Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto-Black belt

Audiofilia ...

Recommended Posts

Com o gramofone seu bisavô viveu um dos milagres da tecnologia: levou Caruso pra cantar em casa. Bem, não exatamente o Caruso. As gravações eram péssimas e a reprodução de áudio ainda pior. Mas a sombra de Caruso estava lá, sob a superfície dos chiados e estalidos.

Hoje, quer você admita ou não, nos saímos melhor com a capacidade de informação da gravação digital. Mas a parafernália técnica não é garantia de um som ideal. Existem registros antigos extraordinários e gravações modernas decepcionantes. O resultado depende de muitas variáveis, como a acústica da sala, o seu modo de ouvir, o entendimento que você tem daquilo que ouve, o equipamento, a energia que o alimenta, a pressão barométrica, seu estado de espírito... Os menores detalhes são decisivos. E a busca permanente pela qualidade na reprodução das gravações caracteriza um grupo de comportamento singular: os chamados “audiófilos”.

UM ESTADO PATOLÓGICO

"Audiófilo" é o sujeito que estabelece uma quantia limite para gastar com o equipamento de áudio e gasta... um pouquinho mais. De acordo com seus recursos, desejos e preferências pessoais, ele só faz a escolha do equipamento depois de seis meses de pesquisa. E passa os seis meses seguintes tentando convencer a si mesmo de que fez a escolha certa. No fundo, no fundo, ele duvidará dessa escolha enquanto não trocar o sistema outra vez.

Essa insegurança é tão íntima que ele não a confessará a ninguém. Nem ao padre, nem a si mesmo: o audiófilo é incapaz de aceitar a idéia de que seu equipamento tão exaustivamente pesquisado e caro não seja perfeito. Por isso, às vezes ele tem uma necessidade patológica de criticar o som do vizinho. Mas saiba, essa crítica não é exatamente maldosa, é a afirmação indireta da escolha dele. Tanto é que, mesmo insatisfeito com o som que tem, o audiófilo irá recomendá-lo a você. Por quê? Freud explica: somente se você desejar um sistema igual, ele irá acreditar um pouco mais em si mesmo – quem sabe aprovando as próprias escolhas.

o-o- Se você é audiófilo não vai concordar com muitos pontos deste artigo. Talvez esteja bufando de raiva. Mas é só ligar o equipamento e pôr aquela música pra tocar que as coisas vão parecer melhores. É para isso que serve a parafernália: promover o encontro de pessoas com elas mesmas e com os outros – no passado, no presente e no futuro. Se como disse Beethoven a música é uma revelação mais alta que qualquer filosofia – e se os equipamentos servem à música – então a audiofilia também é uma expressão de humanidade: as válvulas e os transistores existem para que Caruso seja eterno. []-[]

esse tópico foi só pra descontrair, achei ese texto na net, e senti que ele era interessante e tem tudo a ver com esse fórum... :rever1:

Abraços hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Texto ALTAMENTE preconceituoso...

Existe o audiófilo, que usa o equipamento para melhorar a forma como ele ouve música, e o AUDIOTA, que usa a música pra melhorar a forma como ele ouve o EQUIPAMENTO dele.

Um audiófilo busca upgrades que tornem mais prazerosa a sua audição. O Audiota corre pra comprar todas as novidades. O audifilo escuta o que quer e o que gosta. O Audiota escuta só o que faz o equipamento apresentar todo o seu desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Discordo de algumas coisas, eu aceito no boa quando uma nova compra fica aquém do esperado. Claro que você fica decepcionado, mas não é o fim do mundo. Bola pra frente.

Fora parar com essa história de "se A é melhor que B, B é ruim". Estou com alguns pares de tweeters. Da prá fazer classificação entre eles, mas o segundo colocado não é, de forma alguma ruim. Dá para utilizar ele numa boa em um bom sistema. Fora que custa menos da metade do outro.

Só não admite quem quer vender depois. Quantas vezes vemos aqui: "Vou comprar equipamento X!". "Chegou meu X! Toca demaaaais!". E 1 semana depois está nos classificados.

Compartilhar este post

Link para o post

Texto ALTAMENTE preconceituoso...

Existe o audiófilo, que usa o equipamento para melhorar a forma como ele ouve música, e o AUDIOTA, que usa a música pra melhorar a forma como ele ouve o EQUIPAMENTO dele.

Um audiófilo busca upgrades que tornem mais prazerosa a sua audição. O Audiota corre pra comprar todas as novidades. O audifilo escuta o que quer e o que gosta. O Audiota escuta só o que faz o equipamento apresentar todo o seu desempenho.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse lance de elogiar o que tem, pra fazer o "vizinho" desejar rola em quase tudo do ser humano! Mlk tem gol, elogia, tem uno, elogia... Sempre o seu eh o melhor!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não consigo ser assim. Eu acabo só critcando o que eu tenho.kkk. Só acho defeito...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse lance de elogiar o que tem, pra fazer o "vizinho" desejar rola em quase tudo do ser humano! Mlk tem gol, elogia, tem uno, elogia... Sempre o seu eh o melhor!

:+1

As vezes é até por inveja, ou até para gerar o sentimento de inveja ao proximo.

Compartilhar este post

Link para o post

De fato reflete a realidade da maioria esmagadora(se alguém tem dúvida, sugiro visitar o HTforum).

Mas a verdade é que o primeiro passo para realmente aprender a ouvir e projetar sistemas de áudio é ter a sabedoria para, em determinado momento, pausar o CD, olhar para o set inteiro e dizer de boca cheia: fudeu, tá uma mer**!

Você só vira um entusiasta de verdade tendo esse tipo de mentalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal o texto, gostei!!!

É, confesso que acabei encontrando alguns pontos em comum comigo ali uhasuahsuahsa [¨]

Qual é a fonte, amigo?

Abração.

Fera a fonet é :http://www.logoseletronico.com/arqaudi/audiofilos.htm

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

A grande maioria, pode ter o melhor ampli do mundo, o melhor kit do mundo, o melhor sub do mundo e se alguém disser que ta bom(e não excelente), mesmo ele sabendo que o som dele é top dos tops, vai procurar algo pra melhorar, não pq achou que tava ruim, mas pq ouviu a opnião de outro(que nem sempre é real)...

Alguns podem até dizer que é preconceituoso, mas a grande maioria assim o é, é só olharem as guerrinhas de ego que tem por aqui, eu sou novo no fórum, mas já vi muitas guerrinhas de ego nos tópicos(não vou sitar nomes nem tópicos por questões de educação e respeito)...

E tbm esse post é só pra relaxar e fazer as pessoas refletirem e pensarem, achei interessante e postei, muitas coisas ali são realmente a realidade da maioria, mas é só ver o final do texto para perceber que não passa de uma tiradinha de sarro pra descontrair e fazer as pessoas pensarem, é só saber interpretação de texto um pouquinho.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Quero deixar bem claro que todas as opniões ali prestadas não são de minha autoria e eu não sou a favor de todas elas...

simplesmente achei interessante para que as pessoas leiam e reflitam que tipo vc é...

Como um dos nossos colegas ali acima disse" que se identificou com algumas partes", outras pessoas tbm podem fazer e chamar alguém que se identifica com alguma das ideias de "Audiota" é ALTAMENTE sem educação e preconceituoso...

Eu na minha humilde e pífia opnião acredito que 99% dos colegas de forum, se identificam com pelo menos uma das coisas postadas no tópico ( nem que seja com esta parte "Audiófilo é o sujeito que estabelece uma quantia limite para gastar com o equipamento de áudio e gasta... um pouquinho mais ")...

Fonte do texto : http://www.logoseletronico.com/arqaudi/audiofilos.htm

Abraços a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Veja bem, não disse que quem se indentificou com algo é AUDIOTA.

Disse que existe o audiota, que é o cara que quer EQUIPAMENTO, e não ÁUDIO.

HTforum mesmo tá cheio de gente que se gaba de marcas, que tem o cabo tal versão 1.3, e tá só esperando o 1.4 pra trocar todos os cabos, como se o que importasse é só ter o mais novo e fodão.

Não chamei ninguém aqui de Audiota. Mas eles existem, se proliferam, e INFELIZMENTE queimam o filme de quem tá interessado em ouvir sua música da melhor maneira.

Upgrade todo mundo quer. Se você é um aficcionado por cachaças, vai sempre querer tomar as melhores disponíveis. Não vai ficar tomando 51... vai querer uma Anísio Santiago, por exemplo.

Se é apreciador do uísque, não vais e contentar com red label... vai logo pros maltes selecionados, puros...

É natural sempre querer o melhor possível. Só que o audiófilo de verdade não sai trocando tudo pq alguém falou que não tá bom... isto é coisa de quem tem personalidade fraca, pois o bom audiófilo treina seus ouvidos, e sabe o que está ouvindo, sabe onde quer chegar.

Tem audiófilo que tem o mesmo equipamento a 30 anos. O foco não é o TER, é o OUVIR. O equipamento é só um meio.

Compartilhar este post

Link para o post

Uhm gostei do tópico, me foi indicado por um amigo e é um tópico daqueles que eu adoro botar o dedo rsrs

Concordo totalmente que o texto é basicamente uma demonstração pura de preconceito...

Audiófilo gasta mais dinheiro com áudio do que a maioria das pessoas considera são? CLARO! Da mesma forma que pra mim um cara que coleciona selos gasta demais em uma coisa que não tem importância alguma. Hobbies servem pra isso mesmo, pra vc despejar todo o seu tempo e grana que vc tem sobrando em algo que te dá prazer. Ou seja, não somos piores ou melhores do que qualquer outro hobbysta.

EU pessoalmente, por acaso, além de áudio tb sou apreciador de cerveja e chocolate. Também gasto muito mais do que deveria com isso. Tomo cervejas de R$15 enquanto meus amigos acham um absurdo gastar R$3 em qq uma..

A questão do upgrade, do não estar satisfeito, é simplesmente questão de que se vc se interessa por um assunto, vc vai aprendendo, vai desenvolvendo habilidades e o que parecia ser muito bom antes já não é a última bolacha do pacote agora.

Hoje por exemplo eu tenho um sistema com o qual eu estou muito satisfeito, e, apesar deu conseguir ver pontos nos quais poderia melhorar, não quer mais investir em equipamento e vou resolver de outras formas (até pq não conseguiria justificar mais investimento em equipamentos pra mim mesmo). Mas não sei até quando isso vai durar, espero que muito! rsrs

Agora eu acho que podem existir dois tipos de audiófilos. O primeiro que seria o cara que gosta de MÚSICA e busca o equipamento que o permita ouvir as músicas que ele gosta da melhor maneira. E o cara que gosta de SOM e muitas vezes ouve coisas que nem são tão do gosto dele para ouvir uma boa gravação, pra tentar ouvir um instrumento específico sendo reproduzido fielmente, às vezes somente pra ver se o sistema que ele montou consegue reproduzir um cd considerado "difícil".

Acho os dois válidos, imagino inclusive que um músico profissional digamos tenderia muito mais ao segundo, e acredito que é o segundo o tipo mais comum no forum. Mas o segundo tipo tb é o mais suscetível a praga do upgrade, de não se sentir satisfeito, de querer comprar todas as novidades e bem dizer, é o que menos sabe aonde quer chegar com seu próprio sistema. Só não concordo com o preconceito que vemos no primeiro grupo para com o segundo.

Isso sem falar na divisão de crenças com relação a ter o sinal mais puro possível, usar DSP ou não, usar 3-vias ou usar somente um full range, enfim, acho que todos deveriam ser respeitados.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, eu tenho mania de tomar cerveja e beliscar uns chocolates ao mesmo tempo, prá dar uma segurada no porre sabe. Até que funciona, mas depois o piriri é ruim de segurar.

Mas é exatamente isso, um exemplo próximo a mim é de uma pessoa que gosta de colecionar armas, pense em um hobby caro, existe pistola Calibre 38 de 15 mil reais.

Compartilhar este post

Link para o post

de td eu li no topico ate agora o que mais me chamou a atencao foi ...

MEU DEUSSS O CARA COME CHOCOLATE COM CERVEJA?! CRUZES!!!!

AUehUAheUAeAe

nao ia deixar passar essa.. qto ao topico... bah deixa pra la...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, foi como eu disse, o texto não é meu, eu não concordo co tudo oq esta escrito, só achei interessante(nem certo nem errado), e resolvi postar, o link ta ai acima do site, se quizerem meter o pau no texto vão até o link e tentem descobrir quem fez, afinal é um site que só fala sobre som e audiofilia...

Digamos que sou apenas o carteiro, quem escreveu a carta não fui eu...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

de td eu li no topico ate agora o que mais me chamou a atencao foi ...

MEU DEUSSS O CARA COME CHOCOLATE COM CERVEJA?! CRUZES!!!!

AUehUAheUAeAe

nao ia deixar passar essa.. qto ao topico... bah deixa pra la...

Isso quem faz não sou eu viu!!! Rs só pra deixar claro, eu gosto dos dois, mas eu não como chocolate e tomo cerveja ao mesmo tempo!!! hahahahah

Bom, foi como eu disse, o texto não é meu, eu não concordo co tudo oq esta escrito, só achei interessante(nem certo nem errado), e resolvi postar, o link ta ai acima do site, se quizerem meter o pau no texto vão até o link e tentem descobrir quem fez, afinal é um site que só fala sobre som e audiofilia...

Digamos que sou apenas o carteiro, quem escreveu a carta não fui eu...

abs

Cara, não é nada contra você, fique tranquilo, é com relação ao texto mesmo. Agora, se pq vc postou agente não pode meter o pau aqui, aí eu não entendi pq vc postou!

Compartilhar este post

Link para o post

Que coisa Sandro. Cerveja com chocolate ? [o_]

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Isso quem faz não sou eu viu!!! Rs só pra deixar claro, eu gosto dos dois, mas eu não como chocolate e tomo cerveja ao mesmo tempo!!! hahahahah

Cara, não é nada contra você, fique tranquilo, é com relação ao texto mesmo. Agora, se pq vc postou agente não pode meter o pau aqui, aí eu não entendi pq vc postou!

pode encher de porrada o tópico, sem problemas, só quiz deixar bem claro que não fui em quem escreveu, só postei pq achei interessante devido ao fato da grande maioria se indentificar com pelo menos alguma coisa do tópico, e com isso de repente se policiar mais etc...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Não, pô, a questão é que você bebe bebe, vai no banheiro, perde glicose e água daí eu só reponho hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que sou um pouco de cada coisa.. hehehehe

Mas o que sinto com relação a tudo isso, é que não gosto apenas das músicas, nem apenas dos equipamentos, um dos meus prazeres é testar, ver o que tenho de melhora ou piora em cada coisa, e não tenho tanto prazer em ficar com o mesmo equipamento por muito tempo.. Mas o facínio mesmo é pelo DIY.. acho que se fosse para mandar fazer tudo, não gastaria 1/5 do que já gastei..

Audiófilo ou audiota? Não sei, mas pouco me importo com o que pensem de mim, vivo minha vida para ME fazer feliz e não aos outros. Eu não me acho um audiófilo, não tenho ambasamente "nenhum" para isso, e também não me sinto Audiota, não fico atrás do último lançamento, mas procuro sempre melhorar SIM.

Música... ouço absolutamente TUDO.. de Vivaldi à Metállica.. e já que busca qualidade nos meus sistemas, pq não aprender a gostar de Daiana Krall, Bee Gees, Norah Jones, músicas do CD da Focal, etc? Acho que antes de qualquer coisa, temos que buscar nosso aperfeiçoamento em tudo, inclusive no gosto musical. Para mim, não importa o gênero, mas sim, se a música é boa ou não...

A sociedade vive classificando as pessoas de acordo com trocentos "padrões" e aqui não seria diferente. Mas tem tanta gente que eu classificaria como Audiota, e que é "aclamada" aqui no forum.. em um tópico desses, citaram isso, e tive que positivar o cara né..

Tanto cara legal que não posta seus projetos aqui, os quais agregariam MUITO mais que outros, que apenas exibem equipamentos de milhares de reais e não ficam 5 meses com o projeto, porque tem gente que não sabe expressar suas opiniões de forma a não rebaixar o amigo, seja pela opinião dele ou pelo equipamento, direcionamento, enfim, que ele fez..

Além de Audiota, classificaria como "Wannabe"..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que sinto com relação a tudo isso, é que não gosto apenas das músicas, nem apenas dos equipamentos, um dos meus prazeres é testar, ver o que tenho de melhora ou piora em cada coisa, e não tenho tanto prazer em ficar com o mesmo equipamento por muito tempo.. Mas o facínio mesmo é pelo DIY.. acho que se fosse para mandar fazer tudo, não gastaria 1/5 do que já gastei..

Padeço do mesmo mal... aliás... a diversão é DOBRADA! Hauhauhauhauhauhauhau

Quem só faz bolo de caixinha não aprende a fazer o próprio bolo... A gente gasta mais dinheiro, mas aprende, busca novos conhecimentos...

Eu dou mais valor a quem tem interesse de aprender a pescar, do que a quem só quer o endereço da peixaria. O segundo, geralmente, só pergunta e nunca mais aparece. Quando muito, posta umas fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...