Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DMelo

MANIFOLD DIFERENTE

Recommended Posts

guto tava vendo uns videos seus no youtube

vi que você já testou manifold com o duto virado para câmara central e o duto na frete, reparou alguma mudança no rendimento ou na resposta?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, mas é praticamente uma SB1000.

Rapaz, a unica coisa parecida é o acoplamento de dois falantes aiuehiuaehiuaeh :vts

acho que o volume em litros chega a ser a metade da SB1000 e o projeto da Yamaha tem bem mais pico. Mas ai, tu prestou atenção na "abertura" da boca da caixa?! Vem uma linha continua, e de repente abre no final. Tipo considerando que a câmara central seria uma corneta, será que ali da alguma diferença!?!

Compartilhar este post

Link para o post

Quem aqui acompanha o mercado do som profissional? Pois bem... MUITOS pararam de usar essa SB1000...

1º pela resposta de freq. que é limitadíssima! (ela NÃO TOCA acima de 120hz com clareza, fica aquele timbre horrível de Grave SUJO, sem dizer que não toca bem a curta distância! Os técnicos de som adoravam ela, pois ela na House-Mix tenha aquele grave GORDO, mas quem estava entre a House e o Palco escutava nada disso... só aquele Buraco das caixas altas com o Sub-Grave)

2º pela manutenção dos Sub's (como muitos sabem, existe uma fadiga da borda do Sub com essa angulação... periodicamente vc tinha que desaparafusar os subs e "girar" eles...) (certeza que os sons de carros que tem caixas assim, não fazem essa manutenção neeem F*den**)

3º pelo tamanho! (a caixa é ENORME e consome um espaço enorme em um carreta)

E sabe por qual caixa foi substituída na maioria das vezes? a boa e antiga SB850 que é uma Bass Reflex!

EU sou contra o uso de Angulação em caixas do tipo Manifold!

Tem uma caixa gringa com falantes com cone de Kevlar de 21" que é uma Manifold com os falantes um de "cara" para o outro! Tenho que revirar minhas revistas aqui pra achar a marca e modelo!

Lembro de ler relatos na "Áudio Música & Tecnologia" sobre essa caixa, e os caras elogiando horrores seu rendimento em baixas freq. sem embolar, nem atrapalhar a monitoração no palco (pra quem não sabe, tem certos tipos de caixa de Sub-Grave que F*DEM a microfonação e monitoração do Palco!)

Quando li isso, ae sim parti REALMENTE para meu projeto de Manifold!

Quando algum cliente meu quer um projeto de Manifold, eu já aviso que não faço essas Mani do pessoal do Norte e Nordeste! Faço MEU projeto, e já aviso que tem que ter uma ótima cobertura de médio-grave, pois a caixa é para SUB-GRAVE!

Sabe o problema do som automotivo? A Galera quer ter rendimento de "P.A" em um porta-malas de um Palio! e não é assim... ae fica fazendo aberrações em forma de caixas inspiradas em caixas usadas em som aovivo! E muitas vezes a caixa não TOCA, ela faz Barulho!

Cara a galera aki ta discutindo sobre caixas manifold e a maioria aki sabe que essas caixas são antigas e ninguém mais usa, mas ja que o assunto é "Manifold", a Sb1000 nao poderia faltar. Sobre as SB 850, todas as locadoras que eu vejo aki na minha cidade so usam essas na via de graves, o que eu acho que nao deveria existir em evento de grande porte e ao ar livre, pois como todo mundo sabe nao tem rendimento pra quem ta escutando a 10 metros de distancia, ainda mais com falantes que não fazem parte do projeto original.

Sobre a angulação, cada caixa é feita de acordo com a intenção do cliente. Vc fala que so faz o seu projeto q é pra tocar SUb-grave o que é feito pra Som mecânico, mas pra quem quer escutar o bumbo da bateria batendo nos peitos?! Acho depende do tipo de musica q vc for escutar. As manifold daki do Nordeste, nao foram criadas aki, foram apenas adaptadas para entrar dentro do porta malas de um carro e não tome apenas como base as caixas dos Diogenes, eu ja vi muitas decendo bastante e tocando bonito.

Sobre som automotivo, eu concordo com vc que existem muitas aberrações e muita gente se dizendo profissional e não sabe po*** nenhuma! Mas é logico q é possível ter um rendimento de PA dentro de um carro, basta abrir espaço no carro rsrs O problema é q o cara ter um alto rendimento apenas usando a mala do carro.

Editado por o_cara

Compartilhar este post

Link para o post

Cara a galera aki ta discutindo sobre caixas manifold e a maioria aki sabe que essas caixas são antigas e ninguém mais usa, mas ja que o assunto é "Manifold", a Sb1000 nao poderia faltar. Sobre as SB 850, todas as locadoras que eu vejo aki na minha cidade so usam essas na via de graves, o que eu acho que nao deveria existir em evento de grande porte e ao ar livre, pois como todo mundo sabe nao tem rendimento pra quem ta escutando a 10 metros de distancia, ainda mais com falantes que não fazem parte do projeto original.

Sobre a angulação, cada caixa é feita de acordo com a intenção do cliente. Vc fala que so faz o seu projeto q é pra tocar SUb-grave o que é feito pra Som mecânico, mas pra quem quer escutar o bumbo da bateria batendo nos peitos?! Acho depende do tipo de musica q vc for escutar. As manifold daki do Nordetes, nao foram criadas aki, foram apenas adaptadas para entrar dentro do porta malas de um carro e não tome apenas como base as caixas dos Diogenes, eu ja vi muitas descendo bastante e tocando bonito.

Sobre som automotivo, eu concordo com vc que existem muitas aberrações e muita gente se dizendo profissional e não sabe po*** nenhuma! Mas é logico q é possível ter um rendimento de PA dentro de um carro, basta abrir espaço no carro rsrs O problema é q o cara ter um alto rendimento apenas usando a mala do carro.

Simples bicho... só ter um sistema de "GRAVES" bons... temos taaantos falantes de grave bons de 12" no mercado poxa vida... Deixa a caixa de SUB, pra SUB!!! Quando vc faz uma caixa de SUB tocar acima de 120hz, ela fica com aquele grave SUJO, feio, e é o que mais vejo em trios aqui em SPL!!! Já vi trio usando Selenium Tornado em FULL-RANGE, toca? Toca sim, mas é HORRÍVEL! se o cara tirasse 2 drives D405 do projeto e pegasse 2 médio graves BONS de verdade, ele moraria 70% o som... mas não... o cara deixa como está pq tá "TOCANDO" bem...

Já montei uns 2 SETS com a mani que eu projeto, e médio grave FORTE e bicho... ficou ótimo...

Mas concordo que esse assunto é longo e chato rsrsrs...

Compartilhar este post

Link para o post

E ai Renan, de nada cara []-[] Eu quero agradecer a vc tbem pelo Material enviado, recebi la tudo certo. Esse tópico ta muito interessante, o engraçado é que, pelo o q eu to vendo, não existe (pelo menos ainda) uma definição exata do que é uma manifold.

Kleber sobre as caixas MTL2 que eram muito usadas no passado, será que a maioria dos trios da Bahia de antigamente usavam?! Ou quem dominava eram as caixas cornetadas?! Pq antigamente os trios davam uma porrada muito forte, hj em dia o negocio é meio sem graça.

Grande companheiro de forum! seria possivel repassar pra mim este material? meu e-mail é andreluis.franke@yahoo.com.br! Desde já agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande companheiro de forum! seria possivel repassar pra mim este material? meu e-mail é andreluis.franke@yahoo.com.br! Desde já agradeço!

Véi...

cê merece um aperto de mão por reviver esse tópico

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

Essa da direita ai ta paracendo aquela que o Diógenes projetou... a tal de TS18

* oh fuck, coveiro mode on! kkk

Editado por alemao89

Compartilhar este post

Link para o post

Só acrescentando uma experiencia minha, simp0lesmente virei o falante, pois a caixa não tinha como ser maior e estava com 72l pra um toma de 18". Como a caixa dos medios que fica na frente forma uma parede, bixo, o bagulho endoidou a tocar! Eu não acreditava nesse tipo de caixa e hoje penso diferente! Espero ver ainda uma mani bem construida tocando ou uma bazuca. T18 ja vi, é um absurdo na faixa de frequencia que foi projetada para tocar! Como falaram acima, ja montei muito woofer de 15 em full, hoje, no más! Prefiro dos 40 aos 200 Hz! Mas ainda to na esperança de receber esse material ai comentado!

Compartilhar este post

Link para o post

Q só PARECE uma t18 pq eh uma meia cw218...a t18 eh uma horn.

Joéster,

Mas se a cw218 é uma caixa que usa o coletor manifold para o acoplamento entre os 2 ou mais alto falantes qual é o sentido de uma "meia" cw218?

Eu acho que essa caixa é uma corneta

Compartilhar este post

Link para o post

Essa da direita ai ta paracendo aquela que o Diógenes projetou... a tal de TS18

* oh fuck, coveiro mode on! kkk

A gente meio que se obriga a fuçar e desenterrar visto que o conteúdo dos posts atuais em nada acrescentam ao nosso conhecimento!

Compartilhar este post

Link para o post

o nome dessa caixa é TS18 e eh criada pleo Tico Som em fortaleza

Santa ingenuidade!

TS18 = Tico Som 18 (polegadas)

Santa criatividade!

O que seriam dos mais "expertos" se não fossem os leigos que não buscam a verdade? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...