Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DMelo

MANIFOLD DIFERENTE

Recommended Posts

otipo topico, eu concordo com o cleber, de inicio eu considerei uma BP6 a manifold, em parte, mas depois de ler o que ele postou, fiquei na duvida, e sinceramente não sei que caixa classificar ela mesmo rsrsrs

vo acompanhar o topico, pois realmente está interessante, dito que esta com um otimo nivel e respeito geral, coisa que a muito tempo não vejo no forum em geral.

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto, mas a SB1000 é angulada, rapá...

Aliás, existiu alguma outra Manifold fora MTL e SB1000?

Aliás, desculpem... mas pra mim esse lance de calcular o duto como toda a área da caixa é surreal.

Se eu tenho um conjunto de caixa + duto, não seria praticamente obrigatório que meu duto tenha medidas diferentes da caixa?

Afinal, vocês calculam o duto com a profundidade do box central, ou uma profundidade "livre" do falante até a borda externa da caixa?

Bem, contribuindo com o tópico, achei mais alguma coisa... Na verdade, achei uma pergunta minha na Audio List, 10 anos atrás...

http://audiolist.org/siteantigo/faq/faq_caixa_fal_sistem.htm#6

De: "walter ullmann" <walter_ullmann§hotmail.com>

Data: Sex Mar 30, 2001 4:50 pm

Assunto: SB 1000 / MTL 4 e EV

A maior vantagem deste sistema da ElectroVoice e' justamente o alto SPL por m3 de caixaria que o sistema produz.

Bem, no caso da MTL 2 e MTL 4, a grande sacada foi de fazer-se uma garganta muito eficiente, mas sem a corneta. Como todos sabem uma corneta é basicamente um filtro passa banda, onde a frequencia inferior é controlada pela area da boca e a superior pela area e volume da garganta, logo os caras fizeram uma garganta sem boca, que funciona muito bem na faixa de 2 oitavas, ou seja, entre 40 e 160 Hz.

Depois que tive que ler o material da EV a respeito do sistema - graças aos EDU's - pude ver um resquicio de luz no fim do tunel, do porque as MTL adaptadas com falantes de 15" não funcionam direito e tb porque elas vão bem com quase qualquer modelo de 18".

Tudo se relaciona com as dimensões do falante (diametro efetivo do cone - SD) e as distancias entre os centros dos mesmos. Tudo isso combinado acaba afetando o funcionamento da "garganta", consequentemente o rendimento.

Alguem comentou a respeito da SB1000, pois e', ela tem o mesmo principio de funcionamento das MTL, praticamente o mesmo rendimento das MTL2 e quase os mesmos problemas. Tanto na SB1000, quanto na MTL2, quando se resolve puxar a frequencia superior para valores acima de 160 Hz, o som tende a ser de lastimável a péssimo. E por sinal, o proprio pessoal da ElectroVoice, comenta que as BR (bass reflex) a partir de uma certa frequencia, acima de 100Hz as BR passam a ser muito mais eficientes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas as cornetas, caixas BP4/6/etc, LTs, Air Couplers... são todas caixas bandpass.

Aliás, interessante esse woofer. Tem uma informação bem interessante, que infelizmente poucos fabricantes gostam de divulgar: Compressão de potência @-3dB e @0dB. A 0dB têm-se 2.1dB, isto num falante fodão.

Imagine nos ultravox, batistaka e etc da vida, com 4x a potência no rabo. Praticamente se soca potência só pra compensar a perda... e se cria mais perdas.

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, mas a SB1000 é angulada, rapá...

Aliás, existiu alguma outra Manifold fora MTL e SB1000?

Isso mesmo,existe a angulação. Mas como é q se chega a formula de calcular esse Angulo?!

E a CW218 que o Diogenes usa?! É uma manifold tbem!

Falando nisso, ele ta usando agora tipo um "recalque" nas parades centrais internas, igualzinhas ao projeto original da Yamaha

cw218_AMELHOR.jpg

Será que existe alguma influência disso no som?! Eu vi alguém perguntando uma vez aki no forum se eu nao me engano, ele falou que era apenas para mudar a estética, mas eu tenho as minhas duvidas........

referências: http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=223

Editado por o_cara

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso paralela mas quando se faz ela com abertura em v tende e ter menos sub grave e mais grave;analizando a mesma como band pass nesse comportamento quando se abre o angulo esta fazendo com que a frequência da camara frontal suba assim ela tende a ter pico no seu limite superior não ficando com sua resposta plana e sim desalinhada

Mas ai tem um porém, as SB1000 Muitos falam q ela é exclusivamente pra tocar sub-grave e grave, mas ela tem uma angulação. Falando sobre frequências, acho que o Renan escreveu uma vez, que com os cones virados um de frente para os outros, eles conseguem transmitir as frequências de grave com mais spl do que os falantes invertidos, com a bobina de costas.

Editado por o_cara

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo,existe a angulação. Mas como é q se chega a formula de calcular esse Angulo?!

Bem, só se chega a uma fórmula de um jeito: Montando em medindo.

Acredito FORTEMENTE que a determinação do ângulo seja puramente empírica, montando e medindo até se chegar numa abertura que consiga conciliar SPL e extensão.

E a CW218 que o Diogenes usa?! É uma manifold tbem!

Sim, mas é praticamente uma SB1000.

Compartilhar este post

Link para o post

galera da uma olhada nesse projeto da 18sound

ta escrito manifold band pass subwoofer

http://www.eighteensound.com/staticContent/applications/kits/18Sound_kit18_dual.pdf

no fim tem um gráfico de resposta da caixa

uhm caixa que tem grafico vai ser bom para ver se bate / analizando seus volumes como se vc band pass, mas so vai depender de achar os parametros do falante ai resolve essa questão heheheh

Compartilhar este post

Link para o post

Quem aqui acompanha o mercado do som profissional? Pois bem... MUITOS pararam de usar essa SB1000...

1º pela resposta de freq. que é limitadíssima! (ela NÃO TOCA acima de 120hz com clareza, fica aquele timbre horrível de Grave SUJO, sem dizer que não toca bem a curta distância! Os técnicos de som adoravam ela, pois ela na House-Mix tenha aquele grave GORDO, mas quem estava entre a House e o Palco escutava nada disso... só aquele Buraco das caixas altas com o Sub-Grave)

2º pela manutenção dos Sub's (como muitos sabem, existe uma fadiga da borda do Sub com essa angulação... periodicamente vc tinha que desaparafusar os subs e "girar" eles...) (certeza que os sons de carros que tem caixas assim, não fazem essa manutenção neeem F*den**)

3º pelo tamanho! (a caixa é ENORME e consome um espaço enorme em um carreta)

E sabe por qual caixa foi substituída na maioria das vezes? a boa e antiga SB850 que é uma Bass Reflex!

EU sou contra o uso de Angulação em caixas do tipo Manifold!

Tem uma caixa gringa com falantes com cone de Kevlar de 21" que é uma Manifold com os falantes um de "cara" para o outro! Tenho que revirar minhas revistas aqui pra achar a marca e modelo!

Lembro de ler relatos na "Áudio Música & Tecnologia" sobre essa caixa, e os caras elogiando horrores seu rendimento em baixas freq. sem embolar, nem atrapalhar a monitoração no palco (pra quem não sabe, tem certos tipos de caixa de Sub-Grave que F*DEM a microfonação e monitoração do Palco!)

Quando li isso, ae sim parti REALMENTE para meu projeto de Manifold!

Quando algum cliente meu quer um projeto de Manifold, eu já aviso que não faço essas Mani do pessoal do Norte e Nordeste! Faço MEU projeto, e já aviso que tem que ter uma ótima cobertura de médio-grave, pois a caixa é para SUB-GRAVE!

Sabe o problema do som automotivo? A Galera quer ter rendimento de "P.A" em um porta-malas de um Palio! e não é assim... ae fica fazendo aberrações em forma de caixas inspiradas em caixas usadas em som aovivo! E muitas vezes a caixa não TOCA, ela faz Barulho!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Guto, mas a SB850 virou padrão de mercado mais por modinha mesmo. Abandonaram J Horns e W Horns, que tinham rendimento muito maior, por SB850. Isto até já foi artigo de muitos indignados... hehehehehehe.

Em termos de espaço, por mais que ocupem muito espaço, é reconhecido que a relação tamanho x rendimento é muito maior nas Manifolds e Horns que nas bass reflex.

Mas sim, o problema delas subirem é fato mesmo, embora muitos gostem de trabalhar com sets combinados de graves, o que te dá um grave que atenda as imediações e que atenda o fundo. Exemplo dos trios antigos, que usavam planar horn combinadas com J Horns.

Aliás, um set de J Horn no chão é algo bem interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

Não diria MODINHA Kleber, diria Versátil! Uma SB850 faz desde um evento pra mais de 10 mil pessoal , até uma balada pra 300! simplesmente com 1 caixa alta em cima com 1 de 12' e um drive TI! Acho que essa é a grande jogada que deu certo!

Teve evento que eu fiz, que cheguei a usar SB850 + Caixa RCF de 10"+Ti e foi perfeito! A liberdade de corte de freq. que ela te dá é bem grande!

Mas conheço SET's do Interior de SP que usando a parte de graves todinha com J-Horn juntamente com Line da Nexo! e fica lindo lindo lindo! Música Sertaneja fica porradão no peito!

Mas ainda defendo a questão que levantei ae em cima... Muitos fazem trio pra gerar BARULHO... e isso me irrita profundamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim guto, mas as Lines mostram que, quanto mais genérico, menos rende.

Já viu nego socando line em ambiente fechado? é PAVOROSO!!!! Parece que tá dentro do seu cérebro! Hauhauhauhauhauhau. Cada coisa no seu ambiente!

Mas sim, quanto ao trio, concordo 110%.

Compartilhar este post

Link para o post

bom baseado em todo esse blá blá blá q foi dito, resolvi sumular a minha manifold (igual essa cw218, projeto do diogenes) como se fosse uma bp6.

jogando as medidas dela no winsd, elá me deu um pico de pouco + de 7db (só 7, hsuahsuahs) entre 70 e 130hz.

com a faixa de frequência q eu uso nela, 50 a 160hz, ela passa um pouco dos 135db´s (ai qdo digo q as edt não tão sobrando tanto, pessoal não acredita).

o cone fica muito controlado, não chega a 7mm de excursão.

mas isso tudo na teoria, preciso medir pra ter certeza q é isso mesmo.

tenho o true rta instalado aqui, só me falta um microfone descente pra isso. mas vou testar no fds, mesmo com um xing ling da vida.

ah fiz a mesma simulação com os pw3, q tão numa caixa de projeto do fabio da som sc (só q o duto não é frontal e sim no fundo, dentro da garganta) e os bixim chegaram a 128db e uns quebrado.

só q morrem muito cedo, coisa de 400hz. o q na prática não se confirma, pois eles tão subindo tranquilo a 2500hz.

Compartilhar este post

Link para o post

uhm caixa que tem grafico vai ser bom para ver se bate / analizando seus volumes como se vc band pass, mas so vai depender de achar os parametros do falante ai resolve essa questão heheheh

os parâmetros do falante estão no PDF

mas aqui tem mais informações http://www.eighteensound.com/index.aspx?mainMenu=view_product&pid=288

vai em technical spec. tem os parâmetros la.

eu tenho uma duvida, com os falantes de frete um por outro o desgaste do cone ainda existe ou só diminuiu?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber... eu já discordo dessa coisa de que LINE não é pra ser usado em ambientes fechados... na minha opinião tem MUITO LINE que se comporta bem melhor "IN DOOR" do que OutDoor! Tanto é que esses Nexo (a grande maioria existente no Brasil) é para Indoor, mas os caras fazem os cambalacho e faz tocar Outdoor!

Mas enfim... hahaha o assunto é Manifold! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

os parâmetros do falante estão no PDF

mas aqui tem mais informações http://www.eighteensound.com/index.aspx?mainMenu=view_product&pid=288

vai em technical spec. tem os parâmetros la.

eu tenho uma duvida, com os falantes de frete um por outro o desgaste do cone ainda existe ou só diminuiu?

Diminui e ainda por cima controla bem mais o Xmax!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Kleber nessa questao dessas manifolds serem calculadas como BP de sexta ordem, a primeira coisa que me vem a cabeça é que para a abertura ser realmente um duto teria que ser menor que o recinto frontal oferecendo uma resistencia consideravel a passagem de ar... Show de bola o tópico, tomara que nao acabe como os outros!

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber... eu já discordo dessa coisa de que LINE não é pra ser usado em ambientes fechados... na minha opinião tem MUITO LINE que se comporta bem melhor "IN DOOR" do que OutDoor! Tanto é que esses Nexo (a grande maioria existente no Brasil) é para Indoor, mas os caras fazem os cambalacho e faz tocar Outdoor!

Mas enfim... hahaha o assunto é Manifold! rsrsrs

Mas isso é line pra indoor mesmo.

Eu tô falando da mesma galera que compra line pra ambiente aberto, e soca dentro de um clube. O bagulho parece que distorce dentro dos seus ouvidos, é muito escroto.

Compartilhar este post

Link para o post

cjainf, Bichão... Bla bla bla é f*da né? Mais respeito com oq ue foi dito no tópico bicho! pow!

O Guto, não quis faltar com respeito não, pelo contrário, respeito muito todos aqui.

só quis resumir toda a teoria q foi colocada no tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

O Guto, não quis faltar com respeito não, pelo contrário, respeito muito todos aqui.

só quis resumir toda a teoria q foi colocada no tópico.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

olha os graficos da simulação q eu fiz com um tornado na bp6 (se alguém me contar como simula com 2, eu refaço, só por favor, não me digam q é pra colocar 2 drive ou fazer uma isobárica).

90717296.th.jpg

75022873.th.jpg

89670387.th.jpg

edit - fotos da caixa pra quem ainda não viu.

subhx.th.jpg

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

Mas na simulação como BP6, comofas pra simular o efeito (e consequências) da Manifold?

Eu até tentei simular, mas tanto faz com falantes separados ou juntos... e acoplamento não entra na conta, e ele faz toda a diferença na dinâmica da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas na simulação como BP6, comofas pra simular o efeito (e consequências) da Manifold?Eu até tentei simular, mas tanto faz com falantes separados ou juntos... e acoplamento não entra na conta, e ele faz toda a diferença na dinâmica da caixa.

essa pergunta eu tbm quero resposta, hehe e sobre o acoplamento tbm. mas se ficar pior q a simulação da bp6 é coisa complica.

tu reparo no pico q tem nos 140hz, se abrir o cross pra 200hz por ex. ele passa fácil dos 12db.

pelo q deu nos gráficos da bp6 q eu simulei, a manifold se comporta de forma muito parecida (a minha pelo menos).

pelo q o diogenes tinha passado, ela tava sintonizada em 53/63hz (num lembro direito) e com pico de 6db em 120/125hz.

Compartilhar este post

Link para o post

OpO

que show esse tópico.

apóio o raciocinio do Guto a respeito dos falantes virados um de frente pro outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...