Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
praia2009

watts volts potencia

Recommended Posts

Concordo com tudo que o cleber falou, afinal, ele está expondo fórmulas das quais ninguem aqui pode contestar, ninguem está fazendo isso, só que entendo o que o praia está querendo dizer, infelizmente, qualquer um aqui que já testou vários amplis mtx e fosgate por exemplo, sabe disso, muitos nem postam, eu sou um que abandonei o forum devido ao culto aos amplis nacionais, embora sejam muito bons, é exagerado o que falam.

Mas nao é essa a discussao, nacional x importado, aliás, isso já tem de sobra no forum.

:legal:

Eu ja pensei em seguir esse caminho..mas eu persevo nesse caminho de pedras = )

Infelizmente o fanatismo toma conta do bom senso desse forum.... Pra mim quando alguem poe uma marca ou modelo acima das criticas ele poe sua propria credibilidade em jogo..

pessoas que jugava sabias e referencias hj pra mim nao passam de simples users que dizem aquilo que sao pagas pra dizer = )

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vou continuar trabalhando aqui em meus projetos ! :legal:

espero que uma luz divina clarei o bolço do praia...pq esperar dos nacionais algo de maior qualidade ta dificil = / (pelomeno na area D mono)

Infelizmente compramos maquinas senoidais...perfeitas pra tocar 60hz...mas quando poe musica a coisa nao anda como esperado... fazem topicos reclamando rsrs (que nao sao poucos)

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

espero que uma luz divina clarei o bolço do praia...

kkkk ri de + aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pra complementar a discussão, fiz dois arquivos MP3 pra galera entender o quanto nossos ouvidos nos enganam.

Baixem esse zip: http://www.4shared.com/file/7m7lTr4r/teste_compresso.html

Ouçam o primeiro arquivo, depois o segundo, mantendo o MESMO volume.

Pra quem acha que eu gravei a primeira faixa em baixo volume, pode abrir num editor e ver onde está o peak... 0dB. E abram a segunda... 0dB. Não há ganho algum de potência, MAS há um ENORME ganho de VOLUME.

Porquê? Porquê nós não nos baseamos nos picos... nós nos baseamos na média. O segundo arquivo está bem comprimido, o primeiro é a gravação original.

A música foi de sacanagem mesmo, mas tá valendo... hauhauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pra complementar a discussão, fiz dois arquivos MP3 pra galera entender o quanto nossos ouvidos nos enganam.

Pra quem acha que eu gravei a primeira faixa em baixo volume, pode abrir num editor e ver onde está o peak... 0dB. E abram a segunda... 0dB. Não há ganho algum de potência, MAS há um ENORME ganho de VOLUME.

Porquê? Porquê nós não nos baseamos nos picos... nós nos baseamos na média. O segundo arquivo está bem comprimido, o primeiro é a gravação original.

pelomenos no foobar a mais alta chegou ate a passar do 0db = )

Compartilhar este post

Link para o post

da pra ver a diferença mesmo ! porem ainda acho que um amp deve fazer a msm coisa assim como a musica ! digo num contesto bem xulo ''

a ideia e fazer algo render no falante e nao fixo ! eu nao estou martelando pra ser tratado como leigo ou injuado com teorias fora da realidade !

na minha opniao vc fazer algo fixo teras potencia apenas fixa , se fizer algo voltado ao rendimento em cargas indutivas teras o rendimento em carga indutiva !!!mais eu vou parar de falar uma hora se Deus ajudar eu provo o que estou dizendo...

e volto a dizer , mais na resistencia nao significa mais som ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

da pra ver a diferença mesmo ! porem ainda acho que um amp deve fazer a msm coisa assim como a musica ! digo num contesto bem xulo ''

a ideia e fazer algo render no falante e nao fixo ! eu nao estou martelando pra ser tratado como leigo ou injuado com teorias fora da realidade !

na minha opniao vc fazer algo fixo teras potencia apenas fixa , se fizer algo voltado ao rendimento em cargas indutivas teras o rendimento em carga indutiva !!!mais eu vou parar de falar uma hora se Deus ajudar eu provo o que estou dizendo...

e volto a dizer , mais na resistencia nao significa mais som ! :legal:

Praia, levando isso que você disse ao pé da letra, não dá pra entender muito bem.

Voce pode explicar pra gente como isso ocorreria (nao dar a potência declarada na resistência, mas "entregá-la" quando o amplificador está ligado a um falante)?

Vlw

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

*vc pega um amp gringo e pega um amp nacional , o gringo tem um som mais bonito ! mesmo os modelos mais simples ( na maioria dos casos ) isso se deve ao fato de ter um projeto melhor, que a meu ver valeria a pena a gente começar a investir nisso aqui pois assim teriamos um produto competitivo a altura deles ou mais proximo !!!!

*isso demanda custo mais alto ? sim , porem nem tanto , nao vou entrar nesse detalhe por questoes eticas...

*a muito tempo atraz eu falava pra todos as pessoas ''vamos fazer em smd'' ??? todo mundo dizia ,NAO NAO NAO , na vdd parecia medo de fazer , mais hoje todos estao vendo a qualidade e o custo do SMD...devagar todo mundo esta migrando pra smd ! quando eu ia lancar meu crossover eu ja o fiz em smd , antes de muita gente ate porque eu ja sabia que isso era so vantagem, mesmo sendo uma produçao pequena !

*os amps nacionais tem um padrao de qualidade muito bom isso nao podemos negar :qualidade das placas , componentes ,solda , forma de se distribuir os componentes na placa, etc...

*a SD lancou um amp de 600.4 ,ainda nao o vi mais pelo que ouço e converso com as pessoas o amp esta dentro de um padrao bem aceitavel , ate acima de muitos outros nacionais e importados...o que e isso ???? isso e pensar certo , e fazer certo ,e mostrar que e possivel fazer muito com pouco...

*ai vem o que to querendo dizer a muito tempo : ta na hora de começar a fazer isso , e mostrar que aqui tem tecnologia , e que nos sabemos fazer as coisas e nao precisamos ficar copiando nada de ninguem....

*uma vez eu peguei um amp pra concertar aqui e estava APANHANDO com o problema dele , ai resolvi abrir o data sheet do componente que estava precisando ''PRONTO ACHEI O ESQUEMA''

*aqui no nosso brasil temos pessoas muito capacitadas cuja as quais eu conheço e sei do potencial delas para desenvolver algo que esta fora do datashett...

*na minha opniao como tecnico eu acho que esta na hora de começar a mudar um pouco esse cenario... :legal:

Editado por praia2009
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

falou pouco mais falou lindo.

eu boto fé na linha que esta pra vir da Soundigital. tomara que todos sigão o exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Praia, não sei se vc já teva a oportunidade de abrir um McIntosh... mas o projeto INTEIRO (exceto o powerguard) está no datasheet do CI do pré dele. Fora desse Ci só tem o VAS, BIAS e estágio de potência.

Mesma coisa pro HPA550.

Eu hoje estou "brigando" pra colocar minha marca no mercado... São 6 pedidos de patente pra documentar e despachar... mas não quero MESMO brigar nesse mercado povão. Prefiro não ganhar dinheiro, ter um segundo emprego, do que ter que brigar por preço.

Olha o que a NAR vende e o que a Ultravox vende... com certeza vende bam mais, e olha que infelicidade de produto...

Enquanto a gente tá discutindo amplificador, estamos esquecendo que, na realidade, a boca do lixo está mais abaixo... a boca do lixo está lá, parafusada nas caixas.

Nem vou me delongar muito falando de alto falante, pq aí sim vou comprar briga. Mas eu, HONESTAMENTE, teria vergonha de produzir muita coisa que está aí no mercado.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Praia, não sei se vc já teva a oportunidade de abrir um McIntosh... mas o projeto INTEIRO (exceto o powerguard) está no datasheet do CI do pré dele. Fora desse Ci só tem o VAS, BIAS e estágio de potência.

Mesma coisa pro HPA550.

Eu hoje estou "brigando" pra colocar minha marca no mercado... São 6 pedidos de patente pra documentar e despachar... mas não quero MESMO brigar nesse mercado povão. Prefiro não ganhar dinheiro, ter um segundo emprego, do que ter que brigar por preço.

Olha o que a NAR vende e o que a Ultravox vende... com certeza vende bam mais, e olha que infelicidade de produto...

Enquanto a gente tá discutindo amplificador, estamos esquecendo que, na realidade, a boca do lixo está mais abaixo... a boca do lixo está lá, parafusada nas caixas.

Nem vou me delongar muito falando de alto falante, pq aí sim vou comprar briga. Mas eu, HONESTAMENTE, teria vergonha de produzir muita coisa que está aí no mercado.

agora eu virei seu fã cleber !!! agora eu tiro o chapeu ! :rever1:

o que seu falante tem que a baiana nao tem ? na vdd vc sabe o que vc fez e melhorou a eficiencia do produto !!!isso e o fundamental pra quem compra dizer : e bom , toca baixo e alto , toca limpo , nao embola , som claro nas baixas freq , e nas altas !!! isso chama-se desenvolvimento , se vc entrou com patente e pq sabe que nao existe algo do genero !!!

esta mais do que na hora de começarmos a ver isso tambem com amplificadores , enquanto nos estamos brigando por mais watts ninguem tem um pre descente !e falo abertamente aqui, engenheiro e pessoas que sabem fazer tem no brasil ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

q eu me lembre ele tem um eletro imã, e tah em fase de testes (a anos).

nunca + vi o Klb comentar sobre ele, acho q soh depois da patente pra arrancar + dele.

Compartilhar este post

Link para o post

esse negocio aqui ta ficando interessante ! em breve vou postar alguma fotinha aqui !hauhauahuah! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

esse negocio aqui ta ficando interessante ! em breve vou postar alguma fotinha aqui !hauhauahuah! :legal:

poste mesmo heim :legal: muito legal isso aí praia, toda iniciativa por mais arriscada que seja é válida.

aí que a coisa vai pra frente.

Compartilhar este post

Link para o post

q eu me lembre ele tem um eletro imã, e tah em fase de testes (a anos).

nunca + vi o Klb comentar sobre ele, acho q soh depois da patente pra arrancar + dele.

Só mesmo...

Tem muitas e muitas horas de trabalho investidas, até chegar no modelo atual, que talvez ainda não seja definitivo.

Compartilhar este post

Link para o post

agora eu virei seu fã cleber !!! agora eu tiro o chapeu ! :rever1:

o que seu falante tem que a baiana nao tem ? na vdd vc sabe o que vc fez e melhorou a eficiencia do produto !!!isso e o fundamental pra quem compra dizer : e bom , toca baixo e alto , toca limpo , nao embola , som claro nas baixas freq , e nas altas !!! isso chama-se desenvolvimento , se vc entrou com patente e pq sabe que nao existe algo do genero !!!

esta mais do que na hora de começarmos a ver isso tambem com amplificadores , enquanto nos estamos brigando por mais watts ninguem tem um pre descente !e falo abertamente aqui, engenheiro e pessoas que sabem fazer tem no brasil ! :legal:

Sim, de fato, falta muyita inovação no mercado. Infelizmente, como disse, os falantes HOJE "suportam" (entre aspas) 5000W, com o mesmo conjunto e deslocamento dos "velhos" falantes de 1000W.

Tem muita coisa errada. Não é só mercado, o mercado não demanda isto, quem demanda é um submercado que sequer é expressivo. É uma corrida bestial pra fazer o mais forte, mesmo que seja forte só na etiqueta. Os bons produtos vão morrendo, pra dar lugar aos que aguentam mais potência, por conta da propaganda do pancadão, por exemplo.

Eu acho vergonhoso um JL de 125W RMS ter 12mm de x-máxima, e um falante barato de milhares de watts não deslocar nem isto.

Pensar em 5000W, 10000, 40000W RMS num sistema elétrico de 12V, que é suprido por um gerador que não dá nem 100A... onde vamos parar?

Faz MUITOS anos que eu não vejo mais graça nos sets de SPL... raríssimos os subs que me impressionam. A moda agora é um sub mononota e forte. Quando eu era mais novo, nego botava 8 subs de 120W RMS num carro. Tinha GRAÇA, tocava, tinha musicalidade, mesmo com subs pioneer free air estrangulados em caixas de 40L.

Hoje faz tum tum tum, não tem GRAÇA. Só dispara alarme.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje faz tum tum tum, não tem GRAÇA.

Eu vejo graça em sub mononota. Até pq não adianta meu sub tocar música em volumes extremos, se meu 2 vias não o acompanha.

Nao vejo problema em dar um tapinha no grave (leia-se +1~+2 no "sw out") quando quiser curtir o beis.

Nao vejo sentido em fidelidade de áudio quando se chega em um nível de SPL desses.

Pra mim, 2 vias tem que tocar 50hz pra cima, ficando o sub encarregado somente das frequencias abaixo disso.

Resumindo: Acho que vai do gosto de cada um! Sei que muita gente do SQ vai torcer o nariz pro que to falando aqui, mas é como eu gosto de ouvir minha música.

Compartilhar este post

Link para o post

Sub mononota, pra mim, enjoa em minutos.

E já era assim, mesmo quando eu era fã do SPL.

Acho que curto eles pq minhas caixas sempre tem o Fb muito baixo. Nao sei se minha audição é falha, mas quanto mais baixa a frequencia, menos consigo distinguir uma nota da outra. Isso acaba por fazer com que as frequencias mais baixas façam "um grave embolar no outro" (pelo menos, a 30hz, é essa a impressao que tenho).

Compartilhar este post

Link para o post

sobre ser mononota ou nao.. é complicado... 90% das pessoas que fazem caixa a fim de obter um bom SPL...nao tem conhecimento tecnico superficial(como o meu e de muitos do forum) a fim de saber como iara se comportar o PICO da caixa... hj diz "se ta batendo forte ta bom"

Lançaram SD16k...ST14k amps 24v...amps 240v Etc etc...eu frizava

"o mercado hj foca potencia wats e mais wats..mas acredito que a evoluçao chegará atravez da eficiencia"

pq um trio ter 100.000 rms de grave a alimentaçao para isso é um encomodo.... pra um usuario comum 10.000 rms ja é um problema quandose fala de alimentaçao...

ainda espero ver quem sabe ainda em vida um sub de alta eficiencia...com pouquissima potencia rendendo um alto spl aliado a uma boa musicalidade...

Compartilhar este post

Link para o post

A moda agora é um sub mononota e forte. Quando eu era mais novo, nego botava 8 subs de 120W RMS num carro. Tinha GRAÇA, tocava, tinha musicalidade, mesmo com subs pioneer free air estrangulados em caixas de 40L.

Hoje faz tum tum tum, não tem GRAÇA. Só dispara alarme.

:+1

Eu também prefiro 4 ou 6 subs mais fracos, à 2 subs "monstros" de 1000/1500/2000w rms...

Até hoje não vi/ouvi um sub que suporte muita potência e que tenha musicalidade, que toque bonito, ao mesmo tempo. São "brutos", nada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

sobre ser mononota ou nao.. é complicado... 90% das pessoas que fazem caixa a fim de obter um bom SPL...nao tem conhecimento tecnico superficial(como o meu e de muitos do forum) a fim de saber como iara se comportar o PICO da caixa... hj diz "se ta batendo forte ta bom"

Lançaram SD16k...ST14k amps 24v...amps 240v Etc etc...eu frizava

"o mercado hj foca potencia wats e mais wats..mas acredito que a evoluçao chegará atravez da eficiencia"

pq um trio ter 100.000 rms de grave a alimentaçao para isso é um encomodo.... pra um usuario comum 10.000 rms ja é um problema quandose fala de alimentaçao...

ainda espero ver quem sabe ainda em vida um sub de alta eficiencia...com pouquissima potencia rendendo um alto spl aliado a uma boa musicalidade...

O publico alvo é ignorante demais pra pensar em música quando se fala em sd16k e cia.

Já parou pra ouvir o que eles tocam com isso?(TAH TAH TAH TAH!)

:+1

Eu também prefiro 4 ou 6 subs mais fracos, à 2 subs "monstros" de 1000/1500/2000w rms...

Até hoje não vi/ouvi um sub que suporte muita potência e que tenha musicalidade, que toque bonito, ao mesmo tempo. São "brutos", nada mais.

Em se tratando de MÚSICA todo mundo da preferencia a esse tipo de sistema.. mas estamos falando de som automotivo(espaço limitado).

Acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom vamos lá, eu quando comecei a mexer com som não entendia muito sobe o assunto, tinha uma noção bem básica, monte i o primeiro set, e como não poderia ser diferente tava lá na mala um par de sub800 BP, os benditos bichos papão, um kit duas vias e com o passar do tempo fui trocando o sistema, cheguei a comprar 4 tornados de 18" ...meu pensamento hoje, como consumidor, em um sistema interno para o dia dia procuro falantes de baixa ou média potência que sejam eficientes na medida do possível e com isso consigo um sistema fácil de sustentar, leve e que fica gostoso de ouvir, ou seja um SQ de entrada pelo menos. Na parte do trio falantes acima de 1000w eu não tenho recomendado aos meus clientes, gosto muito da linha abaixo de 800w da Snake, e tem coisas bacanas aí de 300w . Em relação aos fabricantes o que acontece é o seguinte, leigo quando vai montar um set chega na loja da esquina e pede o falante mais forte da loja, lá vem um tomahawk "striker" e sai um BATIDãO !!! enquanto vender a fabrica vai focar no lucro.

Eu estou com um projeto pronto para possivelmente lançar até o fim do ano, são amplificadores (e fontes) de pequenas e médias potências buscando eficiência e o tão aclamado subgrave dos gringos, possivelmente em dezembro já vou poder estar fazendo testes e ajustes finais.

Compartilhar este post

Link para o post

sou burro mesmo, só agora entendi a intenção do tópico ...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...