Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Wlo

Um "falante" de qualidade se mede pela sensibilidade dB?!

Recommended Posts

Postado em

Olá,

Ainda estudando sobre som...

Eis a questão, o q levar em consideração nas "especificações" do produto, para saber se ali existe ou não qualidade?! Eu chuto a sensibilidade dB.

Mas sou leigo, tem muita marca "top" ao menos baseado em comentários e nos preços absurdos q vejo...Mas muitas vezes a sensibilidade não passa dos dB85. Ai, volto a ficar confuso. E em algumas vezes me deparo com uma marca menos notória com sensibilidade maior e preço acessível...

Existem outros componentes, especificações "ali" q justificam a qualidade q muitos pregam e seus valores absurdos?!

Abç

Postado em

depende do fabricante e de como os parametros sao apresentados. sem contar q alguns gostam de dar uma turbinada nos dados. outros nem divulgam. mas sensibulidade nao eh tudo.

Postado em

Estamos quase lá...se "sensibilidade" não é o q defeni qualidade na opinião de vcs...

O que seria então?!?!...

Dividam comigo então essa informação...!!! :unsure:

(Lendo link do Cuicão, enquanto isso...)

Postado em (editado)

Pelos numeros quase nada em termo de qualidade, mas sim sobre: tipo de som SUB, grave ou medio. Sobre rendimento, tipo e tamanho da caixa, tipo de grave, controle do falante. Por ai vai.

Editado por andre_ce
Postado em

na minha opiniao, o conjunto. nao adianta o falante ter um otimo conjunto magnetico e xmax reduzido.

ou ter um conjunto mecanico perfeito e bobina de 1" num sub de 12" por ex.

Postado em

http://www.audiodesign.com.br/produtos_catalogo_det.php?codeps=MXw0MXwxMDd8NDE3

Esse kit 2 vias Focal aê.

É o q se pode chamar de kit "mother fucker"...?!

Pois, vai se caro lá na caso du car...

Alias, tudo q é Focal é caro...tem muito no nome no valor, concordam?!

Essas especificações, são de falates top...?!

O q esta ruim, o q poderia ser melhorado...

Quais são os números ideiais para:

-Frequência Hz-KHz

-Impedância

-Woofer

-Twetter

E qual melhor material?! Pois ao q eu noto, existe uma gama grandinha de variedade...

Crossover é fundamental num kit 2 vias?!

(Ainda tô lendo link do Cuicão)...Tem um resumo disso não?! Hehehe

Postado em

qualidade....no sentido CRU da palavra....

eu acredito que nao se deve ter como classificaçao de um determinado sub se ele é de qualidade ou nao o fato dele ter alta ou baixa sensibilidade....

EX: 309 feito pra ser BARATO E FORTE...180 reais...faz MILAAAAAGRE... 90db mais ou menos..mas na qualidade (coisa que ele nao foi feito) ele é lamentavel..

HERTZ ML3800 91db de sensibilidade....FANTAAAAAAAAAAAAAAAAASTICO..grave perfeito... amigo meu tem um tiro nota maxima no campeonato de qualidade...sensibilidades bem proximas....resultados bem distintos..

deve-se analizar o conjunto....

Postado em (editado)

Sensibilidade: Quanto maior a sensibilidade, maior o nível de pressão sonora obtido com a mesma potência e só...

Não é a sensibilidade que define como o falante vai tocar, existem "N" fatores que podem ser vistos no artigo do Paulo Duto, e tambem um fator que ñ faz parte do falante em sí mas muito importante que pode ser colocado na conta é a caixa, de nada adianta um ótimo falante em uma caixa errada...

Portanto o que define um falante é o conjunto da obra.

Editado por DanielFreitas
Postado em

Via de regra...som para alta-fidelidade= baixo SPL, ou baixa sensibilidade...

som para fora (trios ou SPL subs)= Alto SPL

Mas não quer dizer que alto SPL, vá ter péssimo som...vai do fabricante...

[]-[]

Postado em (editado)

Através do ouvido dos juizes que geralmente possuem muita referência...

Também existe o RTA para avaliar resposta.. mas no geral a avaliação é subjetiva mesmo.

Eu diria que um sub de qualidade precisa de muito mais que um parâmetro isolado.

Precisa ter componentes com esse propósito, um excelente projeto e muito, mas muito teste de musicalidade, geralmente bem subjetivo mesmo.. por isso várias marcas entregam sua assinatura sônica para que a gente possa escolher...

Como se mede a qualidade em um campeonato?

Editado por Edgrau
Postado em

Sensibilidade: Quanto maior a sensibilidade, maior o nível de pressão sonora obtido com a mesma potência e só...

Não é a sensibilidade que define como o falante vai tocar, existem "N" fatores que podem ser vistos no artigo do Paulo Duto, e tambem um fator que ñ faz parte do falante em sí mas muito importante que pode ser colocado na conta é a caixa, de nada adianta um ótimo falante em uma caixa errada...

Portanto o que define um falante é o conjunto da obra.

Mas...

No meu caso, não seria caixa...e sim a porta do carro!

Postado em

qualidade....no sentido CRU da palavra....

eu acredito que nao se deve ter como classificaçao de um determinado sub se ele é de qualidade ou nao o fato dele ter alta ou baixa sensibilidade....

EX: 309 feito pra ser BARATO E FORTE...180 reais...faz MILAAAAAGRE... 90db mais ou menos..mas na qualidade (coisa que ele nao foi feito) ele é lamentavel..

HERTZ ML3800 91db de sensibilidade....FANTAAAAAAAAAAAAAAAAASTICO..grave perfeito... amigo meu tem um tiro nota maxima no campeonato de qualidade...sensibilidades bem proximas....resultados bem distintos..

deve-se analizar o conjunto....

Até onde andei lendo aqui no fórum...

E nas especificações...(até onde eu entendo)...

Essa maca HERTZ me chamou a atenção...

E um cara da "Audio Desing" me indicou tb

Postado em

Via de regra...som para alta-fidelidade= baixo SPL, ou baixa sensibilidade...

som para fora (trios ou SPL subs)= Alto SPL

Mas não quer dizer que alto SPL, vá ter péssimo som...vai do fabricante...

[]-[]

Então minhas Seleniun's triaxiais não são tão "horríveis"?!

Elas tem 88db...

Ficaria legal um ampli modésto?! Quero só dar um tapinha no RMS

Valeria a pena ainda assim colocar um kit 2 vias?!

Eu ganharia algo em potência?!

Obteria qualidade?! Pouco, médio, muito?!

Abç

Postado em (editado)

Simmm, a porta funciona como uma caixa, se ñ for tratada o resultado é um, tratada é outro.

Então, eu sinto ela vibrando...

Mesmo com esse kitzinho triaxial da Selenium...

Isso é bom, ruim?! Tem tratamento?! Qual?!

Hehe, tô pressionando?! Desculpa aê...

É q não sei se mantenho esse par de falantes na frente ou os troco.

Talvez até pudesse abrir mão do amplizinho...

Abç

Editado por Wlo
Postado em

Então, eu sinto ela vibrando...

Mesmo com esse kitzinho triaxial da Selenium...

Isso é bom, ruim?! Tem tratamento?! Qual?!

Hehe, tô presionando?! Desculpa aê...

É q não sei se mantenho esse par de falantes na frente ou os troco.

Talvez até pudesse abrir mão so amplizinho...

Abç

Qualquer vibração em um sistema de som a não ser o do proprio falante, gera cancelamentos, ou perdas, isto é ruim.

Veja:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=sLd&rls=org.mozilla:pt-BR%3B%2BAlexa:official&q=+site:autoforum.com.br+pioneer+autosom#hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=egI&rls=org.mozilla:pt-BR%3B%2BAlexa%3Aofficial&q=site:autoforum.com.br+tratar+porta&aq=f&aqi=&aql=&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=aa52346c7bfa2a11&biw=1280&bih=670

Postado em

Sensibilidade eh so a eficiencia do falante... SO !

timbre e sonoridade nao se mede em parametro.

no geral. falantes com sensibilidade alta, sacrifica a qualidade pra ganhar em eficiencia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...