Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Genoveza

Stetsom 3k7 fotos internas !!!!!!

Recommended Posts

Achei que era só comigo que o barulho incomodava... Vou esperar seus testes thytoin! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei que era só comigo que o barulho incomodava... Vou esperar seus testes thytoin! :legal:

blz amigo, realmente é uma queixa de muitos, qualquer melhoria quanto isso estarei postando aqui pro pessoal :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

qual a medida do cooler?

quem sabe um com rolamento resolva o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

qual a medida do cooler?

quem sabe um com rolamento resolva o problema.

haushausha

mano o cooler é tão sensível que se passar uma graxa daquelas de baixíssima viscosidade ele trava ! tem que ser no máximo um óleo fino (o quanto mais fino melhor) imagine adaptar nele um rolamento mesmo que bem pequeno, impossível ! além do mais que os coolers são uma espécie de motor Brushless, ou seja motor DC sem escovas pois é o magneto que gira os enrolamentos ficam estáticos. o eixo é um pino de aço temperado com menos de 1,6mm de diâmetro. o negócio é tentar fazer o mesmo sistema de amortecimento usado em HU's na parte de mecânica do CD.

Compartilhar este post

Link para o post

um comentário meio bobo mais lá vai rs

eu (creio que muitos também,) não contente com o barulho do cooler da ST retirei o danado, e lubrifiquei ele com óleo bem fino.

só que o detalhe é que segurando ele na mão (ligado em bateria pra teste) o danado tem um ruído minimo !! bem suave como um cooler de PC.

pensei que tinha resolvido o problema, aí que me enganei heueheueheuh

montei desgramado o mesmo barulhinho irritante voltou !

cheguei a uma conclusão que o barulho vem mais de trepidações por falta de balanceamento da ventoinha já que é preso a lateral da carcaça do módulo !

ainda não fiz mais testes mais creio que colocando amortecedores entre ele e a carcaça deva resolver heim.

seria o fim do barulho chato !

no proximo fim de semana vou fuçar mais um kadim aqui e ver se resolve. :legal:

É aquilo que eu te falei, o cooler em si nao é muito ruidoso. Grande parte do problema mesmo esta no modo em que o mesmo esta preso, direto no ferro e na vertical. Se colocar uma especie de "almofada" fazendo com que a almofada fique entre a carcaça do amplificador e entre o corpo do cooler ja reduziria bastante o ruido ;)

Compartilhar este post

Link para o post

haushausha mano o cooler é tão sensível que se passar uma graxa daquelas de baixíssima viscosidade ele trava ! tem que ser no máximo um óleo fino (o quanto mais fino melhor) imagine adaptar nele um rolamento mesmo que bem pequeno, impossível ! além do mais que os coolers são uma espécie de motor Brushless, ou seja motor DC sem escovas pois é o magneto que gira os enrolamentos ficam estáticos. o eixo é um pino de aço temperado com menos de 1,6mm de diâmetro. o negócio é tentar fazer o mesmo sistema de amortecimento usado em HU's na parte de mecânica do CD.

filho, existem vários modelos de cooler com rolamentos, já prontos, nada de gambiarra.

eles são usados em placas de video, processadores, gabinetes de computadores, etc...

http://www.oderco.com.br/cooler+para+gabinete+ec9225m12ca+ball++evercool/produto/10804

esse é um ex. de 92mm :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

filho, existem vários modelos de cooler com rolamentos, já prontos, nada de gambiarra.

eles são usados em placas de video, processadores, gabinetes de computadores, etc...

http://www.oderco.com.br/cooler+para+gabinete+ec9225m12ca+ball++evercool/produto/10804

hum verdade ! más o cooler em sí não faz barulho e sim algo que ocorre da forma como ele é preso.

más vou postar as medidas dele :legal:

40x40mm x 20 de espessura, distancia de furação centro a centro (4 furos) 31mm x 31mm.

Compartilhar este post

Link para o post

nessa medida é mais dificil, vou ver se consigo menor em algum fornecedor, esse q eu postei tá perto de 6 lulinhas só.

acho q o fato de ter rolamento, reduz a vibração. talvaz ajude, ou não. pasmafaute

edit - achei um no ml. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-192660867-micro-ventilador-40x40x20mm-fan-cooler-12-volts-rolamento-_JM

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

Sim sim, existem varios tipos de rolamentos, os mais conhecidos mesmo sao os bass e sleve. Mais creio que o problema nesse caso, do ruido em excesso dos coolers nao seja nem a falta de qualidade do fan em questao, e sim o modo em que o mesmo esta preto na carcaça do amplificador, se der um tratamento melhor nessa parte, colocando algo para amortecer entre a carcaça do amplificador e a carcaça do fan ja resolveria grande parte do problema :)

Compartilhar este post

Link para o post

Será que esse barulho não seria o barulho do vento? Talvez não tenha por onde sair e faça o barulho, não sei...

Compartilhar este post

Link para o post

Será que esse barulho não seria o barulho do vento? Talvez não tenha por onde sair e faça o barulho, não sei...

Entao Guedes, em alguns amplificadores pode sim ocorrer isso, pois o fluxo de ar expelido do fan vem em grande velocidade, e em alguns amplificadores a "grade" do fan é bem fechada, o que acaba dificultando a passagem do ar e assim gerando ruido, mas felizmente nao é um problema na carcaça da 2K5E. Pois ela é bem aberta, da uma olhada na foto:

163201015372667.jpg

O maior problema mesmo ta entre o contato do corpo do fan com a chapa do amplificador

Compartilhar este post

Link para o post

aqui tem uns + em conta, mas lendo os manuais dele me veio aquela duvida:

cooler com rolamento, ruído: 36db

cooler com rolamento, ruído: 34,5db

se o cooler com rolamento tem nivel de ruido maior, acho q não resolve. a não ser q com bucha cause certa vibração mesmo.

uma ideia q me veio agora, não se alguem já desmontou um drive de cd de computador.

ele tem dentro, 4 buchas de borracha bem macia (talvez seja até silicone), pode ser q sirva pra colocar entre o cooler e a carcaça do amp.

não sei se cd automotivo tem o mesmo sistema antivibração.

http://www.asafan.com.br/loja.html

cooler com rolamento

cooler com bucha

Compartilhar este post

Link para o post

Desde que comprei meu primeiro Stetsom eu venho reclamando desse maldito cooler barulhento.

O desgraçado me irrita tanto que contou vários pontos negativos ano passado quando estava em dúvida entre SD5000 e 5k2E.

Compartilhar este post

Link para o post

aqui tem uns + em conta, mas lendo os manuais dele me veio aquela duvida:

cooler com rolamento, ruído: 36db

cooler com rolamento, ruído: 34,5db

se o cooler com rolamento tem nivel de ruido maior, acho q não resolve. a não ser q com bucha cause certa vibração mesmo.

uma ideia q me veio agora, não se alguem já desmontou um drive de cd de computador.

ele tem dentro, 4 buchas de borracha bem macia (talvez seja até silicone), pode ser q sirva pra colocar entre o cooler e a carcaça do amp.

não sei se cd automotivo tem o mesmo sistema antivibração.

http://www.asafan.com.br/loja.html

cooler com rolamento

cooler com bucha

Acima de 30DB ja é algo que da pra se notar. O problema é que grande parte desses coolers de pequeno porte geralmente trabalham em altas rotaçoes (facilmente ultrapassam 6000rpm), como o mesmo trabalha rapido e geralmente sao fixados sem nenhum fator de amortecimento sobre a carcaça, acaba gerando essa trepidaçao, e dai vem aquele ruido chato

Desde que comprei meu primeiro Stetsom eu venho reclamando desse maldito cooler barulhento.

O desgraçado me irrita tanto que contou vários pontos negativos ano passado quando estava em dúvida entre SD5000 e 5k2E.

Realmente incomoda mesmo, o meu esta em baixo do banco do motorista, ou seja, a praga ta bem em baixo da minha orelha e realmente incomoda pra KCT, o jeito é tacar bass pra nao ouvir

Compartilhar este post

Link para o post

sobre o fluxo de AR creio que não seja as proteções, no meu 4k2 aqui é uma tela em "x" já testei sem ela também o ruido provem mesmo da forma como ele é preso. vou fazer alguns testes com materiais macios aqui pra ver no fim de semana.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, o topico foi só pra mostrar foto interna do modulo.

Agora os pontos negativos "ruido do cooler" concerteza ja teria resolvido se tivesse solução!

Se o modulo da marca Y nao tem, concerteza pq é diferente em algo!

1° Alguem sabe pq gera esse ruido?

2° Alguem sabe como retirar esse ruido sem ter que deixar sem o mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo meu cortou os fios do cooler da Stetsom 2k dele. :vts

Ele não suportava mais aquele barulho.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, o topico foi só pra mostrar foto interna do modulo.

Agora os pontos negativos "ruido do cooler" concerteza ja teria resolvido se tivesse solução!

Se o modulo da marca Y nao tem, concerteza pq é diferente em algo!

1° Alguem sabe pq gera esse ruido?

2° Alguem sabe como retirar esse ruido sem ter que deixar sem o mesmo?

Acabei de falar nos posts acima. Como esses coolers pequenos giram em altas rotaçoes (geralmente acima de 6000rpm) e sao presos sem nenhuma especie de amortecimento na carcaça do amplificador é meio que esperado que va fazer esse ruido chato. Uma especie de borracha entre o parafuso, de forma que fique entre a chapa do amplificador e o "corpo" do cooler ja reduziria bastante o ruido gerado ;)

Soluçao é claro que tem, porem tem que ver o custo disso em larga escala ne :)

Compartilhar este post

Link para o post

Ta bem melhoro o topico agora!

e minha tara 2.5 q tem dois coolers os dois fazem barulho tbm!!

mas esse barulho nao chega a e irritar pois acho bem importante o fan

mas qm sabe a suspensao resolva mesmo.. assim q algm testar posta ae!

Editado por Fernando GO

Compartilhar este post

Link para o post

Ta bem melhoro o topico agora!

e minha tara 2.5 q tem dois coolers os dois fazem barulho tbm!!

mas esse barulho nao chega a e irritar pois acho bem importante o fan

mas qm sabe a suspensao resolva mesmo.. assim q algm testar posta ae!

Cooler é complicado srsr...

lembro de quanto o marcelo comprou sua primeira SD2300 e o cooler fazia uma barulho...ele falo com juliano oq ele podria fazer.... juliano so perguntou se ficava em lugar ventilado... marcelo disse que sim... juliano mandou cortar os fios do cooler = )

cara nao sei pq nacional tem isso..os antigos AB fritavam ovos em cima e nao tinha disso(grande maioria) e nem por isso queimavam ou desarmavam...

Compartilhar este post

Link para o post

lembro de quanto o marcelo comprou sua primeira SD2300 e o cooler fazia uma barulho...ele falo com juliano oq ele podria fazer.... juliano so perguntou se ficava em lugar ventilado... marcelo disse que sim... juliano mandou cortar os fios do cooler = )

Atualmente acho que o cooler de todos os SD só são acionados acima de 40ºC. Isso é ótimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente acho que o cooler de todos os SD só são acionados acima de 40ºC. Isso é ótimo.

pior q é, se atingir os 40º é pq o som ta alto, se ta alto não ouve o cooler. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pior q é, se atingir os 40º é pq o som ta alto, se ta alto não ouve o cooler. :legal:

Uma ótima idéia, porque tem amplis que as vezes não vivem se cooler não hehee, agora, o meu nao é tao barulhento, já vi que as pás dele ficam num sistema meio flutuante, como se o mecanismo estivesse em cima de uma mola. Colei com dupla face 3M

Agora se o barulho não é exatamente do cooler então é falha do projeto que tem vibração e não foi pensado ou resolvido.

f4lgly.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

gente eu já disse o cooler não é barulhento e sim da forma como ele é preso, segurei ele ligado em minhas mãos o ruído é impressionantemente menor.

mais a ideia do cooler acionar acima dos 40° é muito boa devo admitir !

se eu não conseguir fixar o cooler com alguma espécie de amortecimento vou bolar um circuito eletrônico com LM35 ou algum PTC da vida e calibrar pra acionamento a 50° heueheueh, solução tem sim !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...