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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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thales godoy

Alterando o ronco pelo sistema de escape.

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Olá galera, sou novo no forum (em questao de postagem pq já fiquei de olho aqui por dias!) e uma coisa que cansei de pesquisar e nao achei foi sobre escape. Andando por lojas perguntando mecanicos e pesquisando, consegui reunir informações suficientes pra montar um topico sobre alterar o ronco através do escape.

Minha saga começou quando meu escape estava podre de ferrugem, entao já que teria que trocar comecei a brincar com ele.

 

Quem pretende alterar o ronco do carro e deixar mais esportivo pode proceder de diversas maneiras, e acho que a mais simples é a troca do filtro de ar. Mais aí que tá, esses filtros esportivos "de qualidade dividosa" vendidos baratos por aí tem funçao muito mais estética que prática, e se passar sujeira pelo ar que entra no seu motor jovem, o problema pode ser grande! Então se vc quiser trocar seu filtro pegue um BOM filtro esportivo. Nesse caso o ronco não é tão alto como mudando o escape mas a vantagem é que o latido sai de debaixo do capo, e nao da traseira do carro rsrsrsr.

 

Metodos Simples de escape:

 

Os métodos mais simples que existem são os de troca do silencioso (ou bojo, silenciador, bujão etc.) por um esportivo. Essa troca raramente ultrapassa os 100 reais e consegue-se resultados MUITO bons. A troca é feita simplesmente cortando o silencioso velho e soldando o novo e praticamente em qualquer loja de escape se encontra os produtos. Dentre os modelos temos JK, Kadron, Turbinho, Turbo Médio, Turbão. Não existe como diferenciar com certeza o ronco de cada um deles pois depende do muito do motor do carro. Em alguns o JK (por exemplo) pode ficar mais "rasgado" e o turbão mais abafado, e em outros o contrário. Com qualquer um deles o ronco fica forte e de presença (meu 206 1.4 com o turbinho ficou parecendo um 6 cilindros, bem fechado curti mto). A troca não é contra a lei, e em caso de multa por poluição sonora vc pode recorrer. O carro também não passa a consumir mais, as pessoas é que normalmente pisam mais pra ouvir o ronco e aí colocam a culpa no escape, gerando esse mito.

 

Métodos de Furar o escape:

 

Isso NÃO É RECOMENDADO!!! Aprendi pq como meu escape já tava todo podre fui fuçando e resolvi compartilhar, por não encontrar na net e pq se vc já vai ter que trocar msm, aproveite e aprenda!!. Furar o escape também muda o ronco mas não é recomendado porque rapidamente o furo oxida tudo e come seu escape. Mas se vc quiser mesmo, faça por sua conta em risco. Existe o método "torneirinha" em que vc fura o cano pouco antes do silencioso e solda uma porca lá, assim quando quiser o carro silencioso novamente, coloque um parafuso na porca. Outro jeito é furar com furadeira os fundos do silencioso, lá onde sai o caninho do fim do escape msm, um furo de 1cm de diâmetro já é suficiente pra dar um bom ronco no bixo. Após fazer o furo lambuze-o com graxa ou desemgripante pra atrasar a corrosão, e lambuze de novo sempre que puder! kkkk

 

É isso aí galera, coloquei algumas das coisas que aprendi, sei que existem muitas outras mudanças mas considero essas as mais simples e acho que ajuda. Forte abraço à todos do forúm.

Thales Godoy.

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Já andei sem a parte traseira do escape, mais foi pq caiu depois da lombada!!

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Já andei sem a parte traseira do escape, mais foi pq caiu depois da lombada!!

 

Já passei por isso. O cara do carro que vinha atrás não ficou nem um pouco contente.. huauhauha

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Já botei turbinho no meu Corsa manco e o ronco ficou da hora! Mas o turbinho durou menos de 1 ano!

 

Já usei o Corsa apenas com o o intermediário e um cano longo até o final com uma ponteira dupla na boca do cano! O ronco ficou bem legal. Só que o intermediário quebrou!

 

fiquei rodando mais ou menos 2 meses com o intermediário apenas no oco! Não presta!!! :banghead :banghead :banghead

 

O carro fica muito barulhento, perde força em altos giros, sem contar que cria uma frequência de ressonância dos infernos dentro do carro! Vibra tudo...

 

Hj eu rodo com o escape todo original. Mas a caixa do filtro de ar está rachada e faltando uma presilha. Com isso fica dando entrada negativa de ar, a caixa vibra muito e dá a impressão que o carro está sem o filtro de ar! O carro fica lerdo para responder na aceleração por causa disso. Mas de vez em quando é da hora de ouvir o ronco do motor (como se estivesse sem o filtro de ar).

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Eu to acustumado em colocar filtro de ar esportivo pra dar um ronco diferente e mais ''grave'' mas tbm ja troquei de escape puis ponteira dupla deu um ronco legal tbm !

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Já tive esse vício rsrs

 

Adorava inventar moda com escapamentos , ainda pra ajudar eu tinha um amigo que tinha uma loja de silenciosos.

 

Fiz muito lambança....mas o escape mais esporrento acabava por incomodar no resultado do set de som, e entre o audio e o escape....optei pelo audio kkkkkkkk

 

Abraço :legal:

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Já tive esse vício rsrs

 

Adorava inventar moda com escapamentos , ainda pra ajudar eu tinha um amigo que tinha uma loja de silenciosos.

 

Fiz muito lambança....mas o escape mais esporrento acabava por incomodar no resultado do set de som, e entre o audio e o escape....optei pelo audio kkkkkkkk

 

Abraço :legal:

 

Tem essa tbm! Se vc tem som dentro do carro, tem que priorizar uma dessas coisas: Ronco do carro ou o som!

 

Achava massa o ronco que o meu corsa tinha, quando eu coloquei um turbinho no final! Não era muito barulhento e não era um ronco rasgado, era até suave! Mas com o tempo vc vai enjoado. Mas já estou com vontade de colocar novamente outro turbinho no carro! :banghead

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Texto muito legal!

 

Eu gosto de modificar escapamentos, desde que seja legal, que não fique um som ruim.

 

O JK é o abafador esportivo mais antigo que tem, e provavelmente o mais famoso deles. Era usado nos pumas, MP Lafer. O som dele é grave, bem alto e um pouco estalado. Tenho um JK instalado no meu Ford Galaxie V8, o som é muito bom!

Eu não gosto do JK nos carros com motores pequenos (4 cilindros). O som fica ruim, alto giro fica agudo e "rasgado". Fica com aquele som de carro de favelado.

Na verdade eu não gosto muito de escape diferente em carros 4 cil. Alguns são até legais, como o turbinho que já citaram. Ele é bem grave, não muito alto. Mas o problema dele, como os colegas já falaram, é a ressonância interna, que às vezes enche o saco e atrapalha o som. Tem o turbão que é mais grave ainda, por ser maior. Esse o pessoal normalmente usa nas Blazers e S10 V6, que dão aquele ronco assombroso (adoro o ronco do V6 Vortec! Parece de V8). O Fiat 500 tem um ronco muito legal para um 4 cil., parece um V6, é bom mesmo. A Flowmaster tem a submarca Hushpower de abafadores, que ficam excelentes em motores menores.

 

Para quem não conhece, a Flowmaster é uma das mais famosas marcas de sistema de escapamento do mundo. Faz abafadores e sistemas de alta performance, os escapes produzem um som maravilhoso e único. Os modelos mais famosos são: Super 10, Serie 40, Super 44, Serie 50, Serie 70. Existem outros, mas pouco comuns. São recomendados para motores grandes, no mínimo 6 cil. Mas ficam perfeitos em V8's. Em 4 cil. parece que o carro está peidando! Eu sou simplesmente viciado no som dos flowmasters, é lindo! Eu estou para colocar um Super 40 ou Super 44 no meu Galaxie. O problema é que no Brasil é caro, um abafador custa em média R$600,00.

 

 

Abs.

Editado por gzaiat

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Opa amigo, eu tava pensando isso que acabasse de comentar, em carro 4 cilindros principalmente de cilindrada abaixo de 1.8 ~ 2.0, não seria que nem aqueles manés de CG125/150 achando que tem motor?

 

Ai fica rídiculo, eu também pesquisei, e olhando não só para a parte "sonora", o qual deve encomodar com o passar do tempo, pois som enganoso não vale a pena...

 

Ai não sei, mas o procedimento correto visando desempenho e menos barulho de mentira seria: coletor dimensionado + escape certo (+ filtro de ar)?

 

Por essa ultima dúvida vem a pergunta: qual o tamanho (mm do cano) limite para o carro não perder torque e ficar manco em baixa rotação, que na minha visão carro que anda bem em baixa é o ideal, subir RPM é gasta combustível, então???

 

 

Observação: querer ter barulho de 6 cilindros ou V8 não é com escape que se vai fazer... nem com qualquer outra coisa, nas arrancadas aqueles AP 2.1 mechidassos ainda assim não fazem o ronco lindo de um 6 bocas...

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Com qualquer cilindrada e nº de cilindros , dá para fazer alguma alteração que fique legal sim.

 

É lógico que um carro 4 canecos NUNCA vai ter ronco de 6, 8 , 10 ou 12 canecos. O mesmo com uma moto.

 

Mas dá para engrossar um pouco o ronco deixando o mais grave , sem ficar esporrento e nem ridículo (sem ressonância na cabine).

 

Vai demandar algumas experiências com alguns tipos de abafadores e uma possivel combinação deles.

 

Todas as vezes que fiz alguma alteração para ficar sutil, NUNCA tinha acerto de primeira, sempre conseguia após algumas alterações/inclusões de abafadores etc.

 

abraço :legal:

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Já passei por isso. O cara do carro que vinha atrás não ficou nem um pouco contente.. huauhauha

uhsauhsauhsauhsauhsauhsahu

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Com qualquer cilindrada e nº de cilindros , dá para fazer alguma alteração que fique legal sim.

 

É lógico que um carro 4 canecos NUNCA vai ter ronco de 6, 8 , 10 ou 12 canecos. O mesmo com uma moto.

 

Mas dá para engrossar um pouco o ronco deixando o mais grave , sem ficar esporrento e nem ridículo (sem ressonância na cabine).

 

Vai demandar algumas experiências com alguns tipos de abafadores e uma possivel combinação deles.

 

Todas as vezes que fiz alguma alteração para ficar sutil, NUNCA tinha acerto de primeira, sempre conseguia após algumas alterações/inclusões de abafadores etc.

 

abraço :legal:

 

Ai tem que ser amigo da oficina hein, porque os caras vão ficar tirando e colocando de graça?

 

Eles querem é fazer o serviço rápido não teste, acho que complica desse jeito ainda mais se não for amigo..

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Ai tem que ser amigo da oficina hein, porque os caras vão ficar tirando e colocando de graça?

 

Eles querem é fazer o serviço rápido não teste, acho que complica desse jeito ainda mais se não for amigo..

 

Nem isso !

 

Até eu que tinha um amigaço que era dono de uma das maiores casas de silenciosos da cidade , tinha de pagar por tudo que fazia lá.

 

Com o tempo a gente ganha alguma experiência com o bagulho , mas mesmo assim tem sempre alguma alteração inesperada.

 

Pra ganhar experiência demanda gasto mesmo :vts

 

EDIT: e a maioria dos escapes que citei acabam sendo montados de forma artesanal mesmo, não tem especifico pro carro tipo alguns abafadores esportivos prontos pra determinado carro.

Editado por rick demolidor

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Usei por um tempo, filtro + escape "esportivo" (não só a ponteira atrás), gostei do resultado!

Depois quando fui voltar para o original (para vender o carro), não me aguentei! Andei por uns dias com o escape direto, direto mesmo! Só a saída, sem cano nenhum para trás! :vts

Tem gente que não gostou disso aqui! :vts

 

(Parati 1.6)

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Essa troca raramente ultrapassa os 100 reais

Tem certeza disso? Eu sempre quis colocar um abafador no carro, mas quando vou ver os preços é tudo na faixa de R$ 200...

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Eu uso um cano de 4" saindo na lateral, antes de chegar no pneu traseiro.

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