Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leonardo Morgado

Agora de Cerwin-Vega!

Recommended Posts

Pretendo montar um novo projeto Fevereiro/2012, então estarei vendendo o DD.

Para não ficar sem sub, resolvi montar um subzinho de 12" com aproximadamente 250w rms para tocar no bridge do meu TH4120i (240wrms @ 4ohm).

Sai de casa hoje decidido em comprar este sub JBL GT5-12.

Liguei na unica loja que possui este sub e o vendedor me informou que tinha 2 unidades apenas, fui para loja o mais rapido possivel pois o preço é muito atraente R$165,00 cada sub.

Chegando lá de cara o vendedor diz que não tem o sub, falei que tinha ligado e que fui informado que havia o sub. Então o mesmo foi procurar no estoque.

Quando ele volta, me aparece com um Cerwin-Vega, e pergunta se era esse que eu queria, e que era a ultima peça do estoque.

Pedi para dar uma olhada, atendia as especificações iniciais que eu buscava. Preço (R$165,00) e potência (250w rms).

Não pensei meia vez, era um Cerwin-Vega. rs

20110709140744644.jpg

20110709140805538.jpg

20110709140846862.jpg

20110709140908409.jpg

20110709140929553.jpg

20110709141008623.jpg

20110709145927954.jpg

20110709185539781.jpg

Especificações

Modelo: HED-S1200

SPL 2.8V : 90db

Potência de pico: 600w

Potência RMS: 250w

Impedância: 4ohm

Diâmetro Bobina: 2"

Fs: 21hz

Qts: 0.39

Qms: 12.86

Qes: 0.41

Vas: 216.5 l

Xmax: 17mm

Caixa do manual: Selada 28.3 livres

Agora venho pedir opiniões e ajuda.

Faço está selada? ou

Faço uma dutada? ou

Faço uma LT?

Objetivo tocar todo tipo de musica, com uma leve pegada no subgrave. Se possivel um range de 35 a 60hz ta otimo. rs.

Seja qual for a sua opinião, gostaria que colocasse as especificações da caixa, litragem, sintonia, etc.

Abraços!!

-----------------

12/07/2011

Caixa Projetada

L=V/(4*Fs)

L= comprimento da linha

V= velocidade do ar

Fs= frequencia que você deseja sintonizar

Sd= area transversal da caixa (definida atraves do Sd do alto falante)

Leia mais sobre LTs aqui...

Fs=~43hz

Velocidade do Ar = 350m/s (Como a velocidade varia de acordo com a temperatura, peguei uma temperatura média de Manaus)

Sd=510cm² (Como o manual não fornece a Sd, peguei a média de alguns subs de 12")

Sd0 = 1sd

Sdf = 0.7sd

screenhunter237.jpg

screenhunter238.jpg

----------------

16/07/2011

Projeto Finalizado!!

Devido algumas peculiaridades na execução a linha teve mudanças.

Sd0=1,28 Sdf=0,85

Dimensões da caixa: 38x38x100 (cm)

Mdf 18mm

Caixa resinada e sub embutido.

No primeiro teste de regulagem do ganho do amplificador, gostei do resultado, está tocando forte "música" e com pegada no subgrave.

Recomendo aventurar nas LTs. Único inconveniente é o tamanho.

20110716111212911.jpg

20110716144551475.jpg

2011071614564940.jpg

20110716145659632.jpg

20110716150702840.jpg

-------------------------

23/07/2011

Hoje fui fazer o videos, ia fazer varios videos, varios estilos de musicas, mas infelizmente apos o primeiro video (tocando sertanejo), o sub MORREU (tocando Far East Movement).

Travou em cima um pouco (como se estivesse recebendo corrente DC), voltou a tocar já raspando a bobina e parou de vez. :(:banghead

Já deixei o mesmo para reparo da bobina, vamos ver se tem solução.

30/07/2011

Peguei o sub rebobinado hoje, já está tocando.

Ganho baixo até resolver o problema da Sd da caixa.

Perguntei pro cara qual era a altura da bobina, ele disse que uns 2cm, não acreditei que seria só isso, mas como ele disse que não era alta, então os 17mm de xmax é fake. :(

10/09/2011

Como meu ampli não tem subsonic, houve a necessidade de fazer um, pois acabei danificando o sub por causa disto.

Acabei de fazer e testar meu filtro passa alta DIY. Artigo como fazer o filtro.

20110910094512593.jpg

Usando 2 capacitores de 2200uF em serie (negativo com negativo para despolarizar) da 1100uF que resulta em um corte aproximado em 36hz.

Teste feito usando TermLab, no parabrisa do carro.

38hz = 0db

37hz = - 1db

36hz ate 30hz = - 2db

Não testei abaixo de 30hz.

Testei a mesma musica que havia danificado o sub, e não tive problemas.

Preciso de um corte maior (mais db/oitava), mas ai envolve mais coisas no circuito e nao estou afim de mexer com isso, pois o set é provisorio.

Fiz esse filtro por ser simples e eficiente, o sub está muito limitado devido ao xmax fake.rs

Editado por Leonardo Morgado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a depende do que voce quer né amigo (: quer qualidadE? quer subgrave? oque tu quieres hermanito? *-*

man..curti as especificacoes desse sub O.O Xmax de 17? fs de 21 ? nem meu l7 tem ese xmax O.O

Compartilhar este post

Link para o post

Ultravox? rsrs

ultravox_320x100.png

Odeio essa cara-de-pau da ultravox!

Enfim, parabéns pela aquisição cara! Coisa fina hein? Esse merecia SIM uma LT.. fs baixa, x-max alto.. dá pra brincar MUITO com ele numa LT sintonizada lá pelos ~40hz (pra tocar música)!!!

Compartilhar este post

Link para o post

a depende do que voce quer né amigo (: quer qualidadE? quer subgrave? oque tu quieres hermanito? *-*

Atualizado, vlw.

Esqueci este detalhe. rs

Compartilhar este post

Link para o post

é man...foi o que reparei...FS dele menor ke meu...xmax maior

pow...da pra faze um estranho com ele hein :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

hm...se voce tiver afim de faze uma bandpass ese sub vai responde DAORA tanto em subgrave ( 30HZ) quando nas altas como maioria dos hip hop que é 40-45HZ

Compartilhar este post

Link para o post

Ultravox? rsrs

ultravox_320x100.png

Odeio essa cara-de-pau da ultravox!

Enfim, parabéns pela aquisição cara! Coisa fina hein? Esse merecia SIM uma LT.. fs baixa, x-max alto.. dá pra brincar MUITO com ele numa LT sintonizada lá pelos ~40hz (pra tocar música)!!!

Essa da ultravox foi soda ein.huahhau

Então cara, estou tendencioso para LT.

Dá um help ai na caixa se possivel.

Estava pensando nessa sintonia tambem, acho que vai descer um pouco e vai tocar bem a maioria das musicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. LT toca uma oitava abaixo e uma acima! Então em 40hz ele vai tocar forte de 20hz a 60hz! Tem gente q sintoniza em 20~30hz mas aí fica bom pra filme... pq 10hz não existe em música!

Na verdade, até uma LT em 50hz ficaria interessante, pq pegaria de 25hz a 75hz.. mas era bom botar preenchimento pq senão vai ficar mt pico nos 50hz (SPL animal, porém enjoativo)

Dá uma fuçada:

http://www.google.com.br/cse?cx=partner-pub-3960209123921594%3A9ejl0k-1lrl&ie=UTF-8&q=LT&sa=Pesquisar&siteurl=autoforum.com.br%252Findex.php%253Fapp%253Dcore%2526module%253Dsearch%2526search_in%253Dforums

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

caramba 17mm de x-max ! [""]

acompanhando, e torcendo por sair uma LT também ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

acho q foi uma otima escolha, 17mm de xmax, qts 0,41, spl 90db... pelo menos lendo isso causa uma boa impressão []-[]

com certeza foi uma boa escolha fico imaginando esse monstrinho em uma lt.cara o preço é bom heim... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui no RJ se você chegar com R$165 na loja tu não pega nem um Bomber Upgrade... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

caramba 165$ um preço bom ! eu gostei tem um desing legal pra MIM e tem umas especificações que para um sub de 250rms 12'' são muito boas ! Meu um xmax de 17mm só quero ver ele atingir esse xmax deve excursiona legal :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bicho.. 250wrms e 17mm x-max.. é Cerwin Vega! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

caracas 165? esse sub eh barato msm ou o cara vendeu lebre pra vc axando q era um gato?

Cara, aqui tem umas isenções de impostos que eu "acho" que os subs se enquadram ou entrou por contrabando mesmo, huahuahua.

Editado por Leonardo Morgado

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro, vamo ver outro dia q tu vá por lá, pra me trazer uns 8 subs desse.. e eu arrancar os SDS de vez! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

to em aracaju e vou amanha p manaus.... os cerwin que eu comprei foram os ultimos..... velho tenho que instalar um baffle e duas vias no celtinha do meu irmao... tem as manhas?

Compartilhar este post

Link para o post

No msn você me falou que era outro modelo e eu já tava babando, agora com esse sub por esse preço ficou melhor ainda!

Parabéns pela compra e boa sorte no novo projeto!

E os parrudos já descobriu quais serão ??

Compartilhar este post

Link para o post

No msn você me falou que era outro modelo e eu já tava babando, agora com esse sub por esse preço ficou melhor ainda!

Parabéns pela compra e boa sorte no novo projeto!

E os parrudos já descobriu quais serão ??

Pois é cara, era o JBL, mas ai o cara me mostrou esse Cerwin. Agora deu até vontade de montar 4 desse.rs

Valeu.

A lista tá pronta, agora é esperar 2012, como ta longe, rs.

Compartilhar este post

Link para o post

leonardo os jbl ja comprei varios..... subwoofer muito bom.... os cerwin comprei e tao guardados..... vou colocar no carro do meu irmao. olha, eu acho .....quase certeza que esses que vc pegou foram os ultimos tb..... eu lembro de terb comprado a ultima peca do jbl de 10 e peguei os cerwin por 320 o par. no meu set nao vou mexer tao cedo.... uso um morel . depois manda mp

Compartilhar este post

Link para o post

to em aracaju e vou amanha p manaus.... os cerwin que eu comprei foram os ultimos..... velho tenho que instalar um baffle e duas vias no celtinha do meu irmao... tem as manhas?

Fosse um dia em q a showcar abre, era de boas, pq usava as ferramentas deles! Mas "solto" assim eu fico PERDIDO! =\ rrsrssr

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...