Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leonardo Morgado

Agora de Cerwin-Vega!

Recommended Posts

Eu não disse nada, pois fico passando por pessimista, empata-fo**...

Pessoal tá fazendo caixa LT como se fosse dutada e selada, e não é assim que funciona.

Não é todo sub que pode ir em LT, não é todo sub que pode tocar forte em LT, e não é toda LT que consegue manter um sub controlado.

Subs muito fortes (1k, 2k rms) geralmente possuem uma suspensão muito rígida, o que evita danos quando em LT. Outros, não.

Já tive LT em sub de 120W RMS que não podia nem SONHAR em receber mais da metade da potência. E isto pq o sub pedia uma dutada de mais de 70L.

Um sub que trabalhe bem em dutada de 40L, por exemplo, JAMAIS vai poder ir pra uma LT sem uma série de cuidados. E eu já falei muito aqui: Não é a primeira caixa que dá certo. Por exemplo, SD inicial em 1,2... alto demais. Dependendo do sub, é 0,5 a 0,7 no máximo, e isto você só vai descobrir na prática.

LT não é brincadeira. Ou o sub é tem muita aranha pra segurar a fúria de um tubo ressonante, ou então você vai ter seu sub deslocando 2x mais. Aí, basta um descuido pra amassar o corpo da bobina.

Seu sub tem jeito sim. Se fosse de calota, eu iria te sugerir tirar a calota e passar um pedaço de papel grosso entre o pino central e o corpo da bobina, pra tentar desamassar. Mas como é cone inteiriço, só alguém com boa experiência pra não fazer uma cagada.

Eu estava acompanhando o sub, não estava excursionando muito, ai do nada travou em cima, ficou um tempo, ai voltou a tocar fazendo barulho como se estivesse com a bobina solta ai parou de vez.

Acho que não amassou não, aperto o cone ele excursiona normal, queimou mesmo, ta dando 0 ohm.

Como o sd inicial ficou muito alto, eu já estava tomando cuidado por causa disto.

Se não tiver conserto, procurar outro pra tocar na LT.

Alguma sugestão Kleber?

Valeu. :legal:

Editado por Leonardo Morgado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ter quebrado o fio da bobina então.

Quanto à caixa, eu só faria uma LT depois de conhecer BEM o falante. Uma LT é o inverso de uma caixa comum! Uma caixa você utiliza para prover amortecimento ao cone, e o que a LT faz é justamente NÃO amortecer o cone, ela reforça o movimento dentro da faixa de ressonância!

Só isto já justifica todo o cuidado. A única saída é ter Sd inicial MUITO baixo, pra prover algum amortecimento e controlar a força aplicada de volta ao cone.

Se a idéia for aproveitar a sua caixa, pode pensar num sub de grande excursão e potência mais alta. Simule-o num bassbox da vida, ou winISD, numa caixa de 500L, e veja como fica o excursionamento com a potência que você tem a aplicar. Se não for problemática, aí você pensa numa LT. Agora, se for difícil chegar num acerto sem que o sub fique completamente fora de controle, pode esquecer.

Quando fiz a minha primeira (que foi a primeira do fórum, quiçá do mundo) fui MUITO criterioso, e ainda assim, errei a mão feio. Parti de 1,2Sd e ficou pavoroso. Tem que fazer sempre abaixo de 1. 1,5, 2, 2,5... como o pessoal tanto usa, é pra quem tem driver pra isto! Falantes que tradicionalmente se dão bem em LT, ou então é porquê não aplicam toda a potência.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

...

Quanto à caixa, eu só faria uma LT depois de conhecer BEM o falante. Uma LT é o inverso de uma caixa comum! Uma caixa você utiliza para prover amortecimento ao cone, e o que a LT faz é justamente NÃO amortecer o cone, ela reforça o movimento dentro da faixa de ressonância!

...

Então uma LT pra medição de SPL é completamente inviável, mesmo com sintonia por volta de 63 hz e Sd abaixo de 1???

Sempre tive vontade de testar a LT em campeonato por causa do alto ganho que ela tem onde tá sintonizada, sem preenchimento algum, mas num tive a oportunidade ainda pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo em partes no que o kleber falou, realmente a LT não é tam simples quanto uma caixa dutada ou selada.

Agora, não vi nada sobre o preenchimento... COMO ESTAVA O PREENCHIMENTO ??? Essa é uma parte importantissima tb, ainda mais com essa linha comaçando com 1,2 SD.

To vendo uma para o P3 com 0,8 SD contante, ou iniciando com 0,9 e terminando com 0,8, pois mesmo sabendo que ele suporta 1 sd constante, quero ele um cadim mais controlado.

Compartilhar este post

Link para o post

Então uma LT pra medição de SPL é completamente inviável, mesmo com sintonia por volta de 63 hz e Sd abaixo de 1???

Sempre tive vontade de testar a LT em campeonato por causa do alto ganho que ela tem onde tá sintonizada, sem preenchimento algum, mas num tive a oportunidade ainda pasmafaute

Sim e não.

Tudo depende. Antes de pensar em uma caixa específica, pense no porquê você precisa daquela caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo em partes no que o kleber falou, realmente a LT não é tam simples quanto uma caixa dutada ou selada.

Agora, não vi nada sobre o preenchimento... COMO ESTAVA O PREENCHIMENTO ??? Essa é uma parte importantissima tb, ainda mais com essa linha comaçando com 1,2 SD.

To vendo uma para o P3 com 0,8 SD contante, ou iniciando com 0,9 e terminando com 0,8, pois mesmo sabendo que ele suporta 1 sd constante, quero ele um cadim mais controlado.

Preenchimento só se usa quando você precisa reduzir o pico. Fora isto, não há motivo para o uso.

O uso pesado te dá mais controle, mas tira SPL. De que adianta, se o rendimento vai ser menor que uma dutada? Prá quê o maior gasto de espaço quando o objetivo é rendimento?

Além disto, tem MUITO detalhe que o pessoal prefere esquecer. Quem aí tá usando subônico? Subsônico pesado mesmo, pra aliviar a vida do falante, já que ele não vai ter amortecimento necessário em baixa frequência?

Não adianta simplificar o que não é simples. O cálculo é fácil de fazer, mas não é a única coisa que importa, e por mais que o falante suporte trabalhar na LT, não vai suportar pra sempre.

As pessoas tomam tanto cuidado com o gráfico de deslocamento numa simulação de caixa, e nem mesmo fazem idéia do que é o deslocamento numa LT. é alto, ultrapassa a x-max, às vezes ultrapassa a x-lim. Já tive falante batendo na tela de proteção! Têm idéia do que é isto?

Portanto, gente... vamos parar pra pensar um pouco nas coisas. LT não é uma caixa simples não. Se vocês estão dispostos a danificar um ou outro falante até acertar uma LT, beleza. Eu mesmo já corri este risco, de forma CONSCIENTE.

Agora, se é seu único falante, aquele que se for pra vala vai fazer falta... aí a situação muda por completo.

Você vai ter que montar mais de uma caixa, testar muito em todas as situações, verificar deslocamento... tudo isto ANTES de colar o carpete e colocar no carro.

Não tem esta paciência? Monte a dutada do manual mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, e a banda de reproduçao da caixa ? sem o preenchimento ela fica muito estreita não ?

Nas caixas que fiz, percebi isso, que quando feio um bom preenchimento, vc consegue uma maior faixa de reproduçao e não achei a perda de SPL tam significante assim, pois o rendimento continuou bem acima de uma dutada!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só acho que esse curso todo que foi dado sobre LT, deveria ter sido ministrado antes da mer** acontecer.

Quando ele realmente pediu ajuda, e todo mundo só incentivou.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim e não.

Tudo depende. Antes de pensar em uma caixa específica, pense no porquê você precisa daquela caixa.

No caso específico do SPL, a caixa precisa ter o maior pico possível ou a sintonia coincidente com a ressonância do carro, e essa frequência é geralmente por volta de 60 a 65hz. Numa dutada nem sempre se consegue ter a sintonia, pico e ressonancia do carro na mesma frequencia, já numa LT fica facil alinhar esses 3 pontos, pois nela o pico é em volta da sintonia...

e os subs usados geralmente tem um motor muito forte e várias aranhas, uma suspensão bem dura, agora só nao sei se dá aplicar 3, 4x a potencia que se aplica quando é uma dutada...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só acho que esse curso todo que foi dado sobre LT, deveria ter sido ministrado antes da mer** acontecer.

Eu acompanhei o tópico só até ele falar que ia montar a LT.

Daí pra frente, preferi simplesmente não acompanhar. Afinal, quando funciona, quem falou que tinha risco é sempre o empata-fo**, o FDP, o pessimista.

Avisos eu já dei, e muitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, e a banda de reproduçao da caixa ? sem o preenchimento ela fica muito estreita não ?

Nas caixas que fiz, percebi isso, que quando feio um bom preenchimento, vc consegue uma maior faixa de reproduçao e não achei a perda de SPL tam significante assim, pois o rendimento continuou bem acima de uma dutada!

Fica sim, bem estreita. Não se tem ganho com resposta extendida.

Na prática, pegando de F3 a F3, você tem mais ou menos 1 oitava (ou seja, a faixa realmente útil), sendo que sua sintonia estará no centro desta oitava. Por função, uma LT é uma caixa bandpass também... Se pegar 2 oitavas de faixa, vc fica com mais de -10dB de atenuação.

Reduzindo o pico, dá pra estender... Se você matar 6dB de ganho, vai ficar com quase 2 oitavas úteis. (tô falando sem nenhum cálculo... teria que fazer um monte de conta pra te dar uma informação mais precisa, mas a idéia é por aí).

Nas LTs que fiz, todas visando qualidade, o rendimento era bem menor que em dutada. Meu objetivo era puxar a resposta pra casa dos 25Hz úteis, além dos ganhos em resposta transitória.

Pra SPL, o bicho pega mesmo, pois a resposta é bem picuda. 1 oitava abaixo e 1 acima o cancelamento é BRUTAL, imoral... o cone EM TESE é freado (em tese, nas altas ele não é freado, pois dependendo do Sd inicial e do deslocamento do falante, a quantidade de ar deslocada é tão baixa que o labirinto fica "invisível", ou seja, of alante trabalha desacoplado).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acompanhei o tópico só até ele falar que ia montar a LT.

Daí pra frente, preferi simplesmente não acompanhar. Afinal, quando funciona, quem falou que tinha risco é sempre o empata-fo**, o FDP, o pessimista.

Avisos eu já dei, e muitos.

então eu passo a achar que o x-max informado pelo fabricante do sub não bate com a realidade seria mesmo 17mm ? talvez esteja aí uma possível causa de erro no projeto da caixa. eu mesmo não entendo praticamente nada de LT's mais pra tal empreitada sei que é preciso atenção extrema.

exemplo de informações T&S que não batem com a realidade temos muitos, por exemplo o sub do user Lucas "xicao" um fosgate 12" old school de 250W indicando um VAZ de 260Litros rsrs

edit. erro de informação

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

então eu passo a achar que o x-max informado pelo fabricante do sub não bate com a realidade seria mesmo 17mm ? talvez esteja aí uma possível causa de erro no projeto da caixa. eu mesmo não entendo praticamente nada de LT's mais pra tal empreitada sei que é preciso atenção extrema.

exemplo de informações T&S que não batem com a realidade temos muitos, por exemplo o sub do user Lucas "xicao" um fosgate 12" old school de 250W indicando um VAZ de 260Litros rsrs

edit. erro de informação

Se a suspensão for bem mole, dá 260L sim... mas aí tem que ser bem mole MESMO... hehehehehe

O que pode ter acontecido também é um defeito de fabricação... uma bobina montada um pouquinho torta,pode nunca dar sinal de problemas numa selada ou numa dutada... agora, se excursionar com gosto, aí ela trava!

Não sei... pra queimar a bobina, só em caso de travamento com potência aplicada. Pela caixa não queimaria.

Compartilhar este post

Link para o post

edit. erro de informação

Sobre o xmax, alertei no inicio do topico, estava +/- 17 mm no manual, ou seja, 8,5mm de xmax em um sentido o que poderia não ser muito bom para uma LT, e pelo VAS aparentava ser um sub com uma suspensão mole...

Mas tomara que de tudo certo com o concerto e volte a tocar em breve...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Se a suspensão for bem mole, dá 260L sim... mas aí tem que ser bem mole MESMO... hehehehehe

O que pode ter acontecido também é um defeito de fabricação... uma bobina montada um pouquinho torta,pode nunca dar sinal de problemas numa selada ou numa dutada... agora, se excursionar com gosto, aí ela trava!

Não sei... pra queimar a bobina, só em caso de travamento com potência aplicada. Pela caixa não queimaria.

humm entendi ! bom de repente tá aí uma chance de descobrir o x-max da criança heheheh pra dar esses 17mm eu chuto um comprimento de 40mm de bobina.

não calculei foi apenas um palpite.

tomara que dê tudo certo no reparo do falante.

Compartilhar este post

Link para o post

O material sobre o assunto estava aí desde o começo. Um tópico do subsonico fora outros.. é só querer! Tá lá.. abra, leia e tire suas conclusões!

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas coisas ditas aqui eu não havia lido em nenhum lugar, mas.

Uma coisa é fato, muitos dos que tem bom conhecimento perderam a vontade de ajudar outros não tem paciência, como o Kleber disse, se fala coisas que tornaram o projeto dificultoso, alguns dizem que é pessimismo, mas não tem conhecimento de causa. Resumindo desmotiva.

Uma coisa é tirar conclusão de projetos que todos seguem os mesmos parametros (Caixa para 308) outra coisa é tirar conclusão de LT onde cada um faz uma caixa diferente, usou um sub diferente, teve resultados diferentes, esse tipo de caixa os detalhes, dicas de quem já fez é o mais importante, mas continuar a busca.

Poucos usaram LT em carros, será que o comportamento pode ser diferente pra HT?

O que usar de preenchimento? O preenchimento pode ser usado com a finalidade de diminuir a SD da linha?

Vamos lá, esperar a resposta do conserto e ajustar a caixa, comprar outro sub, sei lá. rs

Só sei que é vivendo e aprendendo, a prática leva a perfeição.

Compartilhar este post

Link para o post

Poucos usaram LT em carros, será que o comportamento pode ser diferente pra HT?

Em HT dificilmente você usa toda a potência. A não ser que seus vizinhos morem beeeem longe, e não tenha nada solto em prateleiras... hauhauhauhau

O que usar de preenchimento? O preenchimento pode ser usado com a finalidade de diminuir a SD da linha?

usa-se muito plumante (lã acrílica), ou então manta acrílica. É um material bem em conta. Não tem a finalidade de reduzir o Sd, mas em GRANDES quantidades, ele fica restritivo... aí funciona como uma linha menor, mas adeus SPL.

Compartilhar este post

Link para o post

usa-se muito plumante (lã acrílica), ou então manta acrílica. É um material bem em conta. Não tem a finalidade de reduzir o Sd, mas em GRANDES quantidades, ele fica restritivo... aí funciona como uma linha menor, mas adeus SPL.

O que eu poderia usar para diminuir a linha, ou sem chance, só outra caixa mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu poderia usar para diminuir a linha, ou sem chance, só outra caixa mesmo?

O ideal é desmontar e corrigir.

Compartilhar este post

Link para o post

corta a frente e o fundo e parafusa de novo, estreitando a linha.

Compartilhar este post

Link para o post

putz nem deu para ouvir!

boa sorte ae na caixa!

no meu caso LT é inviável por conta do volume total da caixa.

no mais, que tópico interessante! parabéns kleber!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não vai ter jeito então, vai destruir tudo a caixa ta resinada. :banghead

Nunca sele uma LT antes de vários testes ! LT é uma caixa que normalmente merece vários testes.

E quanto ao que o kleber idsse de perder SPL com preenchimento, não observei tanta perda assim não, ao menso com um preenchimente leve, não tive tanta perda nào.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...