Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

2 caixas Dutadas Podem Virar 1 ManiFold?!

Recommended Posts

Fazendo uns (muitos) testes nesses últimos tempos, acabei fazendo uma brincadeira que ficou BEM LEGAL!

Com diz o Ditado: Na necessidade que ocorrem as grande ideias!

E isso é FATO, hoje em dia com o Apartamento e cada vez mais parcelas de Cartão pra Pagar, eu acabei ficando com meu SET muito reduzido, que se resume em:

1 Player Pioneer com USB/Ipod

1 Kit 3 vias DIY (médio grave que eu mesmo fabriquei de 6", full range de 3" comprado na Santa Efigênia e Tw de 2" de Papel, da SONY) em Pesinho de 7 Litros Selado. LIGADO NO PLAYER DIRETO, SEM MÓDULO!

1 Amplificador Facon 220RMS (é o que diz ter, não medi na bancada pra ver rsrsrs) 2 canais que uso em Bridge para tocar meu sistema de SUB!

2 Woofer 12" (SUB?!) de uma marca chamada NATS de 75RMS 8Ohms cada, que teve umas MUITAS MUDANÇAS pra chegar como está hoje em dia... (foi trocada a suspensão, foi acrescentado peso no Cone para Menor FS, entre outros rsrsrs)...

2 Caixas de 40L, sintonizada em 45hz!

Ae começa o estudo...

Eu usava essas 2 caixas pra complementar meu sisteminha de som pra festas... Como minhas 2 caixas amplificadas não tocam um grave BOM, eu fiz essas 2 de 40L para os woofers de 12" pra dar um reforço! Só que a principio, eu usava sintonia de 55hz... achando que era uma sintonia boa, já que não tenho parâmetros dos woofers, mas a caixa não rendia bem... não ficava legal... gerava um cancelamento GRANDE com as caixa amplificadas, e ficava muito ruim!

Ae um dia de folga, tirei os falantes da caixa, e fui medir o FS deles, depois de todas as modificações que disse que fiz ae em cima... e pra minha surpresa, os WOOFERS estavam com FS em 37hz! o_O'

Como 37hz é bem baixo para uma caixa de Graves, e ainda mais pra 12" e com 75RMS, resolvi testar algumas sintonias próximas à 40/50hz... Cheguei à 45hz, que ficou PERFEITAMENTE BEM CASADO com o Woofer! Parecia até que tinha trocado de amplificador, pois o GANHO nas baixas freq. Dobrou! Realmente uma Sintonia BEM FEITA muda completamente o som de sua caixa! #FicaADica

Mas como sou realmente um cara teimoso, coloquei na cabeça que tinha que melhorar ainda mais o Ganho desse sistema de 150rms que eu tenho rsrsrs... Logo me veio à cabeça tentar fazer um arranjo ManiFold com essas caixas pra ver o que ia dar... Mas não queria construir outra caixa... eu queria aproveitar o que eu já tinha em casa... Então peguei 3 pedaços de MDF que tinha aqui jogado, e virei uma caixa de frente pra outra e parafusei!

A primeira tentativa foi uma Porcaria... deixei de espaço entre os falante coisa de 40L!

A segunda tentativa foi BEM MELHOR, deixei um espaço de 20L entre os falantes!

A terceira tentativa para ter certeza, foi Mais ou menos... deixei 30L entre os falantes...

Fechei com 20L mesmo... O resultado foi realmente assustador... se vc escutar tocando pessoalmente (vou gravar um vídeo, mas não é a mesma coisa) vc não acredita que são 2 falantes de 75RMS tocando com um FALCON de 220 RMS!

Como o resultado foi MUITO BOM, resolvi fazer teste com falantes de 18", de um amigo que faz festa aqui no bairro!

Peguei suas 2 caixas de 120L e sintonizada em 45hz cada (que eu fiz) e virei uma de frente pra outra e comecei os testes!

1º tentativa, 120L entre os falantes (PORCARIA)

2º tentativa, 90L entre os falantes (Mais ou menos)

3º tentativa, 60L entre os falantes... Sub Grave ABSURDO!

Mas tenho que dizer os pontos negativos... a caixa tem um cancelamento de Fase MONSTRUOSO acima de 80hz... então... se vc não tem um bom sistema para cobrir de 80hz pra cima, não vale a pena tentar!

Outro Problema, a caixa fica GRANDE PACAS, essa dos 18" ficou com 1.40m de largura... MUITO GRANDE!

Mas também tem suas vantagens... na caixa de 12" o ganho em 55hz é MUITO FORTE, realmente é encorpado, e com POUCA amplificação!

na caixa de 18" o ganho ficou em 45hz... tivemos até que dar uma equalizada, pois o Subgrave estava se sobre-saindo em relação aos resto do sistema!

QUERO DEIXAR UMAS COISA BEM CLARA... ESSE RELATO QUE FIZ, NÃO TEM NENHUM TIPO DE ESTUDO FÍSICO, NEM ACÚSTICO, FOI SIMPLESMENTE UM TESTE QUE DEU CERTO... EU NÃO FAÇO IDEIA DE QUE PROBLEMAS NA CURVA DE RESPOSTA ISSO PODE TER, SE EXISTE ALGUM CANCELAMENTO QUE PODE SER EVITADO, NEM NADA DISSO! FOI SIMPLESMENTE UM TESTE QUE GOSTEI DO RESULTADO!

Vou providenciar fotos e um vídeo para vcs entenderem melhor o que estou dizendo!

Grande abraço galera !!!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto, o que vc fez foi repetir os primeiros estudos sobre Manifolds... o arranjo inicial era assim mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

eu já num sabia dessa! Mas só sei que ficou Bom viu mano!

Pra Galera que quer fazer uma caixa "reversível" acho que é uma ótima opção!

O que achei que daria problema, é um duto na frente do outro... mas nem deu... ficou BOM...

Compartilhar este post

Link para o post

nao testou com as caixas em 90º +/- ou com os dutos do lado da abertura.

talvez de uma aliviada nos cancelamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ow Klebão, é que usei o som na parada Gay que teve esses dias! rsrsrs

Mas falando sério, é que borrou com a tinta que passei pra baixar o FS, ae pensei, já que borrou, deixa eu borrar um pouco mais pra parecer Artístico! rsrsrs

Comprei aquelas embalagens que vem várias cores de tinta de tecido manja? ae fui passando as cores mais claras primeiro e depois passei o preto por cima!

cjainf, ficou uma PORCARIA em 90º perdi todo o Peso do Sub-Grave... ficou aquele gravezinhu normal! Quanto ao duto, também testei, e cancelou MAIS AINDA, só que ae cancelou em 70hz... ae ficou aquele Buraco de SUB e Grave manja? aquele som sem graça!

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Guto, agora analisando melhor tua postagem, vi que a caixa que fica entre os alto falantes, tende a ter 1/2 da litragem de 1 caixa né isso? O teu comentário lá, de que em cada lugar tem opniões diferentes, vc estava certo hein.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Tempos atraz naquele megatopico sobre as manifold tinha um comentário que pegaram na audiolist, onde dizia que o volume da camara central é entre 1/2 e 1/4 do volume da camara do falante... logo os volumes ai que o Guto testou batem com essa teoria. Outra teoria diz que a distância entre os falantes deve ser de 2/3 o diametro do cone.

So sei que ja fiz uma mani com os famigerados jabs, seguindo essas regras e ficou bem legal, o grave era pesado, tinha corpo, mas realmente nao toca acima dos 80 hz. E manifold eficiente de verdade pra mim é com os falantes de frente mesmo, nada de inclinação, a não ser no trio com inclinação leve pros falantes subirem um pouco mais.

Editado por D. Castro

Compartilhar este post

Link para o post

a minha tá com angulo de 60º +/-, camara central acho q maior q a cx e os falantes de budinha (uih) um pro outro.

ta tocando de 50 a 160hz, vo calcula direitinho os volumes lá depois posto ai.

dsc03231w.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Esse negócio colorido aí na borda do sub é pra quê? Tá virando goiano?

Ow Klebão, é que usei o som na parada Gay que teve esses dias! rsrsrs

eu ri viu kkkkkk

eh isso ai guto sempre botando em pratica mais um bom topico

Compartilhar este post

Link para o post

I2afael, vou ver se providencio isso rápido mano!

Teixeira Palio g3, é exatamente isso mano... 1/2!!! E vc viu só? o ORKUT é bem legal... mas tem muito nego chato pra po*** hahaha!!! Mas é legal ler os comentários!

D. Castro :+1

cjainf, eu particularmente não gosto desse tipo de Manifold... já escutei, e não em agrada... justamente pq conheço o som da manifold com o falante um de frente pro outro! Mas meus parabéns pela caixa, ficou linda!

tarcio_leal :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, os dutos saindo ali na camara central da um ganho a mais? ou pode ter problemas na fase?

Compartilhar este post

Link para o post

Problemas de Fase tem... isso é fato... não sei se por conta do Duto... mas TEM sim!

Mas como eu quis aproveitar 2 caixas dutadas e fazer essa brincadeira, acho que até tá tocando bem rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

um amigo aqui da cidade ve isso com dois MATADOR da selenium...putz ficou bem forte.... por ser dois SUB estava tocando mto bem pra fora

Compartilhar este post

Link para o post

heheheheh parece minha caixa, mas com 4 pioneer :P

soh q os dutos da miha eh pra frente, nao fica no duto central

o volume da minha caixa eh de 90-100 pra cada lado, e uns 50-60 no centro, eu gosto, mas como disse o gutão, fica fo** com corte alto, fica horrivel, uso corte 63hz, as vezes 80hz

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Guto, td bom?

Pelo que vc disse o fato dos dutos estarem virados um de frente pro outro na câmara central gera cancelamentos. Mas e caso a caixa fosse feita com as câmaras interligadas na parte do fundo e os dutos ficassem posicionados nessa área comunicante e todos direcionados para frente? Esse cancelamento ainda existiria? Teria algum benificio (teórico) neste caso?

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, to querendo monta um projeto com parte de sub grave 6 pioneer de 12 fz 37,2hz agora não sei se rola uma manifold pra eles tendo em vista q q vc fez pros fosgates que cancelava bastante não sei se por ta cortada freq muito baixa pelo tamanho da caixa.

Bom a idéia seria tocar os pioneer de 30hz a 70hz depois usaria uma via de 15"sds até 800hz onde entraria as D405.

Ai minha dúvida se renderia manifold pra sub, pois normamente se usa com woofer a exemplo dos de 18" que vc fez, nessa faixa de frequencia ja que vc usou com sub 12" de 37hz e deu certo.

Por ocasião e espaço a manifold iria servir como uma luva pois ficaria 3 em baixo virados pra cima e 3 em cima virados pra baixo, na parte inferior da mala da Doblo e acima deles os de 15"

A te pergunto será q vale apena arriscar vou começar o projeto em setembro.

Compartilhar este post

Link para o post

Upppppp hahahahah

Dúvida pra quem já fez:

Se obtém melhores resultados com os dutos saindo na câmara interna ou pelas face da caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...