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MANIFOLD DIFERENTE

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Igual a da direita? Se for ela, nao eh uma manifold e sim uma T18 (ntenho ctza pois nao vi ela direito).

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Igual a da direita? Se for ela, nao eh uma manifold e sim uma T18 (ntenho ctza pois nao vi ela direito).

 

a T18 tem o "duto" na saida inferior da caixa, no caso é uma corneta se nao estou enganado

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A segunda eh manifold tradicional.. A terceira eh uma manifold com os falantes virados pra baixo. Se os dutos fossem lá no fundo, seria uma TIPO t18 (a t18 tem medidas fixas!)... E a "garganta" (se é q podemos chamar assim) á curta demais pra ser uma horn!

 

Tá mais pra manifold msm!

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o pessoal do ceara ta usado caixa nesse estilo ja faz um tempo vou procurar fotos

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O deiogenes tb ja postou foto de mt som no RN montado assim!

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Tem um paredão aki em natal que acabou de ser montado com essa caixas!

 

 

Ta um racha so pra descontrair rsrs

 

2 grandes paredões daki do RN

 

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Manifold tem o principio de ACOPLAR onda... essa coisa doida desenhada não tem nada a ver com Manifold justamente porque não existe esse acoplamento... Estar um do lado do outro mesmo que sem divisória entre si, não quer dizer que está tendo acoplamento!

 

Essa foto postada no tópico também não tem nada a ver com Manilfold:

 

pqaaacwsmdkkq7oconlt2zv.jpg

 

 

 

Essas caixas estão mais para uma Band-Pass de 6º ordem com sintonia bem alta no segundo Vb (T18 é isso), do que para Manifold!

 

Entendam que não estou dizendo que a caixa postada é ruim e bla-bla-bla, só estou falando que não é o que estão dizendo que é! :legal:

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Mas o principio de "Manifold" é coletar "AR", mesmo principio do Coletor de ar de um motor a combustão. Ou estou errado?!

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so digo uma coisa

 

manifold e band pass 6ª

 

segue o mesmo principio

 

 

na manifold a camara frontal onde fica os falantes com imâ invertido e simplesmente um grande duto onde o falante se situa dentro .

para quem tem noção de como verificar sintonia nesse tipo de caixa consegue se constara isso

acahndo a sintonia da camara frontal em comum

 

e o caso de reinventar a roda com nome diferente

 

e porque manifold sobe melhor que band pass 6ª (pergunta);; e porque a mesma tem pico na resposta proveniente da sintonia alta na camara frontal

 

so não enxerga quem não quer vê ou não tem noção de como se achar a frquencia de sintonia

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so digo uma coisa

 

manifold e band pass 6ª

 

segue o mesmo principio

 

 

na manifold a camara frontal onde fica os falantes com imâ invertido e simplesmente um grande duto onde o falante se situa dentro .

para quem tem noção de como verificar sintonia nesse tipo de caixa consegue se constara isso

acahndo a sintonia da camara frontal em comum

 

e o caso de reinventar a roda com nome diferente

 

e porque manifold sobe melhor que band pass 6ª (pergunta);; e porque a mesma tem pico na resposta proveniente da sintonia alta na camara frontal

 

so não enxerga quem não quer vê ou não tem noção de como se achar a frquencia de sintonia

 

Legal :vts

 

E no caso dos falante na "manifold" com os cones um de frente para o outro?!

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Legal :vts

 

E no caso dos falante na "manifold" com os cones um de frente para o outro?!

idem

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A caixa nmão é manifold MESMO.

 

Manifold é o acoplamento entre dois falantes em um pequeno espaço semi-fechado. A da foto é uma corneta.

 

Quanto a ser uma bandpass, sim, em partes, o funcionamento é parecido. Mas JAMAIS pode-se dizer que é uma bandpass de 6a ordem clássica, pois não há uma segunda câmara sintonizada. O princípio é outro. Manifold é também um transformador de impedância, está mais pra uma planar horn que pra uma bandpass.

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A caixa nmão é manifold MESMO.

 

Manifold é o acoplamento entre dois falantes em um pequeno espaço semi-fechado. A da foto é uma corneta.

 

Quanto a ser uma bandpass, sim, em partes, o funcionamento é parecido. Mas JAMAIS pode-se dizer que é uma bandpass de 6a ordem clássica, pois não há uma segunda câmara sintonizada. O princípio é outro. Manifold é também um transformador de impedância, está mais pra uma planar horn que pra uma bandpass.

 

sim há a camara frontal em comum tem sim sua sintonia e na s manifolds gira em torno de 120 130 hz

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sim há a camara frontal em comum tem sim sua sintonia e na s manifolds gira em torno de 120 130 hz

 

Sim, mas não é uma câmara ressonante.

 

A sintonia dessa câmara é igual à sintonia de uma corneta. Ou seja, não é uma sintonia (sintonia é coisa de sistema ressonante), e sim uma banda passante, que é determinada pelo próprio espaço físico entre os falantes e o tamanho da boca.

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Sim, mas não é uma câmara ressonante.

 

A sintonia dessa câmara é igual à sintonia de uma corneta. Ou seja, não é uma sintonia (sintonia é coisa de sistema ressonante), e sim uma banda passante, que é determinada pelo próprio espaço físico entre os falantes e o tamanho da boca.

Ensine o caminho das pedras pra gente!! Eu sempre quis saber cacular a banda passante dessa cãmara central em caixa "Manifold". Tipo como é q se calcula a distancia entre os falantes e como chegar no resultado desse espaço físico! E em que ponto entra o tamanho da boca.

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toda camara que tenha 5 paredes ressona e em conjunto com a outra camara traseira com um certo VB, mais parametros do falante irá gerar uma bamba passante; nesse caso com menor ou maior eficiência banada passante maior ou menor. que depende do alinhamento entre elas

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toda camara que tenha 5 paredes ressona e em conjunto com a outra camara traseira com um certo VB, mais parametros do falante irá gerar uma bamba passante; nesse caso com menor ou maior eficiência banada passante maior ou menor. que depende do alinhamento entre elas

 

Sim, mas a ressonância nesse caso é consequência. Numa câmara sintonizada, ela é o protagonista.

 

É preciso olhar pra ela como a garganta de uma corneta. O falante está praticamente em radiação direta, mas na verdade, está dentro de um outro sistema, onde o volume de ar deslocável é muitas vezes menor que o do ambiente, por isto o falante está em um ambiente de alta impedância (muita pressão, pouco volume).

 

Essa câmara, a princípio, não deveria oferecer uma suspensão acústica ao falante. Porém, quanto maior é a quantidade de ar deslocada, maior a pressão, e pela física, ação = reação. O cone é freado.

 

Numa bandpass "clássica" (direi assim, porquê discordo da nomenclatura bandpass a uma caixa específica, já que bandpass é um conceito que engloba outros muitos tipos de caixas, e a nomeação se deu por questões puramente comerciais) as duas câmaras amortecem o cone, e a intenção é que o falante apenas coloque aquele ambiente fechado para ressonar (por isto que a 4a ordem não traz ganhos em SPL, apenas possibilita manobrar a faixa de resposta pra onde seja mais interessante).

 

Indo mais além na análise, uma bandpass "clássica" não depende da relação entre volume deslocado e volume interno para determinar sua eficiência. Já numa horn e numa Manifold, é CRUCIAL. Quanto menos ar entre os falantes, melhor é o acoplamento, maior é a eficiência (e o volume interno da primeira "câmara" de uma corneta é quem determina a eficiência).

 

E, finalmente, tanto pra uma corneta quanto pra uma Manifold, o efeito de amortecimento causado por esta grande pressão na câmara é quem literalmente freia a caixa em baixas frequências. Na manifold ainda é pior, pois um falante trabalha contra o outro, e por isto o amortecimento é muito maior.

 

Sendo assim, é impossível traçar uma relação entre BP de 6a ordem "clássica" e uma manifold. Numa manifold, quanto mais espaço entre os falantes, maior é a resposta em baixas frequências, e menor é a eficiência, e vice-versa. Numa Horn, quanto menor o volume da "primeira câmara" (garganta), maior a eficiência, e menor a resposta em baixas frequências. Numa BP6a estes elementos sequer entram nos cálculos, e não afetam a resposta, desde que nos atenhamos a medidas realistas.

 

Colocando em pratos limpos, é preciso esclarecer:

 

-> Manifold não é uma caixa. É um tipo de acoplamento entre falantes. As caixas conhecidas como manifolds são, na verdade, cornetas. A MTL é uma Planar Horn.

 

-> Bandpass é um conceito, não uma caixa. Toda caixa que envolve restrição de banda passante pra aumento de SPL é uma Bandpass. Coloque aí as LTs, Air Couplers, Back Loaded Horns... O que nós chamamos de bandpass são caixas comerciais, que foram nomeadas com o nome de seu princípio de funcionamento.

 

 

É por isto que, quando o Paulo Duto simulava as manifolds como BP6, o gráfico de resposta sempre ficava totalmente fora da realidade. É preciso simular como uma Horn, e ainda assim, é preciso levar em conta o fato dos falantes trabalharem se amortecendo de forma mútua e não constante.

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Ensine o caminho das pedras pra gente!! Eu sempre quis saber cacular a banda passante dessa cãmara central em caixa "Manifold". Tipo como é q se calcula a distancia entre os falantes e como chegar no resultado desse espaço físico! E em que ponto entra o tamanho da boca.

 

Caminho das pedras? Não existe.

 

Mas pode começar a estudar sobre Horns, por exemplo.

 

Se você realmente quer, pode começar a dedicar algumas horas por dia nessa empreita, pois não existe uma receita.

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Sim, mas a ressonância nesse caso é consequência. Numa câmara sintonizada, ela é o protagonista.

 

É preciso olhar pra ela como a garganta de uma corneta. O falante está praticamente em radiação direta, mas na verdade, está dentro de um outro sistema, onde o volume de ar deslocável é muitas vezes menor que o do ambiente, por isto o falante está em um ambiente de alta impedância (muita pressão, pouco volume).

 

Essa câmara, a princípio, não deveria oferecer uma suspensão acústica ao falante. Porém, quanto maior é a quantidade de ar deslocada, maior a pressão, e pela física, ação = reação. O cone é freado.

 

Numa bandpass "clássica" (direi assim, porquê discordo da nomenclatura bandpass a uma caixa específica, já que bandpass é um conceito que engloba outros muitos tipos de caixas, e a nomeação se deu por questões puramente comerciais) as duas câmaras amortecem o cone, e a intenção é que o falante apenas coloque aquele ambiente fechado para ressonar (por isto que a 4a ordem não traz ganhos em SPL, apenas possibilita manobrar a faixa de resposta pra onde seja mais interessante).

 

Indo mais além na análise, uma bandpass "clássica" não depende da relação entre volume deslocado e volume interno para determinar sua eficiência. Já numa horn e numa Manifold, é CRUCIAL. Quanto menos ar entre os falantes, melhor é o acoplamento, maior é a eficiência (e o volume interno da primeira "câmara" de uma corneta é quem determina a eficiência).

 

E, finalmente, tanto pra uma corneta quanto pra uma Manifold, o efeito de amortecimento causado por esta grande pressão na câmara é quem literalmente freia a caixa em baixas frequências. Na manifold ainda é pior, pois um falante trabalha contra o outro, e por isto o amortecimento é muito maior.

 

Sendo assim, é impossível traçar uma relação entre BP de 6a ordem "clássica" e uma manifold. Numa manifold, quanto mais espaço entre os falantes, maior é a resposta em baixas frequências, e menor é a eficiência, e vice-versa. Numa Horn, quanto menor o volume da "primeira câmara" (garganta), maior a eficiência, e menor a resposta em baixas frequências. Numa BP6a estes elementos sequer entram nos cálculos, e não afetam a resposta, desde que nos atenhamos a medidas realistas.

 

Colocando em pratos limpos, é preciso esclarecer:

 

-> Manifold não é uma caixa. É um tipo de acoplamento entre falantes. As caixas conhecidas como manifolds são, na verdade, cornetas. A MTL é uma Planar Horn.

 

-> Bandpass é um conceito, não uma caixa. Toda caixa que envolve restrição de banda passante pra aumento de SPL é uma Bandpass. Coloque aí as LTs, Air Couplers, Back Loaded Horns... O que nós chamamos de bandpass são caixas comerciais, que foram nomeadas com o nome de seu princípio de funcionamento.

 

 

É por isto que, quando o Paulo Duto simulava as manifolds como BP6, o gráfico de resposta sempre ficava totalmente fora da realidade. É preciso simular como uma Horn, e ainda assim, é preciso levar em conta o fato dos falantes trabalharem se amortecendo de forma mútua e não constante.

 

 

Sim, mas a ressonância nesse caso é consequência. Numa câmara sintonizada, ela é o protagonista.

>> num e porque o duto e do tamnaho da camara que abriga o falante que vai deichar de ser protagonista e passar a ser coadjuvante

 

É preciso olhar pra ela como a garganta de uma corneta. O falante está praticamente em radiação direta, mas na verdade, está dentro de um outro sistema, onde o volume de ar deslocável é muitas vezes menor que o do ambiente, por isto o falante está em um ambiente de alta impedância (muita pressão, pouco volume).

 

>> até o falecido edu da audiolist comentou que manifold não e corneta em tão não pode considera-la como tal ou seguir esse conceito para definir ou calcular a mesma

 

Essa câmara, a princípio, não deveria oferecer uma suspensão acústica ao falante. Porém, quanto maior é a quantidade de ar deslocada, maior a pressão, e pela física, ação = reação. O cone é freado.

 

>>sim concordo com voçê ; assim como a band pass independente da ordem tende a ter menor deslocamento do falante e quianto menor a camara ou maior a pressão tende a frear cone

 

 

Numa bandpass "clássica" (direi assim, porquê discordo da nomenclatura bandpass a uma caixa específica, já que bandpass é um conceito que engloba outros muitos tipos de caixas, e a nomeação se deu por questões puramente comerciais) as duas câmaras amortecem o cone, e a intenção é que o falante apenas coloque aquele ambiente fechado para ressonar 

 

>>sim as duas camaras armotecem o cone assim como a "manifold" pois o vb traseiro também impoem carga no falante e não apenas a "garganta" como sitado por você;

 

(por isto que a 4a ordem não traz ganhos em SPL, apenas possibilita manobrar a faixa de resposta pra onde seja mais interessante)

 

>> discordo no que disse que band pass 4 ordem não eleva eficiência ;pois ela alem de poder maipular a banda passante tem um aumento de ganho de eficiência em relação a eficiência do falante

 

Indo mais além na análise, uma bandpass "clássica" não depende da relação entre volume deslocado e volume interno para determinar sua eficiência. Já numa horn e numa Manifold, é CRUCIAL. Quanto menos ar entre os falantes, melhor é o acoplamento, maior é a eficiência (e o volume interno da primeira "câmara" de uma corneta é quem determina a eficiência)

 

>> descordo novamente a band pass assim como a manifold tem sua eficiencia em baixas frequencias feita pelo volume entre os falantes na camara em comum .

 

faça uma manifold com a camara central pequenina para ver o resultado vai ter alta pressão a chance de rasgar o cone muito alta e vai tocar menos

 

 

E, finalmente, tanto pra uma corneta quanto pra uma Manifold, o efeito de amortecimento causado por esta grande pressão na câmara é quem literalmente freia a caixa em baixas frequências. Na manifold ainda é pior, pois um falante trabalha contra o outro, e por isto o amortecimento é muito maior.

 

>> na corneta o que freia o cone e o tamanho da boca em relação a frequencia minima que pode ser reproduzida

já na manifold seria um Vb pequeno para os falantes gerando muita pressão e consequentemente freando o cone

 

Sendo assim, é impossível traçar uma relação entre BP de 6a ordem "clássica" e uma manifold. Numa manifold, quanto mais espaço entre os falantes, maior é a resposta em baixas frequências, e menor é a eficiência, e vice-versa. Numa Horn, quanto menor o volume da "primeira câmara" (garganta), maior a eficiência, e menor a resposta em baixas frequências. Numa BP6a estes elementos sequer entram nos cálculos, e não afetam a resposta, desde que nos atenhamos a medidas realistas.

Colocando em pratos limpos, é preciso esclarecer:

-> Manifold não é uma caixa. É um tipo de acoplamento entre falantes. As caixas conhecidas como manifolds são, na verdade, cornetas. A MTL

 

>>

voltando a repetir manifold ta mais pra band 6 ordem do que pra corneta como ja citado pelo mestre edu

 

É por isto que, quando o Paulo Duto simulava as manifolds como BP6, o gráfico de resposta sempre ficava totalmente fora da realidade. É preciso simular como uma Horn, e ainda assim, é preciso levar em conta o fato dos falantes trabalharem se amortecendo de forma mútua e não constante.

 

>> o paulo duto simulava elas como band pass por se comportarem muito parecida como as tais

 

agora com certeza há margem de erro ;pois até de software pra software tem diferença de volumes e sintonias sugeridas. mas e ai que entra o ajuste fino de uma caixa com mudanças em sintonia etc...

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É preciso olhar pra ela como a garganta de uma corneta. O falante está praticamente em radiação direta, mas na verdade, está dentro de um outro sistema, onde o volume de ar deslocável é muitas vezes menor que o do ambiente, por isto o falante está em um ambiente de alta impedância (muita pressão, pouco volume).

 

>> até o falecido edu da audiolist comentou que manifold não e corneta em tão não pode considera-la como tal ou seguir esse conceito para definir ou calcular a mesma

 

Aí eu discordo. Nem sequer existe consenso na análise da Manifold pra se dizer o que pode ou o que não pode.

 

Mas vamos a uma análise simples e matadora:

 

Esta é uma Horn, profissional e relativamente famosa: Trans-audio Horn-loaded Technology Subwoofer Sw218s

 

10481-horn-loaded-subwoofer-pro-sw-1.jpg

 

Indiscutivelmente, uma corneta de carregamento frontal, com VB traseiro, não?

 

Agora, e a SB1000, a preferida dos clonadores, a famosa "manifoda"?

 

sb1000e.jpg

 

Tirando a divisão interna entre os falantes, e o menor espaço entre eles (fatores que determinam o acoplamento manifold), o que há de diferente, para caracterizar uma BP6 com duto gigante e sem nenhuma profundidade?

 

Nada!

 

E as Planar Horn?

 

Uma planar, indiscutivelmente uma corneta, com Vb traseiro:

2eztde8.gif

 

Olha a MTL2 aqui:

405282_110313104157_MTL2_11.jpg

 

Diferenças? Quantidade de falantes, e a obrigatoriedade de que eles estejam o mais próximos possível.

 

Porquê então as caixas com princípio manifold não podem ser analisadas como Horns? Não é a toa que nenhuma simulação como BP6 mostra nada dentro da realidade. Mas simule como corneta pra ver se não começa a fazer algum sentido!

 

Eu sou verticalmente contra analisar toda caixa como uma BP, como fazia o Paulo Duto. Simplesmente porquê colocaremos praticamente toda caixa como BP, e traçaremos análises erradas a partir deste ponto. Horns tem seu princípio de funcionamento diferente, portanto não há como querer simular como BP. Há fatores cruciais no projeto que uma BP6 não contempla.

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>> descordo novamente a band pass assim como a manifold tem sua eficiencia em baixas frequencias feita pelo volume entre os falantes na camara em comum .

 

faça uma manifold com a camara central pequenina para ver o resultado vai ter alta pressão a chance de rasgar o cone muito alta e vai tocar menos

 

Na Bandpass você pode colocar a distância que quiser entre os falantes. O que importa é únicamente o VB, nada mais. Tanto é que não existe nenhum parâmetro que leve em consideração o espaço físico entre diafragmas.

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Por curiosidade, fui dar um pulo no velho guia de páginas da Audio List.

 

http://audiolist.org/siteantigo/caixas.html

 

Em principio são realmente caixas band-pass, mas com algo a mais, a tal da tecnologia MANIFOLD da EV - Por sinal, estes modelos foram substituidos pelos modelos da serie PI MT2, os quais não sei se continuam em linha. Na verdade, se fizermos certas considerações quase que esotericas, mas verdadeiras, as MTL são praticamente cornetas dedicadas.

 

Texto de Walter Ullman.

 

Lembrando que caixa band-pass não necessáriamente implica nas comerciais BP4 ou BP6, e sim em caixas com perfil de resposta de banda passante.

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