Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
thales godoy

Alterando o ronco pelo sistema de escape.

Recommended Posts

Olá galera, sou novo no forum (em questao de postagem pq já fiquei de olho aqui por dias!) e uma coisa que cansei de pesquisar e nao achei foi sobre escape. Andando por lojas perguntando mecanicos e pesquisando, consegui reunir informações suficientes pra montar um topico sobre alterar o ronco através do escape.

Minha saga começou quando meu escape estava podre de ferrugem, entao já que teria que trocar comecei a brincar com ele.

Quem pretende alterar o ronco do carro e deixar mais esportivo pode proceder de diversas maneiras, e acho que a mais simples é a troca do filtro de ar. Mais aí que tá, esses filtros esportivos "de qualidade dividosa" vendidos baratos por aí tem funçao muito mais estética que prática, e se passar sujeira pelo ar que entra no seu motor jovem, o problema pode ser grande! Então se vc quiser trocar seu filtro pegue um BOM filtro esportivo. Nesse caso o ronco não é tão alto como mudando o escape mas a vantagem é que o latido sai de debaixo do capo, e nao da traseira do carro rsrsrsr.

Metodos Simples de escape:

Os métodos mais simples que existem são os de troca do silencioso (ou bojo, silenciador, bujão etc.) por um esportivo. Essa troca raramente ultrapassa os 100 reais e consegue-se resultados MUITO bons. A troca é feita simplesmente cortando o silencioso velho e soldando o novo e praticamente em qualquer loja de escape se encontra os produtos. Dentre os modelos temos JK, Kadron, Turbinho, Turbo Médio, Turbão. Não existe como diferenciar com certeza o ronco de cada um deles pois depende do muito do motor do carro. Em alguns o JK (por exemplo) pode ficar mais "rasgado" e o turbão mais abafado, e em outros o contrário. Com qualquer um deles o ronco fica forte e de presença (meu 206 1.4 com o turbinho ficou parecendo um 6 cilindros, bem fechado curti mto). A troca não é contra a lei, e em caso de multa por poluição sonora vc pode recorrer. O carro também não passa a consumir mais, as pessoas é que normalmente pisam mais pra ouvir o ronco e aí colocam a culpa no escape, gerando esse mito.

Métodos de Furar o escape:

Isso NÃO É RECOMENDADO!!! Aprendi pq como meu escape já tava todo podre fui fuçando e resolvi compartilhar, por não encontrar na net e pq se vc já vai ter que trocar msm, aproveite e aprenda!!. Furar o escape também muda o ronco mas não é recomendado porque rapidamente o furo oxida tudo e come seu escape. Mas se vc quiser mesmo, faça por sua conta em risco. Existe o método "torneirinha" em que vc fura o cano pouco antes do silencioso e solda uma porca lá, assim quando quiser o carro silencioso novamente, coloque um parafuso na porca. Outro jeito é furar com furadeira os fundos do silencioso, lá onde sai o caninho do fim do escape msm, um furo de 1cm de diâmetro já é suficiente pra dar um bom ronco no bixo. Após fazer o furo lambuze-o com graxa ou desemgripante pra atrasar a corrosão, e lambuze de novo sempre que puder! kkkk

É isso aí galera, coloquei algumas das coisas que aprendi, sei que existem muitas outras mudanças mas considero essas as mais simples e acho que ajuda. Forte abraço à todos do forúm.

Thales Godoy.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já andei sem a parte traseira do escape, mais foi pq caiu depois da lombada!!

Compartilhar este post

Link para o post

Já andei sem a parte traseira do escape, mais foi pq caiu depois da lombada!!

Já passei por isso. O cara do carro que vinha atrás não ficou nem um pouco contente.. huauhauha

Compartilhar este post

Link para o post

Já botei turbinho no meu Corsa manco e o ronco ficou da hora! Mas o turbinho durou menos de 1 ano!

Já usei o Corsa apenas com o o intermediário e um cano longo até o final com uma ponteira dupla na boca do cano! O ronco ficou bem legal. Só que o intermediário quebrou!

fiquei rodando mais ou menos 2 meses com o intermediário apenas no oco! Não presta!!! :banghead :banghead :banghead

O carro fica muito barulhento, perde força em altos giros, sem contar que cria uma frequência de ressonância dos infernos dentro do carro! Vibra tudo...

Hj eu rodo com o escape todo original. Mas a caixa do filtro de ar está rachada e faltando uma presilha. Com isso fica dando entrada negativa de ar, a caixa vibra muito e dá a impressão que o carro está sem o filtro de ar! O carro fica lerdo para responder na aceleração por causa disso. Mas de vez em quando é da hora de ouvir o ronco do motor (como se estivesse sem o filtro de ar).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to acustumado em colocar filtro de ar esportivo pra dar um ronco diferente e mais ''grave'' mas tbm ja troquei de escape puis ponteira dupla deu um ronco legal tbm !

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive esse vício rsrs

Adorava inventar moda com escapamentos , ainda pra ajudar eu tinha um amigo que tinha uma loja de silenciosos.

Fiz muito lambança....mas o escape mais esporrento acabava por incomodar no resultado do set de som, e entre o audio e o escape....optei pelo audio kkkkkkkk

Abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive esse vício rsrs

Adorava inventar moda com escapamentos , ainda pra ajudar eu tinha um amigo que tinha uma loja de silenciosos.

Fiz muito lambança....mas o escape mais esporrento acabava por incomodar no resultado do set de som, e entre o audio e o escape....optei pelo audio kkkkkkkk

Abraço :legal:

Tem essa tbm! Se vc tem som dentro do carro, tem que priorizar uma dessas coisas: Ronco do carro ou o som!

Achava massa o ronco que o meu corsa tinha, quando eu coloquei um turbinho no final! Não era muito barulhento e não era um ronco rasgado, era até suave! Mas com o tempo vc vai enjoado. Mas já estou com vontade de colocar novamente outro turbinho no carro! :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Texto muito legal!

Eu gosto de modificar escapamentos, desde que seja legal, que não fique um som ruim.

O JK é o abafador esportivo mais antigo que tem, e provavelmente o mais famoso deles. Era usado nos pumas, MP Lafer. O som dele é grave, bem alto e um pouco estalado. Tenho um JK instalado no meu Ford Galaxie V8, o som é muito bom!

Eu não gosto do JK nos carros com motores pequenos (4 cilindros). O som fica ruim, alto giro fica agudo e "rasgado". Fica com aquele som de carro de favelado.

Na verdade eu não gosto muito de escape diferente em carros 4 cil. Alguns são até legais, como o turbinho que já citaram. Ele é bem grave, não muito alto. Mas o problema dele, como os colegas já falaram, é a ressonância interna, que às vezes enche o saco e atrapalha o som. Tem o turbão que é mais grave ainda, por ser maior. Esse o pessoal normalmente usa nas Blazers e S10 V6, que dão aquele ronco assombroso (adoro o ronco do V6 Vortec! Parece de V8). O Fiat 500 tem um ronco muito legal para um 4 cil., parece um V6, é bom mesmo. A Flowmaster tem a submarca Hushpower de abafadores, que ficam excelentes em motores menores.

Para quem não conhece, a Flowmaster é uma das mais famosas marcas de sistema de escapamento do mundo. Faz abafadores e sistemas de alta performance, os escapes produzem um som maravilhoso e único. Os modelos mais famosos são: Super 10, Serie 40, Super 44, Serie 50, Serie 70. Existem outros, mas pouco comuns. São recomendados para motores grandes, no mínimo 6 cil. Mas ficam perfeitos em V8's. Em 4 cil. parece que o carro está peidando! Eu sou simplesmente viciado no som dos flowmasters, é lindo! Eu estou para colocar um Super 40 ou Super 44 no meu Galaxie. O problema é que no Brasil é caro, um abafador custa em média R$600,00.

Abs.

Editado por gzaiat

Compartilhar este post

Link para o post

Opa amigo, eu tava pensando isso que acabasse de comentar, em carro 4 cilindros principalmente de cilindrada abaixo de 1.8 ~ 2.0, não seria que nem aqueles manés de CG125/150 achando que tem motor?

Ai fica rídiculo, eu também pesquisei, e olhando não só para a parte "sonora", o qual deve encomodar com o passar do tempo, pois som enganoso não vale a pena...

Ai não sei, mas o procedimento correto visando desempenho e menos barulho de mentira seria: coletor dimensionado + escape certo (+ filtro de ar)?

Por essa ultima dúvida vem a pergunta: qual o tamanho (mm do cano) limite para o carro não perder torque e ficar manco em baixa rotação, que na minha visão carro que anda bem em baixa é o ideal, subir RPM é gasta combustível, então???

Observação: querer ter barulho de 6 cilindros ou V8 não é com escape que se vai fazer... nem com qualquer outra coisa, nas arrancadas aqueles AP 2.1 mechidassos ainda assim não fazem o ronco lindo de um 6 bocas...

Compartilhar este post

Link para o post

Com qualquer cilindrada e nº de cilindros , dá para fazer alguma alteração que fique legal sim.

É lógico que um carro 4 canecos NUNCA vai ter ronco de 6, 8 , 10 ou 12 canecos. O mesmo com uma moto.

Mas dá para engrossar um pouco o ronco deixando o mais grave , sem ficar esporrento e nem ridículo (sem ressonância na cabine).

Vai demandar algumas experiências com alguns tipos de abafadores e uma possivel combinação deles.

Todas as vezes que fiz alguma alteração para ficar sutil, NUNCA tinha acerto de primeira, sempre conseguia após algumas alterações/inclusões de abafadores etc.

abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Já passei por isso. O cara do carro que vinha atrás não ficou nem um pouco contente.. huauhauha

uhsauhsauhsauhsauhsauhsahu

Compartilhar este post

Link para o post

Com qualquer cilindrada e nº de cilindros , dá para fazer alguma alteração que fique legal sim.

É lógico que um carro 4 canecos NUNCA vai ter ronco de 6, 8 , 10 ou 12 canecos. O mesmo com uma moto.

Mas dá para engrossar um pouco o ronco deixando o mais grave , sem ficar esporrento e nem ridículo (sem ressonância na cabine).

Vai demandar algumas experiências com alguns tipos de abafadores e uma possivel combinação deles.

Todas as vezes que fiz alguma alteração para ficar sutil, NUNCA tinha acerto de primeira, sempre conseguia após algumas alterações/inclusões de abafadores etc.

abraço :legal:

Ai tem que ser amigo da oficina hein, porque os caras vão ficar tirando e colocando de graça?

Eles querem é fazer o serviço rápido não teste, acho que complica desse jeito ainda mais se não for amigo..

Compartilhar este post

Link para o post

Ai tem que ser amigo da oficina hein, porque os caras vão ficar tirando e colocando de graça?

Eles querem é fazer o serviço rápido não teste, acho que complica desse jeito ainda mais se não for amigo..

Nem isso !

Até eu que tinha um amigaço que era dono de uma das maiores casas de silenciosos da cidade , tinha de pagar por tudo que fazia lá.

Com o tempo a gente ganha alguma experiência com o bagulho , mas mesmo assim tem sempre alguma alteração inesperada.

Pra ganhar experiência demanda gasto mesmo :vts

EDIT: e a maioria dos escapes que citei acabam sendo montados de forma artesanal mesmo, não tem especifico pro carro tipo alguns abafadores esportivos prontos pra determinado carro.

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Usei por um tempo, filtro + escape "esportivo" (não só a ponteira atrás), gostei do resultado!

Depois quando fui voltar para o original (para vender o carro), não me aguentei! Andei por uns dias com o escape direto, direto mesmo! Só a saída, sem cano nenhum para trás! :vts

Tem gente que não gostou disso aqui! :vts

(Parati 1.6)

Compartilhar este post

Link para o post

Essa troca raramente ultrapassa os 100 reais

Tem certeza disso? Eu sempre quis colocar um abafador no carro, mas quando vou ver os preços é tudo na faixa de R$ 200...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso um cano de 4" saindo na lateral, antes de chegar no pneu traseiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...