo todo o som direto na parte com menos vento da cabine, perdendo menos do que se estivesse na mala.

 

E o segundo motivo seria o tamanho dessas caixas... uma selada que é menor até dá pra encarar, mas dutada ou band pass são muito grandes, não posso perder tanto espaço assim.

 

Aí pensei em partir pra selada... mas como achei aqueles links que coloquei no 1o post onde conclui que dá pra ter um Infinite Baffle tão bom quanto uma selada, resolvi tentar o IB, ocupa menos espaço.

 

....

 

A idéia de 2 kits na frente talvez seja boa tb... não sei se daria pra fazer um pezão tão "ão" assim, o espaço não é dos maiores... vou tirar umas fotos pra colocar aqui pq eu não tenho muita noção do espaço que seria necessário.

 

....

 

Mas voltando um pouco ao assunto inicial do tópico... outras sugestões pra IB?? Entre os citados (2x JL 10W0v3, 1x JL 10W3v3 ou 1x Rockford Fosgate T1D410), qual vocês acham que seria melhor???

 

Valeu galera, abração!!!

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