Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RiQuati

artigo do Holbein no HTForum sobre cabos

Recommended Posts

Gente, estava dando uma sapeada no HTForum (nunca postei lá, mas foi onde comprei minhas caixas residenciais - por coincidência, do colega Glauber Trude daqui do Autoforum, que postava bastante por lá) buscando um DAC barato pro meu residencial, e achei um artigo interessantíssimo do Holbein Menezes, audiófilo da velha guarda, excelente escritor e pesquisador de temas controversos no áudio. Gosto pacas de ler o que ele escreve, e este artigo em especial me chamou a atenção, por conta de tocar em um ponto que foi bem discutido aqui: construção de cabos RCA (topologia, materiais, blindagem) e, especialmente, sobre blindagem de RCAs.

Claro que ele fala sobre áudio residencial, mas com as devidas adaptações, aproveita-se quase integralmente ao ambiente carral. E ajuda a dirimir uma dúvida que tive e ví surgir em quase todo mundo que vai montar RCAs com o cabo Canare Starquad japonês, 'o que fazer com a blindagem? uso os quatro condutores de que forma (topologia)??". Lembrei na hora destas perguntas por aqui, e resolvi postar o link: http://www.htforum.com/vb/content.php/15-Os-achados-do-Holbein.

Por coincidência, eu tinha construído os residenciais sem blindagem (e não pegaram ruído, felizmente) e os do carro com o terra apenas em um dos lados (imaginando reduzir a possibilidade de ground loops).

abração a todos,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente muito interessante Ricardo, gostei principalmente da 'critica?' as power words.

Os players automotivos tem impedancia em torno dos 600ohms baixar pra 10 iria dar um trampo, ou não? Existe algum equip especifico pra isso ou seria na base do DIY mesmo?

Eu sou um dos que usa o famigerado canare e acho muito bom, comparando com outros tambem de grife e com o tal shield. Mas no caso do formato starquad que como um pequeno artigo do Prof. Dantas, disse ter aumentado a indutancia e mantido a capacitancia em niveis aceitaves, pode ser que o shield do canare não tenha assim tanto efeito visto o ganho em indutancia de tal formato...

Compartilhar este post

Link para o post

O que ele falou é uma real...

MAS, vocês tem que ver de forma GLOBAL. Não é só fazer um cabo qualquer e ele vai tocar mais. Na realidade, o Holbein "se gastou" falando de OUTRA coisa: O correto casamento de impedâncias.

Pro player, o ideal é que na saída dele, a carga tenha impedância ABSURDAMENTE alta. MAS, se o amplificador assim o tiver, a linha fica totalmente sujeita a ruídos. E pro amplificador, o ideal é que quem lhe provê o sinal, tenha impedância de saída baixíssima.

Pra isto existem os Line Drivers. Mas, de tudo que ele falou aí, se a impedância de entrada do amplificador não for baixa, não haverá tanto ganho. Quanto maior a corrente circulando pelo cabo, menores são os prejuízos causados pelo próprio cabo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pro player, o ideal é que na saída dele, a carga tenha impedância ABSURDAMENTE alta. MAS, se o amplificador assim o tiver, a linha fica totalmente sujeita a ruídos. E pro amplificador, o ideal é que quem lhe provê o sinal, tenha impedância de saída baixíssima.

Se não me engano, este é o problema de incompatibilidade do Blaupaunkt PA2150 com alguns players, corrijam-me se estiver errado. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o PA tem baixa impedância de entrada mesmo.

Não foi pensado pra uso com player com saídas mais altas... quando não dá conta, acaba distorcendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem interessante!

Depois vou fazer um teste desses!

Compartilhar este post

Link para o post

De tudo que eu li o que me chamou muito a atenção foi isso

"Para mim, o "audiota" e aquele sujeito que ama mais os aparelhos do que a musica. O que aje como "novo rico", que nao possui cultura que de sentido ao seu poder aquisitivo. Que muda de opiniao a cada ano, quando os conglomerados comerciais ditos "haiendi" vem com nova campanha de marketing desdizendo tudo que disseram no ano anterior... e tomando o dinheiro do imbecil mais uma vez. Usando um ditado la do norte velho, o "audiota" emprenha pelos ouvidos"

Eu parei uns minutos para refletir sobre isso, muito inteligente.

Compartilhar este post

Link para o post

O engraçado do HTF é que quem discorda da pequena panelinha do hi-end é hostilizado, tachado de invejoso, de que não sabe nada pq não tem um hi-end.

É assim com quase todo mundo, menos com o Holbein. Nego ouve as espinafradas quieto e não pode dar um piu... dizzem "legal" e ficam quietos... o cara tem MORAL... hauhauhauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

O engraçado do HTF é que quem discorda da pequena panelinha do hi-end é hostilizado, tachado de invejoso, de que não sabe nada pq não tem um hi-end.

É assim com quase todo mundo, menos com o Holbein. Nego ouve as espinafradas quieto e não pode dar um piu... dizzem "legal" e ficam quietos... o cara tem MORAL... hauhauhauhauhauhauhauhau

Por esses motivos que voce falou kleber que eu não ando por aquelas bandas.

O que adianta voce redigir um texto maravilho, e sem conteúdo.

Mas voce a de convir comigo, que é uma tremenda de uma hipocrisia concordar com certas asneiras, independente de quem seja o autor das celebres frases.

Foi isso que me chamou a atenção no texto que copiei de la.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem minha inguinorança, mas, então RGC59 é o pior cabo do mundo, não?

Compartilhar este post

Link para o post

mer**, vou tirar a blindagem do meus RCA xing ling para ver se melhora.

Brincadeiras a parte, o cara é fo**.

Compartilhar este post

Link para o post

kkkk...pow Luciano, não é não, tem coisa MUITO, mas MUITO (com força) pior que o nosso RGC59 Kmp. Diria que boa parte dos RCAs vendidos em loja de som, o RCA 'genérico', que às vezes sai quase o preço de um RGC+terminais decentes. Para algumas aplicações (sub, por exemplo), o RGC cai como uma luva; e entre ele, com um bom condutor central, parrudo, malha farta e com bastante cobre, isolamento decente, e os RCAs que eu usava antes dele (e alguns me custaram até caro, comparativamente - teve um que custou tanto quanto um RGC bem-montado), ficaria nele sem pestanejar, inclusive para médios e agudos. Na linha do 'custo x benefício', um set legal que tive usava RGC para sub e médios, e CAT6 para agudos (sem blindagem, e usando exatamente a configuração trançada + condutores iguais para sinal e terra, tbem no chutômetro).

Parte do artigo trata de topologia dos cabos (esta é a parte que me chamou a atenção pq. uso os Canares e tinha montado meio às cegas, no 'imaginômetro'), e parte do casamento de impedâncias (que tá no mesmo contexto mas ainda tenho de reler com mais calma). O coaxial nosso não atende muito ao quesito 'topologia' por motivos claros - sinal no centro, malha como negativo e, logo, desproporcionais. Por outro lado, ambos (blindagem e condutor) são 'pesados' (no sentido de cobre mesmo, quantidade) pacas comparados ao típico RCA automotivo (claro, os de grife à parte - mas estes não conheço muitos e nunca ví abertos), o que talvez explique o bom desempenho e minore as características negativas.

abs,

Ricardo.

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

O RGC está muito longe de ser ruim.

Ele tem um defeito, na realidade: É encorpado demais. Pra uso na faixa de áudio exige alguns cuidados.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem, eu fui simplista e chato demais. Eu já li muito sobre o RGC59, e, embora eu não tnha tido uma boa experiencia com esse cabo, sei das qualidades dele.

Mas o RGC é um cabo blindado que usa a malha como negativo. Segundo o texto, uma topologia inadequada.

Compartilhar este post

Link para o post

Inadequada eu não digo não.

Não há problemas em usar configurações coaxiais. DIZEM que a configuração tipo par trançado + malha é melhor, mas eu mesmo não tenho 100% de confiança nisto, já que muitos cabos de ponta são coaxiais.

A vantagem do par trançado + malha é a imunidade a ruídos, que é BEM maior, especialmente se a construção for criteriosa. MAS a configuração coaxial tem uma vantagem: Permite usar dielétricos mais espessos, reduzindo a capacitância, fator que complica a vida do cabo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...