Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

LcPirani

Inicio de Projeto SQ - Vectra GT-X

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde a todos!

Sou membro novato do fórum, mas a quase um ano sou leitor dos tópicos aqui postados, e agora estou dando início ao meu projeto de som e gostaria de contar com a ajuda de vocês.

Desde já peço desculpas se estou escrevendo no local errado, nunca participei de nenhum fórum.

Bom, acabo de pegar meu Vectra GT-X e ele está com os falantes e com a HU original (sem RCA)

Equipamentos que eu eu já tenho:

- 1 Kit CS60D - Bravox

- 1 par de coaxiais bravox CX50B

- 1 Hurricane 4ch antigo (parece um Ha4120, mas esta reformado e pintado, entao nao sei se é)

- 1 HU KD-PDR89UR JVC

- 1 Canal central amplificado Clarion SRK604

- Cabos RCA Taramps e Cabos 54mm² para alimentação

Equipamentos que um colega está trazendo dos EUA para mim (Apenas para o Grave):

- 1 Amplificador Rockford Fosgate P500-2

- 1 Subwoofer P3D212 Rockford Fosgate

- 1 Mega Capacitor 2 Farad RFC2D ( Não sei se será necessário, ele disse que seria bom, o que acham?)

Acham que fiz uma boa escolha para o grave? ainda ha tempo de mudar.

Quanto aos meus gostos musicais, são muito variados, escuto desde pop até techno, por isso peguei um amplificador com regulagem para poder controlar a força do grave dependendo da musica, quero um som forte, encorpado, com um bom grave e um stereo limpo.

Inicialmente ainda me sobram uns R$1500 para gastar com caixa, instalação e algum outro componente, mas pretendo juntar mais para Ups futuros em amplificador, falantes e HU para um SQ bacana.

Minhas Dúvidas:

- devo manter os falantes originais ou colocar os bravox com o hurricane por enquanto? pois pretendo mais pra frente troca-los por algo melhor.

- devo manter o player original ou troca-lo pelo meu JVC? e se for manter o original, como fazer a ligação para o amp? ah e eu não queria perder o controle de com no volante e pretendo futuramente colocar um DVD 2 din, mas agora estou sem muito dinheiro para isso

- precisarei mesmo desse mega capacitor? ou bateria extra ou algo assim?

- a ultilização deste canal central atrapalharia o "palco Sonoro" ou algo assim? se não como devo ultiliza-lo?

Sei que surgirão muito mais dúvidas no decorrer deste projeto, mas inicialmente é isso.

Muito Obrigado pessoal.

Postado em

Ninguém?

Pessoal me ajudem por favor

Os acessórios para o sub chegaram hoje na minha casa já

Vou aprender a postar fotos e depois coloco aqui

Mas gostaria muito da ajuda de vcs para Já iniciar meu projeto

Obrigado

Postado em

Bem vindo à labuta de querer montar um SQ de entrada ehehehhe...

Eu estou saindo do SPL e entrando neste mundo!

Vc pelo contrário está iniciando o primeiro projeto né?

Enfim, para o seu primeiro SQ, já pode providenciar outro cd-player, um que tenha mais regulagens, EQ acima de 3 bandas e filtros passa-alta e passa-baixa, saída separada para o subwoofer, dentre outras funções...

Bom, aproveita logo e usa os kits da Bravox mesmo!

De graves vc está bem servido, para o seu primeiro set, este tá mais para um SQPL! Uma dica aí que te dou é para vc comprar uma bateria reserva. Pois só a original não vai dar conta do recado!

Postado em

Muito obrigado pela resposta

Eh meu primeiro projeto sim =)

to bastante empolgado

Quero fazer muita coisa eu mesmo e tal...

Então eu não gostaria muito de trocar o player original por enquanto.. Será que um processador não resolveria?

Apesar de eu ter lido que existem interfaces para o controle no volante...

Qual player vc me sugere? Um DVD com funções para sq e essas outras funções que vc falou... Queria gastar ate uns 2 mil... Será que compensa comprar fora? Tipo ebay?

Realmete o kit original não passa nem perto do bravox...

Sobre a bateria.. Andei vendo da optima yellow.. Mas achei absurdamente caro... O que vc me indica? Ela seria reserva.. Instalada no porta malas ou acoselha substituir a original.. A original eh 55a

Valew

Abraço

Postado em (editado)

Muito obrigado pela resposta

Eh meu primeiro projeto sim =)

to bastante empolgado

Quero fazer muita coisa eu mesmo e tal...

Então eu não gostaria muito de trocar o player original por enquanto.. Será que um processador não resolveria?

Apesar de eu ter lido que existem interfaces para o controle no volante...

Qual player vc me sugere? Um DVD com funções para sq e essas outras funções que vc falou... Queria gastar ate uns 2 mil... Será que compensa comprar fora? Tipo ebay?

Realmete o kit original não passa nem perto do bravox...

Sobre a bateria.. Andei vendo da optima yellow.. Mas achei absurdamente caro... O que vc me indica? Ela seria reserva.. Instalada no porta malas ou acoselha substituir a original.. A original eh 55a

Valew

Abraço

Vc quer um DVD Double Din ou Single Din? Bom Double Din tem as marcas mais famosas e com ótimos custo-beneficio (Sony, Pioneer, JVC)...

Single Din, tem um user aqui que vende o Kenwood KIV-BT900 com tela de 3", aparelho completo! Estou esperando entrar grana para eu pegar este aparelho.

Bom sobre baterias, a galera aqui usam mais as Heliar e Moura. São bem mais baratas que estas Optima...Mas existe outras marcas de baterias boas e bem mais baratas que Heliar e Moura! A princípio é melhor utilizar duas baterias, vc pode até adicionar mais uma no porta-malas de 55A/h.

Outra coisa é saber se realmente o seu player original possui saídas de áudio em RCA e se ele tem uma qualidade boa de reprodução de áudio!

Pois o cd-player é o Cabeça de todo o sistema sonoro! Não adianta de nada ter equipamentos tops com um player mediano ou ruim matando todo o sistema!

Editado por dudufuddellys
Postado em

O player não tem rca, eu teria que usar um adaptador e acho que isso não eh bom. Certo?

Acho que fica melhor no meu carro um double din mesmo

Estou na duvida por questões de segurança... Queria algo discreto. Pois paro Mto o carro na rua e a noite.. Por isso a idéia do processador e player original

Mas já vi que viu ter q arriscar

Vou dar uma olhada na bateria.. P liga-lá eu preciso trocar o alternador? E do que mais eu preciso para alimentação? Relê ou algo assim?

Valeww

Postado em

Bom, eu acredito que o seu carro tem um alternador forte (70 a 80A) por causa dos itens que vem nele!

Vc vai precisar de cabos de energia, terminais, acho que o relê vai ser necessário para desligar a segunda bateria quando não for usar o som e ficar com o carro muito tempo parado! Assim a segunda bateria não rouba a carga da original.

Vc vai precisar de cabos com bitola de 25mm para ligar na bateria original e na segunda bateria, e cabos com bitola de 16mm para os amplificadores. E um distribuidor de vias para ligar os cabos da segunda bateria aos amplificadores.

Fios para os alto-falantes com bitolas de 2,5mm e fio com bitola de 4 a 6mm para o subwoofer.

Postado em

Valeew

Tenho alguns metros de 50mm

P bateria fica bom Ne?

Vou dar uma olhada nisso de relê e terminais

Eee já ta começando a ficar caro hehe

FaZer o que neh.. Como MTos por aki diZem não da p fazer milagre

Quanto aos cabos p falantes qual marca vc indica? E rca? Meu taramps resolve? Ou preciso de algo melhor?

Abraco

Postado em

Bem vindo cara,

Acho que vai ficar um bom som pelos equipamentos, só não acho muito necessario o uso do canal central, ele destroi um pouco os palcos, só serve para sistemas 5.1 e mesmo assim seu uso em carros é muito discutido, tem gente que tem e gosta, outros não gostam... Eu prefiro no lugar dele colocar o tw direcionado nas colunas, MUITO mais facil de ajustar o palco, os tw bravox ficam legal em off-axis...

Se você quer um Som de Qualidade, é melhor trocar o player original, sei que as vezes o original é muito mais bonito e tal, mas não vai ter a qualidade de um bom player... Nunca ouvi o seu KD-PDR89UR, em geral os JVC tem uma boa qualidade, mas como nunca ouvi não vou opinar... No seu caso, pode colocar um DVD 2din com a moldura que fica perfeito tambem...

A sua sugestão de um processador tambem é muito boa, tem o ms-8 da JBL que é muito bom e não sai "tão" caro (R$ 2000)

Mas acredito que no seu caso para colocar um processador já ficaria um som um pouco desnivelado, seria melhor investir em um amplificador e kits melhores para o Stereo...

Os cabos RCA e de Força estão bons... :legal:

Quanto a duvida da bateria, é sempre bom ter uma auxiliar, no seu caso uma auxiliar de 60ah já daria conta do recado, ainda mais se tiver com o Megacapacitor que já dá uma ajuda...

No mais é isso, eu sou de Santos tambem, qualquer duvida é só dar um toque! :legal:

Abraço []-[]

Postado em (editado)

Q legal que vc eh de Santos tb

Obrigado pelas dicas....

Quanto um DVD 2din oq os colegas podem me indicar? Ai em torno de 2k?

Amigo desculpe mas o que eh off-axis?

Pois eh imaginei q o canal não fosse ficar legal... Mas como eu tenho ele aqui tinha pensado em usar.. Mas vou tentar vende-lo e usar a grana em outra coisa

Amigo já que vc eh de santo.. Sobre a instalação.. Conhece algum lugar bom p fazer a caixa do sub e tvs uma estilizada no porta malas? eu queria fazer algumas coisas eu mesmo, mas nao sei se vou arriscar fazer a caixa... tem q ser algo bom p nao vibrar..

Valew

Editado por LcPirani
Postado em

Q legal que vc eh de Santos tb

Obrigado pelas dicas....

Quanto um DVD 2din oq os colegas podem me indicar? Ai em torno de 2k?

Amigo desculpe mas o que eh off-axis?

Pois eh imaginei q o canal não fosse ficar legal... Mas como eu tenho ele aqui tinha pensado em usar.. Mas vou tentar vende-lo e usar a grana em outra coisa

Amigo já que vc eh de santo.. Sobre a instalação.. Conhece algum lugar bom p fazer a caixa do sub e tvs uma estilizada no porta malas? eu queria fazer algumas coisas eu mesmo, mas nao sei se vou arriscar fazer a caixa... tem q ser algo bom p nao vibrar..

Valew

Tem uma boa galera de Santos aqui no forum rsrsrs []-[]

Quanto a te indicar um bom dvd 2 din vai de gosto, tente se apegar a essas marcas (Sony/Pioneer/JVC/Alpine/Kenwood/Clarion), eu particularmente iria de Pioneer, a nova linha tá vindo com uma qualidade muito boa e o seu design e sua interface é muito bonita e agradavel...

Quanto ao "off-axis" ele é um tipo de direcionamento utilizado nos tw, feitos na coluna, como este:

http://imageshack.us/photo/my-images/256/celtadiego36.jpg/sr=1

Bom, quanto a instalação, dê uma olhada na parte de SQ aqui no forum, na parte de Galerias e Projetos, olhe os Projetos do Luciano (LR Art in Audio), o cara manja MUITO, ele já foi diversas vezes campeão do Sound Quality, é uma loja ali proximo ao Canal 5... Aqui em santos só confio em deixar meu carro na mão dele :legal:

Ta aqui o site, se quiser dar uma olhada lá tem uns projetos: http://www.lrartinaudio.com.br/

Abração []-[]

Postado em

Opa que legal, vi uns projetos do Luciano - LR e achei muito top.. com ctz vou procura-lo assim que eu tiver um tempinho,

eu nao gosto muito da ideia de refazer a coluna do carro, se eu deixar o tweeter no local original seria ruim?

gostei muito deste DVD player aqui http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=3189&osCsid=651t5hkgn1tlrf9btteabrcip3 alguem ja teve ou ouviu um destes? nao entendi a diferenca entre este com este outro aqui http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=3001&osCsid=651t5hkgn1tlrf9btteabrcip3 . alguem poderia me dizer?

outra coisa.. estas centrais multimidia que existem por ai nao compensam ne? em qestao de audio e qualidade?

estou pensando ja nos falantes e amp pro estereo, para pelo menos fazer um orcamento e me programar, queria muito a juda dos colegas aqui do forum nesta hora.

alguem conhece a serie HEX de kit duas vias da Diamond? é um bom falante? o que os amigos me indicam que seria de qualidade e na faixa de uns R$ 600,00? para o duas vias da frente.. e um amplificador tambem.. atraz estou pensando num kit duas vias de entrada, pode ser diamond tambem ou algo mais barato um pouco.

Obrigado a todos

Postado em

Opa que legal, vi uns projetos do Luciano - LR e achei muito top.. com ctz vou procura-lo assim que eu tiver um tempinho,

eu nao gosto muito da ideia de refazer a coluna do carro, se eu deixar o tweeter no local original seria ruim?

gostei muito deste DVD player aqui http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=3189&osCsid=651t5hkgn1tlrf9btteabrcip3 alguem ja teve ou ouviu um destes? nao entendi a diferenca entre este com este outro aqui http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=3001&osCsid=651t5hkgn1tlrf9btteabrcip3 . alguem poderia me dizer?

outra coisa.. estas centrais multimidia que existem por ai nao compensam ne? em qestao de audio e qualidade?

estou pensando ja nos falantes e amp pro estereo, para pelo menos fazer um orcamento e me programar, queria muito a juda dos colegas aqui do forum nesta hora.

alguem conhece a serie HEX de kit duas vias da Diamond? é um bom falante? o que os amigos me indicam que seria de qualidade e na faixa de uns R$ 600,00? para o duas vias da frente.. e um amplificador tambem.. atraz estou pensando num kit duas vias de entrada, pode ser diamond tambem ou algo mais barato um pouco.

Obrigado a todos

Esses dvds só tem 3 bandas de equalizador .....muito pouco !

Estou reformulando meu set todo e se tiver interesse, dá uma olhada por aqui : http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=163230

Abraço

Postado em

sobre o amp. alguem conhece este daqui FXA4100 - CADENCE 4 CHANNEL 1200 WATT ? seria legal pro stereo?

Uma opção nacionalizada e com garantia no BR seria o Audiophonic club 4100 e também o club 800.4 ....ótimos amps para o estéreo e com bom preço :legal:

Postado em

Uma opção nacionalizada e com garantia no BR seria o Audiophonic club 4100 e também o club 800.4 ....ótimos amps para o estéreo e com bom preço :legal:

Obrigado pela ajuda, estou lendo muitos tópicos pro aqui sobre o stereo e surgem muitas duvidas, são tanto amps e kits que tenho que ler muito mais pra saber + - o que eu quero

se alguem tiver mais sets para me enviar seria de muita ajuda..

outra cosia, onde comprar cabos para Speaker e conectores de qualidade?

Obrigado

Postado em

Obrigado pela ajuda, estou lendo muitos tópicos pro aqui sobre o stereo e surgem muitas duvidas, são tanto amps e kits que tenho que ler muito mais pra saber + - o que eu quero

se alguem tiver mais sets para me enviar seria de muita ajuda..

outra cosia, onde comprar cabos para Speaker e conectores de qualidade?

Obrigado

Lucas, blz ?

Eu até teria um fornecedor para indicar (faço por mp depois) , mas o problema com este é que o cara vende sem ter estoque e costuma atrasar um karalhão de tempo ....tem gente que espera 30~40 dias as vezes, dá até pra comprar nos USA que chega mais rápido.

Eu estou pesquisando onde comprar também e te informo.

Quanto ao club 800.4, estão oferecendo um amp de grande qualidade (tendo aceitação monstro) por um preço baixo até por uma questão de mkt....pois ainda não tem preço de grife, deixa a marca se consolidar mais ainda (tem só 3 anos de sucesso) pra ver se os preços se manterão assim.....

Vc já deu uma olhada no set que montei no meu golf ? E viu o que estou montando monomarca audiophonic ?

Eu que gosto tanto de experimentar equipos e estou toda hora trocando , apostei mais uma vez em Audiophonic não foi a toa.

Abraço :legal:

Postado em

Lucas, blz ?

Eu até teria um fornecedor para indicar (faço por mp depois) , mas o problema com este é que o cara vende sem ter estoque e costuma atrasar um karalhão de tempo ....tem gente que espera 30~40 dias as vezes, dá até pra comprar nos USA que chega mais rápido.

Eu estou pesquisando onde comprar também e te informo.

Quanto ao club 800.4, estão oferecendo um amp de grande qualidade (tendo aceitação monstro) por um preço baixo até por uma questão de mkt....pois ainda não tem preço de grife, deixa a marca se consolidar mais ainda (tem só 3 anos de sucesso) pra ver se os preços se manterão assim.....

Vc já deu uma olhada no set que montei no meu golf ? E viu o que estou montando monomarca audiophonic ?

Eu que gosto tanto de experimentar equipos e estou toda hora trocando , apostei mais uma vez em Audiophonic não foi a toa.

Abraço :legal:

Obrigado

Gostei dos 2 audiophonic que me disse

Vc já ouviu cm amp da hertZ? O que me diz se for comparar .. Pq os preços são parecidos

E qual 2 vias me indica p dianteiro d traseiro?

Esse cara que vc disse.. Ele importa? Quais marcas ele oferece? Cheguei a ver da knukonceptz no ebay mas os fretes me deixaram de cabelo em pe... Será q vale?

O q vc usa nos seus sets? De terminal e fiação ? Comprou com esse cara?

Abraço valew

Postado em

sugestões

- bateria: uma impact de 90 ah no cofre (tinha 2 num set de spl que eu vendi depois de 4 anos instaladas sem ter me dado nenhum problema)

- kit 2 vias e coaxiais: depende de quanto está disposto a gastar

- dvd: pioneer avh-p4250 (ótimo player, tem eq, e dá pra montar uma verdadeira central multimídia camera de ré e gps, além da iluminação se adequar à do carro)

- fiação e cabos rca: dá uma olhada no meu tópico http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=160897 que dá pra vc ter uma idéia (comprei todos direto do site da knukonceptz)

- megacapacitor: ótimo pra suprir os picos de consumo de energia além do q esse q vc escolheu estar entre uma das melhores marcas

- direcionamento dos tweeters: o vectra gt já tem um bom direcionamento, vc tem q pesar se vai valer a pena investir nisso mesmo, só faça se for com um kit q vc já tem certeza que vc gostou e vai ficar um bom tempo com ele, ah e faça sem usar sua coluna original pq qdo for vender o carro vai ter dor de cabeça pra arrumar outra

- tratamento acústico: interessante tratar a parte externa das portas fechando aqueles "buracos" melhorando a acustica das portas.

:legal:

Postado em

Obrigado cara

Pensei em tratar as portas sim

Sobre os tarefara deixarei no lugar original apenas tenho duvida do traseiro se usarei coaxial ou 2 way oq acha?

Referente ao player oq acha do 4280 da pioneer tb?

Vou dar uma olhada no seu tópico sim

Valew abracoo

Postado em

Obrigado cara

Pensei em tratar as portas sim

Sobre os tarefara deixarei no lugar original apenas tenho duvida do traseiro se usarei coaxial ou 2 way oq acha?

Referente ao player oq acha do 4280 da pioneer tb?

Vou dar uma olhada no seu tópico sim

Valew abracoo

Tratar as portas realmente dá uma boa diferença... Quanto ao Pioneer 4280 é um bom player, apesar de nunca ter ouvido um na minha frente, mas pelas especificações ele é bem completo... Se for o AVH 4280 (Que é o DVD) é uma otima escolha, tenho um e aprovo, qualidade é muito boa e varios recursos interessantes! :legal:

Postado em

Brother, o pessoal do VectraClube tem bastante informação sobre instalação de som, dê uma olhada lá :legal:

www.vectraclube.com.br/forum

Me cadastrei lá e darei uma olhada a noite

Obrigado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...