Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em

Bom, primeiramente gostaria de parabenizar o fórum, gostei de mais, está muito organizado, pessoal bacana, sempre ajudando muito uns aos outros.

Bom, eu sou novo no assunto, então vim buscar aprendizado e conhecimento, e pelo que andei lendo em outros tópicos é o lugar certo.

Primeira duvida é:

SPL se encaixa nos tipos de graves que balança as coisas, tipo esse vídeo do SMD

http://www.youtube.com/watch?v=cedfX-gzHuM

Se não for, qual seria o tipo de grave que faz parte do SPL.

Segunda duvida é:

Subwoofers, qual seria um bom mesmo, coisa de primeira, andei vendo no ebay e gostei desse:

http://cgi.ebay.com/Orion-HCCA124-ORION-HCCA-12-Inch-Dual-4-Ohm-Subwoofer-/150598490619?pt=Car_Subwoofers_Enclosures&hash=item23105e99fb

http://cgi.ebay.com/Orion-HCCA122-ORION-HCCA-122-12-/150598490487?pt=Car_Subwoofers_Enclosures&hash=item23105e9977

http://www.orioncaraudio.com/Products/Product.aspx?ProductID=512

http://www.orioncaraudio.com/Products/Product.aspx?ProductID=513

Orion_HCCA12.jpg

Pensei em 2 desses, mas vi que tem o de Dual 4 Ohm e o Dual 2 Ohm, qual seria mais indicado?

Talvez para um futuro mais 2 desses...

Gostei das especificações desses sub da Orion, fora que o visu dele é agradável.

Aqui na minha cidade Rio verde Goias o pessoal usa 2 ou 4 sub da pioneer aqueles de 400 RMs e para eles aquilo é o max, eu pessoalmente não gosto dos subs da pioneer porque eles não aguentam o tranco, só vejo pessoas queimando os subs, derretendo eles por causa de volume.

Quantos Sub da pioneer eu consigo bater, tipo se for pela logica da potencia com 2 Orion eu bateria 10 sub pioneer, mas não sei se conta dessa maneira, fora que o pico do sub Orion é de 4 k rms por 10 segundos, sou novo no assunto, então não levem a mal.

Amplificador pensei em 2 modelos:

http://cgi.ebay.com/MTX-Thunder-Elite-TE4001D-Car-Amp-/400215064178?pt=Car_Amplifiers&hash=item5d2ead3e72

Esse MTX Thunder Elite TE4001D

http://www.mtx.com/caraudio/products/amplifiers/TE4001D.cfm

MTX_TE4001D.jpg

O problema desse amp da MTX é a potencia 1 Ω 3750rms, para o sub seria um bom de até 2500 rms, eu gosto de ouvir musica no max, ai fica complicado, tipo amp de 3750 rms, pega muito no limite do sub Orion, mas o preço desse amp é melhor que o próprio Orion, isso que me agradou.

Ou esse:

http://cgi.ebay.com/HCCA25001-ORION-AMP-5000-W-MAX-SUB-SUBWOOFER-AMPLIFIER-/120634130116?pt=Car_Amplifiers&hash=item1c165abec4

HCCA25001 ORION

http://www.orioncaraudio.com/Products/Product.aspx?ProductID=574

HCCA25001_fullsize.jpg

Seria 1 modelo desses para cada subwoofer, pensei em comprar um sub de cada vez, devido o custo alto deles e importação, como vou comprar direto do ebay, um amigo vai comprar para mim.

Terceira duvida:

Voz, eu não sei o que poderia por para Voz, uma voz de alta qualidade e que seja ate mais ou menos alta de para ouvir bem de uma certa distancia, mas sem perder muito a qualidade.

O que eu mais quero é que treme tudo mesmo quando for passar, tipo o vídeo acima do SMD.

Quantos dB acham que consigo com 2 Orion de 12”?

O som não é para agora especificamente, eu diria daqui uns 40 ou 50 dias vou começar a montar.

Postado em

Olha kra primeiramente SPL é isso msm tremer tudo que nem o som do Steve meade, si vooc esta querendo msm 1 par de orion é melhor voce usar módulo com pelo menos 6000rms pois recomendase Potencia do módulo de 30 a 50% a mais do q do Alto falante até o dobro pois assim ele renderá 100% fazendo o modulo tocar folgado não forçando muito o módulo !!! Se voce quiser usar 2 módulo 1 pra cada orion use cada módulo com 5000rms para ter 100% de rendimento dos orion! se vooc for usar módulo de 1 ohm pra cada orion pegue o bobina dupla de 2 ohms ou si cada módulo do sub for 2ohms pegue o bobina dupla de 4 ohms agora si for 1 módulo de 1 ohms pros 2 pegue bobina dupla de 4 ohms agora si for 1 módulo de 2 ohms pros 2 pegue os orion bobina dupla de 2 ohms. Agora 2 orion de 12'' não fasso ideia de quantos decibeis consegue ! agora para voz recomendo não usar corneta pois é som de spl e corneta é mais pra trio pra jogar a voz pra longe ! recomendo usar kit's 2 vias bem fortes nas portas e tbm usar pezinho pra conseguir aguenta o grave dos orion !

Postado em

Cara.. quanto ao "que tipo de grave", não existe um tipo correto. SPL = Sound Pressure Level.. então, o som sendo ALTO, tá valendo!

Mas daí vem a questão de gosto! Eu curtia muuito low bass, daqueles beeem 'profundos' mesmo.. 25~35hz! O tipo de grave que vc quase não ouve mas inexplicavelmente treme sua roupa e derruba teu copo da mesa! Há quem curta o "gravão".. que é aquele spl entre 35 e 50hz.. e há quem curta o "grave" normal, que gira entre 50hz e 80hz. Questão de gosto!

QUanto aos equips, nao vou opinar pois, além de ser questão de GOSTO e Opinião pessoal, acho que uma boa pesquisa te ajudaria mt!

E quanto à terceira dúvida, podes usar kits duas vias ou woofers de pequeno tamanho.

Ah, outro detalhe.. por mais forte e parrudo que seja o SUB, não etm pra onde correr! Grave é DESLOCAMENTO DE AR!

Então, se tu bota 2 orion de 12' e aparece neguin com 4 protech excursion de 15'.. ele não vai passar vergonha, sacou?

Ou seja, se quer grave estilo o do SMD, pense em PELO MENOS 4x15' :legal:

Postado em

Esse Orion é o Sonho de consumo de muita gente aqui no forum, um dos subs mais tops atualmente no mercado...

Tem x-max de 30,18 mm [""]

Esse subwoofer é um CAVALO.

Se não me engano, o Ernany aqui do forum tem um... Lembro que a um tempo atras tinha até um topico de um user comentando sobre esse sub, se tu procurar deve achar facil... []-[]

Postado em

OpO

Se vc compra um dese vo taca pedra na sua casa

OpO

Tem certas coisas que nao pode mostra aqui no forum, Tem gente que bota zoio gordo [""]

Tipo Eu nunca falei que tenho a ediçao especial do 308 de 18" :vts

(Brink's) Seria baum em um 308 de 18"

Postado em

Bom eu ressalto que como você está começando seria um bom começo, mais o certo seria você repensar isso porque é muito spl,sem contar o din din que também deve ser bem salgado pra um sub desse;

Acho que você deveria começar com algo mais típico pra ver como é (claro isso se você nunca sentiu um spl dentro do carro). Falo isso por experiência própria! segue ai um conselho, não é nenhuma crítica só uma dica, mass se você está predestinado a esse "fkinglobalabsurd bass" vá em frente, o sub não vai te decepcionar!

Postado em

Olha kra primeiramente SPL é isso msm tremer tudo que nem o som do Steve meade, si vooc esta querendo msm 1 par de orion é melhor voce usar módulo com pelo menos 6000rms pois recomendase Potencia do módulo de 30 a 50% a mais do q do Alto falante até o dobro pois assim ele renderá 100% fazendo o modulo tocar folgado não forçando muito o módulo !!! Se voce quiser usar 2 módulo 1 pra cada orion use cada módulo com 5000rms para ter 100% de rendimento dos orion! se vooc for usar módulo de 1 ohm pra cada orion pegue o bobina dupla de 2 ohms ou si cada módulo do sub for 2ohms pegue o bobina dupla de 4 ohms agora si for 1 módulo de 1 ohms pros 2 pegue bobina dupla de 4 ohms agora si for 1 módulo de 2 ohms pros 2 pegue os orion bobina dupla de 2 ohms. Agora 2 orion de 12'' não fasso ideia de quantos decibeis consegue ! agora para voz recomendo não usar corneta pois é som de spl e corneta é mais pra trio pra jogar a voz pra longe ! recomendo usar kit's 2 vias bem fortes nas portas e tbm usar pezinho pra conseguir aguenta o grave dos orion !

Ok, entendi, gostei do MTX, preço muito bom pelo nível dele, achei melhor que o HCCA25001, acha que o MTX roda di boa em um sub, é 1 modulo por sub sim, pensei 1 MTX para cada sub, já que o MTX está oferecendo 3750w rms a 1 Ω.

Corneta nunca mesmo, detesto som de corneta, para mim é horrível.

Cara.. quanto ao "que tipo de grave", não existe um tipo correto. SPL = Sound Pressure Level.. então, o som sendo ALTO, tá valendo!

Mas daí vem a questão de gosto! Eu curtia muuito low bass, daqueles beeem 'profundos' mesmo.. 25~35hz! O tipo de grave que vc quase não ouve mas inexplicavelmente treme sua roupa e derruba teu copo da mesa! Há quem curta o "gravão".. que é aquele spl entre 35 e 50hz.. e há quem curta o "grave" normal, que gira entre 50hz e 80hz. Questão de gosto!

QUanto aos equips, nao vou opinar pois, além de ser questão de GOSTO e Opinião pessoal, acho que uma boa pesquisa te ajudaria mt!

E quanto à terceira dúvida, podes usar kits duas vias ou woofers de pequeno tamanho.

Ah, outro detalhe.. por mais forte e parrudo que seja o SUB, não etm pra onde correr! Grave é DESLOCAMENTO DE AR!

Então, se tu bota 2 orion de 12' e aparece neguin com 4 protech excursion de 15'.. ele não vai passar vergonha, sacou?

Ou seja, se quer grave estilo o do SMD, pense em PELO MENOS 4x15' :legal:

Entendi, mas o problema do de 15 é que não estão mandando para o mundo, apenas dentro dos EUA, eu tenho uma conhecida que mora la na Califórnia ela pode comprar sim para mim, só que ela cobra de 8 a 12 % para ela, então para eu não gasta além 8 a 12 % um amigo de brasilia compraria direto, ai precisa ser vendedores que mandam para cá, no caso Ships to:Worldwide, seria para o mundo todo.

Pois é perder para 4 protech excursion de 15' seria vergonha, tive olhando o KICKER S18X SOLO X 18", gostei dele e manda para o mundo todo, esse pelo menos

http://cgi.ebay.com/KICKER-S18X-SOLO-X-18-SUB-CAR-STEREO-SPL-SUBWOOFER-/230617807150?pt=Car_Subwoofers_Enclosures&hash=item35b1e4792e

O preço dele fica legal, só o frete seria bem mais, mas isso não me importa muito.

Migra de 2 Orion de 12 pol para esses Kicker de 18 pol seria como sair de Astra para uma F250, mais ou menos, rsrsrsrsrsrs

Mas eu ainda fico pendendo para 2 Orion de 12, acho que da para o que eu quero, qualquer coisa pensei em 4 Orion de 12, acho que dá para tremer um bom tanto, o problema do 18 pol é o tamanho dele, tipo caixas ficam desajeitadas de mais.

Esse Orion é o Sonho de consumo de muita gente aqui no forum, um dos subs mais tops atualmente no mercado...

Tem x-max de 30,18 mm [""]

Esse subwoofer é um CAVALO.

Se não me engano, o Ernany aqui do forum tem um... Lembro que a um tempo atras tinha até um topico de um user comentando sobre esse sub, se tu procurar deve achar facil... []-[]

Pois é quando vi ele gostei dele, um sub muito bonito, e de qualidade, roda SPL legal.

RE-XXX tem 52mm :P rrs

Sim vi esse RE-XXX de 18 pol, o preço dele não me agradou tanto para o que ele faz.

Bom eu ressalto que como você está começando seria um bom começo, mais o certo seria você repensar isso porque é muito spl,sem contar o din din que também deve ser bem salgado pra um sub desse;

Acho que você deveria começar com algo mais típico pra ver como é (claro isso se você nunca sentiu um spl dentro do carro). Falo isso por experiência própria! segue ai um conselho, não é nenhuma crítica só uma dica, mass se você está predestinado a esse "fkinglobalabsurd bass" vá em frente, o sub não vai te decepcionar!

Vlw, eu mesmo no particular prefiro começa com isso mesmo 2 Orion de 12’, para um futuro quem sabe 2 EARTHQUAKE HOLEES 15" esse eu consigo importar também, claro que o preço desse já seria bem outro.

Postado em

só uma coisa, é muito bonito falar que quer colocar 2 orion desses no carro e tal.. com 1 amplificador MTX pra cada sub e bla bla bla.

Forte? Demais!

mas tu tem noção do quanto de bateria precisa pra isso tudo?

pode pensar em pelo menos 600a de bateria.

que carro vc tem? poderia usar 4 Kicker L7 15".

Postado em

só uma coisa, é muito bonito falar que quer colocar 2 orion desses no carro e tal.. com 1 amplificador MTX pra cada sub e bla bla bla.

Forte? Demais!

mas tu tem noção do quanto de bateria precisa pra isso tudo?

pode pensar em pelo menos 600a de bateria.

que carro vc tem? poderia usar 4 Kicker L7 15".

Bom sua colocação é boa, só que eu no momento não vou colocar em carro, até porque não tenho nenhum ainda, vou colocar no quarto ligado no pc, e emprestar para os amigos aqui que tem carro.

Bom bateria vou ver se consigo Bateria Xs Power, mas se não achar pretendo por uma dessa para cada MTX http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177703777-bateria-de-som-stroke-power-400ahhora-e-3000ap-com-alca-_JM

e fonte de alimentação vai ser o jeito, pensei em uma dessa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-181600744-fonte-automotiva-auditrow-400a-carrega-e-estabiliza-bateria-_JM

para cada MTX.

e apelar para megacapacitor, pensei em um desse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177813432-super-mega-capacitor-ssl-de-200-farad-ate-20000-rms-_JM

para cada MTX, muitos vão dizer que não precisa usar isso usando baterias especiais, mas mesmo assim eu prefiro por, não sei se tem algum problema em por megacapacitor.

1 Orion HCCA 12'

1 MTX Thunder Elite TE4001D

1 Bateria Stroke Power 400ah/hora E 3000a/p.

1 transformador Auditrow 400a

1 megacapacitor Mega capacitor de uns 20 FARAD

o que acham isso está bom para tocar em casa a principio.

E ai para a Voz seria outra bateria e outro transformador separado.

se para os MTX der gargalo ai ponho 2 bateria, mas eu pensei o seguinte, não sei se esse carregador pode ficar conectado na bateria, acho que dá problema isso, devido ele carregar rapidamente ou sei la que problema pode vir a dar.

se usar o carregador sem bateria não teria jeito acredito eu, pois ai quando o amp for puxar carga não sei se o carregador aguentaria, alguem poderia dar uma ideia de como possa fazer.

Postado em (editado)

Prepara uma caminhonete das grandes! hehe

Porque no papel tudo é muito lindo mas na hora de enfiar a parafernalha toda no carro a historia é outra!

E ah.. você está se preocupando com 12% em cima do valor do produto???

E os mais de 100% de impostos em cima de tudo que vai ter que pagar quando o produto entrar no Brasil???

Pensando nesse seu projeto eu até me perdi no meio de tantos números... o custo seria astronômico.

Editado por distroy
Postado em

Isso não é leve, não é prático como vc está pensando.

Cara, você não passaria de 10% do volume com isso tudo em casa. ninguem iria aguentar.

E outra, como dito acima, não dá pra colocar no carro do fulano, depois tira e coloca no quarto. cada carro tem um espaço específico, e na maioria das vezes, os equipos são instalados especialmente no veículo, com caixa que só serviria para aquele carro, gerando até dificuldade de tirar numa eventual manutenção.

Belo projeto, mas falta o principal:

Onde instalar.

Abs

Postado em

O custo de importação isso não me assusta.

O projeto está em analize, então estou vendo varios detalhes ainda.

Obrigado pela ajuda pessoal.

Mas apesar de tudo eu ainda pretendo sim usar 2 Orion mais ou menos do jeito que falei acima.

A caixa justo, para cada carro teria um modelo especifico, mas pensei em fazer algo meio que padrão, para se adaptar em varios modelos, apesar de dar uma perda, essa perda dependendo não seria tão importante ao meu ver, claro que se for para competir sim, mas não seria essa a finalidade especifica. já que para cada caroo é uma caixa.

Postado em

Eu acho uma tremenda burrice pagar tudo isso em 2 orion de 12". Vai gastar uma grana federal e passar vergonha diante de sets que não chegam a 1/3 do investimento feito por você.

Por exemplo se qualquer um aqui do fórum for até o Paraguai e trazer 4 L7 de 15" ou MTX 9515 vai gastar MUUUUITO menos e vai ter na pior das hipóteses o dobro da pressão.

O RE não tem um preço justo?

Se levarmos em consideração a condição acima, 2 HCCA 12" seria vergonhoso.

Quer um conselho?

Já que grana parece não ser um problema pra você... cata logo 4 DC lvl 5 de 18".

No vídeo são "apenas" dois.

Postado em (editado)

Cara, não leva a mal mas isto está muito estranho <_< , entendo que apesar de vc estar começando, como vc mesmo disse, não queira pegar sub`s simples como os 308, mas querer importar sub`s monstruosos e tudo mais pra montar num quarto, e fazer uma caixa padrão pra por em qualquer carro :pirou: ....como os amigos falaram aí acima, num projeto desse é td montado no carro, não vai ser uma simples caixa com 2 x 12". Fora o cabeamento(bruto), baterias, fusíveis, etc.......

Não duvido que grana não deve ser problema pra vc, mas deve levar em consideração td isso aí acima, se vc PODE mesmo, economiza comprando subwoofer no paragua (compra qualquer um dos top´s de lá em vez de trazer dos EUA) e amplificador tbem, e com o dinheiro que sobrou compra uma caranga e monta o som nela, e se é o caso de vc não poder dirigir que é pq não pode, pede pros teus amigos dirgirem ele... ;)

edit: ou nem economiza...

Editado por leo_palio
Postado em

Cara, não leva a mal mas isto está muito estranho <_< , entendo que apesar de vc estar começando, como vc mesmo disse, não queira pegar sub`s simples como os 308, mas querer importar sub`s monstruosos e tudo mais pra montar num quarto, e fazer uma caixa padrão pra por em qualquer carro :pirou: ....como os amigos falaram aí acima, num projeto desse é td montado no carro, não vai ser uma simples caixa com 2 x 12". Fora o cabeamento(bruto), baterias, fusíveis, etc.......

Não duvido que grana não deve ser problema pra vc, mas deve levar em consideração td isso aí acima, se vc PODE mesmo, economiza comprando subwoofer no paragua (compra qualquer um dos top´s de lá em vez de trazer dos EUA) e amplificador tbem, e com o dinheiro que sobrou compra uma caranga e monta o som nela, e se é o caso de vc não poder dirigir que é pq não pode, pede pros teus amigos dirgirem ele... ;)

edit: ou nem economiza...

:+1 por que vc num investe no mtx t9? que tambem é um bom sub.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...